O que Fazer em Estocolmo e o que Visitar

gamla stan
foto : Shutterstock por Oleksiy Mark

Conhecida pelas paisagens naturais, belezas exóticas e preservação de uma antiga arquitetura que compõe o centro da cidade, Estocolmo, a capital da Suécia, tem muito a oferecer aos visitantes.

Passeios de barco, museus, edifícios antigos e belezas naturais atraem cada vez mais visitantes à capital. A cidade foi fundada em meados de 700 d.C., e a região é composta por três ilhas principais. 

Durante quase o ano todo faz muito frio no país. Por isso, independentemente da época em que você for viajar, é bom levar muito agasalho!

Estocolmo não é uma cidade famosa por ter pontos turísticos mais famosos, como a Torre Eiffel em Paris ou a Estátua da Liberdade nos Estados Unidos. Porém, as pequenas coisas fazem da cidade um destino muito interessante.

Para começar, a cultura nórdica é um pouco diferenciada de outros países europeus. O alto IDH também torna a cidade única. Por ser uma cidade ilhada por água, com parques agradáveis, pessoas receptivas, segura e bonita, tem sido cada vez mais procurada por turistas.

Você encontrará em cada canto de Estocolmo alguma coisa interessante para se fazer. Desde museus a céu aberto até estações de metrô magníficas!

O que fazer em Estocolmo e o que visitar

Por isso, hoje separamos para você uma lista com alguns dos principais pontos turísticos de Estocolmo. Acompanhe o post a seguir!

o que fazer em estocolmo
foto : Shutterstock por SvetlanaSF

Gamla Stan

Ela é a ilha mais central e turística de Estocolmo. Gamla Stan é um sem fim de ruelas de paralelepípedos. São prédios de fachadas coloridas, vários datam do séculos XVIII e XIX.

É nessa parte da cidade que vamos encontrar os principais pontos turísticos de Estocolmo o Museu Nobel, o Museu Postal, a Catedral de Estocolmo (Storkyrkan), o Palácio Real.

Recomendamos que você faça um passeio a pé pela cidade para descobri-los e aprender mais sobre a história de Estocolmo.

Em ambos os lados da rua principal – Tyska Brinken – há muitos pequenos bares, cafés e restaurantes, muitas pequenas lojas, oficinas e galerias de arte.

Prefeitura de Estocolmo

Visitar uma prefeitura? Não parece um passeio muito interessante, não é? Pelo contrário! A Stadshuset, a prefeitura de Estocolmo, é certamente uma das mais belas do mundo. Mas o que ela tem de tão especial?

Para começar, todos os anos a prefeitura é sede de um evento que faz a distribuição dos prêmios Nobel, e isso por si só já é um evento e tanto!

Além disso, ela foi construída com salas enormes, exuberantes e imponentes. Uma delas, por exemplo, é a Golden Hall, ou Salão Dourado, toda decorada com mosaicos. Detalhe: são mais de 18 milhões de azulejos formando belíssimos desenhos!

Porém, tanto a Golden Hall quanto outras dependências da prefeitura só podem ser visitadas através de guias credenciados. 

O prédio também tem uma torre com mais de 100 metros de altura, de onde dá para ver os jardins externos à prefeitura (que também não deixam nada a desejar no quesito beleza). Se você viajar a Estocolmo, não perca essa visita!

Os bilhetes não podem ser comprados com antecedência. Por isso, se você não quiser pegar o local muito cheio, chegue mais cedo.

palácio real suécia
foto : Shutterstock por Grisha Bruev

Palácio Real de Estocolmo

É um dos maiores palácios da Europa, a residência oficial dos reis da Suécia. O edifício que vemos hoje foi construído entre 1697 e 1770: várias vezes interrompido, não houve mais renovação desde então.

O castelo é tão grande que contém 1.430 quartos, incluindo 660 com janelas, apartamentos reais e salas de eventos, as jóias da coroa, as ruínas do antigo castelo Tre Kronor.

troca de guarda em estocolmo

Troca da guarda

Como qualquer palácio real que se preze, há uma pequena cerimônia de troca da guarda. Não espere nada como a troca de guarda de Londres, mas vale a pena ver se você passar por lá no horário.

catedral de estocolmo
foto : Shutterstock por Nigar Alizada

Catedral De Estocolmo

A Catedral de Estocolmo é uma parada obrigatória para todos os turistas. Ela foi construída no final do século XIII, e abriga algumas das mais importantes esculturas do mundo. 

Em meados do século XVI, ela passou a sediar muitos eventos religiosos. Hoje em dia, ela é utilizada para sediar uma série de eventos da cidade, como casamentos, funerais reais ou festivais públicos.

