Visto de Trânsito e Visto de Chegada para China

Visto de Trânsito e Visto de Chegada para China

visto de trânsito para china

Sabia que há casos em que não se precisa tirar visto para a China? A China tem um sistema de exceção de visto, o chamado visto de trânsito para a China e também o visto de chegada que tem algumas condições bem peculiares. Essas são exceções, para viagens de turismo “normais” e para outros fins, precisa tirar visto para a China!

Existem dois tipos de visto de trânsito, o mais comum de 72 horas que vale nas principais cidades, e um de 144 horas, mais restrito.

Visto de Trânsito para China

Minha experiência com visto de trânsito para China de 72 horas

Minha primeira experiência com o visto de trânsito chinês foi meio por acaso e inesperada. Eu iria para Tóquio e faria apenas uma escala em Pequim, mas como Pequim estava debaixo de uma tempestade de neve, e a Air China consegui piorar tudo com o péssimo serviço, fui obrigada a passar quase 20h em Pequim e a sair do aeroporto.

Eu estava um tanto tensa porquê não sabia como funcionava bem o visto de trânsito para a China, mas foi relativamente tranquilo apesar da fila gigantesca que eu enfrentei no aeroporto de Pequim. Depois de quase duas horas na fila eu passei pelo agente de imigração e foi tudo bem rápido.

Então posso ir para China sem visto?

Depende. O visto de trânsito, a pessoa tem que estar em trânsito, não pode ser uma viagem redondinha para a China. Não pode ser por exemplo Brasil – China – Brasil porquê assim você não estaria em trânsito mas sim viajando para a China. Para esse esquema funcionar, é necessário que você esteja indo para um terceiro país via China.

Precisa também ter o passaporte de um país que dá direito a esse visto de trânsito ( Brasil e Portugal estão na lista!)

No meu caso funcionou perfeitamente porquê meu itinerário era Londres – Pequim – Tóquio. A China não era meu destino, eu estava apenas em trânsito por lá.

visto de trânsito para china

Quanto tempo posso ficar na China com o visto de trânsito?

O visto é válido por 72 horas. A grande vantagem aqui é que as 72h só começam a contar quando der meia noite do dia seguinte. Exemplo : Se você chegou as 15h em Shangai, seu visto só vai começar a contar as 72h depois da meia noite, e assim você ganha umas horas a mais.

Qualquer pessoa pode usufruir desse visto de trânsito?

Não, além de ter que estar em trânsito, precisa também entrar com o passaporte de um dos países seguintes.

Europa

Albânia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Montenegro, Macedônia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Américas

Argentina, Brasil, Canadá, Chile, México e Estados Unidos

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

Ásia

Brunei, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Japão e Qatar

visto de trânsito para china

Cidades onde pode entrar com visto de trânsito para China por 72 horas

Aeroporto de Pequim capital, nos dois aeroportos de Shanghai ( Pudong e Hongquao) e nos aeroportos das seguintes cidades : Guangzhou ( Cantão) Chengdu, Chongqing, Shenyang, Dalian, Harbin, Xian, Guilin, Kunming, Hangzhou, Wuhan, Tianjin, Qingdao, Nanjing, Changsha e Xiamen.

Como requerer o visto de trânsito para a China

Basta chegar por uma das entradas mencionadas acima, preencher a ficha de imigração e ir para a fila da imigração que diz “144h transit visa”. Dai só mostrar o passporte e a ficha junto com um comprovante de passagem para um terceiro país e passar na imigração normalmente. O policial vai carimbar o seu passaporte normalmente.

Posso passear livremente e viajar com meu visto de trânsito na China?

Não! Você pode apenas passear e visitar livremente a região metropolitana de onde seu visto foi emitido. Se você entrou pelo aeroporto de Pequim, não pode ir para Shangai por exemplo. Você pode apenas passear por Pequim e arredores, na grande Pequim, nada de sair viajando pela China.

O visto de trânsito só vale uma vez? Passo pela China na ida e na volta, funciona?

