O que Fazer em Paris : Dicas do que Visitar

o que fazer em paris

Mesmo que você não saiba exatamente o que fazer em Paris, você tem certamente uma ideia : Torre Eiffel, Arco do Triunfo e vários cartões postais de Paris são mundialmente conhecidos.

A capital da França é uma dessas cidades que você pode passar anos, e sempre vai ter o que fazer em Paris, sempre tem algo novo.

Índice do post
","level":1},{"tag":2,"text":"O” ficar=”” descobrir=”” se=”” seu=”” hotel=”” bem=”” bate=”” volta=”” saindo=”” dias=”” devo=”” outras=”” chegar=”” charles=””>
o que fazer em paris

Eu morei nessa cidade incrível durante alguns anos, e mesmo morando lá, sempre encontrava o que fazer em Paris. Mudei da cidade e não consegui conhecer tudo que deveria, sempre falta algo.

Para o turista que tem pouco tempo, pode fazer o roteiro básico de Paris que vou falar nesse post, mas quem tiver mais dias na cidade pode além de conhecer outras coisas, fazer passeios bate e volta saindo de Paris.

O que fazer em Paris e o que visitar

arco do triunfo

Arco do Triunfo

Comece o dia pelo Arco do Triunfo, a vista lá de cima é bem bonita e vale a pena subir. Construído para celebrar as vitórias dos franceses, no próprio arco tem o nome das centenas de batalhas e dos generais que triunfaram, daí o seu nome.

Do alto do arco, a gente tem uma das melhores vistas de Paris! Vê-se a cidade toda numa visão de 360º.

arco do triunfo

Tome cuidado se quiser fazer uma foto com o Arco do Triunfo! O Arco na verdade é uma rotatória e é bem movimentado. Se quiser chegar até o meio, jamais atravesse da Champs-Elysées até o Arco, use a passagem subterrânea. Esse cruzamento é sempre bastante movimentado, tenha cuidado!

Vale a pena subir no Arco do Triunfo?

Muita gente se pergunta se vale a pena subir visto que ele é menos alto que a Torre Eiffel por exemplo, e a minha opinião é que vale muito! O Arco do Triunfo fica no meio de uma rotatória bem no meio do Eixo Histórico que é uma linha imaginária reta que passa por La Défense, pelo Arco, Concorde e termina no Louvre.

A vista lá de cima é divina e dá para ver os principais monumentos de Paris, da Torre Eiffel a Torre de Montparnasse, passando pela Sacré Coeur, Invalides e a Notre-Dame, essa última apenas para os bons conhecedores e observadores de Paris.

Galeries Lafayette

Se você quer compras, luxo e tudo que a França representa, aqui é o lugar! Aqui você encontra grandes marcas como Chanel, Dior, Louboutin, Louis Vuitton e outras. Há também marcas de cosméticos um pouco mais populares como Mac, Benefit etc…mesmo que você não vá comprar, entre para ver a beleza do lugar.

o que fazer em paris

Aproveite para subir no terraço e ter uma vista bonita dos telhados de Paris. Lá também tem um bar onde você pode aproveitar para tomar bons drinks e curtir Paris. Como a Galeries Lafayette fica ao lado da Ópera, é um bom lugar pra ver uma parte do prédio.

o que fazer em paris

Nem todo mundo sabe, mas a ópera de Paris pode ser visitada. Eu levei anos até fazer a visita no Palácio Garnier (prédio da ópera) e voltei encantada. Em alguns momentos o salão principal parecia Versalhes, com todo o luxo de um palácio francês.

o que fazer em paris

Catedral de Notre-Dame (fechada por templo indeterminado)

Outro grande símbolo de Paris! Mesmo que você não seja religioso, as grandes catedrais da Europa valem o passeio! Para visitar a catedral por dentro é grátis, vá num horário que não tenha missa (evite o domingo!) e entre para conferir ela por dentro.

o que fazer em paris

A Notre-Dame é outro lugar que sempre tem fila quando a gente vai visitar. Bolsas são sempre revistadas antes de entrar e malas e mochilas maiores não são aceitos. Uma coisa que nem todo mundo sabe é que a lateral e o fundo da catedral são igualmente lindos e merece a foto.

o que fazer em paris

Subir na torre da Notre-Dame

Os degraus são bem cansativos, mas é do alto da Catedral de Notre-Dame que se tem uma das vistas mais incríveis de Paris. Eu subi os degraus e fiquei boquiaberta com a vista. A gente tem o Rio Sena bem na frente, os telhados de Paris e vários outros monumentos de Paris a nossa vista.

O que tem de vista bonita tem de difícil, para chegar ao alto da catedral de Notre-Dame é necessário subir quase 400 degraus estreitos daqueles em formato de caracol.

Eu acho que a Notre-Dame tem uma das melhores vistas de Paris, e é bem organizado também porquê não sobe todo mundo de vez, sobe um grupo quando outro grupo desce.

pontes mais famosas de paris

Ponte Alexandre III

As pontes de Paris são um espetáculo! Essa aqui é uma das pontes mais bonitas do mundo na minha opinião. Essa aqui foi na verdade construída em homenagem a um russo! A ponte leva o nome do tzar Alexandre III que foi importante na cooperação franco-russa.

A ponte fica de frente a Les Invalides formando uma bonita reta para quem observa de uma das extremidades da ponte.  Uma curiosidade : É a ponte onde a cantora Adèle gravou o clipe da música Someone Like You.

o que fazer em paris

Champs-Elysées

A avenida mais famosa do mundo tem que estar na sua lista de o que fazer em Paris! A avenida super longa além de ser uma atração de Paris, também é ideal para compras. Dos dois lados da avenida tem lojas e mais lojas para todos os bolsos, tanto lojas de alto luxo como Louis Vuitton, como lojas populares como Sephora (aliás a loja da Champs-Elysées é gigante!)

A Champs-Elysées basicamente é só uma avenida, mas claro que na realidade ela é muito mais! É um daqueles lugares que você vai pensar “agora estou em Paris de verdade!”

o que fazer em paris

Invalides

Ele é na verdade um complexo com alguns museus, e sendo famoso por ser o local onde tem a tumba de Napoleão.

Construído pelo mesmo para ser uma espécie de lar dos soldados inválidos depois das guerras (daí o nome do lugar) hoje ele abriga o Museu do Exército e outros, num palácio que vale a pena visitar.

o que fazer em paris

Tuilleries

O Jardim de Tulherias é um dos jardins parisienses mais conhecidos. Ele é meio que uma continuação do Lourvre, você sai andando e quando vê já está lá! Se eu estiver andando do Louvre pra Concorde por exemplo, sempre passo por dentro dele.

O que mais gosto é ir com um pouco de tempo, sentar numa das cadeiras verdes na frente da fonte e ver a mistura de franceses e turistas que fica lá. Leve o seu pain au chocolat, leve uma bebida e fique curtindo como um parisiense.

o que fazer em paris

Museu do Louvre

O maior museu de arte do mundo não pode ficar de fora da lista de o que fazer em Paris, não é mesmo?! A má notícia é que você vai precisar de muito tempo para dizer que realmente conhece o museu.

O Louvre é um dos lugares que você precisa comprar os ingressos com antecedência, do contrário poderá perder muitas horas numa fila quilométrica.

o que fazer em paris

Minha dica : Estude o Louvre um pouquinho antes, assim você já vai sabendo o que quer conhecer. Pode se concentrar nas partes que você acha mais importante e pular as que tem menos interesse.

 

atrações de paris

Torre Eiffel

Claro que a atração principal de Paris não pode faltar num post de dicas de Paris, não é? O bacana é a Torre Eiffel é uma atração que não precisa de dinheiro para curtir. Você pode ir e apenas ver, chegar perto e tirar fotos sem apagar absolutamente nada.

