Trem na Europa : Guia de Como Funcionam

trem na belgica

Se você nunca andou de trem na Europa, pode ser que tenha dúvidas de como funciona. Andar de trem na Europa é certamente uma das maneiras mais fáceis e práticas de se locomover pelo Velho Continente.

Claro que cada país tem suas especificidades. Andar de trem na Alemanha não é igual a andar de trem na Eslováquia, mas tem suas similaridades. Trem ainda é o transporte coletivo de excelência pela Europa, é prático, pontual e em muitos casos bem rápido.

Para nós brasileiros, viajar de trem não é uma coisa tão comum, uma vez que o transporte ferroviário é bem escasso no Brasil. Viajar de trem na Europa mexe um pouco com o imaginário, é como aquelas coisas que a gente só viu nos filmes e quer experimentar.

Leia também :

Como andar de trem na Europa

aeroporto de luton

Comprar passagem de trem na Europa

Em boa parte dos países, é possível comprar bilhetes com antecedência. A antecedência da compra de bilhetes no entanto varia de país para país. Alguns países a venda começa 90 dias antes, outros é possível comprar até com seis meses de antecedência.

É melhor comprar passagem de trem antecipada ou na hora?

De modo geral, é sempre melhor reservar grandes trechos, principalmente se for trechos envolvendo um trem rápido e/ou internacional. Esse tipo de trem costuma ter preços mais caros se você comprar de última hora.

No caso de trens regionais, para cidades na mesma região, não vejo necessidade de comprar antes. Esse tipo de trem no geral não precisa de reserva, e o preço é mais ou menos fixo, não costuma mudar muito.

Onde comprar passagens de trem na Europa pela internet?

No geral as companhias de trens na Europa são estatais, e tem um site onde se pode comprar os bilhetes. A exceção fica por conta dos trens na Inglaterra que tem empresas privadas e eu achava um tanto mais complicado de encontrar passagens de trem baratas.

Na França a empresa responsável é a SNCF, na Espanha a Renfe, na Itália a Trenitalia, na Alemanha a Deutsche Bahn e assim sucessivamente. Alguns países possuem também alguns serviços de trens com empresas privadas, mas basicamente o melhor lugar para comprar passagem de trem na Europa ainda é o site oficial da empresa estatal.

Comprando na estação

Pode também comprar diretamente na estação de trem do país. Essa opção eu acho melhor apenas para trechos curtos. Aquele trecho de bate e volta que você ainda não decidiu o dia exato de ir, ou trechos curtos que tem trem toda hora e os preços não sobem.

trem na holanda

Retirando seu bilhete na estação

Quem compra online, pode ser que precise retirar um bilhete físico. Muitas vezes basta encontrar uma máquina de venda de bilhetes, colocar o código da reserva e imprimir o bilhete. As máquinas sempre tem opções em várias línguas, ou pelo menos em inglês.

Geralmente pedem também para inserir o cartão de crédito usado na compra. Não se pre ocupe que não vai ser cobrado um segundo bilhete, é só por questão de segurança mesmo, para saber que a pessoa que está retirando é a mesma que comprou. Se preferir pode ir retirar no guichê, mas nas máquinas automáticas é muito mais simples.

Bagagens

Embora a maioria dos países tenha um limite de bagagem, não há muito controle sobre o peso. Nunca vi ninguém ser parada porquê carregava excesso de bagagem em nenhum trem na Europa.

trem na bélgica

Mesmo sendo bem livre, recomendo não levar muitas malas. O espaço para malas é sempre bem reduzido, geralmente cabe apenas uma mala de mão no espaço acima da cabeça. Na parte de cima eu carrego apenas bolsa ou alguma outra coisa que precise viajar comigo.

Já as malas maiores, no geral ficam em espaços como esse na ponta do vagão. Sim, o espaço as vezes é bem pequeno a depender do trem. Vale lembrar que esse espaço é para todas as pessoas do vagão, então não dá para monopolizar os espaço com sua bagagem.

Leia também : Limite de bagagem de trem na Itália

É melhor viajar de trem ou de avião?

Depende. Depende da distância, das cidades, dos aeroportos etc. Eu sempre digo que sempre vale a pena ir de trem para cidades que ficam até a 5h de distância. Uma viagem que dura 5 horas de trem seria bem mais rápida de avião, mas no final temos que considerar outros aspectos.

Muitos aeroportos na Europa ficam distantes do centro. Somado a distância, vem também o preço do deslocamento porquê nem todos está ligado ao transporte público. Tem também a questão da bagagem, porquê se você voar com uma companhia aérea low cost na Europa, provavelmente terá que pagar para despachar a mala.

como viajar de trem na frança

Numa viagem entre 5 e 7 horas de trem, já começa a valer mais a pena voar, mas vai depender mais uma vez das condições acima, ou seja : distância pro aeroporto, horários, transportes e outros.