Sim. No meu caso eu fiz Londres – Pequim – Tóquio com o visto de trânsito. Fiquei alguns dias em Tóquio e fiz o caminho inverno Tóquio – Pequim – Londres sem problemas, não limites, o importante é apenas que a China seja o país de trânsito e não o destino final.

o que fazer em hong kong

O Visto de trânsito vale para Hong Kong e Macau?

O visto de trânsito para China em nada tem a ver com Hong Kong e Macau que tem sistemas de imigração próprios. Tanto Hong Kong como Macau não exigem visto para a maioria das nacionalidades.

O que você pode no entanto, é usar Hong Kong ou Macau para ser o terceiro país e assim ter o seu visto de trânsito. Se você fizer um voo que seja por exemplo Brasil – Pequim – Hong Kong você tem direito ao visto de trânsito para China porquê Hong Kong seria o terceiro país.

Posso receber visto de trânsito para China se eu chegar de trem?

Não, o visto de trânsito só é emitido nos aeroportos das cidades que já foram citadas. Não há essa possibilidade para quem não chega por um desses aeroportos.

museus de toulouse

Visto de trânsito para China de 144 horas

Basicamente ele é como o de 72 horas, mas é emitido em poucas cidades ainda. Ele é válido para as mesmas nacionalidades do visto de trânsito de 72 horas. Ele também começa a contar as 144 horas depois da meia noite do dia seguinte. Basicamente é a mesma coisa, mas só é tirado em algumas cidades na China.

Onde o visto de 144 horas para a China é emitido?

Ele é emitido apenas em algumas cidades : Shanghai, Pequim, Tianjin, Hebei, Nanjing e Hangzhou. A grande vantagem nesse visto, é que além do tempo ser maior, pode se chegar por trem e por mar em alguns casos.

Quais entradas funcionam para o visto de 144 horas

Em Shanghai

Shanghai Pudong International Airport, Shanghai Hongqiao International Airport, Shanghai Port International Cruise Terminal, Shanghai Wusongkou International Cruise Terminal, Shanghai Railway Station

Em Pequim

Aeroporto de Pequim e na estação de trem Pequim Oeste.

Em Nanjing

Nanjing Lukou International Airport

Em Hangzhou

Hangzhou Xiaoshan International Airport

visto de trânsito para china

 

Visto na chegada (para Shenzhen)

Essa é outra exceção para algumas regiões um pouco especiais na China. Em algumas cidades você pode receber um visto na chegada com validade de 144 horas. Eles estão querendo abrir a exceção para toda a província de Guangzhou, que fica no sul da China, mas não achei nada oficial sobre isso. Hoje, sei que isso é possível em Shenzhen, que fica na fronteira com Hong Kong.

A China e a maioria dos países abre exceções não por bondade, mas por questões econômicas e esse acredito ser um dos principais motivos para essa exceção aqui. Muita gente vai para Shenzhen saindo de Hong Kong e aproveitam para passar o dia nos diversos spas que tem lá e comprando tudo que podem nos shoppings.

metrô de hong kong

Shenzen fica praticamente colado com Hong Kong, menos de trinta quilômetros separa a cidade chinesa de Hong Kong, são tão próximas que o metrô de Hong Kong chega até a entrada de Shenzhen. Eu mesma uma vez decidi ir para Shenzhen algumas horas antes, foi só pegar os documentos e o metrô aqui em Hong Kong. Ir de Hong Kong para Shenzhen é a maneira mais popular para ir de Hong Kong para a China continental.

Como tirar visto de chegada em Shenzhen

Não há um site com informações oficiais, mas li em alguns blogs que para o visto de chegada apenas a fronteira de Lo Wu funciona. Então você precisa pegar o metrô em Hong Kong (na estação de Hung Hom) que tem como destino final Lo Wu.

Quando você chega em Lo Wu (ponto final) é só seguir o fluxo de gente, e logo você vai ver a fila de imigração. Não passe nessa fila, você precisa pegar a escada rolante e subir para tirar o visto antes de passar com o agente de imigração em Shenzhen.

