O que Fazer em Toulouse e o que Visitar.

O que Fazer em Toulouse e o que Visitar.

Última atualização

toulouse
toulouse
Toulouse é depois de Paris a cidade que eu melhor conheço na França, meu marido nasceu lá e uma parte da família mora lá até hoje então por esse motivo sempre fui a Toulouse pelo menos 2x por ano. É uma cidade grande para os padrões franceses e tem muita coisa para fazer e visitar na cidade.
toulouse
Para quem não conhece, Toulouse é a quarta maior cidade da França e fica numa área estratégica, perto das montanhas e do mar, assim no inverno você pode esquiar a 1h de distância nos Pirineus e no verão tem o Mar Mediterrâneo que fica a mais ou menos 1h de distância também e tem muitas cidades interessantes para visitar nos arredores.
toulouse
Eu nunca tinha feito post sobre Toulouse aqui, engraçado que já fiz sobre Foix, CarcassonneAlbi, Mirepoix e outras cidades da região mas nunca tinha escrito nada sobre Toulouse porquê quando vou dificilmente faço turismo, é mais reunião de família, meu marido vai rever os amigos e coisa do tipo mas dessa vez tirei um dia para turistar pela cidade.

toulouse

O que fazer e visitar em Toulouse

 toulouse

Praça do Capitole

Se você for comprar um cartão-postal de Toulouse as chances que a foto seja desse prédio aí são grandes, o prédio em questão é o Capitole, a prefeitura de Toulouse. O nome Capitole vem do fato que na Idade Média era lá que os capitouls que eram os “vereadores” da cidade se reuniam, capitouls, capitole.
toulouse

Quase todos os dias tem feira pela manhã na Praça do Capitole e no dia que fui além da feira tinha também uma manifestação, por isso não consegui uma foto sem as barracas da frente. Na parte de dentro há várias salas que podem ser visitadas gratuitamente, no entanto aos sábados é possível que estejam fechadas se houver casamentos, já que na França as pessoas se casam na prefeitura e não no fórum.

toulouse

Capitole por dentro

toulouse

Nem todo mundo sabe, mas dá para entrar no Capitole gratuitamente. A prefeitura da cidade é uma das mais lindas da França, num prédio de estilo neoclássico com uma escadaria majestosa e um teto que conta um pouco da história da cidade. Dê uma passada por lá nem que seja para apenas admirar esse símbolo de Toulouse por dentro.

toulouse

toulouse

Essa é a sala dos ilustres, a sala mais famosa do Capitole e é incrível! Essa é a sala onde são realizados os casamentos e outras cerimônias políticas da cidade, e que dá para visitar se não tiver nada acontecendo no dia. A famosa sala dos ilustres tem bustos e estátuas de homens importantes da cidade.

toulouse

Quem for bom observador vai ver que nas ruas de Toulouse existem duas placas com nome de rua, a primeira é em francês e a segunda é em occitano, a língua regional do sul da França.
A França tem várias línguas regionais e em alguns casos funcionam como uma segunda língua realmente e tem caráter semi-oficial. Em Bayonne todas as placas de trânsito estavam escritas em francês e em basco.
toulouse

toulouse

Convento dos Jacobinos

Durante a Idade Média, Toulouse foi um centro de peregrinação importante, logo após Santiago de Compostela. Nessa época várias ordens religiosas se instalaram alí e os mais conhecidos eram os dominicanos, esse convento é um convento dominicano mas é conhecido como convento jacobino em referência ao maior convento dominicano francês que fica na rue St Jacques em Paris, o nome jacobino vem de Jacques a rua do convento dominicano parisiense.

toulouse

Estão vendo essa urna aí? Ela é na verdade uma urna funerária e dentro estão os restos mortais de São Tomás de Aquino desde 1369, apesar do convento ser da ordem dos dominicanos, a igreja tem como santo São Tomás de Aquino, é claro!

Toulouse, a Cidade Rosa

toulouse

A igreja é muito bonita, mas diferente da maioria das igrejas européias ela não tem muitas imagens, riquezas, a beleza vem da forma dela. Eu já fui em várias catedrais góticas, em Paris, Amiens, Viena etc…mas é a primeira vez que ví uma com colunas na parte interior. As colunas terminam numa coluna maior em forma de palmeira com várias ramificações, bem bonita!

Toulouse

toulouse

Toulouse, la ville rose

Já disse que Toulouse é conhecida pelo apelido de Cidade Rosa? O apelido vem do fato da tonalidade dos imóveis, observe minhas fotos e veja como os principais imóveis tem tonalidade terrosa, é raro ver tons de cinza como em outras cidades da França.

toulouse
A França de modo geral é um país onde as construções mais antigas são todas feitas de pedra, se vocês olharem cidades como Paris ou Bordeaux os imóveis tem um tom mais cinza ou levemente amarelados, já em Toulouse as cores de tijolo são maioria, deixando assim a cidade com tons terrosos.
toulouse
toulouse
Nada disso foi planejado e foi apenas uma questão econômica já que na época Toulouse não tinha pedra e nem dinheiro para mandar trazer as pedras de outra cidade e resolveu construir com tijolos apesar de ser considerado de mau gosto na época. Hoje o fato da cidade ser toda de tijolinhos vermelhos dá um charme a mais a cidade e aquece o coração dos turistas.
toulouse
DSC_1243 passeio de barco em toulouse

Quai de la Daurade e passeio na beira do rio

Num dia de sol vale o passeio pela beira do rio Garonne que banha a cidade, saindo do Capitole dá para seguir até o Quai de la Daurade e seguir pelas margens do rio. Na França todos os grandes rios são represados e sempre tem uma parte aberta apenas aos pedestres.

DSC_0005 museu de historia natural de toulouse

Museus em Toulouse

Para os dias de menos sol (e com sol também, porque não?) vale conhecer o Museu de História Naturalque eu só conheci muito tempo depois da minha primeira visita a Toulouse, achei bem interessante e passei uma tarde inteira lá, e ainda dá para emendar a visita com o Jardim Botânico da cidade, e termina sendo uma opção legal do que fazer em Toulouse com crianças também.

DSC_1358 musée des augustins toulouse red

Musée des Augustins

Se museu é a sua praia, visite o Musée des Augustins que é na verdade o Museu de Belas Artes da cidade, muitos quadros e esculturas espalhados nos dois andares do prédio, e de quebra conheça o antigo convento da cidade, já que o museu funciona lá e ainda tem um claustro e uma torre bonitinhos.

toulouse

Eu sou daquelas pessoas que adoram museus, e em Toulouse eu aproveitei e visitei os principais museus da cidade, a minha última ida eu conheci o Museu Georges Labit com muitos exemplos de Arte Oriental, e a Fondation Bemberg que é um museu incrível!

DSC_1292 passeio de barco em toulouse

Passeio de barco no canal

O Canal de Brienne é o segundo canal mais importante da cidade, só perdendo para o Canal du Midi. Um pouco mais afastado dos pontos mais turísticos da cidade, o canal de Brienne possui alguns poucos restaurante-barco e algumas empresas organizam passeio de barco nele, mas mais uma eu não pude ir porquê esse passeios não funcionam fora da época turística e como eu fui em novembro eles já não faziam passeios.

toulouse

Aéroscopia

Toulouse é uma cidade que vive muito em torno da aviação, a fábrica da Airbus fica na cidade e é possível visitá-la e ver um pouco de perto como é o processo de fabricação de um avião, mas a parte que eu mais gostei foi sem dúvidas o Museu Aéroscopia onde a gente pode ver dezenas de modelos de avião de pertinho, e até mesmo entrar em alguns deles.

toulouse

Basílica de Saint-Sernin

Outra grande atração da cidade é a Basílica de Saint-Sernin (São Saturnino) eu já conhecia a basílica que fica a uma curta distância a pé da casa de meu cunhado mas essa foi a primeira vez que entrei e descobri a real história contada pela guia.

São Saturnino era então bispo de Toulouse no ano de 250 e na época o Cristianismo ainda não estava totalmente estabelecido. Havia uma festa pagã e pediram a ele para se curvar diante de um dos deuses pagão, como ele era cristão ele se recusou a adorar um deus pagão e como punição amarraram ele nos pés de um touro que seria sacrificado.

toulouse

Contam que o touro saiu correndo em disparada arrastando o corpo do bispo e só parou no lugar onde hoje é a basílica. A basílica só foi construída alguns séculos depois, e no começo era apenas uma pequena igreja memorial em homenagem ao santo.

