Reims : O que Fazer e o que Visitar

Reims : O que Fazer e o que Visitar

reims

Se Bordeaux é a capital do vinho, Reims é a capital do champagne! Reims é a cidade mais importante da região de Champagne-Ardenne na França e pode ser facilmente visitada num bate e volta já que a cidade fica a apenas 50 minutos de Paris saindo de TGV que é o trem bala da França.

Vocês já devem saber que para algo ser chamado de champagne ele deve necessariamente ser fabricado na região de Champagne e muito do turismo e da riqueza de Reims vem da indústria do Champagne.

O que fazer em Reims e o que visitar

 

reims

Fiz uma visita guiada pela cidade oferecida pela secretaria de turismo de Reims e descobri muita coisa sobre a cidade que eu totalmente desconhecia e a primeira é que Reims foi a cidade mais destruída durante as Guerras Mundiais.

Quando a guia me contou isso eu fiquei surpresa porquê na França quando falamos da Guerra o que vem na cabeça são as praias da Normandia do dia D ou lugares como Arras por exemplo, mas como Reims fica no leste francês e já mais próxima da Alemanha tudo isso faz sentido.

reims

 

reims

Biscoito de champagne de Reims

Uma das especialidades de Reims é o biscoito rosa que é uma versão um pouco mais refinada do que no Brasil chamamos de biscoito de champagne e que usamos para ser a base do pavê. O biscoito rosa é super tradicional e as pessoas costumam comer ele molhando no champagne.

Eu aproveitei minha visita e fui na Maison Fossier que é uma loja com mais de 150 anos de tradição que vende uma infinidade de biscoitos e kits, outra coisa que comprei lá foi o pain d’épices que é um pão de mel com especiarias que apesar de ter sido criado na Idade Média e na China, é muito apreciado em toda a França.

reims

Vestígios romanos

Outra coisa que descobri sobre Reims é que, segundo a minha guia, Reims é a cidade francesa com mais vestígios dos romanos, muito mais que Nîmes que todo mundo imagina que seja a cidade francesa com mais vestígios romanos.

Aqui vemos o que eles chamam de Porte de Mars (Porta de Marte) que é homenageia Marte, deus romano da guerra e foi construído no século III, vocês sabem o que é isso? Mais de mil anos antes do Brasil começar a ser colonizado! Bem no centro de Reims tem ainda os vestígios de um fórum romano.

reims

Claro que tudo gira em torno do champagne em Reims! Olhem só a fachada desse imóvel! Todo o processo da criação do champagne estava sendo mostrado desde o plantio e recolta da uva, até o processo de armazenamento em grandes barris, ao engarrafamento e venda.

Uma prova que absolutamente tudo na cidade gira em torno da bebida é que a forma das extremidades do tramway (metrô de superfície) lembra a uma taça de champagne! Eles fizeram propositalmente para lembrar  o quanto a riqueza da cidade deve ao champagne.

reims

reims

reims

Catedral de Reims

Mas a grande atração da cidade continua sendo a catedral de Reims onde durante mais de 10 séculos os reis da França foram coroados aqui nessa catedral.

A catedral de Reims forma o conhecido top 4 das catedrais francesas juntamente com as catedrais de Notre-Dame Paris,  a catedral de Amiens e a de Bourges e por isso minha vontade em conhecer, ainda não conheço a de Bourges mas achei ela muito parecida com as outras duas, além do estilo gótico as três que conheço até agora tem como santa padroeira Notre-Dame (Nossa Senhora) e são lindas do interior.

reims

Infelizmente a catedral de Reims estava sendo reformada quando fui e a rosácea de vitrais estava escondida atrás dos andaimes.

 

reims

Ao lado da catedral fica o Palácio do Tau, que apesar do nome é um museu eclesiástico com peças importantes de reis, papas e bispos da região, o nome palácio vem do fato dos reis se hospedarem lá antes da coroação.

reims

Como ir de Paris a Reims

Os trens saem da estação Gare de l’Est em Paris  (linhas 4,5 e 7 do metrô) e chegam a Reims em 50 minutos de trem rápido.  Eu peguei o trem de 08:40h na ida e o de 17:15 na volta, a estação de Reims fica bem próxima do centro e não tem muito como se perder por lá.

Eu paguei 27 euros a ida e a volta comprando com mais de 1 mês de antecedência no site da SNCF que é a empresa francesa de trens então quem puder compre antes porquê no dia mesmo os bilhetes chegam a custar o dobro disso.

Já para quem prefere fazer uma visita de degustação deve ir para Épernay que fica a uns 20 minutos de trem e é onde as grandes marcas como Veuve-Clicquot possui as caves.

Procurando por hotel?

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

2 Comments

  1. Jorge Brienza

    BOM DIA PAULA, muito legal a sua postagem. estava pesquisando sobre Reims porque minha filha vai fqzer um mestrado em Reims e deve passar um ano por la. Voce ficou quanto tempo em Reims? voce teria algum conhecido por la ou uma dica de moradia para estudantes. obrigado.

    Jorge Brienza – Ribeirao Preto SP

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em Europa, França, Reims
la défense
La Défense : Bairro Financeiro de Paris

como viajar de trem na frança
Como Viajar de Trem na França

Fechar