Estrasburgo é um dos destinos mais interessantes da França. A cidade é a capital da região denominada Alsácia. Uma de suas principais características é a junção dos estilos francês e alemão – em razão da ocupação alemã nos séculos passados. Nesse artigo vamos mostrar o que fazer em Estrasburgo e dar algumas dicas de viagem
Onde fica Estrasburgo
A cidade está situada na parte leste da França, já na fronteira com a Alemanha, o que garante uma mistura de culturas e estilos. Aliás quando você chega em Estrasburgo, vai se sentir como se tivesse chegado na Alemanha, já que a cidade parece muito mais com Frankfurt por exemplo, que com as cidades francesas.
Essa fusão pode ser notada em vários aspectos, desde a arquitetura até a gastronomia. O idioma também é plural: as placas de sinalização apresentam informações tanto em francês quanto alemão.
Se você está pensando em viajar pela Europa, vale a pena descobrir o que fazer em Estrasburgo. Alguns dias na cidade são suficientes para explorar todas as atrações, localizadas principalmente no centro histórico, tombado pela UNESCO como patrimônio mundial.
Como imagino que você esteja planejando uma viagem para a França, separei alguns posts que podem te ajudar no planejamento
- Onde ficar em Paris : Dicas de hospedagens
- Documentos para viajar para Europa
- Supermercados em Paris
- Museus em Paris
- Vale a pena viajar para a Europa no Inverno?
Principais atrações de Estrasburgo
Agora que você já sabe onde fica Estrasburgo, está na hora de falarmos sobre o que fazer em Estrasburgo. Muitas pessoas garantem que apenas um dia na cidade é suficiente para conhecer os principais pontos turísticos. Outros preferem roteiros de dois e até mesmo três dias.
Depois de conferir as principais atrações e dicas que separamos, você poderá definir o seu próprio roteiro, com base nos seus interesses. Tem um pouco de tudo, e você vai ver porquê Estrasburgo é uma das minhas cidades favoritas na França.
Catedral Notre Dame de Estrasburgo
Sem dúvidas, a principal atração da cidade de Estrasburgo é a Catedral Notre Dame, uma igreja datada do século XV, construída em arenito com tom de fundo cor de rosa. Destaque para o relógio astronômico medieval, uma invenção bem avançada para a sua época.
Sabe aquelas catedrais gigantescas que a gente não consegue fazer caber na foto? A catedral de Estrasburgo é uma dessas. Ela domina totalmente a praça e ao redor dela ficam as principais ruas da cidade de Estrasburgo. Fotografe ela em todos os ângulos possíveis!
É possível visitar a catedral e inclusive subir na torre e de lá ter uma das melhores vistas de Estrasburgo. Em dias de céu claro é possível mesmo ver a Floresta Negra na Alemanha. Os 330 degraus de escadaria em caracol no entanto não é adaptado para todo mundo.Todos os dias às 12h30 os visitantes podem aproveitar uma performance. Também é possível subir até o topo do relógio, para ter uma vista panorâmica da cidade.
Maison Kammerzell
Esse prédio marrom aí é chamado por muitos de “a casa mais bonita de Estrasburgo”, a Maison Kammerzel foi construída no século XV, com uma fachada que é realmente incrível. O mais legal é que você pode conhecer ela por dentro porquê hoje a Maison Kammerzell funciona como um hotel e restaurante.
Place du Chateau
Para relaxar um pouco durante o passeio, recomendamos passar um tempo na Place du Chateau, que oferece uma visão bem legal da catedral. Muitos visitantes e moradores fazem piqueniques nesse espaço, que é atendido por banheiros públicos gratuitos.
Palais Rohan
O Palácio dos Rohan de Estrasburgo foi construído na década de 1730. No começo, serviu como residência de príncipes e bispos. Atualmente o lugar abriga três museus, sendo eles o Museu Arqueológico, Museu de Belas Artes, e o Museu de Artes Decorativas, esses museus tem entrada grátis com o Strasbourg Pass. Sem o passe, basta pagar o valor da entrada.
Andar de bicicleta
Com o objetivo de se tornar a cidade mais amigável para ciclistas de toda a França, Estrasburgo está melhorando a sua linha de ciclovias. Com o Strasbourg Pass os turistas podem andar de bike sem pagar nada mais por isso durante 12h.
Quem não tem o passe poderá alugar uma bicicleta em uma das diversas lojas especializadas, espalhadas pela cidade. Além das ciclovias dentro da cidade, experimente caminhar de bicicleta dentro do Parc de l’Orangerie, atração que apresentaremos a seguir.
Parc de l’Orangerie
Que tal um parque com uma mansão pra se visitar? Um dos pontos altos da cidade de Estrasburgo é o Parc de l’Orangerie. Localizado bem em frente do Conselho da Europa, no distrito de Orangerie Quarter, o parque conta com mais de 26 hectares de área protegida.
