Reims : O que Fazer e o que Visitar

Reims : O que Fazer e o que Visitar

Última atualização

reims

Se Bordeaux é a capital do vinho, Reims é a capital do champagne! Reims é a cidade mais importante da região de Champagne-Ardenne na França e pode ser facilmente visitada num bate e volta já que a cidade fica a apenas 50 minutos de Paris saindo de TGV que é o trem bala da França.

Vocês já devem saber que para algo ser chamado de champagne ele deve necessariamente ser fabricado na região de Champagne e muito do turismo e da riqueza de Reims vem da indústria do Champagne.

O que fazer em Reims e o que visitar

 

reims

Fiz uma visita guiada pela cidade oferecida pela secretaria de turismo de Reims e descobri muita coisa sobre a cidade que eu totalmente desconhecia e a primeira é que Reims foi a cidade mais destruída durante as Guerras Mundiais.

Quando a guia me contou isso eu fiquei surpresa porquê na França quando falamos da Guerra o que vem na cabeça são as praias da Normandia do dia D ou lugares como Arras por exemplo, mas como Reims fica no leste francês e já mais próxima da Alemanha tudo isso faz sentido.

reims

 

reims

Biscoito de champagne de Reims

Uma das especialidades de Reims é o biscoito rosa que é uma versão um pouco mais refinada do que no Brasil chamamos de biscoito de champagne e que usamos para ser a base do pavê. O biscoito rosa é super tradicional e as pessoas costumam comer ele molhando no champagne.

Eu aproveitei minha visita e fui na Maison Fossier que é uma loja com mais de 150 anos de tradição que vende uma infinidade de biscoitos e kits. Outra coisa que comprei lá foi o pain d’épices que é um pão de mel com especiarias que apesar de ter sido criado na Idade Média e na China, é muito apreciado em toda a França.

reims

Vestígios romanos

Outra coisa que descobri sobre Reims é que, segundo a minha guia, Reims é a cidade francesa com mais vestígios dos romanos, muito mais que Nîmes que todo mundo imagina que seja a cidade francesa com mais vestígios romanos.

Aqui vemos o que eles chamam de Porte de Mars (Porta de Marte) que é homenageia Marte, deus romano da guerra e foi construído no século III, vocês sabem o que é isso? Mais de mil anos antes do Brasil começar a ser colonizado! Bem no centro de Reims tem ainda os vestígios de um fórum romano.

reims

Claro que tudo gira em torno do champagne em Reims! Olhem só a fachada desse imóvel! Todo o processo da criação do champagne estava sendo mostrado desde o plantio e recolta da uva, até o processo de armazenamento em grandes barris, ao engarrafamento e venda.

Uma prova que absolutamente tudo na cidade gira em torno da bebida é que a forma das extremidades do tramway (metrô de superfície) lembra a uma taça de champagne! Eles fizeram propositalmente para lembrar  o quanto a riqueza da cidade deve ao champagne.

reims

reims

reims

Catedral de Reims

Mas a grande atração da cidade continua sendo a catedral de Reims onde durante mais de 10 séculos os reis da França foram coroados aqui nessa catedral.

A catedral de Reims forma o conhecido top 4 das catedrais francesas juntamente com as catedrais de Notre-Dame Paris,  a catedral de Amiens e a de Bourges e por isso minha vontade em conhecer, ainda não conheço a de Bourges mas achei ela muito parecida com as outras duas, além do estilo gótico as três que conheço até agora tem como santa padroeira Notre-Dame (Nossa Senhora) e são lindas do interior.

reims

Infelizmente a catedral de Reims estava sendo reformada quando fui e a rosácea de vitrais estava escondida atrás dos andaimes.

 

reims

Ao lado da catedral fica o Palácio do Tau, que apesar do nome é um museu eclesiástico com peças importantes de reis, papas e bispos da região, o nome palácio vem do fato dos reis se hospedarem lá antes da coroação.

reims

o que fazer em reims

Degustação de Champagne

Ir a Reims e não provar champagne é como ir a Roma e não ver o papa. Nos arredores de Reims, estão as casas de champagne mais famosas do mundo, e você pode fazer uma visita. Há dezenas de tour diferentes, inclusive excursões que te pegam já no hotel em Paris.

Dá para visitar grandes nomes do Champagne como Veuve Clicquot, Moët&Chandon e outros.

 

o que fazer em basel

Como ir de Paris a Reims

Os trens saem da estação Gare de l’Est em Paris  (linhas 4,5 e 7 do metrô) e chegam a Reims em 50 minutos de trem rápido.  Eu peguei o trem de 08:40h na ida e o de 17:15 na volta, a estação de Reims fica bem próxima do centro e não tem muito como se perder por lá.

Eu paguei 27 euros a ida e a volta comprando com mais de 1 mês de antecedência. Comprei no site da SNCF que é a empresa francesa de trens então quem puder compre antes porquê no dia mesmo os bilhetes chegam a custar o dobro disso.

Já para quem prefere fazer uma visita de degustação deve ir para Épernay que fica a uns 20 minutos de trem e é onde as grandes marcas como Veuve-Clicquot possui as caves.

o que fazer em reims

Onde se hospedar em Reims

Eu fiz apenas um bate e volta saindo de Paris, mas para quem quer fazer degustações e conhecer a cidade mais a fundo, recomendo dormir em Reims. Os melhores hotéis de Reims ficam no centro. Como a cidade é compacta, dá para fazer tudo a pé.



Booking.com

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

2 Comments

  1. Jorge Brienza

    BOM DIA PAULA, muito legal a sua postagem. estava pesquisando sobre Reims porque minha filha vai fqzer um mestrado em Reims e deve passar um ano por la. Voce ficou quanto tempo em Reims? voce teria algum conhecido por la ou uma dica de moradia para estudantes. obrigado.

    Jorge Brienza – Ribeirao Preto SP

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Europa, França, Reims
la défense
La Défense : Bairro Financeiro de Paris

como viajar de trem na frança
Como Viajar de Trem na França

Fechar