Trem na Bélgica : Dicas de como Funcionam

trem na belgica

Andar de trem na Bélgica é mais ou menos como nos outros países da Europa, os trens belgas são rápidos e eficientes. Por ser um país pequeno, é bem tranquilo de andar de trem na Bélgica porquê praticamente todos os trajetos duram menos de 2h.

Os trens na Bélgica são bem espaçosos por dentro, acho bem mais confortáveis que os trens franceses ou trens ingleses por exemplo. Algumas estações maiores são quase como um shopping, com lojas, restaurantes e tudo que você precise.

Spreekt u Vlaams?

Oficialmente a Bélgica é um país trilíngue, e em Bruxelas os nomes das cidades na maioria das vezes virá em francês e em holandês.

Preste atenção porquê a maioria dos nomes das cidades belgas conhecemos mais na versão holandesa que francesa. Em francês Antuérpia vira Anvers e Ghent vira Gand.

Na última vez que estive lá, ia pegar um trem para Lille e na minha plataforma aparecia que o próximo trem seria para Rijsel. Pensei que tivesse errado a plataforma, até que apareceu o nome em francês e descobri que Rijsel é Lille em holandês.

Comprando bilhete de trem na Bélgica

Dá para comprar bilhetes de trem no guichê na estação, na internet e em máquinas como essas ai. Já comprei das três maneiras e foi sempre muito tranquilo.

No caso de trens regionais (de uma cidade para outra) eu não vejo necessidade de comprar com muita antecedência, já que os preços não variam muito. O que compro com antecedência geralmente são trens rápidos que precisam de reserva, tipo o Thalys.

trem na belgica

Estação central de Bruxelas

Apesar do nome, Bruxelas Central NÃO é a principal estação de trem de Bruxelas, cabendo o título a Bruxelas Midi que é de onde sai os trens internacionais. Bruxelas Central apenas é a estação mais central de todas, e fica perto da Grand Place.

Rede ferroviária belga

Dá para pegar trem na Bélgica nas grandes e pequenas cidades, a malha ferroviária belga é bem desenvolvida. As principais cidades belgas são ligadas por trens rápidos, e mesmo cidades pequenas possuem linhas de trens para as grandes cidades regionais.

Cartões de desconto para os trens na Bélgica

Algumas pessoas tem direito a descontos nos trens da Bélgica mediante apresentação de carteirinha válida. Tem carteirinha para crianças, idosos, jovens (menos de 26 anos) etc…Essas carteirinhas são pagas, mas se você for usar muito o trem as vezes vale muito a pena fazer uma.

trem na bélgica

Quantas malas pode levar no trem?

Viajar de trem dá uma maior flexibilidade sobre malas e bagagem, mas não exagere! Os lugares para bagagem são bem reduzidos. Você pode levar até duas malas grandes e uma de mão, mas não esqueça que vai ter que carregar as malas, e o peso total não pode exceder os 30 kgs.

Geralmente tem espaços como esses para guardar malas, seja no meio do vagão ou fora dele, mas como você pode ver o espaço é bem pequeno, para malas de mão ou mochila, tem também o espaço acima da cabeça.

Trem na Bélgica para outros países

Trem de Paris para Bruxelas

Muita gente aproveita para fazer a casadinha de Paris e Bruxelas numa só viagem, porquê as duas capitais ficam bem perto. Menos de 1:30h separam Paris de Bruxelas de Thalys, um trem de alta velocidade que é a melhor forma de viajar entre as duas cidades.

eurostar

Trem de Bruxelas para Londres

Saindo de Bruxelas de trem, você consegue chegar em Londres em apenas 2:15 no Eurostar. Diferente dos outros destinos, precisa chegar com antecedência porquê quando viaja para Londres você passa na imigração.

Outros trens internacionais na Bélgica

A Bélgica possui também outras linhas internacionais, tem trem que vai para a Holanda, França, Alemanha etc…Saindo de Bruxelas dá para chegar em Amsterdam, Roterdam, Antuérpia, ColôniaAachen e outros.

Outros posts sobre a Bélgica



Booking.com


Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.