Museus em Paris para Conhecer

paris do alto

Paris ou a “cidade-luz” é uma das capitais mais belas e ricas, em cultura e história, do continente. Os museus em Paris estão sempre entre os mais visitados do mundo!

Os franceses, como se sabe, protagonizaram diversos momentos da história mundial, desde movimentos político-sociais, como filosóficos e científicos.

Por isso mesmo, Paris oferece aos seus visitantes museus incríveis, muitos deles famosos em todo mundo. Existem uns 150 museus em Paris se a gente não contar os que ficam já na região metropolitana.

Existem aquele museus em Paris super famosos, mas há também alguns outros que não configuram nas primeiras posições na lista de roteiro de viagens e, foi pensando nisso que resolvi te apresentar um verdadeiro catálogo de história e cultura diversificado. Preparado? Então me acompanhe!

Museus em Paris para conhecer

onde ficar em paris

Museu do Louvre, o mais famoso dos museus em Paris

É o mais famoso museu da França e um dos mais visitados em todo o mundo. Foi inaugurado no final do século XVIII. A sua formação foi realizada através das coleções pertencentes a monarquia francesa no período napoleônico.

O museu foi aberto pela primeira vez ao público em 1793. Ele encontra-se instalado no Palácio do Louvre. Em 1989, foi construída a famosa pirâmide de cristal que é observada exteriormente. Estima-se que parte da coleção do Louvre seja de 300 mil obras anteriores a 1948.

As coleções são organizadas de forma a se estabelecer uma abordagem temática que compreenda diferentes áreas: Antiguidades orientais, Antiguidades egípcias, Antiguidades gregas, etruscas, romanas, história do Louvre e o Louvre medieval; além de pinturas, esculturas e artes pertencentes ao Islã.

É claro que entre as pinturas mais importantes estão os famosos quadros da “Monalisa”, de Leonardo da Vinci; e “A liberdade guiando o povo”, de Delacroix.

fila louvre
foto : Shutterstock por Tnymand

Como visitar o Louvre sem fila

Como o Louvre é o maior museu do mundo, você não será o único vai querer visitá-lo! Como você pode ver, há filas gigantes! É comum passar mais de 2h na fila do Louvre para entrar.

Quando eu morava em Paris, toda vez que passava pelo Louvre eu via filas quilométricas! Minha amiga queria entrar e a espera era de 3h na fila!A única maneira de evitar ficar mais de 3h na fila é comprando o ingresso corta fila antecipadamente.

musee guimet
foto : Shutterstock por Tupungato

Museu Guimet

Também conhecido como Museu Nacional de Arte Asiática ele foi inaugurado em 1889 e se destaca pela excelente coleção de arte que apresenta diferentes culturas e civilizações do Oriente.

Os objetos foram adquiridos por Émile Étienne Guimet. Estima-se que a coleção é de aproximadamente 45.000 objetos, incluindo joias, esculturas e até papiros que retratam mais de cinco séculos das culturas orientais.

pompidou

Centro Pompidou

O Centrou Georges Pompidou é um espaço que abriga uma das mais vastas e melhores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo, a ponto de ser comparado ao MoMa, de Nova York, e ao Tate Modern, de Londres. 

O museu foi inaugurado em 1977, e é uma das obras pioneiras da arquitetura contemporânea, um verdadeiro contraste com a paisagem cinza da zona devido aos tubos coloridos que podem ser facilmente observados no exterior do edifício.

Além do Museu Nacional de Arte Moderna, o Centro Pompidou abriga, em seu interior, um centro de pesquisa musical e acústica, e ainda uma biblioteca pública. O prédio possui 6 andares com 7.500 metros cada um.

No quarto e quinto andar você encontra exposições permanentes do museu. O destaque é para o quinto, cujo espaço há algumas importantes obras criadas no início do século XX até o ano de 1960, inclusive as obras de Picasso.

