O que Fazer em Hong Kong e o que Visitar

o que fazer em hong kong

Para começar a falar sobre o que fazer em  Hong Kong acho que convém explicar um pouco sobre Hong Kong porquê muita gente ainda tem dúvida se é uma cidade, um país ou se faz parte da China ou não, esse Tigre Asiático ainda é um tanto desconhecido da maioria de nós.

o que fazer em hong kong

Hong Kong faz parte da China?

Teoricamente sim, mas Hong Kong e Macau gozam de uma liberdade e de um estatuto diferente da China continental, explicado pelo lema “Um país, dois sistemas”

Para nós brasileiros que somos de um país unificado e com o mesmo sistema pode ser complicado de entender, Hong Kong por exemplo não é como tem a mesma relação da Escócia e o Reino Unido, porquê quem nasce em Hong Kong tem cidadania e passaporte de Hong Kong por exemplo, e os chineses precisam de visto para entrar em Hong Kong. Nós brasileiros não precisamos de visto para Hong Kong mas precisamos para a China.

Hong Kong é uma região administrativa especial, com leis diferentes da China, moeda diferente e mesmo língua diferente já que o mandarim não é a língua oficial de Hong Kong e sim o cantonês, juntamente com o inglês afinal Hong Kong pertenceu ao Reino Unido até 1997.

o que fazer em hong kong

Herança do passado colonial britânico, aqui se dirige pela esquerda e se não fosse estar escrito também em cantonês, eu poderia jurar que era mais um sinal no chão de algum rua de Londres. Há algumas coisas aqui que são claramente britânicas, mas com o fundo chinês.

O que fazer em Hong Kong e o que visitar na cidade

Hong Kong é o tipo de lugar que agrada a gregos e troianos, para quem gosta de natureza é um lugar cheio de opções para fazer trilhas, tem praias e ilhas quase desertas, para os mais urbanos tem feiras, ruas cheias de gente, shopping, museus e vistas incríveis e você sempre vai encontrar o que fazer em Hong Kong.

o que fazer em hong kong

Star Ferry

Se eu tiver que escolher apenas uma coisa imperdível sobre o que fazer em Hong Kong certamente diria uma travessia no Star Ferry, para mim os 10 minutos de travessia entre a Ilha de Hong Kong e a Península de Kowloon vale a viagem porquê é de lá que a gente tem as vistas incríveis do mar com os arranha-céus tão típicos de Hong Kong.

Os ferries ainda funcionam como no século 19 e custam entre HK$ 2,50 a 3,40 e servem como meio de transporte para a população. Há duas rotas principais : Tsim Sha Tsui-Central que é a mais popular entre os turistas e com melhor vista, e Tsim Sha Tsui- Wan Chai.

o que fazer em hong kong

Victoria Peak

Que tal uma vista a 552m de altura? De todos os lugares que conheci o Pico Victoria é o que me deixou mais boquiaberta com as vistas de Hong Kong. Eu tirei várias fotos do lugar que é uma plataforma de observação que tem a entrada gratuita, mas é necessário pagar o transporte até lá em cima.

o que fazer em hong kong

A forma mais tradicional para subir é de bondinho, o chamado Peak Tram que custa HK$ 40 ida e volta e faz você voltar ao passado com os antigos trens que faziam esse percurso. Tem uma hora quando a gente tá subindo que dá um medinho porquê é beeeem íngreme e a gente tem a impressão que vai cair para trás.

Para quem tá com a grana mais curta, pode pegar o ônibus 15 que ele te deixa na parte inferior do Peak, mas não acho que valha a economia já que precisa andar até chegar lá e o percurso entre Central e o Peak pode demorar pelo menos uns 40 minutos. Lá de cima você vai cansar de tanto tirar foto porquê a vista é incrível!

Museus em Hong Kong

Eu sou apaixonada por museus, e mesmo aqui não sendo uma Meca de museus, eu posso dizer que há bons museus em Hong Kong para visitar, o que eu mais queria visitar era o Museu de Arte de Hong Kong, mas ele estava fechado para reformas. Infelizmente esse museu só vai reabrir em novembro de 2019.

o que fazer em hong kong

Eu consegui tirar tempo para visitar o Museu de História de Hong Kong e me surpreendi com o museu, que como o nome indica, conta a história de Hong Kong. O museu tem um caminho a ser feito, e de maneira cronológica começamos pela pré-história e sobre os primeiros habitantes que viveram aqui.

Foi com o passar do tempo que o museu foi ficando interessante, e uma das partes que eu mais gostei foi essa que mostra templos, dragões e deuses, duma religião que conhecemos tão pouco. Fiquei fascinada com tudo que aprendi ali, um pouquinho de terras tão distantes e nem por isso menos interessante.

O museu fala também sobre a Guerra do Ópio e como Hong Kong se tornou colônia do Reino Unido, aliás no dia que eu fui havia um pequeno filme contando tudo, e seguimos até explicações sobre a dominação japonesa até os dias atuais com uma parte especial sobre o momento em que Hong Kong foi entregue a China e o seu crescimento nos últimos anos.

A maioria dos turistas ficam apenas 2-3 dias, mas acho que dá para preencher muitos dias com o que fazer em Hong Kong com muitas atividades e visitas, além de passeios bate e volta seja para Macau ou mesmo para algumas cidades fronteiriças na China onde não é necessário pedir visto antecipadamente.

o que fazer em hong kong

Templos

Uma das coisas que eu mais gosto de visitar na Ásia são os templos, assim como na Europa eu entro em toda igreja que eu vejo, na Ásia eu faço o mesmo com os templos e sempre fico maravilhada conhecendo um pouco mais, em Hong Kong a maioria dos templos são budistas.

o que fazer em hong kong

Templo Tin Hau

Só quando escrevi esse post aqui é que descobri que em Hong Kong existem pelo menos uma centena de templos com esse nome, já que Tin Hau é a deusa do mar e muito popular numa ilha como Hong Kong. Esse aqui fica em Yau Ma Tei em Kowloon.

o que fazer em hong kong

Eu o descobri quase por acaso, estava passando na frente e resolvi entrar. Quando a gente vê a frente pensa que é um templo pequeno e sem nada pra ver, mas ele é uma sucessão de cinco prédios com algumas partes lindíssimas, geralmente ele não entra na lista sobre o que fazer em Hong Kong mas vale a pena conhecer se você estiver passando por perto.

Leia também : Melhores templos de Hong Kong

Mosteiro dos dez mil Budas

Um dos lugares mais incríveis que visitei em Hong Kong foi o mosteiro dos dez mil Budas. Esse mosteiro fica um pouco afastado das principais atrações de Hong Kong, mas vale muito a pena visitar porquê ele tem quase 13 mil Budas! Ele é um dos lugares que mais gosto na cidade e toda vez que levo alguém lá, eles ficam impressionados.

mosteiro dos dez mil budas

Eu fui de manhã e durante o inverno em Hong Kong, então foi bem tranquilo. Se você for a Hong Kong durante o verão por exemplo, prefira fazer o passeio num momento mais fresco do dia, e não esqueça de levar água, já que você só vai encontrar lugar para comprar quando estiver lá em cima.

Quantos Budas existem no mosteiro dos dez mil Budas?

Sim, o nome é mentiroso porquê não tem dez mil Budas no mosteiro dos dez mil Budas mas treze mil Budas! Outro detalhe : Apesar do nome, o lugar não é exatamente um mosteiro porquê não há monges vivendo lá.

mosteiro dos dez mil budas

Nem todos os Budas são assim grandões, quando a gente chega no pátio principal tem um templo com muitos Budas pequenos. Infelizmente não se pode tirar foto dessa parte, mas eu arrisco dizer que tem uns 5 mil Budas pequenos lá, o que facilita na conta dos quase treze mil.

Leia também : Como se vestir para visitar templos budistas

o que fazer em hong kong

Avenue of Stars e Estátua de Bruce Lee

Essa tem um quê de Calçada da Fama! A Avenue of Star é mais ou menos como uma Calçada da Fama, mas com a diferença é que a gente não conhece muito as estrelas, uma vez que são estrelas locais! Ao invés de estrelas no chão, temos as mãos de famosos, e dos que provavelmente você conhece tem o Jet Li, Jackie Chan e Bruce Lee.

Falando em Bruce Lee, o filho mais ilustre daqui tem uma estátua que fica na Tsim Sha Tsui Promenade, já no final da Avenue of Stars, não é lá a coisa mais impressionante do mundo, mas um lugar bem legal para quem curte artes marciais, sem contar que tem uma vista linda para tirar fotos.

o que fazer em

Nan Lian Garden e Chi Lin Nunnery

Depois que vim morar aqui, elegi o Nan Lian como meu lugar favorito na cidade! Ele é um jardim lindo de estilo chinês! Eu até então não sabia o que era jardim de estilo chinês, só conhecia o estilo japonês, e visualmente a maioria de nós não consegue diferenciar. Tem lagos com carpas, bonsais, árvores e é tudo super bonito e tranquilo.

Já Chi Lin é um complexo budista com templo, jardim e salas de exposição. Vira e mexe tem exposições de pintores em uma das salas adjacentes, e cerimônias de chá, as cerimônias de chá no entanto precisam ser agendadas previamente.

o que fazer em hong kong

Kowloon Park

Hong Kong tem muitos parques naturais, mas a maioria são parques gigantescos no estilo reserva natural e que não dá muito para aproveitar se o seu objetivo for descansar ou fazer um piquenique. Um dos parques urbanos mais centrais que temos aqui é o Kowloon Park, que fica meio escondido.

A grande atração do Kowloon Park é sem dúvidas o lago com os flamingos, o Kowloon Park é quase um oásis de calmaria no meio da sempre movimentada Tsim Sha Tsui. Prefira ir durante a semana, é bem mais tranquilo e você ainda consegue ver os moradores locais fazendo sessões de tai chi chuan.

o que fazer em hong kong

Mercados

Aqui existe mercado de quase tudo! E o engraçado é que na maioria das vezes não é um mercado propriamente dito, mas uma rua com lojas com a mesma temática. Tem o mercado de jade, mercado dos animais, mercado das flores, mercado dos pássaros, mercado de absolutamente quase tudo espalhado nas ruas da cidade.

O mais famoso dos mercados é provavelmente o Temple Night Market, um mercado noturno que tem um pouco de tudo : comidas, bugigangas, novidades tecnológicas, karaokê e pessoas que adivinham o futuro.

o que fazer em hong kong

Buda gigante

Uma das primeiras coisas que li sobre o que fazer em Hong Kong era falando do Buda Gigante (Tian Tan Buddha) e do Monastério de Po Lin. O Buda em si é gigante porquê ele tem 23m de altura, mas o que realmente torna ele ainda maior são os 268 degraus que necessários para ver ele lá do alto.

Disney Hong kong

Disney Hong Kong

A primeira vez que ví foi num artigo sobre o que fazer em Hong Kong com crianças, mas Disney já deixou de ser só para crianças faz tempo, né? Embora a Disney de Hong Kong seja a menor de todas, também é a que menos tem filas, e tem um tamanho “humano” e você assim não fica achando que não vai dar para fazer tudo.

Quais brinquedos tem na Disney Hong Kong?

Praticamente os mesmos das outras Disney ao redor do mundo. Se você já foi para outras Disney, com certeza vai reconhecer várias partes e brinquedos, alguns tem o mesmo nome, outros embora tenham um nome diferente, é praticamente o mesmo brinquedo.

Disney Hong kong

Reserve um dia para ir a Disney se você gosta de parques, e você vai conhecer uma Disney com algumas diferenças, mas que é tão mágica quanto as outras. A melhor época para conhecer a Disney é no inverno e no final do outono, além de ter menos gente, ainda tem temperaturas mais agradáveis.

Disney Hong kong

A Disney de Hong Kong vale a pena para adultos?

Essa foi uma pergunta que ouvi muito depois que falei que fui para Disney. Muita gente dizia que todas as Disney, a de Hong Kong era justamente a que não era boa para adultos, uma vez que a maioria dos brinquedos era mais infantis. Eu fui, me diverti e voltei com uma outra impressão, das sete diferentes áreas, só uma achei que não tinha muita coisa para adulto.

A Fantasyland é a parte mais infantil que tem, digo infantil pelo fato de ter menos “brinquedos de adulto”. Nessa parte eu consegui ir naquelas xícaras que giram sabe? Acho que essa é a única parte que é menos adulta. Do resto, todas as áreas do parque eu achei que tem brinquedos de adultos sim.

Rooftops e vistas de Hong Kong

Uma cidade com tantos arranha-céus não poderia deixar de oferecer algumas das melhores vistas, alguns lugares são bastante conhecidos como o 100 e alguns hoteis de luxo da cidade. Eu imaginava que era tudo muito caro na cidade, e que qualquer lugar com vista era super caro!

Eu fui no Red que fica no terraço do shopping IFC em Central . Claro que uma bebida lá não custa o mesmo que uma bebida num vendedor ambulante, mas também não custa um rim, mesmo porquê o lugar é aberto e você pode ir apenas para tirar fotos.