Ah, casamentos reais também são realizados na Catedral de Estocolmo!

A catedral foi construída com tijolos vermelhos, uma característica do movimento barroco. Aliás, não só essa catedral como outros edifícios foram construídos assim em Estocolmo.

Ao entrar na catedral, não deixe de reparar em uma das esculturas mais famosas de Bernt, a de São Jorge e o Dragão. Você sabia que ela foi feita no final do século XV?

Ela é bem simples por fora, eu não imaginava que fosse a Catedral de Estocolmo, imaginava algo mais pomposo.

catedral de estocolmo
foto : Shuterstock por Kevincho.Photography

Kungsträdgården

É, o nome realmente não é fácil de ser pronunciado! O Kungsträdgården também é conhecido como o parque central de Estocolmo. Ficou mais fácil agora, não é?

Ele é o parque mais antigo da cidade, e suas primeiras construções começaram no século XV. Como ele possui uma localização estratégica, já que está no centro da cidade, muitos eventos como feiras e festivais aconteciam lá alguns séculos atrás.

Hoje em dia, o parque continua sediando muitos eventos importantes para a cidade, como shows artísticos e culturais, campeonatos esportivos, feiras de comida, dentre outros eventos.

Durante o inverno, o parque também vira um ponto turístico não só para estrangeiros, mas também para os suecos.

O lago do parque congela, e ele recebe pistas de patinação. Lá, ocorrem até mesmo campeonatos durante o inverno! Esse é um dos principais locais de confraternização para os moradores da cidade.

o que fazer em estocolmo
foto : Shutterstock por Radiokafka

Fotografiska

O nome é bem sugestivo, não é? O Fotografiska é um museu em Estocolmo dedicado somente às fotografias. 

Ele foi fundado em 2010, e frequentemente abre suas portas para exposições de fotografias tiradas por fotógrafos conhecidos ou que ainda estão se inserindo no mercado.

Ele fica um pouco distante do centro da cidade, mas é fácil chegar através do transporte público da cidade (que aliás, é bem pontual). 

O museu fica localizado em um antigo prédio que no início do século XX funcionava para o controle de entrada e saída de mercadorias da cidade.

Quase um século depois, o museu sofreu diversas reformas em seu interior para as exposições. O lado externo, porém, continua igual!

O museu possui dois andares de exposição, e se você quiser almoçar, poderá aproveitar o próprio restaurante do museu. O cardápio é mais voltado para uma alimentação saudável, e a maioria dos pratos é vegetariana.

passeio de barco em estocolmo

Passeio de barco

Estocolmo é dividida em várias ilhas, e tem água por todos os lados, então um passeio de barco é uma das coisas que eu recomendo fazer em Estocolmo. São várias opções, tanto pela ilha mais central como arredores.

foto : Shutterstock por cate_89

Estações De Metrô

E desde quando uma estação de metrô é ponto turístico? No caso das estações de Estocolmo (assim como as de Moscou, na Rússia), elas não só são pontos turísticos, como são algumas das estações mais belas do mundo!

As estações de metrô de Estocolmo são muito interessantes. Ao descer as escadas, você sentirá que está entrando em uma gruta, ou então no interior de um vulcão, onde todas as paredes são pintadas, decoradas e algumas até possuem chafarizes.

Uma das estações mais famosas é a Solnar Centrum. Você já deve ter visto uma foto dela na internet. Ela foi projetada para parecer uma gruta que dá acesso ao centro da Terra.

A escada rolante que desce parece levar o visitante até um poço de lava. Ao chegar na estação, você poderá observar como as pinturas fazem a estação de metrô ser uma das mais bonitas do mundo!

Outras estações também são muito interessantes e vale a pena conhecer. Das 100 estações, pelo menos 90 já passaram por uma reforma para ficarem como estão hoje em dia!

o que fazer em estocolmo

Vasa Museet

Você já imaginou que algum dia poderia entrar em um navio que foi utilizado nas guerras no início do século XVII? Essa pode ser a oportunidade!

Um dos pontos turísticos mais visitados em Estocolmo é o Vasa Museet, um navio de guerra que foi restaurado e hoje serve como atração da cidade. 

Na minha primeira vez em Estocolmo, eu não fazia muita ideia do que fazer em Estocolmo, e meu amigo que insistiu para que a gente fosse, eu topei e acabei curtindo o passeio.

Pelo que se sabe, os engenheiros que construíram o navio na época erraram nos cálculos. E ele não teve uma inauguração nada boa. Já no primeiro dia ele naufragou!

Porém, somente séculos depois ele foi reencontrado. Começou então um trabalho de restauração, que conseguiu restaurar quase 100% do navio.

Você poderá ver bem de perto como eram as construções na época e como o navio é rico em detalhes. É incrível como séculos atrás as pessoas já detinham esse tipo de conhecimento sem usar maquinários poderosos que são utilizados hoje para a construção de navios!

parque de diversoes estocolmo
foto : Shutterstock por Nadezhda Kharitonova

Gröna Lund

Se você quiser um pouquinho de emoção, poderá conhecer também o Gröna Lund, o parque de diversão mais famoso de Estocolmo. 

Aliás, não só de Estocolmo, mas de toda a Suécia, já que ele é o parque mais antigo do país! E não é de se surpreender: ele foi fundado em 1883!

Alguns dos parques mais famosos do mundo, como a rede Six Flags ou mesmo a Disney World são foram fundados em 1961 e 1965, respectivamente. Quase 100 anos depois!

Você teria coragem de entrar nos brinquedos de um dos parques mais antigos do mundo? Hoje em dia, ele conta com 31 atrações, sendo 7 delas montanhas-russas. 

Além disso, é comum que o parque sedie concertos e shows de pessoas famosas. Importante salientar que o parque fica fechado entre os meses de outubro e março!

Eu tenho a impressão que na Escandinávia eles tem uma coisa forte com os parques de diversões, e muitos deles estão entre os mais antigos do mundo, como é o caso do Tivoli em Copenhague.

fika

Fika

Uma das coisas mais suecas que existe, seria uma espécie de pausa para o café e bolo, mas resumir fika a só isso seria muito raso da minha parte.

É um dos costumes mais enraizados, e não é simplesmente você parar seu trabalho e comer e tomar um café, envolve todo um ritual de socializar, de amigos, de colegas de trabalho, fika é algo para ser compartilhado.

Aproveite para fazer fika muitas vezes enquanto estiver na Suécia, eles tem muitos pães e folhados de canela e de cardamomo que são uma delícia!

Restaurante Aifur

Se você gosta da cultura nórdica, em especial dos vikings, o Restaurante Aifur é uma parada obrigatória. Até porque, seria interessante se você conhecesse um pouco da culinária local!

O mais legal desse restaurante é que ele é 100% temático. Você não só provará comidas bem diferentes do que já conheceu em outros lugares, como terá uma experiência muito legal.

O restaurante inteiro é ambientado na Era Viking. As músicas, os cardápios, as pinturas, objetos e até mesmo os garçons remetem a essa época.

Ao entrar no Aifur, você se sentirá um próprio viking, daqueles que comiam carne crua e bebiam a cerveja direto do barril! Mas calma, você não precisará fazer uma refeição assim!

Há muita procura pelo restaurante, por isso é recomendado que você faça uma reserva com antecedência para conseguir um lugar tranquilamente! Um pouco diferente, mas me lembrou o Olde Hansa, o restaurante medieval que eu fui em Tallin, na Estônia.

Skansen Museet

Se você gosta de museus, essa é uma pedida para os seus passeios. Mas ele é com certeza diferente de tudo o que você já viu.

Definitivamente, ele foge completamente do convencional. Você não vai entrar, ver alguns quadros e esculturas e sair. Você vai literalmente conversar com a exposição.

O quê?

Sim, é isso mesmo! O Skansen Museet é um museu a céu aberto, mas mais interessante do que isso, ele é completamente interativo.

skansen suécia

Quer um exemplo? Se você quiser conhecer antigas fazendas rurais de Estocolmo, basta entrar em uma das casas e conversar com os fazendeiros descendentes dos antigos donos!

É uma ideia sensacional, não é mesmo? Essa é a melhor forma de conhecer mais sobre a história local!

Se você quiser conhecer mais sobre a fauna e a flora da Suécia, também poderá visitar um zoológico que tem dentro do museu, onde terá inclusive algumas aulas sobre as espécies que habitam o lugar. Provavelmente é o museu mais legal que você já terá visitado, não é mesmo?

toulouse

Mercado Municipal

Estocolmo também tem o próprio Mercado Municipal, que a propósito é um dos principais pontos turísticos da cidade.

O Mercado Municipal de Östermalm foi inaugurado no final do século XIX, e é um dos principais destinos para quem quer comprar produtos frescos e naturais.

Ao visitar o mercado, você poderá também fazer uma pausa para descansar e escolher um dos vários excelentes restaurantes que ficam dentro dele. A grande maioria é especializada em frutos do mar!

Ele fica localizado em dos bairros mais nobres da capital sueca. É mais um edifício da cidade que foi construído com tijolos vermelhos, com mencionamos anteriormente!

É interessante notar também como ele foi projetado para misturar algumas das mais importantes construções do mundo. Por fora, por exemplo, ele parece um castelo medieval.