Uma das grandes vantagens do trem é que no geral as estações estão no centro, então você sai do centro e chega no centro, economizando as vezes duas horas de deslocamento, sem contar chegar cedo para check-in etc…

trem na europa

Vale a pena pagar pela primeira classe?

Depende do seu bolso. No geral a segunda classe é ok. Trem na Europa pode ser mais novo ou mais antigo a depender do país, região, tipo de trem, trecho etc. Se a diferença de preço não pesar no seu orçamento, então sempre é uma boa ideia ter um pouco mais de conforto.

A primeira classe tem mais espaço, tem assentos mais confortáveis e a depender do trem tem tomada, tem wifi, tem mais comodidade. No Thalys ( que vai de Paris pra Bruxelas) tem até refeição, jantei no trem quando viajei de primeira classe.

Na maioria das vezes que viajo de trem na Europa, a segunda classe é minha escolha. Nas raras vezes que encontro uma promoção e que o trecho é mais longo que 4h, eu faço as contas se vale a pena, e se valer eu compro primeira classe.

como viajar de trem na frança

Horários quebrados

Muito se fala sobre a pontualidade dos trens europeus, e eu sei que muita gente acha estranho os horários quebrados. Se seu trem estiver marcado para sair as 11:54, não espere que ele esteja lá as 11:55! Na maioria dos trens não precisa chegar com muita antecedência ( com exceção do Eurostar!) mas também não precisa chegar no último minuto.

Alguns trens rápidos tem fila, e eu recomendo que você chegue uma meia hora antes, assim pode comprar um lanche ou revista se precisar, pode aguardar com calma que anunciem a sua plataforma, e pode ir para o trem, procurar seu vagão e assento sem muita correria.

Ainda sobre horários, alguns trens o acesso é proibido minutos antes do horário previsto. Os trens na França fecham as portas uns dois minutos antes do horário. Já na Espanha, é necessário passar por um raio-x como o do avião para embarcar nos trens espanhóis.

Trens internacionais na Europa

Por ter distâncias mais curtas, muitos trens na Europa vão de um país para outro. É ideal para quem quer fazer uma viagem na Europa passando por vários países. Muitos desses trens são do tipo trem bala.

Alguns deles tem nome especiais, como o Eurostar que liga Londres a Paris e a Bruxelas. O Thalys liga Paris a Bruxelas e Amsterdam, passando ainda por outras cidades na Bélgica e na Holanda.

eurostar

Precisa passar na imigração se for de um país pra outro de trem?

Isso vai depender do país onde você sai e para qual você vai. Se ambos países fizeram do Tratado Schengen, não precisa. Caso você vá para um país não membro, é necessário sim passar pela imigração.

Vou dar um exemplo : Se você está em Paris e vai para Bruxelas, não passa na imigração. Ambos países são signatários do acordo, e tem livre circulação de pessoas. Se estiver em Paris e for para Londres, passa na imigração, já que a Inglaterra não faz parte do Tratado de Schengen.

Trem noturno na Europa

Na teoria : Você dorme em um país, acorda em outro e ainda economiza uma noite de hotel. Parece uma excelente ideia, não é? E até pode ser, mas não para todo mundo! As vezes a gente termina fazendo uma economia porca, daquelas que ganha um pouco de dinheiro, mas perde em dias e qualidade das férias.

Se você é daquela pessoa que deita e dorme em qualquer lugar, a ideia é muito boa. Eu sou uma pessoa com sono leve, e qualquer coisinha me acorda, então trem noturno não é exatamente uma boa ideia para gente assim como eu.

Ainda tem o fato de você chegar super cedo no destino. Provavelmente vai chegar de uma noite mal dormida e esperar horas na rua até o horário do check-in no hotel. Se você lida bem com isso, ok! Tenha em mente que você pode perder boa parte (ou toda) a manhã por causa disso.

Minha experiência de trem noturno na Europa foi apenas na França. Fiz o trajeto de Paris para Foix, e foi uma boa experiência. Dormi e só acordei com meu celular despertando para eu não perder o ponto. No meu caso, como não estava numa viagem de turismo e nem ia pra hotel, cheguei e dormi.

trem na europa

Passe de trem na Europa

Existe também o passe de trem na Europa. Com o passe você pode viajar de maneira ilimitada durante os dias de validade do seu passe. Pode ir de um país pro outro, dentro da mesma região ou dar a volta no país a depender do seu passe.

Diferentes empresas vendem o passe, cabe a você ver qual é mais interessante no seu caso. Se você tiver nacionalidade de algum país europeu, pode usar o passaporte europeu para comprar o passe para europeus que é mais barato.

Quais são os tipos de passe de trem na Europa?

