O que Fazer em Nantes e o que Visitar

o que fazer em nantes
foto : Shutterstock por DaLiu

Apesar das várias crises que afetaram essa cidade, Nantes soube se reerguer muito bem. E hoje é considerada uma das cidades mais criativas e chamativas da Europa.

Está planejando viajar para a França? Então, além de seguir o roteiro básico de Paris, aproveite para conhecer Nantes, situada aos arredores da Bretanha e 30 minutos distante do mar.

Durante meados de 1700, Nantes foi uma das principais cidades da França a comercializar escravos e investir em indústrias de produção de sabão e navios.

Porém, durante o período que compreendeu as duas guerras mundiais, Nantes ficou devastada. E para piorar o cenário da cidade, as indústrias foram fechadas e muitas delas levadas para outros lugares.

A solução para revitalizar a cidade foi investir na educação, lazer e cultura. Hoje, Nantes é uma das cidades que mais concentra atrações turísticas e inovação na arte. É um pedacinho da cultura francesa que merece ser visitada.

Nantes foi a primeira cidade que morei na França, morei lá por aproximadamente dois meses, e é uma cidade que tenho um carinho enorme. Não é nenhuma Paris, mas vale a pena passar uns dois dias por lá conhecendo a cidade.

Foi por isso que no artigo de hoje eu resolvi escrever sobre Nantes e alguns dos seus principais pontos turísticos. Confira abaixo o que eu separei para você!

O que fazer em Nantes e o que visitar

o que fazer em nantes
foto : Shutterstock por Tony Skerl

1- Linha Verde

A Linha Verde é um evento que ocorre anualmente em Nantes. Ele começa sempre no dia 1o de julho e se estende até o final de agosto.

A ideia do evento, também chamado de Uma Viagem a Nantes, é ligar os principais pontos turísticos da cidade através de uma linha verde desenhada nas ruas.

Essa linha conduz o turista pelos principais prédios e edifícios históricos da cidade, além de museus, praças, ciclovias e obras artísticas instaladas na cidade temporariamente.

Todos os anos, esse evento reúne diversas atividades ao longo do percurso, como exposições, performances artísticas e até mesmo concertos.

É um passeio bem gostoso de se fazer, e você pode tanto ir a pé quanto de bicicleta. A ideia é ir parando no meio do caminho para curtir todos os eventos que ocorrem simultaneamente.

o que fazer em nantes

Se um dia você estiver em Nantes durante essa época, não se surpreenda ao ver um elefante gigante de madeira na rua sendo conduzido por algumas pessoas. Nantes é assim mesmo: surpreendente e criativa!

o que fazer em nantes
foto : Shutterstock por travellight

2- Ande De Bicicleta pela cidade

Tem dúvidas sobre o que fazer em Nantes? Então pegue a sua bicicleta e vá dar uma voltinha ao redor do Rio Erdre ou do Loire!

Esse rio, afluente do Loire, corta toda a cidade de Nantes, de norte a sul. Para ter acesso às pontes, basta seguir o fluxo da ciclovia.

Em alguns trechos, você se deparará com muitos parques e casas que foram construídas às margens do Rio Erdre. Há também ilhas fluviais ao longo do caminho.

Continuando o caminho depois que você passar pela Ile de Versailles, Nantes surpreenderá mais uma vez com parques naturais, reservas ambientais, pântanos obscuros e belas mansões construídas no início de 1800. 

Separe um dia de sol para passear pelas pontes do rio e conhecer o outro lado de Nantes.

E se você se cansar no meio do caminho, não se preocupe. Existem Navibus na região, que são o principal transporte hidroviário da cidade. O custo é bem baixo, e você ainda pode levar sua bicicleta junto.

Aliás, se você buscar o que fazer em Nantes de bicicleta, saiba que encontrar uma para alugar é a coisa mais fácil pela região.

Você pode tanto optar por empresas de aluguel como a Bicloo, ou então alugar em lojas e restaurantes. Muitos dos estabelecimentos de Nantes oferecem esse serviço!

o que fazer em nantes
foto : Shutterstock por sylv1rob1

3- Conheça Trentemoult

Durante todo o percurso da Linha Verde, você conhecerá uma porção de lugares e atrações de Nantes. Mas infelizmente, Trentemoult não está no percurso.

Por isso, se você tiver um tempinho, vá conhecer esse bairro. Eu já aviso de antemão que não encontrará grandes atrações por lá, como museus, ciclovias, prédios históricos ou museus.

