O que fazer em Amsterdam e o que Visitar

amsterdam canal

Sempre existe o que fazer em Amsterdam, a maior cidade da Holanda é uma das cidades mais animadas e cheias de atrações turísticas da Europa. Amsterdam tem muitos pontos turístico e é uma cidade muito cultural.

Todos os anos, milhares de turistas viajam a Amsterdam. E não é de se surpreender: não há como não se encantar com a capital holandesa!

Regada de história, lindas paisagens e pontos turísticos para todas as idades e gostos, Amsterdam ostenta riqueza em vários aspectos, principalmente no cultural.

Se você quer conhecer mais sobre a história da Holanda, passear de bicicleta ao ar livre com segurança, conhecer alguns dos museus mais importantes do mundo e curtir para valer a vida noturna (que é bem agitada), embarque nessa viagem de hoje comigo para uma das capitais europeias mais badaladas!

O que fazer em Amsterdam e o que visitar

museu van gogh
foto : Shutterstock

Museu Van Gogh

Se você gosta de arte, precisa necessariamente passar pelo Museu Van Gogh, que tem seu próprio acervo original com algumas das pinturas mais famosas de Vincent Van Gogh. Algumas de suas obras mais importantes estão lá. Separe ao menos duas horas para poder conhecer tudo com calma.

No primeiro andar do museu, você encontrará escritos em várias paredes que contam toda a trajetória de vida do pintor. Além disso, os quadros são organizados em ordem cronológica. Portanto, é possível fazer um comparativo entre as obras para analisar as mudanças pelas quais o pintor foi passando ao longo dos anos.

Já no segundo andar, estão expostos alguns quadros do pintor, além de outros quadros que foram atribuídos a ele na época, embora até hoje não se saiba exatamente se foi ele mesmo quem pintou os quadros.

rijijksmuseum holanda
foto : Shutterstock

Museu Rijksmuseum 

Esse também é um dos museus mais importantes da Holanda. Lá, você verá bem de perto algumas das obras mais famosas do mundo de artistas como Vermeer e Rembrandt. 

Um dos focos do museu é a própria história da arte de Amsterdam. Por isso, você encontrará por lá muitas obras criadas por artistas que viveram na capital.

Originalmente, o museu foi construído em Haia no ano de 1800. Somente 8 anos depois, por ordem do irmão de Napoleão Bonaparte, o museu foi transferido para a capital holandesa. 

Em 2003, o museu foi fechado para uma grande reforma, e só reabriu em 2013. Milhões de euros foram investidos em sua estrutura! É um dos lugares que eu recomendo que o ingresso seja comprado antecipadamente, porquê costuma ter fila grande.

casa de anne frank

Casa De Anne Frank

Lá você poderá ver de perto registros reais da Segunda Guerra Mundial, no local onde Anne Frank e sua família se refugiaram por meses durante a guerra. Se você quiser visitar esse local, é importante comprar seu ingresso online com antecedência, porque a concorrência é bem alta!

Existe um passeio guiado pela casa. Dentro do local, você poderá ter acesso a todos os cantos da casa, e um guia contará tudo o que aconteceu durante o período da guerra em que a menina se refugiou com os seus pais.

Você terá acesso ao armazém que pertenceu aos pais da garota, aos quartos onde as famílias se refugiaram e ao escritório. Essa é uma das atrações mais concorridas em Amsterdam e eu recomendo que comprem o ingresso antecipadamente. Eles esgotam rápido!

heineken experience amsterdam
foto : Shutterstock

Museu Da Heineken

O museu da Heineken conta com várias instalações interativas, e você ainda poderá provar diversos tipos de cerveja. Mesmo se você não é fã de cerveja, é um passeio interessante porquê você aprende muita coisa.

Eu já tinha conhecido o Museu da Carlsberg em Copenhague e mesmo não tomando cerveja, achei interessante a experiência de saber com a cerveja é fabricada. Claro que a parte que todo mundo mais gosta é a degustação no final.

O museu passou por uma série de reformas, mas mesmo assim tentou manter parte da estrutura original da fábrica de cerveja fundada em 1867.

O local foi projetado para que os visitantes possam interagir mais com o processo de fabricação, podendo encostar nos ingredientes e percorrer todo o caminho que as garrafas fazem até que estejam prontas para o consumidor.

barco canal holanda

Passeios De Barco

Amsterdam oferece aos turistas uma grande quantidade de opções de passeios para todos os gostos. Amsterdam tem água pra todo lado, então passeio de barco é uma boa opção.

Os passeios de barco são bem comuns pela cidade. Até porque, ela é cheia de canais! Várias empresas oferecem esse serviço, e muitas delas oferecem até mesmo áudios em português para que o visitante possa entender um pouco mais sobre a história e os pontos turísticos.

Essa é uma maneira muito legal de conhecer a cidade de diferentes ângulos. Além disso, você ainda poderá conhecer uma porção de pontes pela cidade (Amsterdam é cheia de pontes!). Em geral, os passeios duram cerca de uma hora e meia. 

holanda bicicleta

Andar de bicicleta

É muito comum que os holandeses andem de bicicleta para fazer praticamente tudo: passear, ir a uma loja, trabalhar, etc. De fato, a bicicleta é considerada o principal meio de transporte dos holandeses!

Porém, o aluguel é um pouco caro. Você pagará algo em torno de R$50,00 e R$60,00 para alugar uma bicicleta por apenas um dia. Porém, em alguns pontos da capital o valor pode ser menor, especialmente se for pelo centro.

bicicleta amsterdam

Só tome cuidado para não deixar a sua bicicleta em qualquer canto sem corrente. Muita gente acha que a Europa é o lugar mais seguro do mundo, mas não é bem assim. Se você deixar ela largada, a chance de levarem embora é grande. Então, fique de olho vivo!

Bourboun Street

Nesta casa de festa de Amsterdam, o que rege a dança são Jazz, Rock e Soul. E, claro, o funk raiz! Até mesmo Sting, o vocalista de The Police, já se apresentou na casa!

A Bourboun Street fica bem próxima à Praça Leidse, uma região onde é possível encontrar todo tipo de entretenimento para vários gostos e idades. A casa abre todos os dias, e a partir das 22:00h você já pode encontrar diversão! Se você curte um som ao vivo, é uma ótima pedida para a noite.

red light district amsterdam
foto : Shutterstock

Red Light District de Amsterdam

Essa rua é famosa pela quantidade de casas onde garotas de programa ficam expostas em vitrines. Caso você não saiba, a Holanda é um dos poucos lugares no mundo onde a prostituição é considerada um trabalho, sendo, portanto, legalizada.

O nome vem das luzes vermelhas que ficam nas casas e iluminam as ruas. O ponto se tornou tão famoso em todo mundo que é um dos principais pontos turísticos para turistas do mundo inteiro. E, se você acha que essa região é perigosa e, de certa forma, decadente, como em muitas ruas do Brasil, saiba que lá não é assim.

As ruas na verdade são bem bonitas, bem cuidadas, seguras e limpas. As casas da região também são muito bem cuidadas. Até porque, para os holandeses, a prostituição não é vista com maus olhos como no Brasil e em muitos outros países. Como dito, para o holandês é como uma profissão qualquer.

De qualquer modo, é bom ficar atento nesta região. Por ser muito visitada por turistas, há quem se aproveite disso: os batedores de carteira! Há pessoas mal-intencionadas na região que muitas vezes se passam por policiais só para levar a carteira de turistas.

É proibido tirar fotos por lá! E nem tente dar uma de esperto e tirar escondido! Já vi policial à paisana ir tirar satisfação com um turista por desobedecer a regra.

coffee shop
foto : Shutterstock

Coffee shop

Na Holanda, o uso de drogas de baixo risco é legalizada. Maconha por exemplo pode ser comprada em lugares especiais e consumida.

O que isso quer dizer? Que em alguns lugares você pode entrar, comprar e fumar um beck, exatamente como se fosse um maço de cigarro. Como é um café, há também bolos, doces, comidinhas, inclusive algumas feitas de maconha.

Não pode comprar e fumar na rua por exemplo. Também não pode ser comprado em quantidade grande, se não estou enganada até 5g apenas. Tem que ser maior de 18 anos e ter um documento com você.

Muito diferente do que as pessoas imaginam, são lugares calmos e sem confusão. Tudo é muito bem regulamentado e por isso mesmo não tem nada a ver com a imagem de coisa suja, violência, crime ou sujeira que associamos.

Festas e eventos em Amsterdam

king's day

King’s Day

Tenho quase certeza que se você já pesquisou um pouco sobre a Holanda, viu uma festa onde todo mundo veste laranja e fazem passeios de barco. Esse é o King’s Day ou em bom português, o dia do Rei.

A Holanda é uma monarquia, e um dos principais feriados lá ( arrisco dizer que também é o mais festivo) é o Dia do Rei, que comemora o aniversário do monarca, mas que na prática é praticamente um carnaval.

Quase todo mundo veste laranja, que é a cor da Holanda, e há música, cerveja e festas pelas ruas, é uma feriado nacional. É um excelente dia para estar em Amsterdam e curtir com os locais.

Escape

Se você estiver procurando por baladas que toquem especificamente música eletrônica, experimente conhecer a casa de festas Escape. Ela é uma das casas mais famosas da capital holandesa e funciona há mais de 30 anos. Lá você precisará pagar a entrada, que não é muito barata.

Além disso, chapelaria e banheiro também são cobrados. Apesar de não ser um passeio muito barato, vale a pena conhecer o ambiente. A casa possui uma arquitetura muito interessante, além de um jogo de luzes intenso que causa um visual bem interessante.

A casa de festa foi projetada para receber até 2 mil pessoas, então dá para imaginar o espaço interno!

Balada Studio 80

Outra opção para quem curte um agito durante a noite é a Balada Studio 80. Porém, a casa é bem menor do que a Escape. A lotação máxima é de 300 pessoas. Por isso, se você estiver pensando em ir até lá, é bom chegar mais cedo para garantir o seu lugar!

Ela fica localizada no centro da capital, e é uma das baladas underground mais conhecidas por lá. Não espere ouvir músicas pop que toquem nas rádios. Lá, o gosto é um pouco alternativo. Mas vale muito a pena conhecer o ambiente mesmo assim!

Amsterdam Dance Event

A capital holandesa é conhecida mundialmente por ter uma das vidas noturnas mais agitadas.

Lá, você encontrará festas e baladas para todos os gostos. Se você gosta de música eletrônica, provavelmente já ouviu nomes como Tiesto, Armin Van Bureen e 4 Strings, certo? Alguns dos maiores nomes do eletrônico vieram da Holanda, você sabia?

Se você gosta desse estilo especificamente, então tente viajar para Amsterdam em outubro. Nessa época, acontece o Amsterdam Dance Event, um dos maiores eventos na Europa de música eletrônica (ficando atrás de eventos como Tomorrowland). São 5 dias ininterruptos de festa!

O que você achou das dicas de hoje sobre o que fazer em Amsterdam? Se você gostou e tem alguma dica a mais, deixe nos comentários abaixo! Essas dicas podem ajudar outras pessoas que estejam planejando viajar para lá.

E não se esqueça também de compartilhar esse post em suas redes sociais e com aquele seu amigo que quer viajar, mas ainda não sabe bem o que fazer quando chegar lá!

comida holanda

Onde comer em Amsterdam

Restaurante Moeders

Leve em conta que os holandeses jantam cedo (bem diferente dos brasileiros). Para você ter uma ideia, é comum que alguns restaurantes comecem a servir o jantar 18:00h!

Além disso, nem todos os estabelecimentos aceitam cartão de crédito. Por isso, tome cuidado na hora de jantar! É importante sempre verificar antes se o local aceita crédito. Você não quer acabar a noite lavando a louça, não é?

 O restaurante é especializado em comida caseira típica holandesa. É uma ótima oportunidade para você conhecer melhor o gosto do holandês!

O mais curioso é que moeders significa mães, e o restaurante possui um monte de fotos de mães dos clientes. Se você quiser, pode levar a sua também! Por isso mesmo a proposta é fazer uma comida caseira. Para provar aquela comida que só a mãe sabe fazer! Vale a pena conhecer esse restaurante, será uma experiência bem diferente!

Restaurant ‘t Zwaantje

Esse restaurante também serve comida típica holandesa, e os preços são bem amigáveis. Além disso, as porções costumam ser bem grandes! 

Depois que você pedir seu prato, os garçons começarão a servir um acompanhamento atrás do outro até encher a mesa. Então, prepare-se para comer bem se você for até lá!

Restaurante Babel

O restaurante fica localizado bem no centro de Amsterdam. Lá, você mesmo precisará se servir, ele não tem garçons. Ele seria como um restaurante mais popular no Brasil.

Você encontrará uma grande diversidade de alimentos por lá, desde pratos para vegetarianos a diferentes tipos de carnes. Se você preferir, também pode comer algum lanche, há algumas opções no cardápio. E se não quiser jantar, este restaurante também serve café da manhã!

Comida surinamesa

Minha experiência culinária em Amsterdam não se resumiu aos deliciosos stroopwafels, fui numa feira com uma amiga que mora em Amsterdam e ela me mostrou uma barraquinha onde uma senhora do Suriname vende comidas típicas do Suriname.

Me surpreendeu como são muito parecidas com as comidas do Brasil, uma variedade enorme de bolos de sabores que poderiam ser facilmente brasileiros. Eu me rendi a cocada, e em espaço de segundos eu fui tele transportada para a minha infância em Salvador, para os tabuleiros das baianas de acarajé que também vendiam cocada.

Leia também : Como é ser uma turista negra na Holanda

onde comprar cosméticos na holanda

Compras em Amsterdam

Rua Kalverstraat

Essa é uma das principais ruas de Amsterdam para quem gosta de fazer compras. Lá, você encontrará de tudo.

E quando digo de tudo, é tudo mesmo! Na mesma rua você poderá acessar grandes lojas de departamento, shoppings, cafés, restaurantes, igrejas e museus! Por isso, separe um tempinho para conhecer essa rua com mais calma, pois há muitas coisas para fazer pela região.

Já se você quiser comprar roupas, talvez a melhor opção seja a De Bijenkorf. A loja fica próxima à Praça Dam, e lá você encontrará todo tipo de roupa para homens, mulheres e crianças. Essa é uma das maiores lojas de departamento de Amsterdam.

Leia também : Onde comprar cosméticos na Holanda

amsterdam transporte

Transporte em Amsterdam

Amsterdam é uma cidade muito plana, e além de plana, é muito bonita. Amsterdam é uma cidade para se conhecer a pé. Em alguns momentos será necessário no entanto usar o transporte em Amsterdam porquê na sua lista de o que fazer em Amsterdam, certamente tem algumas atrações um pouco mais distantes.

Eu usei o bonde enquanto estava lá. Acho o bonde a melhor opção para se locomover em tanto que turista, porquê a gente consegue ver a cidade pela janela do bonde. Tem também metrô e ônibus, mas acho bonde bem melhor.

Se você quer realmente se sentir na Holanda, pode alugar uma bicicleta. Lógico que é preciso um pouco de traquejo no começo, mas Amsterdam é uma cidade feita para ciclistas também, e vai ser tranquilo de andar de bicicleta por lá.

Tem também as balsas gratuitas, mas que geralmente os turistas não pegam porquê só é interessante se você estiver hospedado na parte norte da cidade, ou precisar ir para lá.

onde ficar em salvador

Onde ficar em Amsterdam

Eu fiquei hospedada bem perto da Estação Central, e eu consegui fazer toda a parte histórica de Amsterdam a pé. Ficar num hotel no centro de Amsterdam me ajudou a economizar tempo, porquê eu andava cinco minutos e já estava em alguma das atrações turística de Amsterdam.

Booking.com

Melhor época para visitar Amsterdam

Saiba que a melhor época para viajar à capital holandesa é a qualquer mês do ano. Isso mesmo! Não existe uma época melhor ou pior para fazer a sua viagem. Claro que se você é uma pessoa que sente muito frio, deveria evitar o inverno.

Lembre-se que enquanto é inverno na Holanda, é verão no Brasil! Lá, é normal que as temperaturas cheguem a marcar alguns graus negativos. Mas não se preocupe, não é o fim do mundo!

Além disso, a Holanda está longe de ser o país europeu mais frio. Se você preferir um clima mais ameno, o ideal é viajar no verão. Até porque você poderá aproveitar mais os dias, que são mais longos!

moinho de vento holanda

Cidades próximas a Amsterdam para conhecer

Uma das vantagens da Holanda ser um país pequeno (mesmo para padrões europeus) é a possibilidade de conhecer várias outras cidades próximas de Amsterdam. Você pega um trem em Amsterdam, e em 20 minutos chega em outra cidade.

A lista de cidades é enorme : Haia, Gouda, Edam, Utrecht, Rotterdam (que vale a pena passar dois dias lá) Haarlem e várias outras cidades fofinhas para visitar.

campos de tulipas

Campos de tulipas

Não podia fazer um post sobre a maior cidade da Holanda e não falar de tulipas, não é? Se você for para Amsterdam entre final de março e comecinho de abril, pode aproveitar pra ver pelo menos um dos vários campos de tulipas na Holanda.

O mais conhecido de todos é o de Keukenhof, que é simplesmente uma das coisas mais lindas que já vi na vida. Se você que conhecê-lo, minha dica é se preparar e comprar o ingresso antes. Por ser muito famoso, é um tanto complicado comprar o ingresso nos dias.

como chegar em amsterdam

Como chegar em Amsterdam

A KLM tem voos direto de São Paulo, Rio e Fortaleza para Amsterdam. As demais cidades brasileiras podem fazer uma escala nessas cidades, ou fazer uma escala em alguma capital europeia e de lá ir para Amsterdam.

De Portugal há voos diretos de Lisboa com a Transavia, Tap e KLM. Do Porto tem voos da Transavia e KLM. Há também voos saindo de Faro e de Ponta Delgada, ambos operados pela TUI.

Quando eu fui para Amsterdam, eu estava morando em Londres. Peguei o Eurostar até Bruxelas, passei alguns dias por lá, fui para Antuérpia e de lá fui direto para Amsterdam. O Thalys é o trem que liga Paris a Amsterdam, e que tem uma parada em Antuérpia.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu fui pra Amsterdam com uma só vontade em minha mente: visitar a casa da Anne Frank. Me apaixonei perdidamente pela cidade nas poucas horas que estive lá, e esse ano voltei e fiquei dois dias. Eu pirei. Amsterdam é a cidade que eu mais gostei de visitar, achei ela a mais bonita, a mais legal. E olha que eu nem fui no red light district e nem visitei um coffeeshop, quem sabe se eu visitasse acharia mais legal ainda, por ter atrações diferentes para todo o tipo de gente.

    beijos

  2. Que bacana esse guia do que fazer em Amsterdam! Tenho uma amiga que mora nela, Van Gogh é meu pintor favorito e adoro Heineken…me diga o que estou esperando para conhecer essa cidade linda? Vergonha na cara! ahaha Amei o post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.