Como é Viajar com a Ryanair.

Como é Viajar com a Ryanair.

ryanair

A Ryanair é com certeza a mais polêmica das companhias aéreas, algumas pessoas amam e outras odeiam, eu explico : ela é uma dessas companhias de baixo custo (low cost) e tem propostas bastante agressivas. Eu já viajei pela Ryanair  (Porto, Madri, Oslo, Carcassonne e Bratislava) e acredito ter pegado a “manha” da companhia então decidi fazer esse post sobre ela.

Todos os meses tem promoções, vejo gente falando sobre promoções de 5 euros e tal mas que eu saiba não existe mais vôos nesse preço, agora por exemplo a promoção são vôos a partir de 25 libras, o que não necessariamente quer dizer que você vai pagar 25 libras num trecho, primeiro porquê os vôos disponíveis estarão sempre um pouco mais caro e segundo porquê você precisa incluir aí algumas taxas e o seu vôo ida e volta ficará em torno de 80-100 libras o que ainda assim em 90% dos casos é mais barato que numa companhia aérea comum.

ryanair

Se você tiver disponibilidade para voar durante a semana, aí sim você conseguirá voos beeem em conta se comprar nas promoções, mas durante os finais de semana isso é bem raro de acontecer.

Algumas pessoas quando ouvem falar da Ryanair acham que é alguma pegadinha, que o você não vai conseguir voar, que os aviões são velhos e sem manutenção etc…Nada disso é verdade, mas aí você se pergunta : Como eles fazem para vender passagens tão baratas? É simples, a Ryanair corta todos os gastos possíveis, e cobra os olhos da cara por qualquer adicional.

ryanair

Os assentos são pequenos e não reclinam, permitindo assim de colocar mais passageiros na cabine. Para mim não chega a ser um problema visto que os vôos na Europa que eu fiz todos duravam em média duas horas, mas isso pode ser um problema em vôos maiores ou para pessoas muito altas já que é apertadinho.

Na Ryanair não tem serviço de bordo, nada de comidinha e bebida, tudo é vendido e os preços são mais caros que no supermercado, é claro! Olhem aqui : 

ryanair

Os aeroporto em muitos casos não são exatamente na cidade que eles anunciam, ficam bem distantes, no caso de Paris por exemplo o aeroporto Paris Beauvais fica a quase 100km de distância de Paris e para isso é necessário pegar um ônibus para ir até ao aeroporto, na época que eu morava em Paris o ônibus custava 15 euros o trecho.

Já em Londres, a Ryanair domina o aeroporto de Stansted que também fica um pouco distante, então é necessário pensar que além do custo do bilhete de avião há também o custo para chegar até ao aeroporto e o tempo do deslocamento.

ryanair


Tudo na Ryanair é básico, e isso inclui entrar no avião, de modo geral não é aqueles viadutos que a gente entra diretamente no avião, e sim andar até o avião e subir as escadas (como antigamente) o que não é necessariamente um grande problema, exceto se estiver nevando, ou chovendo e fazendo frio como foi no dia que fui para Carcassonne, além de andar na chuva você tem que esperar o pessoal subir.

ryanair
Na Ryanair os lugares não são marcados, é como um ônibus e quem chegar primeiro pega os melhores lugares, então se você tiver viajando acompanhado tem que chegar cedo, caso contrário pode ser que vocês viajem separados. 
Para evitar isso você pode pagar o priority boarding que é uma taxa que permite que você embarque antes dos demais. Eu nunca paguei por esse priority boarding pois não acho necessário, basta chegar antes do horário do embarque que não tem problema.
Nota : a Ryanair começou a ter assentos marcados depois que esse post foi publicado.
ryanair


Não é permitido despachar bagagem, você só tem direito a uma bagagem de mão que pese menos de 10kg, caso queria despachar uma mala ela será cobrada, e caso sua mala de mão não se encaixe no tamanho padrão exigido pela Ryanair você será obrigado a despachar sua mala, e mala despachada na hora é ainda mais cara que mala registrada no momento da compra da passagem.


Você deve ter apenas um volume, computador, bolsa de mão ou sacola do duty free devem estar dentro da sua mala de mão, não adianta insistir, qualquer outra coisa que você carregue na mão além disso será cobrado. A sua mala deve caber aí dentro, e caso não caiba eles vão pedir para você pagar para despachar a mala, nem sempre eles pedem para você encaixar sua mala aí dentro, já ví gente com mochila maior e que embarcou, mas também já peguei um vôo onde todo mundo foi obrigado a fazer isso, e a bagagem que não entrava pagava, eu nunca arrisquei levar uma mala maior, acho que não vale a pena arriscar.

ryanair
 Falando em registrar, na Ryanair não existe check in no aeroporto, todos os passageiros são obrigados a imprimirem o cartão de embarque em casa, caso você esqueça isso, a taxa de check in custa 80 libras.