A basílica atual só começou a ser construída no século XI com a ajuda dos peregrinos que iam fazer o Caminho de Santiago, muitos deles começavam o caminho em Toulouse. Hoje a basílica com sua torre é a maior em estilo românico de toda a Europa.

toulouse

Marché Victor Hugo

Um mercado alimentar onde é possível encontrar várias especialidades gastronômicas da região, passe lá nem que seja apenas para dar uma olhadinha nos queijos, se tiver com fome pode comprar algo nos diversos stands ou almoçar em um dos restaurantes que ficam no primeiro andar do mercado.

toulouse

Roda gigante

Durante os meses de verão, a roda gigante de Toulouse vira uma atração, ela fica na beira do Rio Garonne e por 5€ você consegue dar umas voltas e ter uma das mais belas vistas de Toulouse, já que a cidade não tem tantos prédios altos e a vista da roda gigante dá para ver boa parte da cidade.

albi

Passeios bate e volta saindo de Toulouse

Há muito o que fazer em Toulouse, mas se você tiver uns dias a mais, pode conhecer outras cidades da região. Toulouse fica bem no centro da região, e é a melhor alternativa para começar a conhecer o sudoeste da França. Alguns dos vilarejos mais bonitos da França ficam a 1-2 horas de Toulouse.

st cirq lapopie

Se você procura sugestões e nomes de cidades, anota ai : Cordes-sur-Ciel, Albi, Cahors, Figeac, Montauban, St Cirq-Lapopie, Rocamadour e Carcassonne.

onde comer em toulouse

Onde comer em Toulouse

A cidade de Toulouse tem uma rica tradição gastronômica e se você gosta de foie gras, é o lugar perfeito para comer porquê é uma das especialidades da região! Como uma cidade grande, Toulouse tem restaurantes de todos os tipos e para todos os bolsos, desde culinária francesa a asiática.

toulouse

Como se locomover em Toulouse

Se você estiver hospedado no centro histórico, dificilmente vai precisar usar o transporte público, porquê o centro é bem compacto e dá para visitar as principais atrações de Toulouse a pé.

Se você quiser visitar alguns lugares um pouco mais distantes, a cidade conta com duas linhas de metrô, bonde, ônibus e serviço de bicicleta em livre serviço. A cidade é plana para quem quer andar de bicicleta. Para as cidades da região, muitas delas dá para chegar de trem mesmo.

toulouse

Toulouse, a Cidade Rosa

Toulouse Pass

O escritório de turismo de Toulouse me ofereceu um passe turístico para a minha visita a cidade. O passe oferece transporte grátis e ilimitado, além de visitas guiadas na cidade, entrada para os museus, lugares históricos etc…

toulouse

Tava toda empolgada para fazer o passeio de barco no rio Garona, o passeio de barco é grátis para quem tem o passe mas infelizmente só funciona na alta temporada, em novembro eles já tinham parados os passeios por falta de demanda turística.

Achei que vale a pena o passe se você for fazer passeios guiados como eu fiz ou se for a museus para aproveitar bastante a carta.

Mapa com as principais atrações de Toulouse

Outros posts sobre Toulouse

 



Booking.com

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

24 Comments

  1. Elizabeth Freire

    Gostei muito das suas dicas, Paula. Obrigada. Iremos ao Sul da França agora no final de fevereiro e iniciaremos e terminaremos nossa visita em Toulouse.

    Reply
    1. Marcella

      olá Elizabeth… estou pensando em visitar Toulouse no fim de fevereiro também… É legal nessa época do ano? Paula, essas fotos que você tirou são de que período do ano?
      Obrigada pelas dicas <3

      Reply
  2. Alexandre

    Olá … tudo bem? …. agradeço imensamente os seus posts, que nos tem ajudado muito em nosso planejamento de viagem …. será que você poderia me ajudar? Estou pesquisando como ir a Lourdes, de transporte público, à partir de Toulouse …. você tem alguma dica? …. muito obrigado.

    Reply
  3. Micheli Alessandra Teixeira

    Olá Paula,
    Gostei das dicas, irei para França em Agosto de 2017 acha que consigo fazer esse passeio gratuito nesta época ?
    Bjs

    Reply
  4. Marcos Camargo

    Oi Paula!

    Parabéns pelas dicas muito boas! Vou passar 30 dias lá na casa tia da minha esposa (vou em junho). Uma dúvida: para quem é marinheiro de primeira viagem a Europa (Toulouse). Os passeios, comida, esse pass tourism…entre outros, quanto que poderei gastar ou saberia me passar aproximadamente valores que é melhor levar. Obrigado.

