Metrô de Hong Kong : Como Funciona e Como Usar

metrô de hong kong

O metrô de Hong Kong é um dos mais eficientes que já usei, limpo, pontual e barato. Quando vim a primeira vez para Hong Kong, eu usei muito o metrô, mas como me hospedei em Sai ying pun, usei basicamente duas linhas apenas.

O metrô aqui não é chamado de subway ou underground mas MTR (Mass Transit Railway) e é a melhor maneira de se locomover em Hong Kong. O metrô vai para quase todos os lugares turísticos, e se você tiver procurando um passeio bate e volta saindo de Hong Kong, o metrô ainda te leva para Shenzhen, na China.

metrô de hong kong

Quanto custa uma viagem no metrô de Hong Kong?

Eu comentei no post do metrô de Londres que é preciso ter um PHD para saber o valor exato que a gente vai pagar, e no metrô de Hong Kong não é diferente. Eu explico : Os preços variam de HKD 3,6 a 52,6 e não existe uma fórmula exata para saber o preço, já que não há zonas diferentes no metrô.

A cada vez que a gente entra ou sai do metrô, o visor nas catracas avisa quanto custou ou quanto é o seu saldo. No geral, o metrô de Hong Kong é mais barato que o de muitas cidades da Europa.

Horário de funcionamento do metrô

O metrô de Hong Kong não funciona 24hrs por dias, e cada estação/linha tem um horário diferente. De modo geral as estações de metrô abrem por volta das 5:45 e fecham por volta da 1h da madrugada, mas cada linha é diferente, se precisar pegar o último metrô, preficar checar antes o horário.

metrô de hong kong

Octopus Card : Seu melhor amigo

Apesar de existirem bilhetes unitários para usar no metrô de Hong Kong, nada se compara ao Octopus! O Octopus é o cartão de transporte, mas serve também como pagamento em muitos lugares. De lojinhas com 7Eleven até supermercado a gente pode pagar usando a Octopus Card.

Pagar o transporte com Octopus card é mais fácil e um pouco mais barato que os tickets comuns. Além de pagar no metrô, você também paga ônibus, bonde e ferry com o Octopus Card. O octopus card é pessoal e cada pessoa deve ter um, você não pode passar o cartão duas vezes, sabe?

metrô de hong kong

Se localizando no metrô de Hong Kong

Como as estações são sempre grandes, há sempre várias saídas indicadas por letras do alfabeto (A,B,C) e cada saída pode ter outras saídas que serão indicadas por números (A1,A2,A3 etc…). É Bem fácil de se localizar porquê cada saída vem com o nome da rua ou ponto de referência.

metrô de hong kong

Absolutamente tudo no metrô de Hong Kong é bilíngue! Todas as placas, máquinas para comprar bilhetes, anúncios, tudo é devidamente traduzido para o inglês. Muita gente acha que vai ficar perdido por causa da língua, mas o metrô de Hong Kong é mais tranquilo e mais fácil de usar que o metrô de algumas cidades da Europa.

metrô de hong kong

Lojinhas e shopping no metrô de Hong Kong

Todas as estações de metrô tem lojinhas, seja lojas de conveniência com a 7eleven, padarias ou ainda lojas de cosméticos, restaurantes etc…inclusive um dos restaurantes mais famosos de Hong Kong fica no metrô.

Além de lojinhas, muitos shoppings são conectados ao metrô como é o IFC em Central, Elements em Kowloon ou Olympic na estação de mesmo nome, não se assuste se quando você sair de uma estação você estiver num shopping!

Internet no metrô

Quando você pegar o metrô de Hong Kong, vai reparar que os asiáticos não desgrudam do celular, uma coisa muito mais forte do que estamos acostumados, quase um episódio real de Black Mirror. A internet funciona super bem no metrô de Hong Kong, inclusive nos túneis.

Como ir de Hong Kong para Shenzhen

Dá para ir de Hong Kong para a China continental de metrô, a cidade de Shenzhen na China é ligada ao metrô de Hong Kong. Como 20 km separam as duas cidades, Shenzhen é praticamente região metropolitana.

 

Outros posts sobre  Hong Kong

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.