O que fazer em Lyon e o que Visitar

o que fazer em lyon
foto : Shutterstock por tichr

Lyon é considerado um dos melhores destinos da Europa para conhecer. E o que não faltam são motivos para passar alguns dias na cidade. Se você quer saber o que fazer em Lyon durante a sua estadia, esse artigo vai te ajudar. Separamos as atrações imperdíveis, além de algumas dicas essenciais para uma viagem perfeita.

Um pouco sobre a cidade de Lyon

Dentro da França, Lyon é a segunda maior cidade. Nem todo mundo vai para Lyon, myuta gente fica apenas em Paris mesmo, ou conhece lugares como a Provence, mas Lyon super vale a pena.

Apesar de ser possível aproveitar alguns pontos turísticos em apenas um dia, a recomendação é um roteiro de pelo menos dois dias na cidade. Eu fiquei mais tempo e adorei conhecer a capital da gastronomia francesa.

onde fica lyon

Onde fica Lyon

Lyon fica no sudeste da França, já perto da fronteira com a Suíça, e não muito longe da Itália. Lyon na verdade fica muito mais perto da Provence e de Marselha que de Paris por exemplo.

o que fazer em lyon
foto : Shutterstock por kenzo885

O que fazer em Lyon

Ansioso para saber o que fazer em Lyon? Deixamos o melhor para o final. Abaixo você confere todos os destinos imperdíveis dessa cidade, os melhores pontos turísticos para incluir no seu roteiro e algumas dicas especiais para aproveitar ao máximo cada segundo.

o que fazer em lyon

Notre Dame de Fourvière

Arrisco a dizer que é o ponto turístico mais visitado de Lyon. A basílica fica na parte alta da cidade, meio que debruçada sobre a cidade, diziam que assim a santa padroeira olhava pela cidade de Lyon.

Para subir, não precisa se desesperar! Tem um funicular que liga a parte baixa do centro histórico ( Vieux Lyon) até o alto da basílica. Você pode usar seu bilhete do metrô mesmo, é exatamente a mesma tarifa, e esse funicular funciona como transporte público.

A basílica Notre Dame de Fourvière é certamente um dos pontos mais visitados por turistas. O que pouca gente sabe é que existe outra igreja dentro da basílica, só que no subterrâneo. 

Utilize uma escada lateral na basílica para acessar a igreja escondida – conhecida por poucos visitantes. Apesar de ser algo relativamente simples, vale a pena conhecer, especialmente por ser um ponto oculto.

o que fazer em lyon
foto : Shutterstock por prochasson frederic

Lyon do alto!

Esse não é um ponto turístico propriamente dito, mas uma dica especial para ter uma visão panorâmica da cidade. Lyon é bem plana, o que permite ver a cidade como um todo a partir de pontos mais elevados. Suba na colina Fourvière e aproveite a paisagem. 

Outra opção é o Jardin de Curiosités, que permite observar Lyon de uma perspectiva privilegiada. Avalie a possibilidade de visitar esse local durante a sua estadia. Como alternativa, a colina Croix Rousse também pode servir para contemplar a cidade do alto.

rio rodano lyon

Um passeio pelos rios

Diferente do que acontece em cidades como o Brasil, em que os rios são pouco cuidados e nada atrativos, na Europa a conversa é outra. Por lá, os rios são preservados e costumam ser pontos de referência para visitantes.

Lyon possui dois rios que se encontram em um ponto de confluência, chamado Confluence. Caminhe pelas margens dos rios e aproveite – leve uma garrafa de vinho e disfrute ainda mais. 

Existem passeios de barco bem legais, como um que sai da Confluence e vai até a Bellecour. Uma boa ideia para quem está acompanhado e deseja algo tranquilo. 

o que fazer em lyon
foto : Shutterstock por Luis Pizarro Ruiz

Confluence

O bairro Confluence possui estrutura e design renovado, sendo um dos pontos mais espetaculares da cidade.

Para aqueles que acreditam que cidades da Europa são todas velhas, com construções tradicionais, essa pode ser uma bela surpresa. Tudo é moderno por lá, incluindo a arquitetura, considerada ousada e inovadora.

o que fazer em lyon

Vieux Lyon

Já o bairro antigo, conhecido por Vieux Lyon, é um dos pontos obrigatórios em um roteiro pela cidade. Ele representa a essência de Lyon. O centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Essa é seguramente a parte mais turística da cidade. Por lá você encontrará várias opções em restaurantes, bares, lojas de presentes e utilidades, cafés e outros estabelecimentos comerciais. E mais, tudo isso disponível em todos os dias da semana, inclusive domingos. 

