O que Fazer em Bordeaux e o que Visitar

foto : Shutterstock por Martin M303

Bordeaux, cidade conhecida pelos seus vinhos era a única das grandes cidades da França que eu ainda não conhecia. Pensei em ir nas férias de verão em julho mas acabei indo apenas em Carcassonne e adiei mais uma vez minha ida até Bordeaux.

Casou de eu conseguir ir até Bordeaux em pleno inverno. Tinha receio de passar frio, mas o sudoeste francês sempre tem temperaturas mais amenas no inverno que Paris. Passei alguns dias na cidade e curti muito Bordeaux.

mapa bordeaux

Onde fica Bordeaux

Bordeaux é uma cidade já ali no sudoeste da França. Ela fica na região da Aquitânia, e distante quase 600 km de Paris. As cidades mais importantes que ficam a uma distância razoável de Bordeaux são Toulouse e Limoges.

bordeaux

Quando cheguei em Bordeaux a imagem que tive foi de uma cidade rica, a orla moderna e completamente funcional, carros modernos e imóveis bonitos. Aliás uma das coisas que me chamou a atenção é que em alguns pontos de Bordeaux eu tinha quase a impressão de estar em Paris.

Impressão essa que acredito que tenha sido pelo fato de Bordeaux ter muitos imóveis no estilo haussmanien que é uma das marcas de Paris.

O que fazer em Bordeaux e quais atrações turísticas visitar

catedral bordeaux

Catedral de Santo André

Localizada a poucos passos da prefeitura, a catedral Saint-André é imperdível se você visitar a cidade de Bordeaux. A catedral é gigantesca, de vários pontos de Bordeaux é possível ver as duas torres da catedral.

Não deixe de entrar para visitar a catedral do padroeiro de Bordeaux!Por dentro e por fora, sua beleza seduz turistas. Ela encanta com seu estilo, original e gótico. Nós a amamos por seus órgãos e obras que ela abriga.

catedral santo andre bordeaux

Pelo menos uma vez por mês há diversos concertos na igreja, como quase todas as igrejas na Europa tem órgão é bem comum algumas fazerem concertos de órgão e a catedral de Santo André em Bordeaux além de ter concerto de órgão ainda tem coral e concertos de música erudita para os interessados.

place de la bourse
foto : Shutterstock

Place de la Bourse

O antigo prédio da bolsa de valores é o cartão postal de Bordeaux. Se você procurou por “o que fazer em Bordeaux” eu tenho certeza que viu essa praça muitas vezes na internet. Essa praça é o ponto central da cidade.

mirroir d eau bordeaux

Mirroir d’eau

Ou em bom português, um espelho d’água. Na praça fica um pequeno espelho d’água, não é exatamente uma fonte, é tipo uma piscina mas com uns 2cms de profundidade com água na superfície que reflete os prédios vizinhos na água, ficando super bonito.

Place de Quinconces

A Place des Quinconces é a maior praça da cidade da França e uma das maiores da Europa. É aqui acontece muitos eventos da cidade, tanto festas como manifestações políticas e celebrações.

Estabelecida em 1820 no local do Château Trompette, um castelo-fortaleza que já foi uma corte da cidade, a Place des Quinconces foi planejada como uma defesa para evitar a rebelião.

As árvores que foram plantadas em fileiras escalonadas empresta ao quadrado o nome Quincones. E o Monument aux Girondins homenageia os girondinos que foram vítimas do Reino do Terror durante a Revolução Francesa.

Há quatro cenas na fonte: o Triunfo do Concorde, o Triunfo da República, o Tribune e a cidade de Bordeaux. A coluna central tem uma estátua da liberdade.

centro cidade bordeus

Grosse Cloche

O grande sino fica no campanário da antiga prefeitura de Bordeaux. Ela fica no que era uma das antigas portas da cidade, por onde os peregrinos que faziam o Caminho de Santiago passavam.

Tour Péy-Berland

Se você assim como eu, adora ter uma vista panorâmica das cidades que visita, esse é o lugar! essa torre fica pertinho da Catedral de Santo André e se você tiver força na perna para subir os mais de 200 degraus, vai ter uma das melhores vistas de Bordeaux.

ponte bordeaux

Essa ponte é uma das mais famosas de Bordeaux, a Ponte de Pedra (pont de pierre) ela começou a ser construída em 1810 e levou 12 anos para ficar pronta. Ela tem 17 arcos, e vocês sabem o que esses 17 arcos representam?

Pasmem! Cada um dos 17 arcos representa uma letra do nome de Napoleão Bonaparte. Com quase 500m de comprimento a ponte sobre o rio Garonne (Garona) liga o centro da cidade aos bairros da margem direita do rio.

vinho do porto

Conhecer caves e fazer degustação de vinho

Todo mundo sabe que Bordeaux é a cidade do vinho, né? Assim como Reims é a cidade do champagne. Muita gente vai pra Bordeaux só para sair visitando vinhedos, caves e comprar vinho.