Porém, por dentro ele foi projetado para parecer a Torre Eiffel em seu lado interno. 

abba museu

Museu do ABBA

Quem nunca se embalou em uma dança ao som de Dancing Queen? Se você gosta da banda ABBA, saiba que há um museu dedicado especialmente à banda sueca!

Durante os anos 70 e 80, a banda fez muito sucesso em todo o mundo. O museu conta toda a história dos integrantes da banda, que inclusive é narrada por eles mesmos.

Lá você conhecerá mais a história pessoal de cada integrante, de como eles se conheceram, de como a música tomou conta de suas vidas, os casamentos, como foi lidar com a fama, com os shows.

O museu é bem interativo, o que faz dele uma atração interessante para toda a família. Lá você poderá jogar alguns jogos, ouvir músicas, e até mesmo fazer uma participação especial no palco com as projeções holográficas que o museu faz!

E de quebra você terá a opção de ter o seu próprio show gravado com a banda para depois assistir quando quiser. Muito legal, não é?

Palácio Drottningholm

O Palácio Real de Drottningholm está na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991. Por quê? Porque é muito mais do que apenas uma visita ao palácio. O Palácio fica nos arredores de Estocolmo

No local, visitamos o esplêndido palácio real, o teatro, o pavilhão chinês e os jardins. Reserve o dia inteiro para fazer o passeio. Existe um barco que sai do centro de Estocolmo e que vai diretamente pra lá, e tanto o palácio como o barco estão inclusos no Stockholm Pass.

Stockholm Pass

Acho que não é novidade para ninguém que Estocolmo é uma cidade cara. O Stockholm Pass é uma maneira de você economizar nas atrações, já que com ele você tem entrada gratuita em mais de 60 atrações de Estocolmo e ônibus e barco turístico.

Outros passeios em Estocolmo

Além de todos citados, há vários outros passeios em Estocolmo, tanto barco como tours a pé e visitas guiadas da cidade. Clique aqui para ver todos os passeios em Estocolmo.

Onde ficar em Estocolmo

Eu fiquei hospedada em Gamla Stan e acho que é realmente o melhor lugar para se hospedar em Estocolmo. Eu fiquei hospedada Scandic Gamla Stan que é um dos hotéis mais centrais de Estocolmo. Veja a lista completa de hospedagem em Estocolmo.

Booking.com

Transporte em Estocolmo

Estocolmo é uma cidade que pode ser visitada a pé. A cidade tem também um sistema de metrô, ônibus, bonde, barcos e ainda bicicleta. Eu andei muito a pé como estava hospedada bem no centro e peguei o metrô algumas vezes, tudo bem fácil e em inglês.

shopping sp

Compras em Estocolmo

Se você curte coisas de casa, e uma decoração e um design mais escandinavo, vai curtir demais Estocolmo para compras. Além de Ikea e H&M, a Suécia tem outras lojas que vale a pena conhecer.

Nordiska

É a maior loja de departamentos de Estocolmo. Ela fica bem no centro de Estocolmo e vende um pouco de tudo, seria como a Galeria Lafayette em Paris mas claro, tomando as devidas proporções!

Moeda da Suécia

coroa sueca

Se engana quem acha que a moeda na Suécia é o Euro! A Suécia tem moeda própria, a coroa sueca. É bem fácil encontrar caixas eletrônicos no centro, e algumas casas de câmbio. Alguns poucos lugares aceitam euro, mas o câmbio jamais será favorável, evite!

Melhor época para visitar Estocolmo

clima estocolmo
foto : Climate.org

Acho que ninguém tem muita dúvida que a Suécia é um lugar para se visitar no verão, né? Estocolmo é uma cidade que fica mais animada entre maio e setembro, e é o período ideal para se visitar a cidade.

Eu já fui Estocolmo no inverno, e a verdade é que pensei que fosse pior. Sim, estava bem frio e fazia temperaturas negativas, mas comparado a ser Suécia, acho que esperava até pior. Para mim o maior problema mesmo foi escurecer super cedo.

o que fazer em gotemburgo

Roteiro de viagem com Estocolmo

Estocolmo é muito visitada numa viagem envolvendo outras capitais, muitas vezes com Dinamarca, começando em Copenhague, com Oslo e Helsinque. É bem comum as pessoas fazerem esse tipo de roteiro envolvendo Estocolmo.

Outra ideia é fazer uma viagem apenas na Suécia mesmo, e conhecer lugares como Gotemburgo, e Malmo, que são a segunda e terceira maiores cidades suecas respectivamente.

O que você achou sobre o nosso guia dos melhores pontos turísticos a serem visitados em Estocolmo? Acha que faltou algum? Deixe nos comentários abaixo!

E não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais e com amigos que estejam planejando passar as férias na capital sueca!

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.