Caminhar pela cidade e conhecer sua história

Durante um passeio na cidade de Lyon, uma das dicas mais legais é caminhar observando as construções, a arquitetura, o design e a história local. A fundação dessa cidade se deu no século 43 a.C. Ou seja, é uma cidade bem antiga mesmo. 

O teatro romano ainda existe por lá, bem preservado. Uma imponente construção aberta, erguida a partir de pedras. Depois de restaurações, o teatro está bem inteiro – nada de ruínas por lá. O espaço é utilizado para apresentações teatrais diversas.

o que fazer em lyon

Musée des Confluence

Esse foi um lugar que eu curti demais conhecer em Lyon. O Musée des Confluences é um museu de história natural, com um pouco de civilização e antropologia, com objetos do mundo todo.

De longe a gente já vê o prédio que é meio futurista e meio desconstruído, sabe? E uma das coisas mais legais, é que na parte de dentro a gente consegue ver o ponto onde os dois rios da cidade se encontram.

o que fazer em lyon
foto : Shutterstock por Alizada Studios

Opera

A Opéra National de Lyon recebe alguns dos principais eventos musicais da cidade. Interessante notar a construção da Ópera, que agrega elementos do século XIX e elementos contemporâneos. Vidro e metal são empregados na grande fachada.

Para que você tenha uma ideia, a construção é uma mistura tão grande de estilos que até mesmo a população estranhou. A fachada, construída após um incêndio no prédio, gerou polêmica.  

bellecour lyon

Place Bellecour

Quer saber o que fazer em Lyon quando bater um cansaço? Dê uma passadinha na Place Bellecour.  Essa é uma das principais praças da cidade, sendo um ótimo ponto para descansar.

O espaço possui aproximadamente 60 metros quadrados. No inverno uma roda gigante é instalada na praça, deixando o ambiente ainda mais atrativo. 

O escritório de turismo de Lyon, ponto de encontro para turistas, também está nessa praça. Os fãs de literatura podem visitar a estátua de Antoine Saint-Exupéry, autor do livro Pequeno Príncipe. Sim, ele era de Lyon e tem uma pequena estátua em sua homenagem na cidade.

o que fazer em lyon

Atravesse um traboule

E por falar em coisas ocultas, não poderíamos deixar de mencionar os famosos traboules. São passagens “secretas”, construídas entre as ruas da Vieux Lyon. Essas passagens foram pensadas para que os moradores fossem capaz de atravessar de um lado a outro fugindo dos prédios – ou seja, são verdadeiros atalhos.

Muitas dessas passagens ficam trancadas e não permitem a passagem de visitantes, pois dão acesso diretamente aos prédios do bairro. No entanto, uma ou outra podem estar abertas – e você pode se aventurar tentando encontrar alguma rota secreta.

Agora que você já tem uma ideia melhor sobre o que fazer em Lyon, que tal fazer o seu roteiro? Essa é uma cidade repleta de boas opções legais, para estadias curtas, médias e até mesmo longas.

trompe oeil lyon
foto : Shutterstock por Pierre Jean Durieu

Se maravilhe com o trompe-oeil

Isso não é uma rua com uma escadaria! Isso é uma parede! Em Lyon, há várias dessas pinturas espalhadas pela cidade, é uma marca da cidade.

As vezes a gente tá andando assim e se depara com uma parede toda pintada, esse aqui é um dos mais famosos que fica na Croix Rousse e se chama Les Murs de Canuts. Você encontra vários outros nas ruas de Lyon.

fete des lumieres lyon
foto : Shutterstock por  Pierre Jean Durieu

Festival das Luzes

O evento mais conhecido de Lyon não poderia faltar num post sobre o que fazer em Lyon. A chamada Fête des Lumières é um show de luzes que acontece sempre durante o mês de dezembro em Lyon, por volta do dia 8 de dezembro.