Mas encontrará algo que não tem preço: paz e tranquilidade. As ruas são pequenas, tranquilas e sem muito movimento. É um lugar também para fotografar e ter uma outra visão da cidade.

As casas são bem bonitas e todas coloridas. Por isso, é um bom momento para você passear, respirar um ar puro, descansar e tirar boas fotos de recordação.

Além disso, você ainda poderá descansar em algum dos cafés que ficam pela região. Aproveite para se deliciar com sobremesas e bebidas típicas da região!

Se você quiser ir até lá, pegue um Navibus na Gare Maritime. Não levará mais do que 5 minutos para chegar até o bairro.

o que fazer em nantes

4- Jardin de Plantes e Jardim Japonês

Se você gosta de natureza, vale muito a pena fazer esses dois passeios.

Eu não sei você, mas tem gente que quando entra em contato com o verde da natureza recarrega as energias.

E o melhor é que o Jardin de Plantes fica no meio do percurso da Linha Verde. Por isso, você nem precisaria desviar a rota para conhecer essa atração turística.

O jardim compreende uma grande diversidade de plantas e flores de várias espécies. Ele é muito bem cuidado e tem um gramado enorme onde você poderá descansar e apreciar a vista.

Ele possui quase 7 hectares, e foi classificado como um dos maiores 4 jardins de toda a França. São mais de 50 mil flores plantadas e cuidadas no jardim!

Além disso, também poderá entrar nas estufas para conhecer os tipos de plantas abrigados no jardim.

Já o Jardim Japonês, que também fica na Linha Verde, é um pouco menor, mas não deixa a desejar no quesito beleza.

Existem lagos e bonsais que embelezam ainda mais o terreno do jardim, e você certamente se sentirá em alguma cidadezinha de interior do Japão quando entrar lá. Caso você decida ir ao jardim, fica bem próximo da Ile de Versailles.

o que fazer em nantes
foto : Shutterstock por DaLiu

5- Castelo de Nantes

Se não souber o que fazer em Nantes, recomendo que vá conhecer o Castelo de Nantes. Em francês, a atração se chama Château des ducs de Bretagne.

Se você seguir o caminho em direção ao Vale do Loire, esse é o último castelo antes do Oceano Atlântico. 

O castelo não é muito grande, mas é bem charmoso e vale a pena visitar o local. Ele é composto por 7 torres, e foi construído para que defendesse o ducado da Bretanha.

castelo nantes

Esse castelo, foi o primeiro castelo que conheci na vida e tenho um carinho especial por ele. Mesmo não sendo um dos maiores e mais importantes do Vale do Loire, vale muito a pena a visita.

Ao passar pela ponte que dá acesso à porta principal do castelo, você também passará pela fortaleza, erguida justamente para a defesa do castelo. Ao passar por essa porta, você terá acesso ao pátio principal do castelo.

Chegando ali, você avistará prédios históricos de Nantes, além de poder ver de perto um poço d’água utilizado na época para abastecer o castelo. Dá até a sensação de que você está em um filme que se passa na Idade Média!

Aliás, dentro do castelo você ainda poderá visitar o Museu de História de Nantes. Entre os meses de junho e agosto, ele abre todos os dias das 08:30 às 20:00h.

torre lu
foto : Shutterstock por Angelina Cecchetto

6- Torre Lu

Em frente ao Castelo de Nantes, você também pode conhecer a Torre Lu, uma atração turística muito famosa na cidade. 

Essa torre pertence a uma antiga fábrica que ficava na região, onde eram produzidos biscoitos. Os biscoitos Lu são os mais famosos da França.

Quando a fábrica foi construída, foram erguidas duas torres e um prédio principal. Mas, infelizmente, foi mais um edifício destruído pela Segunda Guerra Mundial.

Das duas torres, apenas uma foi restaurada. A torre é linda, colorida, e no seu interior é possível ver um pouco mais sobre a história da fábrica.

A restauração foi feita em 1998, e de lá para cá, as pessoas puderam passar a visitar, tirar fotos e filmar de dentro da torre.

Não deixe de subir até o topo da torre para ter uma visão panorâmica de Nantes. Lá de cima, você verá toda a cidade de um ângulo diferenciado.

E ao lado da torre, existe um pequeno centro cultural que pertence à fábrica, de onde você poderá assistir espetáculos musicais, visitar um bar de moda, almoçar em restaurantes e comprar livros em uma livraria.

7- Bouffay

Se bater aquela fominha durante o passeio, ou se você quiser fazer compras, o distrito de Bouffay é a melhor opção para você.

Esse distrito faz parte do antigo Centro Histórico de Nantes. Por isso, já dá para imaginar a quantidade de prédios históricos e antigos que você encontrará pela região.

Para muitos franceses, esse local ainda é considerado o coração e a alma de Nantes.

Você poderá conhecer a Praça Bouffay, que séculos atrás era utilizada para fazer execuções públicas.

Hoje em dia, fica localizado nela um mercado pequeno e coberto. Dentro dele você poderá tomar café ou se deliciar com alguns pratos e sobremesas típicos da região.

passage pommeraye

8- Passage Pommeraye

É como o nome diz, uma passagem coberta que fica no centro de Nantes. A Passage Pommeraye é uma galeria comerciante cheia de lojas, mas que vale a pena entrar para conhecer, porquê é linda!

Por coincidência, lá nos idos de 2008 tinha uma loja brasileira lá, fui comprar pão de queijo, feijão e algumas coisas mais entanto morei em Nantes.

catedral de nantes

Catedral de São Pedro e São Paulo

A catedral da cidade é de estilo gótico com seus elementos que misturam alguns outros estilos. Vale a pena conhecer os vitrais e a cripta da catedral.

Lá também estão enterrados vários duques da Bretanha, já que no passado a Bretanha era um ducado que ia até além de Nantes.

Onde ficar em Nantes

A vantagem de Nantes é de ter um centro relativamente pequeno, onde dá para fazer tudo a pé praticamente. Por essa razão quando me perguntam onde ficar em Nantes, eu sempre sugiro no centro.

Um hotel que eu recomendo é o Ibis Styles Nantes Gare, que fica na frente da estação de trem e bem perto do castelo, excelente pra se hospedar em Nantes.

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Nantes

Transporte em Nantes

Se você se hospedar no centro da cidade, vai conseguir fazer quase tudo a pé na cidade. Para as outras coisas, a cidade conta com um sistema de bonde, ônibus e bicicletas bem eficientes.

Onde fica Nantes

Nantes fica no leste da França, distante uns 400 km de Paris, mas perto da Bretanha. É uma das principais cidades da região.

rennes

Outras cidades para conhecer

Nantes fica na parte leste da França, já perto da Bretanha. Dá para fazer um roteiro de viagem incluindo várias cidades da Bretanha, assim como alguns castelos do Vale do Loire.

Rennes, Vannes, Mont Saint Michel e outras são algumas das opções que podem ser facilmente casadas com uma visita a Nantes. Outras opções são também Orleans, Angers e Tours.

Como Nantes fica bem perto do mar, você pode aproveitar e fazer um bate e volta para alguma cidade do litoral, a mais conhecida é Saint-Nazaire, mas Pornic também é uma boa opção.

easyjet

Como chegar em Nantes

Avião

Nantes possui um pequeno aeroporto, algumas empresas tradicionais como a Air France, Lufthansa, KLM e TAP voam para Nantes diretamente.

Várias companhias aéreas low cost voam para Nantes, sendo Easyjet, Volotea, Transavia e Vueling as principais. Além de voos para cidades europeias, o aeroporto também tem voos para o Marrocos, Argélia e Tunísia.

como viajar de trem na frança

Trem

É a forma mais popular de chegar em Nantes, se você pegar o trem rápido em Paris, vai levar apenas duas horas para chegar em Nantes. Dá também para chegar em Nantes de trem rápido saindo de Lyon, Estrasburgo, Montpellier e Marselha. De trem comum, tem também Bordeaux, com 3 saídas por dia.

nantes do alto

Quantos dias ficar em Nantes

Eu acho que dois dias dá para conhecer bem a cidade, então se você já estiver na Europa, vale a pena passar um final de semana lá e conhecer a cidade. 

Se ficar mais tempo, dá para conhecer ainda mais coisas, e inclusive alguns castelos que ficam perto da cidade. Não muito longe, já é possível visitar alguns dos castelos do Vale do Loire.

Há muito o que se fazer em Nantes. Por isso, se você decidir passar apenas um dia para seguir seu roteiro pela França, vale a pena conhecer:

  • O Castelo de Nantes;
  • A Torre Lu;
  • A Catedral de São Pedro;
  • E as máquinas da Ilha de Nantes!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre uma das cidades mais artísticas e criativas da França?

Então, deixe o seu comentário abaixo, e compartilhe esse post em suas redes sociais e com amigos que queiram viajar para lá!

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.