Museu dos esgotos de Paris 

Estranhou? Pois é, existe um museu subterrâneo em plena Paris. Uma visita aos canais lhe permite conhecer a evolução do sistema de esgoto da cidade. Para se ter ideia, em 1370, foi construído o primeiro esgoto coberto.

Esse é o mais diferente dos museus em Paris. Curiosamente, a obra “Os Miseráveis” de Victor Hugo descreve exatamente como funcionam os corredores escuros da parte subterrânea da cidade.

museu rodin

Museu Rodin

Esse museu foi criado em 1917 por iniciativa do artista Auguste Rodin e nele você encontra grande parte de suas obras. Estima-se que existam mais de 6.500 esculturas em bronze e mármore, e mais de 10.000 desenhos entre gravuras, aquarelas e estampas. 

O destaque maior é para a obra “O Beijo”, considerada uma das mais emblemáticas. Além do museu vale a pena conferir a beleza do jardim que possui cerca de 3 hectares. 

Leia também : Onde ficar em Paris, dicas de hospedagem bairro a bairro

Museu Gustave Moreau

Este museu é famoso por abrigar uma bela escada caracol. É nele que se encontra o acervo do artista Gustave Moreau nascido em 1826 onde é possível conhecer um pouco da sua história pessoal e a sua trajetória artística.

museus em paris

Museu Picasso

Como o nome indica é outro museu dedicado a um importante artista: Pablo Picasso. Neste espaço você tem a oportunidade de conhecer as suas obras em diferentes épocas, além de uma coleção extensa de esculturas.

O museu foi inaugurado no ano de 1985 e possui em seu acervo documentos, fotografias, desenhos em cerâmica, gravuras, quadros e cerca de 200 pinturas.

Museu Carnavalet

O museu Carnavalet é um museu que vale a pena conhecer já pelo prédio que abriga. Ele foi inaugurado em 1880 e nele você encontra diversos tipos de arte, mas a peculiaridade maior deste museu é contar a história de Paris desde a sua origem até os dias atuais.

O museu conta com dois edifícios que pertenceram a antigos hotéis. Eles se conectam por meio de uma galeria. No acervo encontra-se objetos que retratam a Revolução Francesa, além de outros elementos pertencentes a época medieval como esculturas e pinturas. 

E mais: o museu reconstrói as grandes casas privadas pertencentes aos séculos XV e XVI. Em outras palavras, esse museu tem muita história para contar. Vale a pena admirar e contemplar!

Leia também :

Museu Orangerie

Este museu está situado em um edifício que foi construído em 1853 como uma estufa de laranjeiras. Em seu interior estão abrigadas as obras de artistas de renome, entre eles Monet. Existem duas salas em que se encontram as grandes obras de Nenúfares de Monet.

Essas pinturas parecem ganhar movimento e despertam rapidamente a sua atenção. Além destas magnânimas obras do grande mestre do Impressionismo você encontra obras de outros mestres como Picasso e Cézanne.

Museu D’Orsay

Este museu é dedicado as artes plásticas que foram criadas durante o século XIX. O museu está localizado em uma antiga estação de trem que teve a sua inauguração realizada em 1900, totalmente voltada para a Exposição Mundial de Paris.

Essa estação teve um número elevado de tráfego de trens até o ano de 1939. Já no final da Segunda Guerra Mundial a estação foi abandonada e, em 1977, ela se transformou no atual museu.

A inauguração foi realizada em 1986, e contém pinturas impressionistas e pós-impressionistas, assim como uma vasta coleção de esculturas, elementos arquitetônicos e decorativos. Nas salas laterais do térreo destacam-se obras que foram criadas entre 1848 e 1970.

No andar superior você encontrará as obras que pertencem a época próspera, a qual compreende os anos de 1874 e 1886, que foram criados pelos grandes mestres como Monet, Gauguin, Cézanne e Renoir.

Museu du Quai Branly

Ele não é tão conhecido como algum dos outros grandes museus em Paris, mas é um dos meus favoritos. Inaugurado em 2006, o Museu du Quai Branly possui uma coleção de mais de 300.000 peças de arte étnica procedentes da África, Ásia, América e Oceania.

Museu Jacquemart André

Este museu é incrível e apaixonante. Por isso mesmo não pode ficar de fora do seu roteiro, já que ele é embalado por uma bela história de amor.

O museu Jacquemart André é dedicado a todos os apaixonados pela arte, uma vez que ele nasceu da paixão de um casal que gostava de viajar em busca de obras primas para aumentarem as suas coleções.

O marido era Edouard André, o único herdeiro de uma família de banqueiros protestantes. E, desde jovem ele já colecionava obras de arte. Em 1870, ele solicitou ao arquiteto Henri Parent que construísse um palacete.

Com a inspiração na arquitetura civil do século XVIII, a construção apresentou algumas inovações, entre elas: a entrada do pátio pelos fundos que era acessível por uma rampa.

Já a sua esposa era Nélie Jacquemart, artista especialista em retratos, mas também fazia pinturas religiosas que eram destinadas as igrejas. Em síntese: ao visitar o museu você conhecerá toda a história de amor que uniu esses dois corações que nutriam como mesma paixão a arte.

Museu Nacional de História Natural

Também conhecida como “Grande Galeria de Evolução” o Museu Nacional de Paris é um espaço incrível que abriga mais de 3.000 espécies que contam a história da vida animal na Terra. O museu foi fundado em 1793, durante a Revolução Francesa, e é considerado um dos mais importantes da França.

Aqui você encontra um mundo totalmente dedicado à ciência como, por exemplo, a zoologia, à botânica, a ecologia, os minerais, entre outras.

Na verdade, o museu é um complexo que conta com o Jardin des Plantes que é também bastante conhecido pelo nome de zoo La Ménagerie, considerado um dos primeiros jardins zoológicos do mundo. Ao todo, são quatro espaços do museu em que se pode ver muita coisa e aprender.

paris do alto

Institut du Monde Arabe

Outro dos meus favoritos dos museus em Paris. Ele fica num prédio lindo, na beira do Rio Sen. O museu tem uma varando que dá pro fundo da Notre Dame e tem uma excelente vista de Paris do alto.

Eu sou apaixonada por museus de arte árabe/islâmica e adoro esse museu. Ele está longe de ser um desses super museus que tá em toda lista de o que visitar em Paris, e por isso mesmo me atrai.

museus em paris

Museu do Exército

Se você é uma daquelas pessoas que gostam de conferir a história das guerras e das Forças Armadas com certeza vai querer conhecer este museu bélico que foi criado em 1905, por meio de uma fusão do Museu do Exército com o Museu de Artilharia.

Este museu é considerado um dos melhores que retratam a história militar. Ele está localizado no Palácio Nacional dos Inválidos. Em seu interior é possível encontrar uma ampla exposição que engloba a história do exército francês, desde a antiguidade até a Segunda Guerra Mundial.

São diversas armas, armaduras e trajes. Tudo organizado de forma cronológica para que possa acompanhar o desenvolvimento da história francesa. Na região dedicada aos mapas você encontrará várias maquetes dos fortes.

Essas maquetes foram criadas após 1778, para que o rei Luís XVI pudesse assim realizar melhor os seus planos de conquista e determinar o lugar dos povoados

Sobre os Museus em Paris

  • Cada museu tem um horários de funcionamento diferente, é interessante que você planeje sua visita antes em função dos horários
  • Cada um também tem um preço diferente. Uma opção para economizar nas visitas pode ser comprando o Paris Pass para visitar eles gratuitamente.

Clique aqui para ver todos os passeios e bilhetes para atrações em Paris

Então, o que achou dos museus parisienses? Compartilhe a sua opinião abaixo.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.