Opções de Bate e Volta Saindo de Bruxelas

bate e volta saindo de bruxelas

Não faltam opções de lugares para fazer um bate e volta saindo de Bruxelas. A Bélgica é um país super pequeno para os nossos padrões, e é possível atravessar o país de carro em 2:30h, que é exatamente o tempo que leva para ir de Lille na França para Eindhoven na Holanda, atravessando boa parte da Bélgica.

bate e volta saindo de bruxelas

A capital Bruxelas fica num ponto estratégico no meio do país, e assim está a menos de duas horas de trem de lugares como França, Holanda e ainda Alemanha e algumas outras cidades na Bélgica em meia hora, assim passeios bate e volta saindo de Bruxelas são uma boa opção para quem quer conhecer um pouco mais a Bélgica.

antuérpia

Os bate e volta saindo de Bruxelas mais comuns são Brugges e Ghent, mas o que nem todos mundo sabe é que existe uma infinidade de cidades que ficam a até duas horas de trem de Bruxelas, me limitei a duas horas de trajeto em trem, porquê acho que mais que isso fica pesado para fazer um bate e volta.

lille

Algumas cidades como Antuérpia, Lille e Liège seria ideal dois dias já que são cidades maiores, mas como nem sempre isso é possível e elas ficam a uma curta distância de Bruxelas, achei legal incluir as três no post também.

Cidades para fazer bate e volta saindo de Bruxelas

bruges

Brugges

Um dos mais populares bate e volta saindo de Bruxelas, a cidade é rodeada de canais e fica a apenas 1h de Bruxelas. A cidade parece ter saído de algum conto de fadas, chega a parecer que não é real de tão linda.

Brugges é uma cidade compacta e dá para visitar em apenas 1h dia. Brugges foi a cidade que me fez gostar novamente da Bélgica, já que não tive uma boa experiência em Bruxelas.

bruges

É verdade que em certos pontos Brugges é uma cidade turística, feita para turistas, a gente as vezes tem impressão de não estar numa cidade real, uma coisa meio fabricada e em alguns momentos isso me incomodou, mas depois eu relaxei e passei a aproveitar porquê a cidade é lindíssima!

bruges

Não tenho assim uma lista do que visitar em Brugges, o que eu recomendo mesmo é aproveitar a cidade, andar, ver as casinhas bonitas, e andar pelo centro histórico na beira do canal.

Há diversas empresas fazendo o passeio no canal, e também há diversos roteiros, incluindo um que vai até Ghent. Quando fui o passeio apenas em Brugges mesmo custava 8€ e tinha duração de 45 minutos, era excelente para ver a cidade por outro ângulo.

bate e volta saindo de bruxelas

Ghent

Outra cidade super comum como bate e volta saindo de Bruxelas, e arrisco a dizer que é uma das cidades mais bonitas da Bélgica.

Ghent fica a apenas meia hora de trem de Bruxelas, tem canais, tem um centro histórico bonito e dá até para ficar dois dias na cidade se você quiser visitar tudo com calma.

bate e volta saindo de bruxelas

Brugges ou Ghent, qual a melhor?

Brugges e Ghent são muito parecidas no sentido das duas serem bonitas, históricas e terem canais, muitas pessoas já me perguntaram qual a melhor opção de passeio bate e volta saindo de Bruxelas, se é Brugges ou Ghent, qual a melhor escolha.

Eu acho que não tem essa coisa de melhor, mas sim aquela que te agrada mais. Ambas cidades são lindas, mas eu prefiro Ghent.

Sim, Brugges é linda, encantadora mas achei um pouco artificial demais, e como Ghent é mais uma cidade “de verdade” eu gostei mais, mas isso é meu gosto, conheço muitas pessoas que preferem Brugges pela atmosfera mais conto de fadas.

bate e volta saindo de bruxelas

Eu fui para as duas, e recomendo as duas cidades, mas caso você só tenha tempo para uma delas, tente ver qual estilo é mais a sua cara. Não vou dizer para olhar as fotos das cidades no google, porquê você vai ficar ainda mais indeciso já que as duas são lindas!

lille

Lille

Lille é a quinta maior cidade da França, e apesar de achar que ela precisa de pelo menos dois dias para conhecer bem, eu decidi colocar ela aqui porquê ela fica já na fronteira com a Bélgica, é uma cidade super interessante, além de ser fácil de ir saindo de Bruxelas.

lille

Lille é uma cidade que geograficamente fica num ponto estratégico entre 3 capitais : Paris, Bruxelas e Londres e mesmo Londres sendo a mais distante, Lille está a pouco mais de 1h de Eurostar.

Saindo de Bruxelas, dá para chegar a Lille em 35 minutos em trens rápidos, já se for de trens regionais que param em várias cidades, a viagem podem chegar a até 2h.

lille

Eu coloquei Lille como opção de bate e volta saindo de Bruxelas porquê além das cidades com canais, seria legal também conhecer uma cidade de verdade, e Lille tem uma infinidade de lugares para conhecer e museus, por ficar já na fronteira, parece muito mais uma cidade belga que francesa, com sua arquitetura flamenga.

lille

O centro histórico de Lille, chamado de Vieux Lille é onde ficam as principais atrações da cidade, em um dia dá para você ver todas essas atrações principais do centro histórico, que em muitos pontos vai te fazer lembrar Bruxelas.

Se você decidir passar mais tempo na cidade, há museus e outras atrações um pouco fora do centro que você pode incluir.

Leuven

Todo mundo sabe que a Bélgica é o país da cerveja, mas o que nem todo mundo sabe é que Leuven é a cidade da cerveja! É uma cidade com várias cervejarias, sendo a cidade sede da Stella Artois, uma das cervejas belgas mais conhecidas.

Leuven é o bate e volta mais perto de Bruxelas, a cidade fica a apenas 20 minutos de trem da capital e uma cidade relativamente tranquila, com uma universidade e alguns monumentos importantes no centro da cidade, sendo o prédio da prefeitura o principal deles.

antuérpia

Antuérpia

A segunda maior cidade da Bélgica raramente entra no roteiro turístico do país, eu resolvi incluir Antuérpia na mesma viagem que fiz Brugges, e gostei muito da cidade porquê contrastava com Brugges, uma cidade que parece ser “fabricada pro turismo” e Antuérpia mais uma cidade real.

antuérpia

Antuérpia tem sua praça central mais ou menos como todas as outras cidades de origem flamenga, mas sem multidão de turistas, dá para visitar tudo com calma.

antuérpia

Antuérpia foi uma cidade que me surpreendeu porquê eu não sabia absolutamente nada sobre ela, e terminei achando a cidade muito bonita, e muito rica, herança do seu passado como importante cidade mercantilista na Europa.

Liège

A cidade de Liège, no oeste da Bélgica não é muito conhecida dos turistas, mesmo sendo a terceira maior cidade do país. Liège fica a 100km de Bruxelas e é uma opção se você tiver dias sobrando na Bélgica.

bate e volta saindo de bruxelas

Liège pode não ter a mesma graça e beleza de outras cidades belgas, mas eu acho a cidade interessante justamente por não ser uma cidade super turística, eu passei dois dias na cidade, fiz um passeio de barco no rio Meuse e visitei o centro histórico que é um tanto reduzido, então acho que dá para fazer o básico da cidade em um dia.

bate e volta saindo de bruxelas

Aachen

A cidade alemã de Aachen fica bem perto da fronteira com a Bélgica, usando o Thalys que é um trem rápido a viagem dura 1:15 de Bruxelas a Aachen, ou 2h em trens do tipo pinga pinga.

Apesar de hoje Aachen ser uma cidade pouco conhecida, já foi bem importante no passado e é a cidade de Carlos Magno e tem um passado rico, principalmente ligado a sua catedral.

bate e volta saindo de bruxelas

A catedral de Aachen foi construída no século VIII e foi palco de coroações dos reis quando Aachen era a sedo do Império romano-germânico e no primeiro andar da catedral é possível ver um trono, que dizem que pertenceu a Carlos Magno.

Aachen é também famosa por suas fontes termais, há mais de 20 instaladas na cidade, e algumas estão bem no centro da cidade.

maastricht

Maastricht

Uma cidade holandesa, mas que fica a 2h de trem de Bruxelas merece entrar como opção de bate e volta. Maastricht é uma cidade de tamanho médio para padrões europeus, mas tem um centro histórico que permite visitas de um dia.

Maastricht tem uma catedral bonita e um centro histórico que vale a pena conhecer. A cidade fica numa tríplice fronteira entre a Holanda, Bélgica e a Alemanha.

Opções de hospedagem em Maastricht

Waterloo

Se você é bom de História, já deve ter ouvido falar da Batalha de Waterloo. Foi a última batalha de Napoleão, e hoje o local que fica bem pertinho de Bruxelas, recebe visitantes interessados em saber um pouco mais do que aconteceu ali.

Waterloo é uma pequena cidade que fica a menos de 30 minutos de Bruxelas. Lá você vai conhecer vários monumentos e mesmo um museu sobre a guerra onde você vai poder saber mais o que aconteceu no local.

o que fazer em colonia

Colônia

Outra cidade que merece mais que apenas um passeio de um dia, mas como é possível ir de Bruxelas para Colônia em menos de 2h, eu resolvi adicionar a cidade nessa lista.