Você pega uma ficha, preenche um papel e vão chamar pelo seu número. Você vai entregar o passaporte, depois chamam para pagar e por último você recebe o visto colado no passaporte. Eu fui num domingo de manhã e todo o processo levou mais ou menos meia hora. Só depois que desci e passei na imigração propriamente dita.

Quanto custa o visto de chegada em Shenzhen?

Ai é que está o problema! Para a maioria dos países o visto de chegada custa 168RMB, mas por questões de reciprocidade, se você tiver passaporte brasileiro eles vão cobrar 468 RMB.

Eles não aceitam pagamento em outra moeda, mas ao lado tem uma casa de câmbio. Tinha lido também que só aceitavam dinheiro em espécie e parece que mudaram isso. Quando fui na semana passada eu vi adesivos com menção de cartões de crédito, vi Visa e Mastercard.

o que fazer em macau

Qual a diferença entre o visto de trânsito e o visto na chegada para a China?

Basicamente é o lugar por onde você entra. Alguns lugares você só pode ter o visto de entrada, enquanto outros você pode ter o visto de trânsito.

Atualizações e informações

As leis na China as vezes mudam sem aviso prévio, e acontece de nem mesmo os sites oficiais conseguirem ter uma informação linear. Como estou morando bem perto da China e pretendo visitar esse país incrível com frequência, tentarei manter esse post atualizado.

Lembrem no entanto, que essas informações não são oficiais. Quem for e tiver informações novas sobre visto de trânsito para China, deixe aqui um comentário para eu poder atualizar o post e continuar ajudando outras pessoas.



Booking.com

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

53 Comments

  1. bernardo

    boa noite

    Estou com a seguinte dúvida sobre o visto de transito.
    Posso comprar uma passagem
    Ida: Brasil x Pequim
    Volta: Tailandai x BRasil
    E uma 3a passagem Pequim x Tailandia em menos de 72?

    Vale o visto de transito?

    Reply
    1. Paula Augot

      Bernardo

      Deixa eu ver se entendi bem : Sua passagem é Brasil, China, Tailândia e Brasil? Se sim, vale por quê a Tailândia seria o terceiro país. O que não pode ser é tipo Brasil-China ida e volta, tem que ser da China pra outro país, o que no seu caso seria a Tailândia.

      Reply
      1. BERNARDO FALCOMETA SEWALD

        Minha passagem de ida seria brasil ate a pequim e de volta seria tailandia ate o brasil.
        Aproveitaria e compraria uma passagem de pequimm ate a tailandia adicional, ficando 72h em pequim. Posso fazer sem conexao da mesma cia, isto é comprando por minha conta? Outra duvida, preciso ter o assento confirmado?

        Reply
        1. Paula Augot

          Sobre o assento confirmado, acredito que sim. No aeroporto há uma fila de imigração especial para esses casos, você basicamente precisa preencher o papel e mostrar a reserva ou bilhete provando que você vai sair da China, ou seja vai para o terceiro país. No geral é o suficiente, mas claro que pode ser que o cara da imigração pergunte algo, mas eles são geralmente tranquilos na China se vc tiver todos os documentos certinhos.

          Reply
          1. bernardo

            Somente para confirmar:

            Posso usar o visto considerando que farei

            Brasil x Pequim (passagem 1)
            Pequim x Tailandia (passagem 2)

            Isto é, serão passagens diferentes e não Brasil x Pequim x Tailandia

  2. bernardo

    Boa tarde

    Posso usar o visto considerando que farei

    Brasil x Pequim (passagem 1)
    Pequem x Tailandia (passagem 2)

    Isto é, serão passagens diferentes e não Brasil x Pequim x Tailandia

    Reply
  3. Marina

    Olá!
    Por favor, com o visto de trânsito em Pequim, dá para visitar a muralha da China, ou ela se encontra fora do limite em que se pode circular com esse tipo de entrada no país?
    Obrigada!