Tem para todos os gostos! Tem passe de um país só, tem passe de dois ou mais países juntos ou separados, tem passe da Europa toda etc. Você pode escolher o tipo de passe mais adequado para a sua viagem, e a quantidade de dias que você vai poder usar.

Vale mais a pena compra o passe de trem ou bilhetes avulsos?

Isso vai depender muito da programação da sua viagem. Se você tiver mais ou menos deslocamentos, se a distância é maior ou menor. Nesse momento eu estou pesquisando sobre trens na Polônia e trens na Romênia, e olhando o preço dos bilhetes avulsos e dos passes para ver qual sai mais vantagem.

Quais trens posso pegar?

Qualquer trem das empresas participantes. Alguns trens no entanto você precisa pagar um valor adicional de reserva. Tem trem para cidade ao lado, trem bala, trem que vai para cidade grande, trem internacional etc…Você pode pegar qualquer tipo de trem que você tenha direito com o tipo de passe que escolheu.

Precisa reservar?

Alguns trechos precisam de reserva ANTES. É o caso dos trens rápidos por exemplo, qualquer trem bala na Europa precisa obrigatoriamente de uma reserva. Quando não for o caso, basta pegar o trem. Consulte sempre o aplicativo do passe para ver como cada trecho funciona.

paul

Comida nos trens

Mais uma vez vai depender do tipo de trem e trecho. Se for trem bala, sempre tem um vagão com lanchonete onde você pode comprar lanches, bebidas e refeições simples. Claro que é um pouco mais caro que fora do trem.

Minha dica? Leve seu lanche sempre! E de preferência compre antes de chegar na estação de trem. Pode levar uma sacolinha com água, sanduíche etc. Ninguém vai te olhar feio ou te chamar de farofeiro, todo mundo faz isso.

paul

Comida nas estações de trem

Praticamente em toda estação de trem na Europa você vai encontrar lugar para comprar comida. Só se a cidade for muito pequena para ter uma estação menor ainda e não ter nenhuma lanchonete. Nesses anos todos viajando de trem na Europa, acho que só uma vez fiquei com fome porquê não levei comida e não tinha.

trem na europa

Trem com compartimentos

Em alguns lugares da Europa Central e do Leste, os assentos ficam dentro de cabines. Tá certo que já peguei em trens rápidos na Itália também, mas foi nesses países que vi vários trens assim. As cabines são ótimas para quem viaja entre amigos, no geral tem seis assentos e você pode fechar e ficar ali com os amigos.

Wifi no trem

Alguns trens tem wifi, mas o serviço varia muito. Entre os que melhores funcionam estão os trens na Holanda, com wifi mesmo em trechos curtos de trens regionais. Nos trens rápidos, na Itália eu usei o wifi, no Eurostar indo pra Paris (mas as vezes caia!) e no Thalys que tem uma boa conexão.

O que Fazer em Haia

Histórias de viagens de trem

Viajar de trem sempre trás boas experiências, e as vezes rende histórias. Tudo bem que há muito mais histórias para contar viajando de trem na China que na Europa, mas sempre tenho uma meia dúzia de “causos” que aconteceram em algum trem na Europa.

Uma delas, aconteceu num trem na Polônia. Eu estava indo de Cracóvia para Varsóvia, numa dessas cabines, o trem era antigo o trajeto ia demorar mais do que eu gostaria. A cabine era para seis pessoas, e além de mim tinha uma turista australiana, uma freira, uma moça e um casal já nos seus 60 e tantos anos.

Comida que não acabava mais

O casal em questão começou a comer. Eles tinha levado sacolas e mais sacolas, não pareciam que estavam viajando de trem na Polônia, a quantidade de comida que eles tinham pareciam que iam viajar de ônibus durante dias!

Com um inglês muito bom a freira  começou a puxar assunto comigo, perguntando de onde eu era e tal. Conversamos e a gente não conseguia parar de rir do casal, eles já tinham comido comida pra 10 pessoas e ofereceram a gente.

Nesse meio tempo, aparece um homem com seus 50 anos, num estilo metaleiro low cost e desdentado. Sem falar uma palavra de inglês, ele pede a moça para traduzir pra gente que ele estava ali para desejar boas vindas, e que estava feliz de ver turistas de tão longe na Polônia. No final pediu selfie comigo e com a australiana, e nós recusamos.

Com o auxílio da freira e da moça que estava no mesmo compartimento, descobrimos que o casal que comia tudo iriam pra um casamento. Aquele era o segundo trem que pegavam no dia (faltava mais um!) e me ofereceram um pączek, um sonho com recheio de geléia de frutas, típico da culinária polonesa. Foi uma super experiência “conversar” com eles e descobrir algumas coisas sobre o povo polonês.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

10 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.