    Reply
    1. Paula Augot

      Marcos

      Fica um pouco complicado te dizer quanto, porquê cada pessoa tem um orçamento diferente, quer visitar coisas diferentes etc… depende muito do estilo de cada um de viajar, se prefere almoçar em restaurantes, se almoça um sanduíche, se vai a museus etc… então não dá pra calcular exatamente, o que sugiro é que você veja as atrações pagas que quer ir e tente estabelecer uma média do quanto gastar.

      Reply
  5. Juliana Antony

    Boa noite, Paula!
    Tudo bem??
    Muito obrigada pelo post! Estou me mudando com o meu marido para Toulouse agora em julho! Estamos contando os dias! Sou apaixonada por Toulouse! Você teria algumas dicas de bairros para morar ou quais evitar? 🙂 chegaremos em pleno verão! Bom que da para se adaptar aos poucos com o inverno chegando hehehehe
    Obrigada!!
    Beijinhoss

    Reply
    1. Paula Augot

      Juliana

      Conheço um pouco os bairros, mas isso é questão de preferência e também de quanto cada pessoa pode gastar, mas um conselho que dou é evitar a região de Mirail que não é das mais tranquilas, e também não sou muito fã dos arredores da Place Arnaud Bernard, na verdade a região é até tranquila, mas a praça é que não me inspira muita confiança.

      Boa sorte! =*

      Reply
  6. Marcio

    Bom dia! Adorei o post. Vou passar um dia em Toulouse para ir para Andorra esquiar. Consigo fazer todos esses passeios em um dia? Onde fica o restaurante e qual o nome dessa steak que voce postou na parte de alimientação?

    Reply
  7. Katia

    Paula, estou indo para Toulouse em dezembro e estou aproveitando todas as divas do seu blog, muito obrigada! O conteúdo é de muita qualidade, tudo bem simples e explicadinho.
    Gostaria de saber com relação à compras de roupas, eletrônicos e cosméticos lá. Tem aqueles brechós maravilhosos? É caro ? Onde tem as lojas bafônicas com preço bom?
    Vi sobre Andorra mas acho que ñ vou conseguir ir lá dessa vez..
    Muito obrigada!!

    Reply
  8. Juarez Villela Filho

    Já fui duas vezes a Toulousse visitar amigos e numa delas fomos ao estádio ver uma partidaça de rugby entre Stade Touloussian x Toulon, um clássico. Bebemos, torcemos e nos divertimos muito. Há dois lugares que são muito bons para beber, o Chez Tonton é uma loucura e também o La Comtesse, este bem no centro e onde podemos inclusive encontrar caipirinha feita com a legítima 51.
    Adoro a cidade e seu povo

    Reply
  9. luciene

    Prezada Paula, boa noite.

    Já faz um tempo que planejo conhecer Toulouse, pois tenho um amigo que mora em Muret.
    Conheci no Brasil em 2013 e desde então penso em ve-lo novamente, pois nos falamos apenas por whatsapp.
    Qual o melhor roteiro saindo do Rio de Janeiro?
    obrigada
    lu

    Reply
    1. Paula Augot

      Luciene

      Saindo do Rio, vc pode pegar um avião pra Paris e de lá um para Toulouse. Tem tb a possibilidade de ir apenas pra Paris de avião e depois trem p Toulouse, mas acho que vai ser mais cansativo depois de uma longa viagem

      Reply
  10. Fátima dos Santos

    Toulouse pra mim é uma cidade mágica,ficou guardada na minha memória afetiva,a luz,as edificações avermelhadas,o canal,esta região do Midi-Pirinees é maravilhosa,luminosa,,minha dica é provar os produtos feitos a base de violeta ( a florzinha) e o prato clichê cassoulet.

    Reply
  11. Cristina

    Vim aqui parar pois procurava informações sobre Toulouse. Foi muito bom ter essas dicas e entretanto viajei para Toulouse e aproveitei para conhecer Carcassonne. Tudo lindo, aconselho vivamente. Obrigada.

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Europa, França, Toulouse
aachen alemanha
O que Fazer em Aachen e o que Visitar

st helier ilha de jersey
Ilha de Jersey : St Helier

Fechar