Se você puder, suba na Torre Eiffel! A vista lá de cima é absolutamente espetacular! E se você puder gastar um pouco mais, jantar no restaurante lá de cima é certeza de uma viagem perfeita e uma vista espetacular! Como as filas para a torre são sempre gigantes, recomendo que compre os ingressos antes.

o que fazer em paris

Sainte-Chapelle

Construída para abrigar a coroa de espinhos de Jesus, ela é mais conhecida pela beleza dos seus vitrais que por essa relíquia religiosa. Juntamente com a Conciergerie, a Sainte-Chapelle é uma das estruturas que restam de um palácio que não existe mais : Palais de la Cité.

De uns anos para cá, a Sainte-Chapelle virou uma grande atração, e por isso mais uma vez eu recomendo comprar os ingressos antecipados. Nos finais de semana principalmente a fila dobra o quarteirão.

Montmartre

O bairro boêmio por excelência. Montmartre tem coisa para fazer praticamente em um dia inteiro, porquê além do básico que todo mundo faz, tem museus, galerias de arte e mais que o roteiro básico.

Basílica do Sacré-Coeur

Eu acho que vou desapontar muitas pessoas, mas a Basílica do Sacré Coeur é mais bonita por fora que por dentro! Por dentro ela é bem simples, em nada se parece essa famosa basílica. Não é super bonita, cheia de adornos e outras coisas que a gente espera de uma igreja importante numa cidade importante, sabe? Ela é bem simples,

o que fazer em paris

Muro do “eu te amo”

Ainda na região de Montmartre, um muro com frases de eu te amo em várias línguas. Um ponto bem popular para fotos de casal em Paris, dê uma paradinha lá para apreciar.

Lugares do Filme Amélie Poulain

Café des Deux Moulins

O que pode parecer mais um café parisiense qualquer, é um lugar famoso por um filme. O Café des Deux Moulins na Rue Lepic foi imortalizado no filme Amélie Poulain. Ele é um café comum, mas para os fãs da Amélie, é quase como uma visita obrigatória em Paris.

Café da Amélie poulain

Quer uma dica? Se puder, vá fora do horário de almoço, e durante a semana! É mais vazio. Os fãs da Amélie vão adorar ver o café onde a garçonete trabalhava. Há quadros e fotos espalhados no café, e no banheiro há objetos do quarto da Amélie, como o abajur de porquinho.

Leia também : Lugares do filme Amélie Poulain em Paris

o que fazer em paris

Hotel de Ville

A primeira vez que passei na frente, não acreditei que era a prefeitura de Paris, pensei que era mais um palácio. Por dentro o palácio que funciona como prefeitura tem uma infinidade de salões. É gratuito a visita, mas é necessário ligar para agendar, infelizmente não tem agendamento por internet.

o que fazer em paris

Passeio de barco

Os chamado “bateaux-mouches” são um dos símbolos de Paris. Uma das melhores maneiras de ver os monumentos de Paris é fazendo um passeio de barco. A gente vê tudo por um outro ângulo e é um passeio que cabe em todos os bolsos. Tem passeio simples, tem passeio com guia, tem jantar no barco e Torre Eiffel, fica ao gosto (e bolso!) do freguês.

 

o que fazer em paris

Jardin de Luxembourg

Já disse que Paris fica linda na primavera? E um dos melhores lugares para ver isso é no Jardin de Luxembourg, um jardim gigante com estátuas, fontes, palácio e uma área verde incrível. Mesmo que você não vá para Paris durante a primavera, vale a pena conhecer!

Tour Montparnasse

É o maior prédio dentro dos limites de Paris. Não é lá muito amado pelos parisienses mas não deixa de ser um lugar para visitar em Paris. Um arranha céu de mais de 50 andares com vista 360 graus de Paris.

o que fazer em paris

Da varanda deles, você vai ter uma vista incrível! Como a cidade não tem muitos prédios altos, de cima da Montparnasse se vê os principais pontos turísticos de Paris.

la défense

La Défense

Um lugar que os parisienses não gostam muito por causa da arquitetura moderna. Não é assim uma prioridade de o que fazer em Paris, mas se você tiver dias sobrando na capital, é uma possibilidade. La Defénse é o distrito financeiro de Paris, então você vai ver muitos escritórios e arranha-céus.

Uma coisa interessante são as diversas estátuas que você pode ver por lá, como é uma região um tanto futurista La Défense está lotada de arte moderna.

Aqui é uma chaminé de aeração gigante de 32m que funcionava na área e foi repaginada pelo artista Raymond Moretti em 1995, engraçado descobrir que é uma chaminé, eu sempre achei que eram canudos gigantes.

o que fazer em paris

Suba no Arco de La Défense, para ter uma outra vista bonita e pouco conhecida da cidade. A região de La Defénse também tem um monte de esculturas contemporâneas em torno dos prédios. Como a região é um centro de escritórios, costuma ficar bem vazia em horário não comercial.

O eixo histórico era primeiramente uma rota traçada entre o Louvre ( que na época era o palácio dos reis) e o palácio de Saint-Germain-en-Laye e depois as avenidas foram alargadas e embelezadas já que faziam parte de uma rota real, e o Arco de La Défense foi colocado nessa posição estratégica.

o que fazer em paris

Museus para visitar em Paris

Paris oferece aos seus visitantes museus incríveis, muitos deles famosos em todo mundo. Mas há também alguns outros que não configuram nas primeiras posições na lista de roteiro de viagens

Resolvi fazer um capítulo a parte sobre museus. Apesar do Louvre ser o museu mais conhecido da capital francesa, há muitos outros interessantes, mas que nem sempre as pessoas conhecem. Vou citar alguns.

Centre Georges Pompidou

Centre Georges Pompidou

Esse prédio “feio” e um tanto diferente da arquitetura local chama a atenção. O Centre Pompidou (apelidado de Beaubourg por sua localização) é um museu de Arte Moderna, e por isso a sua arquitetura tem essa vibe assim bem diferente dos outros prédios de Paris.

Como o museu é sobre Arte Moderna, ele é um dos melhores lugares para ver obras do Picasso em Paris. Além do Picasso tem Matissse e mais de 100 mil outras obras. Ahhh! O terraço do Georges Pompidou também é uma atração, já que do alto a gente tem uma excelente vista de Paris do alto.

Leia também : Museu Rodin em Paris

Museu Picasso

Como o nome indica é outro museu dedicado a um importante artista: Pablo Picasso. Neste espaço você tem a oportunidade de conhecer as suas obras em diferentes épocas, além de uma coleção extensa de esculturas.

O museu foi inaugurado no ano de 1985 e possui em seu acervo documentos, fotografias, desenhos em cerâmica, gravuras, quadros e cerca de 200 pinturas.

Museu Carnavalet

O museu Carnavalet foi inaugurado em 1880 e nele você encontra diversos tipos de arte, mas a peculiaridade maior deste museu é contar a história de Paris desde a sua origem até os dias atuais.

O museu conta com dois edifícios que pertenceram a antigos hotéis. Eles se conectam por meio de uma galeria. No acervo encontra-se objetos que retratam a Revolução Francesa, além de outros elementos pertencentes a época medieval como esculturas e pinturas. 

E mais: o museu reconstrói as grandes casas privadas pertencentes aos séculos XV e XVI. Em outras palavras, esse museu tem muita história para contar. Vale a pena admirar e contemplar!

Institut du Monde Arabe

Eu sou apaixonada por museus de arte árabe/islâmica e adoro esse museu. Ele está longe de ser um desses super museus que tá em toda lista de o que visitar em Paris, e por isso mesmo me atrai.

o que fazer em paris

Onde comer e o que comer em Paris

A França é o país da gastronomia e Paris é um lugar para comer. Em cada esquina há uma vários cafés, restaurantes, padarias e tudo para fazer de sua ida a Paris uma experiência gastronômica. A Patti tem um post excelente com dicas de restaurantes Michelin baratos em Paris.

o que fazer em paris

O que fazer em Paris  : Compras!

Paris é um lugar de compras! As principais marcas estão presentes, e é um lugar para comprar independente do seu orçamento. Para quem procura grandes marcas de luxo ou para quem quer comprar cosméticos ou roupas em lojas de rede, tem de tudo.

o que comprar no supermercado em paris

Outra coisa que eu recomendo sobre compras em Paris é passar num supermercado. Vale muito a pena ir no supermercado na França e comprar queijos, vinhos e frios em geral.

Se você estiver na cidade numa época de tempo bom, vale comprar coisas e fazer um piquenique num dos muitos parques da cidade. Se você for durante o inverno, dá para fazer isso no seu hotel mesmo.

o que fazer em reims

Onde ficar em Paris

Se tem uma coisa que não é muito barata é hospedagem em Paris. E muitas vezes os hotéis mais baratos são fora de Paris. Vou dar uma dica para vocês conseguirem descobrir isso com facilidade.

Eu sempre recomendo o Booking para hospedagem, ele tem hotel, hostel e apartamento, e na maioria das vezes com desconto e cancelamento gratuito. Vou deixar aqui uma lista das melhores hospedagens em Paris.

Como descobrir se seu hotel é bem localizado

Uma dica sobre hotéis em Paris : Depois de amigos reservarem hotéis em Paris e na verdade ser hotel no subúrbio de Paris eu sempre dou a dica de olhar o cep do lugar. Não há problema em ficar no subúrbio se ele for ligado ao metrô, mas eu prefiro ficar sempre bem localizada.

pontes mais famosas de paris

O cep de Paris começa sempre com um número 75! Se começar com 92, 93 ou outro número, não é Paris e sim região metropolitana. Ainda sobre localização em Paris, olhe o que vem depois do 75.

Paris é dividida em 20 distritos que vão do centro até a parte mais afastada, sendo assim se o cep do seu hotel foi 75001 você estará no hiper centro, mas se for 75020 seu hotel estará bem afastado.

Leia também : Onde se hospedar na Disney Paris

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Paris

Booking.com
o que fazer em paris

Passeios bate e volta saindo de Paris

A maioria dos turistas brasileiros escolhem Versalhes como passeio bate e volta saindo de Paris. É sempre uma boa escolha, mas os passeios bate e volta saindo de Paris não se limitam a Versalhes e a Giverny!

Há uma infinidade de possibilidades, inclusive muitos castelos e palácios que ficam na região metropolitana mesmo.

amiens

Sobre cidades, eu gosto bastante de Amiens, de Chartres, de Reims e de Rouen. Nos arredores de Paris, vale a pena visitar castelos como Chantilly ou o castelo de Fontainebleau, que não fica longe da cidade.

Outras opções para NÃO fazer bate e volta de Paris

Essas opções que vou dar, vejo muita gente fazendo bate e volta de Paris, mas eu não recomendo. Acho que são lugares que precisam de mais tempo para conhecer, e/ou o deslocamento é grande demais para se fazer em um dia.

São opções que acho que precisam de um final de semana inteiro. São elas Castelos do Loire, Mont Saint Michel  e Lille.

pontes mais famosas de paris

Quantos dias devo ficar em Paris?

Uma vida não seria suficiente! Eu morei em Paris por anos e não conheço tudo! Eu recomendo no mínimo do mínimo quatro dias inteiros em Paris, para fazer um roteiro básico.

Claro que pode ficar mais tempo se preferir, mesmo se tiver uma semana inteira, vai ter muita coisa para ver e visitar em Paris.

o que fazer em paris

Transporte em Paris

Como se locomover

A maneira mais fácil de se locomover em Paris é a pé. A cidade é bem plana e sempre tem uma coisa bonita perto da outra para ver e dá para fazer muita coisa a pé. Para as distâncias maiores, eu recomendo o metrô sempre.

Existe os bilhetes unitários, o combo de 10 bilhetes (que sai mais em conta que o unitário) e passes de 1,3 e 5 dias.

Vai depender de onde você vai se hospedar e do tanto que gosta de andar. Quando eu vou a Paris na primavera/verão ou outono, eu compro o de 10 bilhetes já que andar pela cidade é uma delícia. No inverno prefiro comprar passes já que quero evitar andar por causa do frio.

eurostar

De Paris para outras cidades

Paris é o epicentro da França. De Paris é fácil ir para qualquer cidade do mundo seja de trem, de avião ou mesmo de ônibus. A França tem trens muito rápidos e dá para chegar rapidamente nas principais cidades francesas de trem.