    Reply
    1. Paula Augot

      Marina

      Depende do trecho da muralha da China! A muralha em si tem vários trechos em várias províncias, mas tem trechos dentro da região de Pequim sim, basta escolher um desses. Esses dentro da região de Pequim pode, até pq o governo sabe que os turistas vão lá p visitar isso mesmo 🙂

      Reply
  4. Ana

    Ola Paula,

    meu voo sai de SP, para em Frankfurt e dai em Pequim, para assim seguir a Bangkok (uffa).
    São somente 2 horas de conexão. Eu preciso pedir o visto de trânsito mesmo assim?
    A volta é praticamente igual, mas por Xangai.

    Att
    Ana

    Reply
    1. Paula Augot

      Ana

      Vc vai passar pela imigração normal, ACHO que não precisa pedir esse específico pq vc não vai sair do aeroporto nem passar 144h lá, mas recomendo que você se informe melhor com a companhia aérea, que deve saber melhor

      Reply
  5. Marina Fruet

    Olá!
    Por favor, sabe se é possível visitar a muralha da China com o visto de trânsito em Pequim, ou a muralha está fora do limite municipal em que posso circular?…
    Obrigada!
    Marina

    Reply
    1. Paula Augot

      Marina

      Como respondi ali em cima : Depende do trecho da muralha da China! A muralha em si tem vários trechos em várias províncias, mas tem trechos dentro da região de Pequim sim, basta escolher um desses. Esses dentro da região de Pequim pode, até pq o governo sabe que os turistas vão lá p visitar isso mesmo ?

      Reply
  6. Kathia

    Olá Paula, para ir a Shen Zen é permitido somente de metrô para conseguir o visto? Vou ficar em Hong Kong. Tem como fazer antes de ir? Um abraço

    Reply
    1. Paula Augot

      Kathia

      Fazer antes de ir não seria um visto de entrada, mas um visto normal onde vc pode ir pra toda a China e ficar vários dias. Esse de Shenzhen é um visto de entrada, uma “ajuda” para quem não tem visto chinês, mas claro que se você preferir pode tirar um visto normal antes. Mas claro, se for apenas visto na chegada, tem que ser na chegada em Shenzhen, e de metrô pq é na estação que fica o ponto de controle da imigração onde pode ser tirado na hora.

      Reply
  7. Leonardo

    Paula, meu destino é Bangkok e resolvi fazer o percurso Brasil – China – Tailândia por questões financeiras (é muito mais barato ir pra Xangai e de lá pegar um voo para Bangkok. Então, no meu caso, eu posso usar o visto de trânsito, correto?
    Você disse que é preciso estar com um passaporte de algum país daquela lista que tu colocou no post. Foi isso que não entendi muito bem. Pra eu ter direito ao visto de trânsito eu só preciso estar com o meu passaporte, né?
    Parabéns pelo post!

    Reply
    1. Paula Augot

      Leonardo

      Da lista que coloquei acima (Brasil é um deles) precisa estar com o passaporte (válido e tals) e ter uma passagem saindo da China e indo para um terceiro país, no seu caso a Tailândia. E olha, no aeroporto de Xangai quando você passa na imigração, tem uma fila separada para esse visto de trânsito, é bem simples!

      Boa viagem!

      Reply
  8. Carol

    Olá paula, tudo bom?

    Meu irmão mora em dubai e estou visitando ele, mas gostaria de saber se você sabe da possibilidade de ir visitar a China por uns dias e depois voltar para cá. Vi q vc informou que somente com a passagem do terceiro país seria possível. No caso eu iria dubai -china- dubai, e após alguns dias volto ao Brasil.

    Obrigada

    Reply
  9. Eliza Piragine Carvalho

    Oi Paula,
    Vou pra Pequim agora no começo de novembro e queria tentar o visto de trânsito 144h, é possível? Minha rota é Tóquio, Pequim, Seul. Tenho lido em sites como melhores destinos que está liberado para brasileiros, porém os sites da embaixada chinesa não têm nada sobre esse visto de 144h, será que é verdade?? Tenho medo de chegar lá e não ser, você já fez uso desse visto de 144h?
    Att.