Durante quatro dias, os principais monumentos da cidade viram placo de um show de luzes incrível. É um evento super organizado e itinerante, e existe inclusive uma rota a ser seguida, já que cada lugar tem show em um diferente momento.

o que fazer em lyon

Parc de la Tête d’Or

O maior parque urbano não só de Lyon, mas de toda a França. Dentro do parque funciona o jardim botânico e o zoológico de Lyon, ambos podem ser visitados gratuitamente. O parque tem atrações para vários dias.

Como o parque é muito grande, tenha em mente que dificilmente você vai conhecer todo o parque num dia só. O ideal é aproveitar para conhecer uma parte, aproveitar um pouco do dia (se a meteorologia permitir)

Parc de la Tête d'Or lyon

Sempre achei ele muito mais parecidos com os parques de Londres que com os parques de Paris, até descobrir que ele é em estilo inglês. Algumas partes dele me lembram o Regent’s Park inclusive.

estádio do lyon
foto : Shutterstock por katatonia82

Visitar o estádio do Lyon

Quando a gente fala de Lyon, não tem muito como não pensar em futebol, afinal o Lyon é um dos maiores times da França, e muitos brasileiros jogam e jogaram na equipe.

É possível visitar o estádio do Lyon e conhecer mais sobre os bastidores do time, a sala de imprensa, o vestiário dos jogadores, banco de reservas, o túnel que leva até o gramado etc.

Além dessa visita, existe também um museu do time e loja onde você pode comprar uma camisa oficial do Lyon e muitas outras coisas do time. As visitas acontecem todos os dias, exceto dias de jogos ou eventos no estádio.

museu lyon guignol

Teatro e museu de Guignol

Durante a sua estadia na cidade de Lyon, não deixe de aproveitar a riqueza cultural do local. São diversos museus e teatros que apresentam o melhor da tradição da cidade. O teatro de marionetes de Guignol é um dos melhores exemplos.

Criado em 1810 por Laurent Mourget, artista que fazia marionetes para apresentação em espetáculos, esse espaço foi dedicado para a perpetuação desse costume local. 

As apresentações ainda acontecem e podem ser acompanhadas de perto por preços acessíveis, a partir de 9 €. Dê uma olhada na programação para encaixar uma visitinha no seu roteiro. Os shows acontecem nas quartas, sábados e domingos.

Onde ficar em Lyon

Outra coisa que foi excelente de ficar nesse hotel foi a localização. Eu chegarei pela estação Part-Dieu já que o tem do aeroporto chega por lá. E também usaria a mesma estação mais algumas vezes para viajar para outras cidades próximas, então foi bem conveniente esse hotel.

Eu fui a pé da estação de trem para o hotel, é uma caminhada de uns 15 minutos que dá pra fazer tranquilamente. Além de ficar perto da estação, o hotel fica também perto da beira do rio, do centro e de um dos maiores shoppings de Lyon.

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Lyon

shopping sp

Compras em Lyon

Se você quiser fazer algumas comprinhas durante a sua estadia, o Presqu’île é um dos principais lugares. Faça suas compras ao longo das ruas Republique, Président Edouart Herriot, e Rue Victor-Hugo. 

Você encontrará várias lojas tradicionais, como Uniqlo, Parfois, Zara, Desigual, H&M. Apesar de possuírem nomes distintos, essas ruas formam uma só, já que estão todas conectadas em sua extensão.

Outro shopping que eu fui muitas vezes, foi o Part-Dieu que fica atrás da estação principal de Lyon.

Como se locomover dentro da cidade

Chegando em Lyon você poderá se locomover de diferentes maneiras. Uma delas – e a mais tradicional, claro – é caminhando. Essa cidade é bem plana, sem muitos aclives, o que ajuda muito na hora de se deslocar de um ponto a outro. 

A exceção fica por conta da Croix Rousse e da colina Fourvière, que podem exigir um pouco mais dos turistas no que diz respeito ao condicionamento físico para subir e descer.

Outra opção é alugar uma bicicleta. Além de ser um meio de transporte bem legal, é mais sustentável. A cidade possui diversas ciclovias, o que garante mais tranquilidade e segurança durante o trajeto. 

Se não quiser alugar, poderá usar uma das bikes públicas, chamadas Vélo’v. Elas ficam disponíveis em estações espalhadas pela cidade. O uso é gratuito desde que o usuário troque de bicicleta a cada trinta minutos. 

Os métodos de transporte tradicionais, como o metrô, o ônibus e trens também são uma opção. A cidade está completamente conectada por linhas de transporte público, com passagem fixada em aproximadamente 1,80 €. Para estadias mais longas, vale a pena conferir os passes promocionais a partir de 24h.

Se você está querendo saber  e planeja passar um tempo na cidade de carro, atenção. O trânsito na cidade pode ser complicado, tornando um passeio perfeito em uma dor de cabeça. Melhor deixar o carro no estacionamento e se jogar na cidade.

Como chegar em Lyon

Depois de falarmos sobre o que fazer em Lyon, vale a pena descobrir os melhores meios de transporte para chegar até lá e se locomover durante a sua estadia. Os dois principais métodos é chegar diretamente no aeroporto ou ir de trem. Abaixo explicamos um pouco mais sobre essas opções.

lufthansa

Avião

Várias companhias chegam diretamente em Lyon, cujo aeroporto abriga tanto companhias tradicionais como Air France, Air Canada, KLM, Lufthansa, como algumas companhias aéreas low cost da Europa.

Falando em low cost, várias empresas atendem Lyon, mas as principais são a Easyjet e a Transavia que voam de Lyon para três cidades em Portugal : Lisboa, Faro e Porto.

Uma das grandes vantagens de ir para Lyon de avião é que o aeroporto está bem pertinho do centro da cidade.

Chegando ao aeroporto Saint-Éxupery, o visitante pode tomar o trem que leva até a estação Part-Dieu. A viagem é de aproximadamente 30 minutos e custa 14.70 € por trecho. Compre suas passagens no momento ou através do site do próprio aeroporto.

Se preferir, poderá tomar um Uber que leve diretamente ao endereço onde você ficará hospedado na cidade. Além de ficar bem barato, você chegará mais rápido e com mais comodidade.

como viajar de trem na frança

Trem

A cidade de Lyon é atendida por duas estações de trem, a Part-Dieu e a Perrache, sendo essa última a mais bem localizada. Todas estão ligadas ao transporte público da cidade, facilitando muito o deslocamento dos visitantes.

Se você estiver em Paris por exemplo, dá para chegar em Lyon em apenas duas horas. Lyon é uma das estações da linha de trem rápido de Milão-Paris, que além de Milão, passa também por Turim e Chambery.

annecy

Roteiro de viagem incluindo Lyon

Existem várias cidades perto para conhecer, as principais são Chambéry, Grenoble e Annecy, uma cidade encantadora. Pode também incluir a Borgonha no roteiro de viagem, a cidade de Dijon por exemplo fica a apenas 200km de Lyon.

Tem ainda a Suíça que fica bem perto, de Lyon para Genebra são apenas 150km. Dá para esticar até Lausanne e outras cidades suíças.

Quantos dias ficar em Lyon

Eu recomendo pelo menos dois dias inteiros, mas se ficar mais dias com certeza vai encontrar outras coisas para fazer na cidade.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

10 COMENTÁRIOS

  1. Lyon parece mesmo uma cidade linda! Essa mistura de moderno com tradicional é irresistível, com certeza vale a pena incluir a cidade num roteiro à França.

  2. Tenho vontade de retornar a França e lendo o teu post consegui ter ideias bacanas de roteiros com Lyon, que pelas fotos e descrição é encantadora (viajando com criança o parque já faz a cidade ganhar muitos pontos).

  3. Oi Paula, bem completo seu post sobre o que fazer em Lyon. Eu adoro a França, mas não conheço Lyon. Fiquei super interessada em conhecer o Parc de la Tête d’Or, me pareceu super bonito. Gostei de saber do Musée des Confluence, adoro museus de história natural e a arquitetura é incrível!

  4. Da França toda eu só conheço Paris até agora. Nos últimos anos fiz mil conexões em Paris, mas não saí do aeroporto hehehe Mas quero MUITO conhecer outras cidades e regiões e Lyon está no topo da lista, junto com Nice!

  5. Excelentes mesmo as dicas sobre Lyon! A França é um país apaixonante e muito mais do que Paris. Em Lyon, temos uma cidade viva e colorida. Lindo! Obrigado pelas dicas, certamente me ajudou aqui na futura viagem pro interior da França!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.