Não se sabe precisamente quando foi a fundação do parque, nem por quem. As teorias mais aceitas apontam o ano de 1801 e os nomes de André Le Nôtre e Antoine du Chaffat como possíveis responsáveis pela fundação.
La Petite France
Dentro da grande ilha – Grande Île – estão as principais atrações e destinos da cidade. Um deles é a La Petite France, uma área urbana linda e cheia de canais. Se você viu alguma foto super bonita de Estrasburgo, as chances de serem na Petite France são grandes.
No entanto, o nome de pequena França foi escolhido pelos moradores em razão da existência, no local, de um centro de acolhimento para tratar pessoas com sífilis, doença que no século 16 era conhecida pelo nome de “doença dos franceses” já que a comitiva de um rei francês que chegou em Nápoles com a doença.
A região é coberta por prédios e pontes cobertas, além de construções em estilo rústico. O centro foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO no ano de 1988.
Descubra as pontes
Já que estamos falando sobre o que fazer em Estrasburgo, não poderíamos deixar de lado as pontes. Sim, pontes! São mais de 20 espalhadas pela cidade, muitas delas exuberantes e que valem sim a visitinha.
As pontes ao redor da La Petite France são bem pitorescas e simples, mas existem outras maiores e mais imponentes. Exemplo disso é a Barrage Vauban, construída no século XVII. De lá os visitantes conseguem uma vista incrível da cidade, sendo possível observar de longe outras pontes.
Existem opções de construções para públicos mais modernos. A ponte Passerelle foi inaugurada em 2004 e se diferencia das demais pelas curvas e utilização do aço como um dos principais materiais.
Musée Alsacien
A região da Alsácia, onde a cidade de Estrasburgo está localizada, sempre foi palco de diversos conflitos. Nos séculos passados, teve sua administração intercalada ora pela França, ora pela Alemanha.
No Museu Alsacien os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a história dessa região, suas influências e características. Além disso, é possível aprender sobre a cultura folclórica local, através de uma visita guiada.
Quer saber como era a vida rural na Alsácia antes da urbanização? Existem algumas miniaturas e réplicas de moradias tradicionais da região, disponíveis para observação durante a visita.
Parlamento Europeu
Poucas pessoas sabem, mas Estrasburgo é a sede oficial do parlamento Europeu. Não deixe de visitar esse impressionante edifício, importância não apenas para a França, mas para a Europa como um todo.
Durante o ano o parlamento realiza 12 sessões, cada uma com duração média de quatro dias. Se você estiver com sorte, ele estará em funcionamento durante a sua estadia. No entanto, mesmo quando ele não está em sessão, o espaço é aberto para visitação.
Jardim botânico
Nossas dicas sobre o que fazer em Estrasburgo ainda não terminaram. Temos mais algumas opções bem legais para aproveitar o tempo na cidade. Uma delas é conhecer o Jardim Botânico de Estrasburgo, uma mistura de beleza e ciência.
O espaço foi pensado para apresentar aos moradores e visitantes os traços da vida botânica da região, de forma bastante didática e divertida. Ao todo são quase 6 mil plantas disponíveis para apreciação.
Muitas das plantas estão ao ar livre, ao passo que outras estão localizadas dentro de estufas especiais. Muitas das árvores que estão no jardim não podem ser encontradas com facilidade em toda a França, como é o caso da sequoia gigante.
Mercado de Natal em Estrasburgo
Estrasburgo tem um dos maiores mercados natalinos da França, juntamente com Colmar. Estrasburgo fica ainda mais bonita e animada em dezembro por causa do Mercado de Natal, turistas da França, Alemanha e de outros países visitam a cidade nessa época para conhecer esse mercado de Natal que acontece em Estrasburgo desde 1510.
É bem verdade que não existe só um mercado de natal em Estrasburgo, mas quase dez diferentes, e você pode sair andando de um pro outro facilmente no centro histórico. São várias barraquinhas com doces, comidas típicas, artesanato e quentão ( vin chaud em francês) para esquentar o frio.
Se você pretende visitar Estrasburgo para conhecer o mercado de Natal, se programe cedo! Estrasburgo costuma receber muitos turistas nessa época, e é comum os hotéis em Estrasburgo ficarem lotados. Sempre reserve e programe a viagem de dezembro com antecedência.
Onde ficar em Estrasburgo
Meu conselho é de sempre se hospedar no centro histórico de Estrasburgo, assim você fica super perto das principais atrações de Estrasburgo. Eu fiquei hospedada no Le Kléber Hotel que tem uma localização perfeita. Ele fica na praça central de Estrasburgo, e eu arrisco a dizer que é o hotel mais bem localizado de Estrasburgo.
Ele é uma hotel 3 estrelas, sem muitos luxos mas que me atendeu muito bem na minha viagem para Estrasburgo. Se você procura um hotel mais confortável, eu sugiro o Hotel Regent Petite France ou ainda o Sofitel Strasbourg.
O que comer em Estrasburgo
Estrasburgo é uma cidade que mistura diversos estilos, sabores e sensações. Isso pode ser sentido na gastronomia local. Não deixe de experimentar o choucroute garnie, prato mais famoso da região, composto de chucrute com salsichas e purê de batatas.
Outro prato famoso na cidade é o coq au riesling, que apresenta traços da culinária alemã, servido com spaetzle – um tipo de macarrão alemão. Depois de apreciar os pratos principais, não deixe de experimentar alguma sobremesa. Dica: prove o kugelhopf, bolo feito com fermento, amêndoas e passas.
Mas vou confessar para vocês que eu tenho um prato alsaciano favorito : Flammenkuechen ou melhor Tarte Flambée que é como eles chamam em Estrasburgo. Ela é uma massa de pão bem fininha, assada no forno à lenha, a receita tradicional vai creme, cebola e bacon, mas com certeza vocês vão achar de vários sabores diferentes.
Minha tarte flambée favorita é a Munster, que é feita com um queijo típico da Alsácia que se chama Munster e é um queijo bem forte.
Compras em Estrasburgo
Para quem quer aproveitar para fazer compras em Estrasburgo, escolha um dia para passear entre as ruas de comércio. Há algumas ruas que são de tráfego exclusivo para pedestres, o que deixa a experiência muito melhor. A Rue des Orfevres (Goldschmidtgass) é a rua comercial mais conhecida, estando bem pertinho da saída da catedral.
Como chegar em Estrasburgo
Apesar de contar com um aeroporto, não é usual que os visitantes viagem diretamente do Brasil para Estrasburgo. Muitos turistas saem diretamente de Paris, capital francesa. Nesse caso, o meio de transporte mais recomendado é o trem de alta velocidade, chamado TGV.
Compre os bilhetes diretamente na estação ou no site da empresa responsável pela linha, por um preço que varia de 30 a 80 euros – estação do ano, horários e antecedência podem influenciar no valor das passagens. A viagem tem duração média de 2h20.
Quem viaja a partir da cidade alemã Baden-Baden e deseja aproveitar uma viagem mais tranquila pode ir de carro – aproximadamente 45 minutos – ou de trem – aproximadamente 25 minutos. Essa é uma boa opção para quem quer ver a fronteira entre os dois países, que apesar de não ter que parar ( ambos países fazem parte do Espaço Schengen) você vai ver uma placa avisando que saiu de um país, e está no outro.
Como se locomover dentro da cidade
Apesar de ser possível chegar e se locomover dentro da cidade de carro, essa pode não ser uma boa ideia. Além do trânsito, a cidade é cortada por algumas ruas comerciais exclusivas para pedestres. Por isso, se você deseja aproveitar a estadia com mais tranquilidade, poderá conhecer os principais destinos caminhando.
Cidades próximas de Estrasburgo
Estrasburgo é a principal cidade da Alsácia, mas além de Estrasburgo, você pode aproveitar a viagem para conhecer outras cidades na Alsácia. Uma das cidades mais populares para se fazer uma casadinha com Estrasburgo é sem dúvidas Colmar, principalmente em dezembro quando as duas cidades tem um dos mais conhecidos mercados natalinos da França.
Dá para casar uma viagem à Estrasburgo com cidades como Mulhouse, e ainda os incríveis vilarejos de Eguisheim, Riquewihr ou ainda Ribeauvillé e Kaysersberg.
Um pouco mais distante, é possível ainda conhecer Nancy, Luxemburgo ou Basel na Suíça. Por ficar numa região bem próxima a várias fronteiras, é bem fácil incluir Estrasburgo numa viagem pela região.
Outra cidade que fica a menos de 200km de Estrasburgo, é Stuttgart, Heidelberg e Freiburg na Alemanha. Ainda na Alemanha cidades como Baden Baden e Karlsruhe ficam ainda mais próximas, praticamente já na fronteira com a França.
Quanto tempo ficar em Estrasburgo?
Estrasburgo é uma dessas cidades que dá para conhecer bastante coisa em dois dias. Ela é uma cidade perfeita para conhecer num final de semana por exemplo. Nada impede que você passe mais dias para conhecer a cidade melhor, mas para o turismo básico, dois dias é o suficiente.
Essas são as principais dicas sobre o que fazer em Estrasburgo. Como você pode ver, o que não faltam são opções para um passeio. Um ou dois dias são suficientes para conhecer a maioria dos destinos, mas se preferir mais tranquilidade durante as visitas, sem correria, poderá optar por um roteiro de mais dias.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.