O que Fazer em Liège na Bélgica

O que Fazer em Liège na Bélgica

Liège
Se vocês procurarem em blogs de viagem posts sobre Liège dificilmente vão encontrar muita coisa, Liège que é a quarta maior cidade da Bélgica não é nem um pouco turística e foi por isso mesmo que eu quis ir. Ok, quando me disseram que as pessoas de Liège eram simpáticas isso foi um motivo a mais e me fez querer ir já que imaginei que seria mais fácil de entrar em contato com os locais porquê eles são abertos e porquê falo francês. Essa é minha terceira vez na Bélgica e com exceção de Bruxelas é a única cidade francófona que fui.
Liège
 A cidade é cortada pelo rio Meuse e se você estiver hospedado próximo do centro pode facilmente fazer quase tudo a pé, o centro histórico de Liège é bem reduzido e os poucos imóveis de interesse disputam lugar com as lojas. Aliás Liége por ser uma cidade grande à nivel de Bélgica tem filiais das principais lojas belgas e européias, o comércio é menor que em Bruxelas mas achei maior que o de Ghent e o de Brugges.

Liège

Liège

Além de andar a pé eu aproveitei e fiz um passeio de barco, o barco fica no cais em frente ao Aquário de Liège e custa 6€ por 50 minutos de trajeto, os ingressos são comprados na bilheteria do Aquário.

No dia que eu fui cheguei, comprei meu ingresso e faltando 10 minutos para o horário previsto só tinha eu e o barqueiro, já na hora do barco sair é que apareceram mais dois casais então éramos cinco passageiros num barco que tinha capacidade para pelo menos 50 passageiros, e olha que nem estávamos na baixa estação.

Liège

Eu  cheguei em na cidade num dia ensolarado, daqueles dias em que todo mundo quer aproveitar até a última gota de sol por ser já setembro e a gente nunca sabe qual o último dia de sol, cheguei perto da hora do almoço e as varandas dos restaurantes estavam lotadas e muita gente aproveitando na praça da catedral.

Liège

A catedral de Liège

A catedral que tem São Paulo como santo padroeiro é um dos principais pontos para ser visto na cidade que  fica muito próximo da praça St Lambert que é exatamente o ponto mais central de Liège, onde comércio e parte antiga na cidade se misturam. A atual Catedral de São Paulo de Liège (cathédrale de Saint-Paul de Liège) fica no mesmo lugar onde existia a catedral de St Lambert que foi destruída em 1794.

Liège
Liège

A catedral fica aberta e o acesso é livre para qualquer pessoa exceto durante as missas, vale a pena entrar para apreciar a arquitetura, os vitrais e o jardim interior da catedral. Quando eu fui ví que o escritório de turismo de Liège organiza visitas guiadas, o ruim é que acontece apenas uma vez por dia e apenas em francês.

Liège
Liège

Uma das partes mais bonitas dessa igreja gótica é o teto, ou melhor aqui é uma abóbada tanto da parte interior da nave da igreja com o teto da parte exterior que dá para os jardins tem as abóbadas cruzadas como é bastante comum nas catedrais góticas européias.

Liège

Liège

Na parte alta de St Lambert vocês vão ver um prédio bem imponente, é o Palais des Princes Évêques. Esse palácio que hoje funciona como prédio de palácio de justiça. No mesmo lugar um palácio fortificado já existia desde o século XII e funcionava como palácio episcopal. Uma pequena parte do interior do palácio hoje é aberta ao público.

Liège

Ainda em St Lambert fica a ópera de Liège, St Lambert é praticamente a única parte onde os visitantes encontram imóveis históricos e onde as poucas coisas a serem visitadas se concentram.

Liège

Liège fica no extremo leste da Bélgica, pertinho da fronteira com a Alemanha e a Holanda, pensei em ir em Maastricht que fica na Holanda mas pelas fotos não parecia que tinha muita coisa a ser visitada e terminei indo para Aachen na Alemanha que fica a 50 minutos de trem de Liège. A estação de trem de Liège principal (gare de Liège-Guillemins) fica um tanto afastada do centro e é necessário pegar um ônibus que custa 1,90€ e você paga diretamente ao motorista.

Liège

Liège
Liège
Liège

Durante o passeio de parco, o barqueiro nos avisou que iriamos passear pela ponte mais famosa de Liège : Pont de Fragnée. A ponte foi construída para a Exposição Universal de 1905 e foi fortemente inspirada na ponte Alexandre III de Paris com todo o seu dourado e dois anjos em cada ponta.

Eu acho que a ponte Alexandre III é uma das pontes mais inspirativas porquê já fui em várias cidades que tem uma ponte inspirada nela, além dessa de Liège consigo me lembrar de uma em Praga e outra em San Sebastián.

Liège

Essa casa marrom no centro da foto é chamada de “maison Havart” é um dos imóveis mais antigos de Liège ainda de pé. A casa que hoje está desocupada foi construída em 1514.

Liège

Uma coisa legal de Liège é que existe uma dúzia de casa-barco que pode ser alugado facilmente nos sites e nas agências, quando estive em Liège o albergue quase inteiro eram de estudantes que tinham acabado de chegar na sua maioria estudantes Erasmus que iam passar o ano em Liège e estavam procurando alojamento.

Uma das minhas companheiras de quarto me contou que foi visitar uma casa-barco e quase aluga mas desistiu quando descobriu que o aquecimento no inverno era muito mais caro que numa casa normal, afinal morar “Amsterdam” style” tem seu preço!

Liège na prática :

Como chegar : A cidade possui um aeroporto mas o maior fluxo ainda é o de trens sendo a principal estação a Gare de Liège-Guillemins que liga Liège as principais cidades belgas e as cidades da fronteiriças com a Bélgica como Aachen, Maastricht ou Lille.

Liège é uma das paradas do Thalys, o trem de alta velocidade que liga Paris, Bruxelas e Colônia. Saindo de Londres é possível ir de Eurostar e trocar de trem em Bruxelas.

Prefiram se hospedar próximo da Praça St Lambert, assim dá para fazer a maior parte dos passeios a pé e é mais interessante já que fora desse circuito não tem muita coisa turística.

Outras cidades na Bélgica :

Procurando hotel em Liège?

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *