Como Funcionam as Companhias Aéreas Low Cost.

Última atualização

Como Funcionam as Companhias Aéreas Low Cost

Eu sei que as empresas low cost da Europa faz os olhinhos dos brasileiros brilharem, são preços inacreditáveis, e exceto por uma promoção ou outra, não há nada do tipo no Brasil. Com sorte e disponibilidade, dá para comprar passagens que custam menos que um jantar com os amigos, eu mesma sou a rainha de viajar com as low cost, aliás se elas não existissem, eu não poderia viajar nem metade do que viajo.

Já consegui ir para Copenhague por 27 libras (ida e volta) Varsóvia por 32 libras e varias outras cidades nessa mesma faixa de preço, mas nem todo mundo consegue esse preço, e pior!

Muita gente não sabe que voar com as low cost quer também dizer abrir mão de supérfluos e de bagagem, e terminam pagando muitas taxas extras, o que encarece a viagem, então resolvi contar um pouco mais como é viajar com as low cost, porque apesar de parecer ser a mesma coisa, tem muitas diferenças em relação as companhias aéreas tradicionais.

Como Funcionam as Companhias Aéreas Low Cost

Como disse, a maioria das minha viagens eu faço com low cost, já voei de Wizz Air, Easy Jet, Ryanair e muitas outras, depois de anos a fio viajando com elas acho que já tenho quase proeficiência em como funcionam as companhias aéreas low cost, ou quase porquê de vez em quando eles mudam as regras.

Reserva

As low cost sempre tem promoções, e das que eu já viajei, a Ryanair é a que tem promoções mais agressivas, constantemente estão anunciando voos com preços ridiculamente baratos.

DSC_0014ed

Se você tiver disponibilidade, voe durante a semana! Sabe aqueles preços incríveis de 20 libras/euros nas passagens? São geralmente para viagens durante a semana! De segunda a quinta existe uma menor demanda e por isso mesmo os preços baixam, então se quiser aproveitar e pagar um preço super em conta, não viaje no final de semana.

Claro que nem todo mundo pode viajar durante a semana, mas se puder voltar na segunda por exemplo, já deixa o preço mais amigo.

easyjet

Custos adicionais

Quando a gente reserva um voo com as low cost, eles só faltam vender a mãe junto querem vender um monte de coisa, seguro pra tudo, aluguel de carro, hotel, transfer etc… Fique sempre atento ao preço final das passagens, as vezes a gente pode clicar sem querer e adicionar coisas a nossa reserva.

Por falar em reserva, algumas companhias cobram a mais quando você usa determinados cartões para pagar, cartões de debito geralmente estão isentos de cobrança, mas algumas cobram uma tarifa quando usamos o cartão de credito, que pode ser de centavos a uns 2 libras/euros, então atenção quando escolher o modo de pagamento.

Alias, fazer o possível para que você pague por extras é o lema deles, afinal só conseguem ter uma maior rentabilidade se a gente comprar os extras que eles não oferecem, e é isso que termina encarecendo a viagem e fazendo que aquela tarifa baratinha termine nem tao baratinha assim.

Como Funcionam as Companhias Aéreas Low Cost

Ainda na reserva das passagens, vão tentar te vender embarque prioritário e escolha de assento, duas coisas que eu jamais compraria porque não acho assim tao importante o lugar que sento (as viagens na Europa são sempre curtinhas) e a maioria delas tem assentos numerados que recebemos no momento do check-in.

Sobre o embarque prioritário, a não ser que você tenha uma real necessidade, para quê pagar a mais para embarcar primeiro? No final vai todo mundo no mesmo avião, e vou te contar uma coisa : As vezes você paga por nada!

Muitas vezes quando a gente embarca com as companhias low cost, a gente pega o ônibus porque o avião está um pouco longe, e uma vez dentro do ônibus, não existe mais isso de embarque prioritário!

Como Funcionam as Companhias Aéreas Low Cost

Bagagem

De regra geral, você deve pagar para despachar a bagagem na maioria das empresas low cost, geralmente junto com o bilhete só temos direito a bagagem de mão.Eu viajo apenas com bagagem de mão 90% do tempo e não tenho muito problema com isso, para quem não consegue viajar só com o básico, as vezes despachar bagagem pode custar o mesmo preço do bilhete.

Cada companhia aérea tem suas restrições e dimensões de mala de mão ( consulte a sua para sabe o tamanho correto! ) e para despachar as malas geralmente os preços variam de 20 a 40 libras/euros, a depender da companhia aérea.

Se você escolher despachar, compre essa opção durante a reserva ou antes do dia do voo, porque na Ryanair por exemplo, você paga bem mais caro se resolver pagar por isso na hora do embarque.

Como Funcionam as Companhias Aéreas Low Cost

Se a sua mala parecer grande demais, eles vão te pedir para colocar ela numa forma tipo essa dai, para saber se ela tem as dimensões exigidas, se ela não tiver, você vai ter que pagar para despachar sua mala

E necessário fazer o check in antes de ir para o aeroporto e você deve imprimir o bilhete de embarque. Por isso as companhias aéreas low cost conseguem se manter rentáveis, elas economizam até no papel, e cobram os olhos da cara por qualquer coisa a mais, inclusive pelo bilhete!

Como Funcionam as Companhias Aéreas Low Cost

Uma vez dentro do avião, a comida e vendida a parte, absolutamente nada é de graça e comida e bebida são vendidos a bordo. Também não espere nenhum tipo de entretenimento a bordo, nada de televisãozinha com filmes, mas como os voos são geralmente curtos, não faz assim uma grande diferença.

Há muitas lendas sobre como funcionam as companhias aéreas low cost, mas vale lembrar que todas elas passam por revisões periódicas, e estão autorizadas a voar porquê cumprem todos os requisitos de segurança, que aliás são os mesmos das grandes companhias aéreas.

Mas mesmo com todos esse “contras”, vale a pena voar com uma companhia low cost? Bom, ai é você que vai dizer, no meu caso onde não me importo tanto com conforto, e nem comidinhas e estou ok viajando apenas com bagagem de mão, a resposta eh sim! O preço é bem mais em conta que com companhia aéreas regulares.

Se você não se importa de pagar um pouco a mais, e quer viajar com mais conforto e comodidade, talvez as empresas low cost não sejam para você.

Posts sobre companhias aéreas low cost : 

2 COMENTÁRIOS

  1. Pra mim não funciona pois eu preciso sentar no corredor e já passei mal dentro do avião porque não consegui “correr” pra pegar o lugar! Aí eu comprava o embarque piroritário e me dei mal numa dessas de ter que pegar o ônibus – sem falar que em alguns países a organização do embarque é uma bagunça! Eu até saberia viajar só com a bagagem de mão, mas pra mim o pior dessas companias low cost é que, geralmente, os aeroportos são super distantes e os vôos em horários que o transporte público não funciona! Eu prefiro ter um cartão de crédito que acumule milhas e viajar com mais conforto. Como você disse, vale a pena, mas tem que tomar cuidado com os extras e abdicar de todo e qualquer conforto! Beijo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.