Há uma infinidade de bares e restaurantes com vista em Hong Kong, a cultura de rooftop é bem forte na cidade e eu acredito que seja pelo fato de ser uma cidade vertical, e também pelo clima agradável que permita aproveitar desse tipo de lugar durante boa parte do ano, já que o frio em Hong Kong não é nada extremo.

o que fazer em hong kong

Hong Kong Observation Wheel

Embora a roda gigante não seja tão popular como a London Eye, ela oferece vistas da cidade por HK$ 100 por adulto e eu recomendo não comprar com muita antecedência o bilhete para assim poder escolher um dia com tempo bom e curtir mais a vista lá de cima.

yum cha

Onde comer em Hong Kong

Um restaurante que eu amei conhecer foi o Yum Cha, um restaurante de comida chinesa tradicional que serve os dim sum mais fofos que já vi, além de ser muito bom. Se você não é muito chegado em comida asiática não se preocupe porquê o que não falta aqui são opções de comida ocidental.

Eu sempre acho que comer dim dum deve entrar na lista de o que fazer em Hong Kong por ser bem típico.

tim ho wan

Outra coisa que eu tinha colocado na minha lista de o que fazer em Hong Kong era ir no famoso restaurante com estrela Michelin barato, o Tim Ho Wan! Aproveite para comer um dos pratos mais típicos de Hong Kong num restaurante famoso e pagando pouco! E o meu queridinho de todos continua sendo o Din Tai Fung, acho que nunca comi tantas vezes no mesmo restaurante como nele.

Leia também : Onde comer dim sum em Hong Kong

discovery bay

Praias para visitar

Talvez a sua primeira ideia sobre o que fazer em Hong Kong não inclua praia, mas Hong Kong tem mais de 200 ilhas e algumas praias ficam super perto do centro, uns 20 minutos do centro e você já consegue encontrar praias tranquilas para tomar banho. Muitas praias são bem tranquilas, e algumas só são acessíveis por meio de trilhas.

Essa aqui da foto foi em Discovery Bay, que fica a apenas 25 minutos de Central e parece mais uma praia do interior. Discovery Bay em si não tem tanta coisa para fazer porquê é bem residencial, mas dá para passar o dia na praia ou apenas ir almoçar no centrinho que tem vários restaurantes.

best western

Onde se hospedar em Hong Kong

Eu escolhi ficar na Ilha de Hong Kong para me hospedar, fiquei até surpresa porquê esperava que os hotéis aqui custassem mais, mas paguei metade do que pagaria em Londres ou outras cidades da Europa. Eu fiquei hospedada no Best Western Plus no bairro de Sai Ying Pun que fica a apenas duas estações de Central

Clique aqui para ver todas as hospedagens em Hong Kong

Booking.com

Transporte na cidade

o que fazer em hong kong

O metrô é sem dúvidas a maneira mais rápida e eficaz de se locomover, basta comprar um Octopus Card que é o cartão que se usa como passe e aproveitar. O octopus card também é usado em várias lojas e cafés e é uma mão na roda porquê você usa no ferry, ônibus e bonde, sem precisar ficar catando dinheiro.

Passeios bate e volta saindo de Hong Kong

Macau é sem dúvidas o passeio bate e volta saindo de Hong Kong mais comum, mas ainda há Shenzhen na China, Guanghzou e Zhuhai (que acho que vale a pena passar o final de semana) e as ilhas menos conhecidas que ficam ao redor da ilha principal. Há também algumas cidades menos conhecidas na província de Guangdong, mas basicamente essas são as opções mais populares de bate e volta.

passaporte brasileiro

Informações práticas sobre Hong Kong

Vistos

Brasileiros e portugueses não precisam de visto e podem permanecer como turistas por até 90 dias. É importante lembrar que apesar de não ser necessário visto para Hong Kong, o visto da China ainda é obrigatório (salvo algumas exceções especiais) então se depois você quiser ir para China, precisa de um visto prévio.

hkd

Moeda

A moeda é o Dólar de Hong Kong (HKD) que você pode retirar em qualquer caixa automático ou trocar no aeroporto. Se for em casa de câmbio, evite as notas de 1000 HKD, porquê são menos aceitas, não é uma cédula tão comum e alguns comerciantes só aceitam pagamento em notas de até 500 HKD.

Mapa com o que fazer em Hong Kong

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.