Como Viajar de Trem na França

 como viajar de trem na frança

Como Viajar de trem na França

Viajar de trem na França é bem simples e a malha ferroviária da França é bem grande.  Os trens chegam aos seis cantos do hexágono que é a França. Trem ainda é o melhor meio de transporte para viajar na França.

Seja em Paris ou em cidades pequenas sempre é possível pegar um trem e ir para outras cidades e mesmo para outros países de trem como é o caso do TGV que vai a Barcelona, o Eurostar que vai a Londres ou ainda o Thalys que vai a Bruxelas e a Colônia na Alemanha.

Como morei na França por quatro anos eu decidi fazer esse post sobre como viajar de trem na França inspirado no como viajar de trem na Inglaterra que publiquei há alguns meses atrás. Não tem muito segredo para viajar de trem na França, é mais ou menos como nos outros países.

 como viajar de trem na frança

Como viajar de trem na França – dicas práticas

As estações de trem (gare em francês) variam de acordo com o tamanho e a importância. Em Paris por exemplo algumas estações são tão grandes que mais parecem um shopping com várias lojas no interior como Zara por exemplo, e nas maiores tem várias padarias e lojas para você comprar um lanche e ainda jornais e revistas para passar o tempo.

A plataforma do trem é mostrada vinte minutos antes do horário de partida num painel eletrônico com os dados do trem.

No caso de TGV ou outra linha de trem rápido, as portas se fecham alguns minutos antes do horário de partida, por isso não chegue tarde e não deixe para subir no trem no último minuto. Chegue cedo para poder procurar com calma o seu vagão e o seu assento.

 Dentro do trem

Há vários tipos de trens diferentes na França (falarei sobre eles!) e tudo depende do tipo que você viaja. Tem trem rápido e trem lento. Tem trem moderno e trem antigo. Trem com cama e trem que pode levar bicicleta.

No geral, se você pegar um trem interregional, no seu bilhete estará marcado o seu assento e o vagão. Se for um trem dentro da mesma região, no geral não tem assento marcado e você pode sentar onde quiser.

bagagem trem na frança

Bagagem no trem

Não carreguem muitas malas! Dentro do vagão o espaço é pequeno e geralmente o bagageiro acima da cabeça só dá para guardar uma mochila ou em alguns casos uma mala de mão. Não esqueça que você vai ter que subir e descer do trem com sua mala.

Para malas maiores há um espaço na entrada do vagão como esse aí da foto acima mas que geralmente é metade desse tamanho. Como peguei um trem bem novo ele tem um pouco mais de espaço. Não há muito segredo em como viajar de trem na França, só seguir tudo direitinho.

 como viajar de trem na frança

Tipos de trem na França

TER

Sigla de Trem Expresso Regional. Liga as cidades de uma mesma região ou da região vizinha e por isso mesmo são linhas mais curtas. O trem que liga Toulouse a Foix por exemplo é um TER já que as duas cidades estão na mesma região.

Quem for viajar de TER não precisa reservar com antecedência e também os bilhetes não tem assentos numerados é no esquema de quem chegar primeiro senta, mas não se preocupe porquê eu nunca ví um trem desses encher, nunca peguei um TER em pé e para facilitar muitos são de andares e tem bastante lugar. Em alguns trens é possível também levar a bicicleta sem pagar nada por isso.

DSC_0526 como viajar de trem na frança

TGV ou trem bala na França

Sigla de Trem a Grande Velocidade, é o trem-bala francês que pode chegar aos 350 km/h e funciona como os trens de longa distância na França. Liga as principais cidades em tempo reduzido como é o caso de Paris-Marselha em 3h ou Paris-Lille em pouco mais de 1h.

O TGV funciona com reserva e quanto mais cedo os bilhetes forem comprados mais baratos ficam, a SNCF que é a empresa ferroviária francesa começa a vender com três meses de antecedência (exceto bilhetes para as férias de Natal que começam antes).

O TGV conta com um ou mais vagão-bar onde é possível comprar algum lanche e bebidas caso você não tenha lembrado de comprar isso antes de embarcar, o preço é claro que é um pouco mais caro que fora do trem.

Escolha aqui seu hotel nas principais cidades francesas

ParisLyonMarselhaBordeaux
ToulouseStrasbourg LilleNice
NantesMontpellierRennesReims
 como viajar de trem na frança

Os assentos do TGV são numerados e é necessário você achar o seu vagão e seu assento. Na primeira classe sempre tem tomadas e os assentos são mais largos, já a segunda classe só tem tomadas nos trens mais novos.

Na última vez peguei o TGV para ir a Reims e era um desses trens novos e de andar e apesar de eu viajar na segunda classe, o trem tinha tomada.

Ainda falando sobre TGV, existe o TGV Lyria que liga Paris a Suíça e passa por Genebra, Berna, Basel e Zurique e o TGV Itália que liga Paris a Turim e a Milão e ainda o TGV-Renfe que funciona em parceria com a empresa espanhola e liga Paris a Barcelona.

Thalys

O trem que liga a França a Bélgica, Holanda e Alemanha. O trecho mais conhecido do Thalys é sem dúvida Paris-Bruxelas mas ele também vai até Amsterdam passando por Antuérpiae a Colônia na Alemanha passando por Liège e Aachen. Ainda esse ano o Thalys vai ser ampliado e vai ligar Bruxelas a Lille.

Leia também : Trens na Bélgica, como funcionam.

Eurostar

Trem rápido que liga Paris a Londres em pouco menos de 2:30h. É o único que exige que você chegue com no mínimo meia-hora antes já que é necessário passar pela imigração.

DSC_0749ed como viajar de trem na frança

Trem noturno na França

Para alguns lugares mais distantes como os Alpes, o sudoeste francês e região existe um trem noturno chamado Intercité de nuit que varia de acordo com o tipo e o preço do bilhete. Há poltronas normais e camas em compartimentos, na segunda classe são seis camas e na primeira classe são 4 camas.

Viajei assim uma vez quando fui a Toulouse e peguei um bilhete de primeira classe onde o compartimento tinha duas camas beliches e é possível por exemplo escolher um compartimento só para mulheres . Pode também escolher se você prefere viajar na cama de cima ou na de baixo já na compra do bilhete.

como viajar de trem na frança

Eu viajei num trem noturno indo para Foix, o trem saiu as 23h de Paris e eu cheguei em Foix as 6h da manhã bem descansada porquê eu simplesmente apaguei durante a viagem e consegui dormir bastante.

O responsável do vagão tem a lista de todos os passageiros e as cidades onde cada um desce, eu acordei e estava pronta para descer mas faltando uns 15 minutos para minha parada o fiscal bateu no meu vagão para me acordar caso eu não tivesse acordada e assim não ir parar na estação final.

 como viajar de trem na frança

Validando o bilhete de trem na França

A validação do bilhete é obrigatória! Caso você esqueça de validar e o fiscal passar você será multado. Para validar basta colocar seu bilhete dentro dessa máquina amarelinha e ela vai fazer um barulhinho e imprimir o seu local de partida e a data no bilhete.

Caso não consiga, coloque um pouco mais fundo ou vire o lado do bilhete. Em todas as estações em vários lugares antes da plataforma você encontra essas máquinas de validação.Já a outra máquina cinza e azul é para validar passes regionais de se você tiver o abono entres cidades, esse é da região Nord-Pas de Calais e funciona para cidades como Lillle e Arras.

Estações de trem na França

As estações de trem na França variam de acordo com o tamanho da cidade. Claro que as estações de trem em Paris são maiores que a de cidades do interior.

Enquanto a estação de trem de Foix tem apenas duas plataformas, um guichê e uma máquina de refrigerantes, estações como a Gare du Nord em Paris (maior estação de trem da Europa!) por outro lado tem vários andares e lojas dentro.

Como viajar de trem na França : Comida nos trens

Se você pegar o TGV (trem bala) vai encontrar um vagão bar. No vagão bar da para encontrar comidinhas e bebidas simples, nada muito elaborado. No geral eles tem sanduíches, quiches, bebidas, saladas e mais uma meia dúzia de pratos simples.

Em alguns trens internacionais como o Thalys, o bilhete de primeira classe vem sempre com uma refeição. Já viajei de Paris para Bruxelas assim, e foi servido um jantar aos passageiros da primeira classe.

paul

Comidas nas estações de trem

Primeiramente eu quero lembrar que França e comida são significados! Brincadeiras a parte, claro que é bem fácil de comprar comida nas estações de trem. A menos que a cidade seja bem pequena, as estações de trem sempre tem cafés, padarias e lugares para comprar lanche.

paul

Uma das redes mais comuns é a Paul, que tem pães e doces maravilhosos. Se você passar pela Gare du Nord em Paris, chegue mais cedo e passe lá. Eles tem inclusive um menu especial para café da manhã, comi lá todos os dias na minha última viagem a Paris.

Estações de trem em Paris

Frequentemente meus amigos me perguntam qual a estação central de Paris. Não há uma estação central, apesar da Gare du Nord ser a maior, todas as outras são grandes e importantes. A grande diferença entre as diversas estações de trem é que cada uma atende uma região em específico.

  • Gare du Nord : Para cidades do Norte da França, e países mais ao norte como Reino Unido, Holanda e Bélgica.
  • Gare de l’Est : Para cidades do leste. Daqui partem os trens que vão pra Alsácia (Estrasburgo, Colmar e Mulhouse) Nancy, Reims, Metz, assim como trens que vão para a Alemanha e Luxemburgo.
  • Gare de Lyon : Trens para o Sudeste da França, trens para Lyon, Marselha, Montpéllier, Nice, e para Itália e Suíça.
  • Gare Saint-Lazare : Basicamente trens para Normandia. Trens para Caen, Rouen e outras cidades.
  • Gare Montparnasse : Trens para o Oeste e Sudoeste da França. Trens para a Bretanha (Rennes, Nantes, Brest) Toulouse, Bordeaux e outras cidades do sudoeste.
  • Gare d’Austerlitz : Uma estação menor. Tem trens noturnos e para o centro da França. É dela que saem trens para Limoges e Poitiers por exemplo.

Outros posts sobre a França 

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

8 COMENTÁRIOS

    • Wellington

      Se você pegar um trem na estação final, ele vai estar parado e em cada uma das portas dos vagões vai estar escrito o número do vagão.
      Se você pegar o trem no meio do caminho, provavelmente estará marcado no chão ou na parede onde cada vagão para.

  1. Oi Paula
    Nos trens intercités posso comprar o ticket para meu destino final e descer em alguma parada no meio do caminho e depois embarcar em outro até meu destino?Eu vou de Marselha para Toulouse e quero fazer um pit stop em carcassone na ida pela manhã e de tarde seguir para Toulouse.Posso fazer isso?

  2. Olá Paula, comprei passagem de trem de Bruxelas para Paris para o dia 20/06 (segunda feira) e vou descer na estação Gare du Nord. Neste mesmo dia tenho uma passagem de Paris para Tours e vou embarcar na estação Gare Montparnasseàs 12h16min, qual é a melhor forma para ir da estação Gare du Nord para a estação Gare Montparnasseàs e quanto tempo devo gastar.

  3. Oi Paula,
    você poderia me dar dica de como ir de trem de Chambery para Paris?
    Pretendo pegar um transfer em Val D’Isere para Chambery e de lá seguir para Paris de trem, olhei o site da SNCF para comprar bilhete num trem TGV.
    Fiquei com algumas dúvidas pois são duas opções de estações e em Paris várias opções. Como selecionar a opção correta?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.