Cité du Vin

Imagina um espaço gigantesco, misto de museu e lugar de degustação com a temática do vinho? O vinho de Bordeaux é conhecido mundialmente, e por isso a Cité du Vin é um espaço com 10 andares dedicados ao vinho.

Passeio de barco

Já disse aqui diversas vezes que eu adoro fazer passeio de barco nas cidades que visito. Praticamente todas as cidades grandes e médias na Europa são cortadas por um rio, e quase sempre tem passeios de barco.

Para mim, um passeio de barco me permite ver a cidade por um outro ângulo. O passeio em Bordeaux é feito no rio Garonne, que é um dos principais rios da França. Tem vários passeios diferentes, com comida, sem comida, com degustação de vinho…

feira bordeaux

Marché des Chartrons

Se você estiver em Bordeaux durante um dia de domingo, vale a pena dar uma passada no Marché des Chartrons, que fica na frente do rio. A feirinha é uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais dos produtos locais e artesanato.

A feirinha tem como forte produtos alimentícios, e acontece todos os domingos de manhã, só chegar na rua principal perto do rio e você vai ver algumas vans e barraquinhas. Passe lá nem que seja para comprar frutas, pão e queijo de pequenos produtores e comer no seu hotel.

o que fazer em bordeaux
foto : Shutterstock

Jardin Public

Bordeaux é uma cidade com muitos dias de sol, por isso uma ida ao parque sempre cai bem. Apesar de hoje estar num dos bairros de Bordeaux, esse parque que foi criado no século 18, ficava já fora do que era a cidade de Bordeaux na época.

O Jardin Public é em estilo inglês e possui gramados, árvores históricas, estátuas, fontes, balaustradas e pontes de ferro forjado cruzando seu lago sinuoso. É um parque super bonito, e que fica bem perto das principais atrações de Bordeaux.

Se você para passar o dia, pode aproveitar para comer no local. Há um restaurante no antigo laranjal e o parque é cercado por todos os lados por moradias do século XVIII.

lojas
foto : Shutterstock

Compras em Bordeaux

Para quem está interessando em fazer compras em Bordeaux, a Rue Sainte Catherine é o lugar ideal. É uma rua de pedestres longa, com as principais lojas e marcas presente na cidade. Lá você vai encontrar lojas de roupas, sapatos, eletrônicos e também lojinhas para comprar lembrancinhas.

hotel em bordeaux

Onde ficar em Bordeaux

Eu recomendo sempre de ficar no centro de Bordeaux. Eu fiquei no centro e consegui fazer quase tudo a pé, fui para as principais atrações de Bordeaux caminhando tranquilamente. Eu fiquei hospedada no Quality Hotel Bordeaux Centre e amei a localização dele.

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Bordeaux

clima em bordeaux

Qual a melhor época para visitar Bordeaux

Bordeaux é uma cidade na França com clima bom o ano quase inteiro. Mesmo no inverno, não é uma cidade fria como Paris por exemplo. Você pode ver que a temperatura mínima nunca chega a zero.

Eu fui em pleno inverno, logo depois do Natal. Apesar de ser inverno na Europa, Bordeaux tem temperaturas mais agradáveis. Estava friozinho, mas nada que me impedisse de passear por causa disso.

bordeaux

Quantos dias ficar em Bordeaux

Dá para visitar Bordeaux em dois inteiros. Se você quiser por exemplo visitar caves, ir para Saint Émilion ou conhecer museus e tals, reserve mais tempo na cidade.

Cidades próximas de Bordeaux para conhecer

Quase todo mundo que vai visitar Bordeaux, acaba tirando um dia ou meio dia para conhecer Saint Émilion. Bordeaux é sempre a porta de entrada para quem quer conhecer o Périgord na França.

Bordeaux não é uma cidade que fica assim tão perto de outras cidades maiores na França. Ela fica entre Nantes e Toulouse, e pode ser adicionada numa viagem maior. Outras duas cidades que não ficam tão distante assim são La Rochelle e Limoges, apesar de nenhuma das duas serem assim aquele tipo de cidade imperdível!

 trem na frança

Como chegar em Bordeaux

A maioria dos turistas de fora chegam em Bordeaux de trem vindas de Paris. Bordeaux agora fica a 2h a 3:45 de Paris a depender do tipo de trem que você pegar, inclusive a maioria deles é direto.

De Portugal, há voos diretos de Lisboa, Porto e Faro. A Easyjet e a Ryanair tem voos saindo de Lisboa, Faro e Porto. A Tap por sua vez tem voos de Lisboa para Bordeaux.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.