Flixbus : Viajar de Ônibus na Europa

flixbus

Já ouviu falar da Flixbus Europa? Quando se fala de viajar pela Europa, a primeira coisa que vem na nossa cabeça são os trens, confortáveis e pontuais, viajar de trem na Europa é certamente a melhor maneira de se deslocar de uma cidade para a outra e mesmo entre diferentes países, principalmente nos trens rápidos.

Viajar de ônibus na Europa

Mas e os ônibus? Durante muitos anos os ônibus na Europa eram bem restritos e inconfortáveis, nada daqueles ônibus leito ou semi leito que estamos acostumados no Brasil, um país que tradicionalmente se viaja muito de ônibus. Viajar de ônibus na Europa era sinônimo de mochileiros viajando em ônibus desconfortáveis durante dias para cruzar a Europa.

Nos últimos anos, apesar das companhias aéreas low cost ampliarem os voos, cresceu também as redes de ônibus, e novas empresas passaram a dominar o mercado europeu que até então praticamente só tinha a Eurolines e companhias nacionais, mas nos últimos 2-3 anos apareceu a Flixbus que está crescendo rapidamente e tem tudo para se tornar a maior empresa de ônibus da Europa.

mapa ônibus europa

Rotas Flixbus

Olhem como a Flixbus tem um monte de rota na França, Alemanha e Itália! Eu acho que não vale a pena pegar ônibus para rotas longas, já que é possível viajar de avião com as low cost pelo mesmo preço, mas para rotas de pequena e média distância eu acho ônibus uma boa alternativa, principalmente porquê viajar de trem não é exatamente barato.

Nesse mapa a gente vê que em alguns países não tem Flixbus apenas nas cidades grandes, mesmo em cidades de médio e pequeno porte é possível encontrar os ônibus, e geralmente é bem barato as passagens, geralmente a partir de 5€ o trecho, então dá para fazer um passeio bate e volta por 10€ se você se organizar com antecedência.

Como comprar passagens na Flixbus

É bem fácil de comprar bilhetes nas cidades atendidas pelo Flixbus, sempre tem um ponto de venda ou agência que venda (no site deles você encontra a mais próxima de você!) mas eu acho que comprar pela internet é sempre melhor.

Algumas rotas oferecem também a opção de comprar na hora com o motorista, mas ainda assim olhe na internet antes, assim você pode ver mais detalhes sobre a rota, se o ônibus em questão tem vagas etc.

viajar de ônibus europa

Minha experiência viajando com a Flixbus

Gostei muito, tive uma experiência muito boa, primeiro que para trechos pequenos e médios os preços são geralmente metade do que é cobrado para viajar de trem, segundo que os ônibus da Flixbus são bem confortáveis, os assentos são de couro e possuem uma pequena mesinha como nos aviões, e internet wifi.

flixbus

Os ônibus são novos, e em alguns possuem aquela sky window, aquela janela bem grande que deixa o teto quase todo aberto, e que é ótimo para ir vendo a paisagem, principalmente se você tiver viajando num trecho bem bonito.

Achei também o espaço para pernas bem confortável, apesar de nunca ter feito viagens longas, sempre fiz viagens que duram no máximo 3h.

Em viagens mais longas, há alguns salgadinhos e chocolates para vender no ônibus, e geralmente o motorista vai avisar isso. Além de ser mais caro, achei que tem poucas opções, então leve seu lanche em caso de viagem mais longa.

Atrasos

Na minha primeira vez viajando com Flixbus o ônibus atrasou uns 20 minutos, o que é compreensível visto que ele vinha de longe, mas como os ônibus possuem um sistema de GPS, a gente consegue rastrear o ônibus pelo aplicativo e ver onde ele está, e depois de 15 minutos de atraso eu recebi uma mensagem falando em quanto tempo o ônibus chegaria no meu ponto.

Você pode também rastrear o seu ônibus pelo aplicativo do Flixbus. O aplicativo aliás tem muita explicação interessante, você pode comprar a passagem por lá, e ainda tem o mapa dos pontos de ônibus.

flixbus

Banheiros e tomadas

Outra coisa legal é que todos os ônibus possuem banheiro e tomadas, algo bem importante nos dias de hoje onde todo mundo usa smartphones e computadores e estamos sempre precisando carregar algo. Algumas rotas também possuem pequenos lanches a venda, coisas simples tipo batata frita mas que na hora do aperto pode ajudar.

Flixbus tem tudo para se tornar a principal empresa de ônibus da Europa, já que cresceu muito rápido em poucos anos, em alguns países a empresa já é muito conhecida, e sempre está com promoções para vários trechos.

Como encontrar seu ponto para pegar o Flixbus

Na maioria das cidades, o Flixbus vai parar seja na rodoviária ou nos arredores da estação de trem (do lado de fora) mas além de tudo, quando receber a sua passagem, vai ter o endereço exato do ponto de ônibus, assim como um mapa mostrando onde fica.

Os pontos são sempre sinalizados com uma placa do Flixbus, e tem também a possibilidade de encontrar o mapa mais detalhado se usar o aplicativo deles.

A primeira vez que usei o Flixbus, estava em Chambéry e ia para Annecy, o ponto de ônibus não ficava exatamente do lado de fora da estação de trem como na maioria das vezes, mas tinha um mapa super bem detalhado explicando onde pegar o ônibus e não tive muita dificuldade para achar.

Quantas malas posso levar no ônibus?

Uma mala de mão ( de até 7kgs) e uma mala normal ( de até 20 kgs) é o que você tem direito quando compra uma passagem com a Flixbus. Se por acaso você precisar viajar e levar mais bagagem que isso, pode entrar em contato com eles pelo site e comprar uma bagagem extra se estiver disponível.

flixbus

Outros posts sobre viajar de ônibus na Europa

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

40 COMENTÁRIOS

  1. Oi! Vc sabe me dizer em relação Às malas? Vi que a medida máxima da mala seria 67×50… minhas maas são muito maiores do que isso. Sabe se eles implicam realmente com o volume? Obrigada.

  2. Paula,

    Eu e meu marido vamos usar o flixbus no trajeto: Praga > Zagreb

    Em zagreb tenho que passar pela imigração denovo, voce sabe se a imigração fica na rodoviaria?
    como funciona isso?

    • Lu

      Nunca fiz esse trajeto, mas no geral quando há imigração ela é feita na estrada, na fronteira mesmo. Geralmente o ônibus para no posto de imigração na fronteira, foi assim quando fiz Ljubliana – Zagreb de ônibus.

  3. Ola, estou a pensar usar este transporte para me deslocar entre 2 cidades e não quero comprar on-line. Sabe se se pode adquirir os tickets localmente?

  4. Olá Paula!

    Estava pensando em ir para Paris de ônibus, ir numa sexta à noite e voltar no sábado à noite, ou seja vou dormindo e volto dormindo, rs, você acha que compensa? Queria fazer um bate volta para Paris, mas já pesquisei as passagens de trem e estão bem carinhas…

    • Luciene

      Eu sinceramente acho que um bate e volta assim de ônibus é bem cansativo, pq vc não dorme direito, além dos problemas normais de dormir em ônibus, tem que acordar, levantar e passar na imigração, e vc vai chegar bem cansada em Paris. Eu acho que é muito esforço para pouco tempo, não tem como vc ficar mais dias em Paris e fazer valer a cansativa viagem de ônibus?

  5. um alerta a quem pretende usar serviço flixbus italia :
    MOTORISTAS :mal educados vao conversando entre eles a noite , nao te ajudao em nada .
    ONIBUS : extremamente desconfortavel , bancos com costuras no asento que te machucao logo nas 2 primeiras horas da viagem , alem de serem menores que de um voo economico
    BANHEIRO : minusculo , sujo ,mal cheiro
    ATENDIMENTO DO PESSOAL FLIXBUS : do tipo se vira problema nao è meu .
    CONSIDERAçOES FINAIS : um boiadeiro com bancos , se voce acha ruim viajar de onibus no brasil , nem pense em viajar aqui na europa , o brasil esta 30 anos na frente deles a argentina uns 100 anos na frente .
    salvo que voce nao tenha dinheiro para o trem de preferencia pelo aereo , se tiver medo de voar ai sim tente a sorte com a flixbus !

    • A minha experiência TB foi péssima. Eu e meu esposo nós sentimos explorados. O trecho de Lugano para Turim estava 19,98 Euros, compra do pelo aplicativo. Mas como não conhecia a empresa, optamos por comprar na hora. Simplesmente o preço mais que triplicou, foi para 70 euros, Ou seja, sairia bem mais em conta o trem. O banheiro muito sujo, pois não foi limpo após a viagem anterior,motorista irresponsável, pois dirigiu o ônibus com bagageiro aberto. Porém, as poltronas achei confortáveis, mais que de avião. mas conclui que não vale a pena. Não sei se é seguro comprar pelo aplicativo, que parece ser a única opção em garantir um bom preço.

  6. Olá Paula
    Gostaria de viajar pela Flixbus, só estou em dúvida se existe ônibus leito ou semi-leito, pq minha viajem seria da Suíça para Paris, dando um total de 10 horas (esse trajeto seria feito a noite toda) e quando entro no site para realizar a compra não tem essa informação?
    Com quanto tempo de antecedência vc acha q eu deveria comprar essa passagem? (viaja para o dia 29 de dezembro)
    Obrigada

  7. Olá Paula! Como vai? Tudo bem?
    Achei o seu “post” de extrema relevancia para quem gosta ou precisa viajar. Devido a ele, resolví ir de Paris para Bruxelas de FlixBus. De trem faço em uma hora e um pouquinho e de FlisBus, em 3 ou 4 hs, informações do Google maps, mas, acho que o preço compença.Você sabe me dizer com quanto tempo de antecedência a Empresa começa a vender as passagems para um determinado trecho?
    Obrigado
    Um forte abraço e sucesso.

  8. Bom Dia Paula,
    Estou olhando passagem pela FlixBus de Praga para Budapeste no período da noite e vi que tem transferência. Seria troca de ônibus mesmo ou somente uma parada em outra cidade?

    • Rodrigo

      Me parece estranho essa troca de ônibus já que a rota Budapeste-Praga é bem comum, mas ao mesmo tempo se diz transferência, pode ser que tenha que trocar, olha no site deles o itinerário, é a melhor coisa.

  9. Oi Paula, tudo bem?

    Obrigado pelo post. Minha primeira viagem pela Flixbus será para sair de Ljubliana. O ônibus sairá de uma rodoviária lá ou o ponto é em algum outro local? Gostaria de saber também se as passagens são compradas somente por site ou aplicativo ou se consigo comprar na hora em alguma rodoviária?

    • Vitor

      Existe uma “rodoviária” na frente da estação de trens. Vc vai ver logo pq ficam estacionados muitos ônibus, mais de 20 as vezes. Tem algumas placas com indicações do ponto em função da sua cidade de destino. Sobre comprar na hora, eu nunca fiz e não sei como funciona. Boa viagem!

  10. Boa tarde gostaria de saber se indo de portugal para Bruxelas de flixbus passa por alguma imigracao? pois vou embora p belgica com meu namorado belga e estou ilegal pois minha residencia ainda nao saiu e estou na duvida de ir de aviao ou de flisbus

  11. Oi Paula td bem?
    Vou para Praga com a esposa e pretendo fazer varios bate voltas para Plzen, Chesky Krumlov, Brno e Dresden. Ia de onibus pela student agency, mas como nao tinha passagens para Plzen no periodo que irei, fui pesquisar e encontrei a flexibus….Alem da passagem ser mais barata, havia varios horarios….
    Minha duvida é se é melhor comprar as passagens antecipadas….Pode haver diferenca se comprar no guiche quando estiver por la? Bjs e parabens pelo Blog

  12. Oi Paula.
    Enviei um post mas acho que nao foi…
    Então, irei para Praga em outubro e pretendo fazer varios bate-voltas. Gostaria de saber se comprando com antecedencia o preco da passagem pela flixbus fica mais barato do que comprar no guichè….
    Bjs e parabens pelo blig

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.