    Reply
    1. Paula Augot

      Eliza

      Como eu contei no post, eu tive o de 72h em Pequim, já que na época não existia ainda 144 e 72h era o máximo. E sim, isso existe de verdade ( fui pra Shanghai tem 2 meses e tinha placas falando da fila desse visto de trânsito) eu moro em Hong Kong e sempre vou pra China, e posso te garantir que ele existe sim, não sei se você lê em inglês, mas se ler, pode procurar outros relatos para se sentir mais segura

      Reply
  10. Jessica

    Oi Paula,
    Ja tentei essa informação em Vários lugares e só achei alguma coisa se shenzhen no seu blog! Você fala sobre a chegada de shenzhen pelo metro, mas eu queria saber se no aeroporto de shenzhen é o mesmo processo??? Eu vou fazer Londres-shenzhen-singapura. Posso pegar o visto de transito no aeroporto de SHENZHEN? Obrigada!!!

    Reply
    1. Paula Augot

      Jéssica

      Infelizmente não! O visto de trânsito de 144h não funciona no aeroporto de Shenzhen ainda (mas eles querem implementar no futuro!) e só o visto de chegada funciona em Shenzhen, mas tem que ser pelo metrô e ACHO que de ferry, é um visto que visa deixar as pessoas que estão em Hong Kong ir passear na China.

      Reply
  11. carolina

    oi Paula, irei fazer Brasil , Tailandia, com conexão longa em xangai. Esse formulario da imigração q entregamos na hora de solicitar as 144h, a gente pega lá mesmo próximo a imigração, ou com a companhia?

    Reply
  12. Luiz

    Oi!!

    Muito obrigado por este post, muito informativo!

    Só fiquei com uma pequena dúvida. Eu e a minha namorada vamos para Tóquio, e vamos passar pela China na ida e na volta. Isso teria problema ou essa visto de 72h é só pra usar uma vez?

    Outra coisa que vai rolar é que na volta a gente vai fazer escala dentro da China, vamos de Tóquio pra Xian e depois pra Nanjing antes de sair do país, seria ruim também neste caso?

    Obrigado!

    Reply
    1. Paula Augot

      Luiz

      No seu caso, vocês precisam de visto de turismo! Esse visto não permite que você saia da cidade onde recebeu! Se vc chegar por Pequim por exemplo, não pode sair da cidade de Pequim. No seu caso não vale por dois motivos : 1 você entra por Xian, cidade que não tem esse visto de trânsito, e 2 de lá vc vai pra Nanjing, e não é permitido sair da cidade de onde recebe o visto de trânsito. No seu caso, você tem que tirar um visto chinês no consulado mesmo.

      Reply
  13. bia alves

    oi Paula, tudo bem?
    Consegue me ajudar com uma dúvida? Li em alguns blogs que é possível tirar visto para a China de Hong Kong, em uma media de 5 dias.
    Você saberia me confirmar se isso é possível? Conhece pessoas que fizeram isso?
    Eu vou pra China, mas durante um ano sabatico, e nao posso aplicar para o visto aqui no Brasil, uma vez que eles nao permitem tanta antecedência.
    Obrigada,
    Bia

    Reply
    1. Paula Augot

      Bia

      Pode sim, mas o problema é que não vai conseguir o de cinco anos em Hong Kong (por isso tirei no Brasil) em Hong Kong sai sim rápido em poucos dias, mas no geral apenas 1 ou duas entradas, nunca dão o de cinco anos em Hong Kong.

      Reply
  14. Vanessa

    Oi, Paula. Obrigada pelas informações. Eufiquei com uma dúvida. Irei fazer uma viagem às Filipinas com conexão de 12 horas em Pequim. Até aí tudo bem… é só mostrar o boarding pass do próximo voo e requerer o visto de 72 horas. Na volta, decidi ficar por 6 dias em Pequim (menos de 144 horas)… mas não vou ter o boarding pass do voo seguinte para mostrar, obviamente, já que o voo Pequim – Brasil só vai sair em 6 dias. Todo mundo que vai passar alguns dias em Pequim tem esse “problema”, né? Aí eu mostro só a reserva do voo? Obrigada!

    Reply
  15. Brenda

    Olá, vou fazer uma conexão em Pequim de 9h. Então não preciso aplicar pro visto de trânsito antes né? Quando eu vou fazer check-in para embarcar eles não vão me solicitar nada?

    Reply
  16. Lucas nascimento

    Bom dia Paula, primeiramente Obg por tanta clareza nas informações, mas como eu sou meio lerdo e desconfiado rs
    Estou indo fazer um viagem pra Thailand ..
    Na volta são 12h de escala em Beijin,
    Tailândia -beijin capital- Paris
    Meu passaporte e brasileiro, consigo sair por algumas horas?

    Reply
  17. Yasmini

    oi Paula, obrigada pelas informacoes.
    se eu entrar por Xangai dentro das 144 horas, posso ir um dia até Hangzhou e voltar?

    Reply
  18. Júlia

    Oii Paula, to indo pra Tokyo no próximo ano e coivfazer escala na China. Esse visto de trânsito na China qual o valor?

    Obrigada pelas informações!

    Reply
  19. Paloma

    Oi Paula! Irei para Tóquio em abril, e minha escala de ida é Madrid e depois Pequim, e então Tóquio. Em Pequim a escala é de 3h.
    Na volta passo em Pequim, e depois Alemanha e então Brasil. Também com 3h de escala em Pequim. Como tenho que tirar os vistos da china? Serão duas passagens, tenho que tirar visto, ou tiro o visto de 72h em cada passagem?

    Reply
    1. Paula Augot

      Paloma

      Não precisa tirar o visto antes, o visto é na verdade um carimbo que te permitiria sair (se vc tivesse tempo) mas no seu caso pode ir direto fazer a conexão. Você faz isso na ida e na volta!

      Reply
  20. Bruno

    Oi Paula tudo bem? Me ajudar por favor… farei um voo Rio x dubai x shangai
    Ficarei 2 dias em shangai depois vou de trem para Pequim e fico 3 dias em Pequim e depois saiu e fico 2 dias em Hong Kong e de Hong Kong vou pra Taiwan.
    Depois korea, Japão!
    No retorno ao Brasil eu saiu de Tóquio e volto pra shangai somente pra pegar o voo para Dubai. Pois tenho um voo fechado Rio x Dubai x Dubai x shangai x shangai x Dubai x Dubai x Rio.

    Desculpa a confusão rsrsr mas minha dúvida principal é: posso entra por shangai e ficar 2 dias lá e de lar ir de trem pra Pequim ficar 3 dias e sair da China continental? Com visto de trânsito.

    Abraço

    Reply
  21. Alex

    Olá Paula,

    Estou indo para Nova Zelândia saindo de Zurich e conexão em Pequim. Ficarei no aeroporto de Pequim por 10 horas. Preciso de visto para essa conexão em Pequim?

    Reply
  22. Guilherme Becker

    Olá Paula, tudo bem?
    Parabéns pelo site!

    Após ler toda a matéria e os comentários, ainda fiquei com uma dúvida: farei o trecho Brasil-Pequim-Tailândia (onde vou usar o visto de trânsito para conhecer a muralha nas proximidades de Pequim), e minha volta será Tailândia-Pequim-Brasil, sem saída do aeroporto na volta.

    Neste caso, posso realmente usar somente visto de trânsito? Ou por ter uma segunda passada pela cidade (apenas conexão), preciso do visto de turismo?

    Abraços

    Reply
    1. Paula Augot

      Guilherme

      No caso o visto de trânsito funciona também na volta, vou até editar meu texto e incluir isso! Eu fiz Londres-Pequim-Tóquio ida e volta com esse visto de trânsito sem problemas.

      Boa viagem!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Ásia, China, Dicas de Viagem, Planejamento, Slides
onde comer em hong kong
Onde Comer em Hong Kong : Dicas de Restaurantes

o que fazer em nova york
O que Fazer em Nova York e o que Visitar

Fechar