Em menos de três horas de trem você chega em Lille, Lyon, Nantes, Estrasburgo e outras cidades francesas.

Há também trens internacionais saindo de Paris, os principais são o Eurostar que vai de Paris para Londres, e o Thalys que vai para Bruxelas e Amsterdam.

Outra possibilidade mais em conta, é viajar de ônibus. A Flixbus tem rotas para toda a França praticamente e também para outros países da Europa.

Como chegar em Paris

Saindo do Brasil, há voos diretos com a Air France e com a Latam. Como nem todas as cidades tem voos diretos, em alguns casos é necessário fazer uma escala nas cidades com voos direto ( São Paulo, Rio e Fortaleza) ou em alguma cidade na Europa.

Paris tem três aeroportos : Charles de Gaulle, Orly e Beauvais. E por onde você vai chegar, vai depender da companhia aérea que você vai usar.

Aeroporto Charles de Gaulle

Ele é o maior aeroporto da França, um dos maiores da Europa. É provavelmente por ele que você vai chegar se você voar com a Air France ou a Latam. Ele é integrado com o sistema de transporte e tem trem do aeroporto para o centro de Paris.

Aeroporto de Orly

Um pouco menor, e com a vantagem de ser mais próximo de Paris. O aeroporto de Orly na sua maioria recebe voos mais curtos, de dentro da Europa. Então se você chegar em Paris viajando com a Tap ou com a Air Europa por exemplo, é aqui que vai desembarcar.

O Aeroporto de Orly tem ainda voos com algumas companhias low cost como a Vueling, Transavia, Pegasus e a Easyjet.

Aeroporto de Beauvais

Apesar dele se chamar Aeroporto de Paris-Beauvais, ele fica muito distante do centro de Paris. O aeroporto de Beauvais está a 85km do centro, é um aeroporto muito simples e funciona apenas para as low cost como Ryanair, Volotea e Wizzair. Se você for chegar na cidade com uma delas, provavelmente vai chegar nesse aeroporto.

Perguntas frequentes

Quantos dias ficar em Paris?

Pelo menos quatro dias inteiros para ver o básico da cidade.

Onde ficar em Paris? Qual melhor bairro para se hospedar?

Os bairros mais centrais são onde fica a maioria das atrações. Tenho um post detalhado sobre onde ficar em Paris, com dicas de todos os bairros.

Como ir de de Paris para Londres?

A maneira mais prática é indo de trem de Paris para Londres. Leva apenas 2:30h.

Por que Paris é chamada de cidade luz?

Diferente do que as pessoas pensam, isso não tem nada a ver com iluminação. O título de cidade luz se deu por causa do Iluminismo, e de toda a transformação no pensar que se deu depois disso.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá Paula, estou planejando ir no final do ano para Europa e fazer… Espanha, Holanda, França e Londres. Porém, estamos na dúvida da França em janeiro por conta de baixas temperaturas e talvez ficarmos limitados a passeios indoor, por conta do frio. Você pode me dizer um pouco sobre essa época? Conseguimos fazer passeios ao ar livre de boa?

    • Thiago

      A vantagem é que não são lugares de muita neve, e apesar das baixas temperaturas dá pra caminhar sim! O que eu recomendo é que vocês se cubram muito, e no meio do caminho vão fazendo paradas estratégicas pra um café, um chocolate quente e assim recarregar as baterias antes de sair no frio! Paris por exemplo é uma cidade pra caminhar muito e mesmo no inverno dá para fazer isso, mescle a programação com coisas indoor se estiver muito frio…

      boa viagem!

  2. Amiga, maravilhoso seu post com dicas de o que fazer em Paris… já fomos várias vezes e sempre tem coisa pra explorar! Os clássicos são imperdíveis, mas concordo com você que também vale a pena visitar o Pompidou e a Galeries Lafayette, nem todo mundo inclui no roteiro mas deveria!

  3. Adorei suas dicas para Paris, Paula! Muito obrigada, facilitou demais nosso planejamento. É tanta informação sobre Paris na internet que a gente fica doido rsrs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.