Colônia é a sexta maior cidade da Alemanha e tem uma catedral famosíssima. A catedral de Colônia é sem dúvida nenhuma o principal atrativo turístico da cidade.

A catedral se destaca pela sua imponência e por ser uma construção antiga que foi realizada durante o século XIII. No interior da catedral há várias relíquias e tesouros milenares.

A cidade é repleta de atrações incríveis, lendas curiosas e muita música. Colônia é uma belíssima cidade que possui mais de 12 igrejas românicas e é cortada pelo famoso rio Reno. Além disso ela possui cerca de três museus e várias casas de show, o que faz dela um dos maiores centros do país.

Clique aqui para ver opções de hospedagem em Colônia

Rotterdam

Outra cidade que fica perto de Bruxelas mas que fica na Holanda. Rotterdam fica a 1:30h de Bruxelas e é a segunda maior cidade da Holanda. Mesmo achando que vale a pena ficar dois dias na cidade, dá para fazer um bate e volta se você estiver em Bruxelas.

Rotterdam tem um dos maiores portos da Europa, tem casas cubos que são uma graça, tem museus e vários pontos turísticos no centro histórico da cidade para se visitar.

Clique aqui para ver opções de hospedagem em Rotterdam

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

13 COMENTÁRIOS

  1. Este ano no meu aniversario me dei de Presente uma viagem de 4 dias para a Bélgica. Fui com a minha melhor amiga. Voamos até Bruxelas, de lá pegamos um onibus direto para Antwerpen (10 euros). Ficamos Hopsedadas 3 dias em Antwerpen, de lá fizemos 1 Passeio de um dia para Brugges(ameiiiii), voltamos para Bruxelas e ficamos 1 noite lá, saimos de dia e a noite,Nao gostei de Bruxelas, amei Antwerpen e Brugge, quero voltar novamente. Bjs Paula adoro seu Blog

  2. Olá Paula, adorei suas dicas. Estou querendo ir a Belgica em setembro, então tenho algumas dúvidas:
    – é possivel bate e volta para amsterdam?
    – é possivel a comunicação sem falar outra idioma alem de portugês?
    Abraco

    • Sonia

      Poder pode, Amsterdam fica a 2h de Bruxelas de Thalys que é o trem rápido que liga Bruxelas a Amsterdam. Eu no entanto não recomendo porquê acho que Amsterdam merece mais tempo que apenas um bate e volta.

      Sobre comunicação, é difícil mas não impossível. Minha dica é que vc se programe MUITO, baixe mapas offline, faça anotações e programe tudo pelo menos duas vezes mais e com detalhes. Boa viagem!

  3. Oi Paula. Pode me ajudar? Chego em Lisboa dia 1 e dia 6 vou para Amsterdã. Tem um vôo low-cost no próprio dia 1 para Bruxelas, me ajude a montar um roteiro para ficar até dia 6. Chego em Bruxelas umas 10 da noite e estou reservando um airbnb na grand place. Gostaria de conhecer essas cidadezinhas e se possível, Colônia na Alemanha. O que acha? Depois de Amsterdã vou de ônibus para Paris. Poderia deixar alguma coisa para essa volta? Esse planejamento está me enlouquecendo, não imaginava que a hospedagem seria tão cara…

    • Leandra

      Colônia já é mais afastada e teria que ter mais tempo. Minha primeira sugestão é ir para Ghent que é incrível e vale muito a pena! Antuérpia eu também gostei muito, mas já não tem o charme de Ghent.

      Sobre o planejamento : No geral eu faço assim : Pesquiso sobre as cidades, e só decido pra onde ir durante a viagem, é que as vezes pode acontecer coisas como chuva, eventos e tals que podem atrapalhar totalmente os planos, e como essas cidades menores não são o destino principal, eu deixo para resolver isso depois, as vezes acontece também de ter dicas de algum local sobre qual lugar ir e eu mudo totalmente o plano.

  4. Oi Paula

    Boa tarde!
    E primeira vez que irei a Europa, meu inglês e razoável, ja viajei para outros países e não tive dificuldade,

    estou querendo me fixar num pais para conhecer outros e então ja que a bélgica e um pais pequeno e com suas informações que adorei, da para fazer o que gostaria que fazer.
    primeiro gostaria de procurar um hostel seguro, para guardar minha mala testo andar com mala nas costas e pular de hotel para hotel leva muito tempo.
    posso ate conhecer Londres e pernoitar por la, pegar Lou cost que e barato e vc leva so a roupa do corpo e a carteira rs.
    irei passar 18 a 24 dias,
    o que vc me sugere?

  5. Que roteiro de sonho! Tenho muita vontade de conhecer a Belgica, só escuto e vejo coisas boas de lá. Das cidades que vc citou, conheço Colonia – que é linda demais! Vou guardar esse post para uma futura viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.