Thalys : Trem de Paris a Bruxelas e Amsterdam

Thalys : Trem de Paris a Bruxelas e Amsterdam

thalys

Acho que todo mundo já sabe da comodidade que é de viajar de trem na Europa, os trens em geral são pontuais, confortáveis e diferente do avião, geralmente não precisa chegar com tanta antecedência assim, além de na maioria das vezes sair do centro da cidade.

Desses trens modernos entre países da Europa, um dos mais utilizados é o Thalys que liga Paris a Bruxelas e Amsterdam e vice versa e recentemente criaram a versão Amsterdam para Londres também, que pude experimentar na minha última viagem porquê fiz o trecho Paris-Amsterdam e na volta fiz Amsterdam-Londres.

Bruxelas foi uma das primeiras capitais que conheci na Europa quando cheguei para morar em Paris, quando soube que o Thalys ligava as duas cidades em menos de  duas horas eu reservei os bilhetes para passar um final de semana em Bruxelas.

De Paris o Thalys parte da Gare du Nord e de Amsterdam ele parte da estação central. O trecho mais popular ainda é o Paris-Bruxelas mas o trecho inteiro sai de Paris, para em Bruxelas, depois em Antuérpia e Roterdam e finalmente em Amsterdam.

thalys

Trem é melhor que avião

O Thalys assim como os outros trens rápidos tem inúmeras vantagens em relação ao avião : Menor deslocamento porquê as estações ficam no centro da cidade e não precisamos ir até um aeroporto distante, fazer check-in, esperar para embarcar etc…é necessário chegar com algum tempo de avanço mas não tanto como no avião.

Outra vantagem também é em relação a mala, eu que estou acostumada a viajar por companhias aéreas low cost quase sempre viajo apenas com a mala de mão, mas quando viajo de trem eu aproveito para poder levar umas coisinhas a mais.

Ok, não dá para exagerar porquê você vai ter que carregar a sua própria mala e há sim um limite de bagagem que você pode trazer (além do espaço para malas ser pequeno) mas sempre é bom não ter um limite tão restrito como em muitas companhias aéreas.

Embarque

Antigamente bastava chegar uns cinco minutos e embarcar, mas de um tempo para cá o embarque é feito após passar por detectores de metais e raio x, e no próprio bilhete eles pedem que se chegue com pelo menos vinte minutos de antecedência.

Como é a viagem no Thalys

Os trens são super confortáveis, com poltronas largas, mesinhas, tomadas e um wifi que funciona super bem, aliás tão bem que eu comecei a escrever esse post aqui quando estava no trem. Tem também vagão restaurante com sanduíches, saladas e bebidas quentes e frias.

thalys

Precisa passar na imigração?

Se você fizer o trajeto Paris-Bruxelas ou Paris-Amsterdam você não vai passar pela imigração porquê esses países fazem parte do Acordo de Schengen e uma vez nesses países, há um esquema de livre circulação entre eles.

Se você assim como eu pegar o Thalys saindo de Amsterdam e for para Londres, você precisa trocar de trem em Bruxelas, e na verdade lá vai pegar o Eurostar e passar na imigração, já que o Reino Unido não é um dos países signatários do tratado de Schengen. Em 2018 eles vão começar a ligar Londres e Amsterdam direto, mas por enquanto é necessário trocar de trem em Bruxelas.

Comprando bilhete de trem barato

Vi muita gente falar que o Thalys não é barato, a verdade é que depois das low cost as passagens de avião estão cada dia mais baratas, e as passagens de trem não baratearam e até subiu mais, mas também tem todas as vantagens que eu já falei acima.

Comprando com antecedência dá para economizar bastante, até porquê eles sempre fazem promoções com preços bem bons. Uma dica para quem tá de férias e pode viajar a qualquer momento é escolher fora dos dias de pico tipo sexta a noite até segunda de manhã que costumam ser bem mais caros, de segunda a tarde até quinta-feira costuma ser bem mais em conta.

 

Outros posts sobre transporte na Europa

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

5 Comments

  1. Viviane Carneiro

    Essas viagens de trem pela Europa são muito legais e é cada paisagem linda que a gente vê não é. Adorei o post e as ótimas dicas. Bsj

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *