Visto de Trânsito e Visto de Chegada para China

Visto de Trânsito e Visto de Chegada para China

visto de trânsito para china

Sabia que há casos em que não se precisa tirar visto para a China? A China tem um sistema de exceção de visto, o chamado visto de trânsito para a China e também o visto de chegada que tem algumas condições bem peculiares. Essas são exceções, para viagens de turismo “normais” e para outros fins, precisa tirar visto para a China!

Existem dois tipos de visto de trânsito, o mais comum de 72 horas que vale nas principais cidades, e um de 144 horas, mais restrito.

Visto de Trânsito para China

Minha experiência com visto de trânsito para China de 72 horas

Minha primeira experiência com o visto de trânsito chinês foi meio por acaso e inesperada. Eu iria para Tóquio e faria apenas uma escala em Pequim, mas como Pequim estava debaixo de uma tempestade de neve, e a Air China consegui piorar tudo com o péssimo serviço, fui obrigada a passar quase 20h em Pequim e a sair do aeroporto.

Eu estava um tanto tensa porquê não sabia como funcionava bem o visto de trânsito para a China, mas foi relativamente tranquilo apesar da fila gigantesca que eu enfrentei no aeroporto de Pequim. Depois de quase duas horas na fila eu passei pelo agente de imigração e foi tudo bem rápido.

Então posso ir para China sem visto?

Depende. O visto de trânsito, a pessoa tem que estar em trânsito, não pode ser uma viagem redondinha para a China. Não pode ser por exemplo Brasil – China – Brasil porquê assim você não estaria em trânsito mas sim viajando para a China. Para esse esquema funcionar, é necessário que você esteja indo para um terceiro país via China.

Precisa também ter o passaporte de um país que dá direito a esse visto de trânsito ( Brasil e Portugal estão na lista!)

No meu caso funcionou perfeitamente porquê meu itinerário era Londres – Pequim – Tóquio. A China não era meu destino, eu estava apenas em trânsito por lá.

visto de trânsito para china

Quanto tempo posso ficar na China com o visto de trânsito?

O visto é válido por 72 horas. A grande vantagem aqui é que as 72h só começam a contar quando der meia noite do dia seguinte. Exemplo : Se você chegou as 15h em Shangai, seu visto só vai começar a contar as 72h depois da meia noite, e assim você ganha umas horas a mais.

Qualquer pessoa pode usufruir desse visto de trânsito?

Não, além de ter que estar em trânsito, precisa também entrar com o passaporte de um dos países seguintes.

Europa

Albânia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Montenegro, Macedônia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Américas

Argentina, Brasil, Canadá, Chile, México e Estados Unidos

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

Ásia

Brunei, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Japão e Qatar

visto de trânsito para china

Cidades onde pode entrar com visto de trânsito para China por 72 horas

Aeroporto de Pequim capital, nos dois aeroportos de Shanghai ( Pudong e Hongquao) e nos aeroportos das seguintes cidades : Guangzhou ( Cantão) Chengdu, Chongqing, Shenyang, Dalian, Harbin, Xian, Guilin, Kunming, Hangzhou, Wuhan, Tianjin, Qingdao, Nanjing, Changsha e Xiamen.

Como requerer o visto de trânsito para a China

Basta chegar por uma das entradas mencionadas acima, preencher a ficha de imigração e ir para a fila da imigração que diz “144h transit visa”. Dai só mostrar o passporte e a ficha junto com um comprovante de passagem para um terceiro país e passar na imigração normalmente. O policial vai carimbar o seu passaporte normalmente.

Posso passear livremente e viajar com meu visto de trânsito na China?

Não! Você pode apenas passear e visitar livremente a região metropolitana de onde seu visto foi emitido. Se você entrou pelo aeroporto de Pequim, não pode ir para Shangai por exemplo. Você pode apenas passear por Pequim e arredores, na grande Pequim, nada de sair viajando pela China.

o que fazer em hong kong

O Visto de trânsito vale para Hong Kong e Macau?

O visto de trânsito para China em nada tem a ver com Hong Kong e Macau que tem sistemas de imigração próprios. Tanto Hong Kong como Macau não exigem visto para a maioria das nacionalidades.

O que você pode no entanto, é usar Hong Kong ou Macau para ser o terceiro país e assim ter o seu visto de trânsito. Se você fizer um voo que seja por exemplo Brasil – Pequim – Hong Kong você tem direito ao visto de trânsito para China porquê Hong Kong seria o terceiro país.

Posso receber visto de trânsito para China se eu chegar de trem?

Não, o visto de trânsito só é emitido nos aeroportos das cidades que já foram citadas. Não há essa possibilidade para quem não chega por um desses aeroportos.

museus de toulouse

Visto de trânsito para China de 144 horas

Basicamente ele é como o de 72 horas, mas é emitido em poucas cidades ainda. Ele é válido para as mesmas nacionalidades do visto de trânsito de 72 horas. Ele também começa a contar as 144 horas depois da meia noite do dia seguinte. Basicamente é a mesma coisa, mas só é tirado em algumas cidades na China.

Onde o visto de 144 horas para a China é emitido?

Ele é emitido apenas em algumas cidades : Shanghai, Pequim, Tianjin, Hebei, Nanjing e Hangzhou. A grande vantagem nesse visto, é que além do tempo ser maior, pode se chegar por trem e por mar em alguns casos.

Quais entradas funcionam para o visto de 144 horas

Em Shanghai

Shanghai Pudong International Airport, Shanghai Hongqiao International Airport, Shanghai Port International Cruise Terminal, Shanghai Wusongkou International Cruise Terminal, Shanghai Railway Station

Em Pequim

Aeroporto de Pequim e na estação de trem Pequim Oeste.

Em Nanjing

Nanjing Lukou International Airport

Em Hangzhou

Hangzhou Xiaoshan International Airport

visto de trânsito para china

 

Visto na chegada (para Shenzhen)

Essa é outra exceção para algumas regiões um pouco especiais na China. Em algumas cidades você pode receber um visto na chegada com validade de 144 horas. Eles estão querendo abrir a exceção para toda a província de Guangzhou, que fica no sul da China, mas não achei nada oficial sobre isso. Hoje, sei que isso é possível em Shenzhen, que fica na fronteira com Hong Kong.

A China e a maioria dos países abre exceções não por bondade, mas por questões econômicas e esse acredito ser um dos principais motivos para essa exceção aqui. Muita gente vai para Shenzhen saindo de Hong Kong e aproveitam para passar o dia nos diversos spas que tem lá e comprando tudo que podem nos shoppings.

metrô de hong kong

Shenzen fica praticamente colado com Hong Kong, menos de trinta quilômetros separa a cidade chinesa de Hong Kong, são tão próximas que o metrô de Hong Kong chega até a entrada de Shenzhen. Eu mesma uma vez decidi ir para Shenzhen algumas horas antes, foi só pegar os documentos e o metrô aqui em Hong Kong. Ir de Hong Kong para Shenzhen é a maneira mais popular para ir de Hong Kong para a China continental.

Como tirar visto de chegada em Shenzhen

Não há um site com informações oficiais, mas li em alguns blogs que para o visto de chegada apenas a fronteira de Lo Wu funciona. Então você precisa pegar o metrô em Hong Kong (na estação de Hung Hom) que tem como destino final Lo Wu.

Quando você chega em Lo Wu (ponto final) é só seguir o fluxo de gente, e logo você vai ver a fila de imigração. Não passe nessa fila, você precisa pegar a escada rolante e subir para tirar o visto antes de passar com o agente de imigração em Shenzhen.

Você pega uma ficha, preenche um papel e vão chamar pelo seu número. Você vai entregar o passaporte, depois chamam para pagar e por último você recebe o visto colado no passaporte. Eu fui num domingo de manhã e todo o processo levou mais ou menos meia hora. Só depois que desci e passei na imigração propriamente dita.

Quanto custa o visto de chegada em Shenzhen?

Ai é que está o problema! Para a maioria dos países o visto de chegada custa 168RMB, mas por questões de reciprocidade, se você tiver passaporte brasileiro eles vão cobrar 468 RMB.

Eles não aceitam pagamento em outra moeda, mas ao lado tem uma casa de câmbio. Tinha lido também que só aceitavam dinheiro em espécie e parece que mudaram isso. Quando fui na semana passada eu vi adesivos com menção de cartões de crédito, vi Visa e Mastercard.

o que fazer em macau

Qual a diferença entre o visto de trânsito e o visto na chegada para a China?

Basicamente é o lugar por onde você entra. Alguns lugares você só pode ter o visto de entrada, enquanto outros você pode ter o visto de trânsito.

Atualizações e informações

As leis na China as vezes mudam sem aviso prévio, e acontece de nem mesmo os sites oficiais conseguirem ter uma informação linear. Como estou morando bem perto da China e pretendo visitar esse país incrível com frequência, tentarei manter esse post atualizado.

Lembrem no entanto, que essas informações não são oficiais. Quem for e tiver informações novas sobre visto de trânsito para China, deixe aqui um comentário para eu poder atualizar o post e continuar ajudando outras pessoas.

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

5 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em Ásia, China, Dicas de Viagem, Planejamento, Slides
onde comer em hong kong
Onde Comer em Hong Kong : Dicas de Restaurantes

o que fazer em nova york
O que Fazer em Nova York e o que Visitar

Fechar