Documentos para Viajar para Europa

mapa europa
foto : Shutterstock por Kalamurzing

Uma dúvida frequente dos viajantes é sobre os documentos para viajar para Europa. A lista felizmente é curta, e são poucos os documentos necessários numa viagem para a Europa.

Saliento que esses documentos são todos absolutamente necessários. Não dá para viajar para a Europa faltando um ou outro. Isso pode ser a diferença entre ter uma viagem dos sonhos ou ser deportado.

Documentos para viajar para a Europa

Brasileiros não precisam de visto para turismo, em viagens que não excedam 90 dias. Isso facilita muito a viagem, já pensou se a gente tivesse que tirar um visto para cada país europeu?

A União Europeia no entanto exige que os turistas brasileiros apresentem alguns documentos para viajar pela Europa. Tenha em mãos alguns documentos que são obrigatórios para a entrada nos países que fazem parte do Tratado de Schengen.

Documentos essenciais para viajar pela Europa

  • Passaporte
  • Seguro viagem
  • Comprovante de hospedagem (ou carta-convite)
  • Comprovação de renda
  • Passagem de volta.
o que fazer em hong kong

Passaporte

O passaporte é um documento obrigatório para quase toda viagem pelo exterior – para os brasileiros, apenas os países que integram o Mercosul não fazem essa exigência. Se você ainda não tem o seu passaporte, já pode dar entrada em um pelo site da Polícia Federal.

Leia também : Precisa de passaporte para ir para a Argentina?

Para viagens para a Europa, porém, a exigência é um pouco maior, visto que a maior parte dos países fazem parte do Tratado de Schengen, acordo que exige que o documento tenha ao menos 90 dias de validade após a data da sua passagem de volta.

Por exemplo: se você vai viajar para a Europa dia 01/01 e ficará no continente até dia 01/02, seu passaporte precisa estar válido até dia 01/05. Se seu documento expirar antes dos 90 dias, programe-se para renová-lo com antecedência – você nem precisa esperar vencer para solicitar um novo na Polícia Federal.

visto europa

Precisa de visto para viajar para a Europa?

Se sua viagem é para turismo, pode ficar tranquilo, pois o visto não está na lista de documentos para viajar para Europa – para países do Tratado de Schengen. Mas é bom lembrar que a regra só se aplica em viagens com duração de até 3 meses!

O Tratado de Schengen garante a circulação livre de turistas dentro dos países signatários. São eles:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Mônaco e San Marino.

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Mônaco e San Marino.

Acordo Schengen

Não ter que se preocupar com o visto facilita muito o planejamento da viagem, mas é bom ficar atento aos outros documentos para viajar para Europa, já que na hora de passar pela imigração, caso falte algum item obrigatório, sua entrada pode ser recusada.

Leia também : Como é a imigração em Londres

Seguro Viagem

O seguro viagem é outro documento exigido para viajar para Europa e suas regras também são determinadas pela assinatura do Tratado de Schengen – se você ainda não conhece nada sobre o Tratado

Para estar dentro das regras, o seguro viagem contratado precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas hospitalares e aqui na Seguros Promo você encontra planos já adaptados às exigências europeias; faça sua cotação!

Esse é um item que sempre me pergunta se precisa mesmo. Eu sempre lembro as pessoas que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa.

Sempre vai ter alguém que vai dizer que nem pediram a apólice do seguro na imigração, mas como ele é obrigatório, se pedirem e você não tiver, corre o risco de ser deportado. Não vai querer correr esse risco, não é?

Documentos para Viajar para Europa

Comprovante de hospedagem

Outro item que faz parte da lista de documentos para viajar para Europa é o comprovante de hospedagem, que é um dos mais exigidos durante a imigração. Então, é bom ter em mãos comprovantes de reserva de hotel ou hostel de todos os lugares que você passar.