 

 

A ausência de check-in e de cartão de embarque faz a Ryanair economizar papel, tinta e funcionários, aliás mão de obra reduzida  é uma das características da Ryanair, que faz os comissários de bordo limparem o avião por exemplo, aliás os comissários de bordo da Ryanair não sentam nem um minuto, eles vendem lanches e bebidas, vendem raspadinhas (sim, a Ryanair vende até raspadinha no vôo!) vendem cigarros, revistas, cartões telefônicos, transfer de ônibus etc…Ou seja a Ryanair faz de tudo para cortar gastos e aumentar o faturamento, inclusive antes mesmo do avião aterrissar os comissários de bordo já retiram todo o lixo do avião.

 
E eu? Qual a minha opinião disso tudo? Eu gosto muito da Ryanair, se ela não existisse eu certamente teria viajado menos, eu não espero nada da Ryanair porquê já sei que o meu bilhete não dá direito a nada além do transporte, e como eu já sei disso eu já vou sem expectativas. Apesar de todos os contras para mim continua valendo a pena, uma vez que o preço em relação as companhias “normais” costuma ser reduzido pela metade.


A Ryanair é a empresa européia mais pontual, segundo eles 93% dos vôos são pontuais, e falando nisso, quando o voo chega no horário eles tocam uma musiquinha, quando o avião aterrissa pontualmente tem uma musiquinha com uma corneta ridícula que diz algo como “você chegou em mais um vôo pontual da Ryanair”. Os aviões também são novos, mais novos que muita companhia famosa por aí.


Muitas pessoas se queixam, mas a Ryanair não engana ninguém, está tudo explícito no site, o que acontece é que ninguém lê os termos de serviços e sai correndo e clica em “eu aceito” sem ler, além do mais a Ryanair manda emails de alerta lembrando que é necessário fazer o check-in online e falando sobre as dimensões da bagagem, está tudo explicadinho no site.


Update : Atualmente a Ryanair começou a vender os bilhetes com o assento marcado e não é necessário pagar a mais por isso. Também permitiu que um volume pequeno seja aceito a mais como bagagem de mão (bolsa por exemplo)

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

8 Comments

  1. Marcela

    Ai, fiz um comentário grande mas o Waterfox fechou e eu perdi tudo 🙁 resumindo: eu disse que seu post não está grande e você pode escrever, porque eu gosto de ler. Eu já viajei uma vez com a Ryanair e eu gostei, li todo o site antes então não me senti enganada 🙂

    beijos!

    Reply
  2. Sandra

    Eu nunca viajei pela Ryanair, mas já fiz vôos curtinhos pela Easy Jet e não tive nenhum problema. Eu já ouvi gente reclamar da Ryanair e da Easy Jet, mas o que eu acho é que tem gente que compra vôo barato e quer serviço de primeira classe, rs…. Bjsss

    Reply
  3. Andrea K

    sempre viajo por ela tambem. A primeira vez juro que me assustei um pouco. Pois pensava que parecia um onibus de filme de interior de assas. Tava so esperando sair uma galinha da mala de alguem. rsrsrs

    Reply
  4. Paula

    Marcela

    Poucas pessoas param para ler, mas é como vc disse quem lê fica sabendo qual a política da empresa e não se sente enganado

    bjos

    Reply
  5. Paula

    Sandra

    É bem por aí, a pessoa precisa ter em mente que não é uma Air France da vida, e que o preço foi reduzido e tudo que envolva conforto no vôo tb é reduzido.
    bjos

    Reply
  6. La bella vita

    Eu viajo sempre de Raynair. é bem pontual. Muitas vezes eles dizem q chegam antes do tempo. Mas acho q o truque q eles usam é “mentir” sobre o horario de chegada. Sao bem sabidinhos.
    O unico problema q tive foi qdo esqueci de colocar o carimbo “visa check” qdo fui à Paris. Tive q voltar correndo ao check-in. Quase perdia o voo. Parecia filme de comedia! hehehehehe

    Reply
  7. José Pedro

    Viajei pelas duas companhia ! Ryanair e Easy Jet.nada a reclamar.e só ficar atento a política de voo deles que vc não terá problemas nenhum.vale muito a penaEssa da Raspadinha é verdade mesmo kkkkkk

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *