Trem na Holanda : Dicas de como Funcionam

Trem na Holanda : Dicas de como Funcionam

trem na holanda

Trem na Holanda

Pegar trem na Europa é uma maravilha, e trem na Holanda não é muito diferente. O tamanho e a morfologia da Holanda faz com que ela seja excelente para se viajar de trem. Além de tudo, andar de trem é rápido e prático, não precisa despachar malas, check-in etc…sendo meu meio de transporte favorito.

trem na holanda

O país é relativamente pequeno, dá para atravessar a Holanda em mais ou menos três horas, mas ao mesmo tempo tem muita coisa para ser vista. Para facilitar, a Holanda é bem plana, facilitando assim as viagens de trem.

A empresa de trem na Holanda se chama NS e tem uma das mais modernas malhas ferroviárias no mundo.

trem na holanda

Tipos de trem na Holanda

Intercity

São os trens rápidos que ligam as principais cidades, geralmente tem poucas paradas já que param apenas nas estações principais. O intercity foi o trem na Holanda que eu mais usei, sempre saindo de Amsterdam para alguma cidade perto num bate e volta.

Intercity direct

Como diz o nome, ele é direto, sem paradas entre as cidades. Ele  vai de Amsterdam a Rotterdam em apenas 30 minutos. Os trens são super confortáveis por dentro, relativamente novos e ainda por cima possuem wifi!

Se ao invés de usar o Intercity normal, você quiser viajar com o Intercity direct, é necessário pagar um suplemento. Na última vez que usei o trem, era 2,50€ e como me fazia ganhar tempo na viagem, paguei.

trem na holanda

Sprinter

O famoso pinga pinga! São no geral trens usados dentro de uma mesma região para ir de uma cidade a outra, geralmente para em todas as estações. Esse trem geralmente é usado em cidades menores, mas existe também a possibilidade de se pegar ele entre duas cidades grande da mesma província como Haia e Rotterdam por exemplo.

trem na holanda

Comprando bilhete de trem na Holanda

Dá para comprar bilhetes pela internet e também nos guichê dentro das estações. Exceto se você for pegar um trecho maior (como os trechos internacionais) eu não vejo necessidade de comprar com antecedência.

Uma coisa : Precisa sempre validar o seu bilhete nas maquininhas que geralmente ficam antes da plataforma. Basta encostar o bilhete no leitor que você faz check-in e pode viajar tranquilamente.

 

trem na holanda

Trens internacionais na Holanda

Trem para a Alemanha

O ICE que é o trem rápido da Alemanha liga Amsterdam a Berlim em 6:10h. O trem que vai para Berlim tem uma parada em Hannover, e tem pelo menos 15 saídas diariamente.

como ir do aeroporto de schoenefeld para berlim

Além dos trens que ligam Amsterdam a Alemanha, tem também trens de cidades já próximas da fronteira, como o caso dos trens de Maastricht para Aachen, e Enschede para Munster. Um pouco mais longe, mas ainda possível ir de trem, tem Frankfurt e Munique.

trem na belgica

Trem para a Bélgica

Como a Holanda está bem perto da Bélgica, há várias linhas de trem ligando esses dois países. A maneira mais econômica são os trens Intercity. Em 2013 eu peguei um trem de Antuérpia para Amsterdam e levou 1h o trajeto.

Como país fronteiriço, a Holanda tem várias linhas de trem para a Bélgica. O trem de Maastricht para Liege é uma das linhas mais populares entre os dois países, apenas 30 minutos separam as duas cidades.

Trem de Amsterdam para Bruxelas e Paris

O Thalys é o trem rápido que liga Amsterdam a Bruxelas e Paris e vice versa. O Thalys é a forma mais confortável e prática de ir de Amsterdam para essas duas capitais. Entre Paris e Bruxelas não há paradas, mas de Bruxelas para Amsterdam o trem para em Antuérpia, Rotterdam, Haia, Schipol (aeroporto) e finalmente Amsterdam.

Ainda sobre o Thalys, duas vezes ao dia ele tem trem direto para Lille, na França. Dá para pegar um trem na Holanda e só parar já na França.

trem na holanda

Limite de bagagem em trens na Holanda

Existe um limite de bagagem nos trens, mesmo se existe também uma certa flexibilidade. No intercity direct por exemplo, o limite de bagagem são três malas. Eu prefiro sempre levar o mínimo possível porquê o espaço para malas é como esse ai, bem reduzido e também porquê se tenho muita bagagem eu vou ter que carregar tudo.

Cidades para você visitar na Holanda

Não sou lá a maior expert em Holanda, mas vale muito a pena conhecer Utrecht, Haia, Harlem, Delft, Gouda etc…

Se você tiver sorte de ir a Holanda durante a primavera, visite Keukenhof ou algum campo de tulipa. Faz alguns anos que morro de vontade de ir, mas infelizmente nunca coincidiu minha viagem com a floração das tulipas.

trem na holanda

Estação central em Amsterdam

Não dá para falar de trem na Holanda sem falar da estação principal do país, não é? Na minha última ida a Holanda eu passei bastante tempo nela porquê uma das conexões que ia fazer era meio demorada.

A estação central de Amsterdam tem restaurantes, lojas de roupa, lojas de cosméticos, lembrancinhas etc…quase como um pequeno shopping dentro da estação.

 



Booking.com

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

2 Comments

  1. Heloísa

    Boa tarde, Paula, tudo bem?

    Então, estou com algumas dúvidas. Pretendo ir de trem de Rotterdam para Amsterdam e gostaria de parar em Gouda e Utrecht no caminho e passar algumas horas. Contudo, eu e minha família estaremos com nossas bagagens. Você tem alguma informação sobre serviços de guarda-volumes nessa estações?

    Outra dúvida é em relação à passagem, devo comprar de Rotterdam à Amsterdam ou separadamente? Rotterdam a Gouda, Gouda e Utrecht e Utrecht a Amsterdam.

    Tenho a mesma dúvida na Bélgica. Farei um passeio de Bruxelas para Ghent e Bruges no mesmo dia. Sabe se devo comprar as passagens separadamente também?

    Muitíssimo obrigada pela atenção!

    Reply
  2. Paula Augot

    Heloisa

    Tem guarda volumes nas principais estações holandesas. Eu sei que em Amsterdam e Utrecht tem, pq tinha pesquisado para usar nas duas. Nas outras não tenho certeza absoluta mas quase certeza que tem também.

    Sobre a passagem, tem que comprar separadamente, já que você vai sair da estação! Lembre de guardar o bilhete até o final pq em muitos lugares vc precisa passar ele na catraca para abrir. E pra Bélgica sim, vc tem sempre que comprar separado.

    Boa viagem!

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em Amsterdam, Europa, Haia, Holanda, Slides, Transporte, Trem
o que visitar em montreal
Onde Comprar Cosméticos no Canadá

hotel 5 estrelas em londres
Hotel 5 Estrelas em Londres : ME London by Meliá

Fechar