Eu sempre reservo minha hospedagem no Booking, tem hotéis, hostels e até apartamentos. Sempre tem promoções, descontos e a maioria dos lugares tem cancelamento grátis.

Leia também : Vale a pena ir para a Europa no inverno?

Documentos para Viajar para Europa

Carta convite

Agora, se você vai ficar na casa de algum europeu ou cidadão que reside legalmente na Europa, é necessário providenciar uma carta convite que sirva como comprovante da sua hospedagem por lá.

Mas vale lembrar que para produzir a carta, a pessoa deve ser cidadão europeu ou ter visto de residência permanente e registrá-la oficialmente no órgão correspondente.

O que escrever na carta convite?

Já escrevi várias cartas convites, tanto para França como para o Reino Unido. Na internet você consegue encontrar vários modelos diferentes. Você pode copiar a carta convite e adaptar para o seu caso.

O importante é ter dados de quem hospeda (nome, número de documento, endereço etc) e da pessoa que será hospedada ( nome, passaporte, etc.) duração da estadia. Tudo isso com documento comprovando que a pessoa que hospeda vive legalmente no país.

A carta convite precisa claro estar na língua oficial do país. Digo isso porquê já me perguntaram se aceitavam carta convite em português.

euros

Comprovação de renda

Pode ser que entre os documentos para viajar para Europa, seja exigido um comprovante de que você tem condições financeiras para se manter durante toda a viagem. Você pode apresentar extratos da sua conta bancária, do seu cartão pré-pago de viagem, comprovantes do limite do seu cartão de crédito e até mesmo a quantia em espécie.

O que a imigração quer é que você possa comprovar que está ali para fazer turismo. Que você não vai trabalhar ilegalmente enquanto estiver no país para poder pagar as despesas que vai ter.

Valor mínimo a ser comprovado

Agora se sua dúvida é quanto de dinheiro você precisa comprovar, você pode conferir esses dados nos sites das embaixadas dos países. A média em quase todos os destinos é de 65 euros por pessoa, por dia de viagem.

Vale ressaltar que esse valor mínimo é apenas uma ideia, não é para ir com o dinheiro exato. Também não é necessário que ele esteja todo em espécie. Você pode apresentar cartões internacionais como comprovante de renda para cobrir seus gastos na cidade.

como é viajar na tap

Passagem de volta

É certo que um dos documentos para viajar para Europa mais indispensável é sua passagem de retorno. Tenha sempre impressa a reserva com a data da sua passagem de volta

Se você não tiver sua passagem de volta, pode ser que nem consiga sair do Brasil. Morando na Europa, várias vezes quando as companhias aéreas viam que eu tinha apenas uma passagem de ida pra Europa, me chamavam para perguntar.

Eu tinha que explicar que morava na Europa, e mostrava documentos para provar que residia lá legalmente. Como no caso de uma deportação, é a companhia aérea que tem que trazer você de volta, elas passam o pente fino antes para diminuir as chances de problemas

Você precisa ter um bilhete com data de volta de até 90 dias, não necessariamente para o Brasil, mas para um país fora da área Schengen. A passagem de volta é uma maneira deles garantirem que passado o período como turista, você voltará para casa.

Leia também : Companhias aéreas low cost na Europa

Documentos para Viajar para Europa

Dicas sobre documentos para viajar para a Europa

A minha dica é que você tenha todos esses documentos numa pasta separada, já tudo certinho. Não deixe para procurar já na hora da imigração, apresente os documentos tudo bem claro e explicadinho.

Além desses documentos para viajar pela Europa, é bom que você tenha também estudado um pouco sobre a cidade. Ninguém tem obrigação de saber nada, mas em caso de dúvidas sobre o real motivo de uma pessoa estar lá, eles perguntam coisas sobre a cidade.

Contar o que você pretende visitar, e ter um roteiro mais ou menos preparado é um sinal que você é um turista, e não uma pessoa para trabalhar ilegalmente.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.