10 Coisas para Fazer em Berlim

10 Coisas para Fazer em Berlim

10 coisas para fazer em berlim

Minha recente visita a Berlim rendeu muita coisa legal, eu na verdade estive na cidade para participar do IIIEEBB que é o Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, juntamente com quase outros 60 blogueiros.

O encontro durou um final de semana, mas como eu não sou boba, dei uma jeito de chegar dias antes e ir embora dias depois, e assim aproveitar mais Berlim, e tive a ideia de escrever esse post com 10 coisas para fazer em Berlim, claro que a cidade oferece muito mais coisas, mas essas 10 dá uma ideia bem geral da cidade.


10 coisas para fazer em berlim

1 – Passear na East Side Gallery e ver os desenhos no Muro de Berlim

A East Side Gallery é considerada a galeria de arte ao ar livre de maior duração no mundo. O pouco mais de 1 quilômetro que sobrou do Muro de Berlim pode ser visto aqui, mas o que antes separava um povo, hoje é arte.

10 coisas para fazer em berlim

Tenho certeza que você já viu esse desenho! Ele se chama Mein Gott hilf mir, diese tödliche Liebe zu überleben em alemão, o que em português seria algo como “Meu Deus, ajuda-me a sobreviver a esse amor mortal” alem de também ser conhecido pelo nome de “beijo fraterno”.

O grafitti é a reprodução de uma foto tirada em 1979 na ocasião dos 30 anos de fundação da Alemanha Oriental, e hoje é sem dúvida o desenho mais conhecido do muro, todo mundo para nessa parte para tirar foto.

10 coisas para fazer em berlim

2 – Passear ao longo do rio Spree

Tudo bem que a margem do rio Spree não é tão convidativa como as margens do Sena em Paris ou do Tâmisa em Londres, mas a parte próxima da East Side Gallery vale a visita, além de belas fotos, é um lugar tranquilo e no verão sempre tem alguma animação.

10 coisas para fazer em berlim

Aqui você pode ver a Oberbaumbrücke, que é essa ponte de dois níveis e um dos símbolos de Berlim. Todo mundo quer fotografar essa ponte quando o metrô amarelinho passa, eu só consegui fotografar quando ele estava quase indo embora.

10 coisas para fazer em berlim

3 – Ir a Kreuzberg e comer comida turca 

 Kreuzberg é conhecido por ser um bairro onde os imigrantes turcos se instalaram, e até hoje há uma forte raíz turca no bairro, e a gente percebe isso mesmo nos estabelecimentos de Kreuzberg.

Em Kreuzberg tem uma feirinha turca, claro, tem produtos de vários lugares, mas há muitas barraquinhas turcas e eu terminei comendo um gözleme e um café turco para matar as saudades de Istambul.

Esse aqui da foto é o börek, uma massa folhada em forma de caracol, que pode ter vários sabores, mas os mais comuns são espinafre, queijo e carne.

10 coisas para fazer em berlim
Foto : Museu Neues

4 – Ver o busto da Nefertiti no Museu Neues

Pra mim que gosto de museu isso era um dos “imperdíveis de Berlim”. Eu contei no snapchat (segue lá : nomundodapaula) que eu sou muito fã de Nefertiti e, que inclusive tenho uma tatuagem de Nefertiti na perna.

Para mim, ver o busto em Berlim era um dos momentos mais importantes da minha ida a Alemanha, tipo ver a Mona Lisa no Louvre em Paris, sabe? mas com a diferença é que o busto é exatamente do tamanho que eu imaginava, e apesar de não poder tirar foto na sala, fiquei muito contente de poder ver essa relíquia.

10 coisas para fazer em berlim

5 –  Panoramapunkt

Eu adoro ver as cidades do alto, e quando soube que o Scandic Hotel iria oferecer aos blogueiros do EEBB um ingresso pro Panoramapunkt, eu corri para colocar na mala minha câmera com zoom potente para poder fotografar melhor Berlim.

10 coisas para fazer em berlim

Da para ver muitos pontos turísticos de Berlim, a torre de televisao, o Tiergarten, a Catedral de Berlim etc. O Panoramapunkt fica a 100m de altura e tem uma vista de 360º de Berlim.

10 coisas para fazer em berlim

6 – Comer salsichão

Sim! Sabe aquela coisa que alemães comem muita salsicha? É verdade! E elas estão por todos os lugares, nas barraquinhas, nos restaurantes, pessoas vendendo na rua…

Muita gente tem preconceito e acha que toda salsicha/linguiça e ruim, mas isso não procede! Existe salsichas e linguiças de todos os tipos e qualidades, e desde as tradicionais de porco, como de animais de caca e outros, tudo depende do tipo que você escolhe.

Eu adoro! Não sou tao fã da currywurst, mas adoro a blutwurst que seria um chouriço de sangue, servido com maçã, eu sei que a descrição assim não parece legal, mas acredite, é muito bom!

10 coisas para fazer em berlim

7 – Entrar na Berliner Dom

No caminho, indo para a Ilha dos Museus eu me deparei com a Catedral de Berlim, e ela é daqueles monumentos de cair o queixo! A catedral pode ser visitada mediante o pagamento de 7€, e mesmo a catedral carrega marcas das guerras, já que ela foi incendiada e perdeu quase toda a cúpula.

10 coisas para fazer em berlim

Só lembrando que a catedral não é Católica e sim Protestante, mas a beleza dela vai além disso! Ela fica na Ilha dos Museus e pode ser facilmente combinada com um dos museus da área, além de um passeio de barco pelo Spree.

10 coisas para fazer em berlim

8 – Ver a Porta de Ishtar no Museu Pérgamo

Assim como ver o busto da Nefertiti, esse era outra relíquia que queria muito ver. Eu já disse que sou apaixonada por Arte Islâmica, mas é o tipo de museu bastante raro por aqui pela Europa

Engraçado que eu já tinha visto algumas “partes” desse portão no Museu Arqueológico de Istambul, que tem leões e alguns bovinos que fazem parte do portão, mas a minha surpresa ao dar de cara com ele foi enorme, principalmente porquê não era algo que estava esperando de encontrar praticamente na entrada do museu, achei que ia rolar um pouco mais de mistério.

Agora começou uma reforma no museu que deve durar uns 2-3 anos, então em algum ponto da reforma, essa porta não estará aberta à visitação, então se você pensa em ir ao museu, se informe antes, eles sempre falam qual grande atração do museu está indisponível por conta da reforma.

10 coisas para fazer em berlim

9 –  Memorial do Holocausto

Bem no centro de Berlim, entre o Portão de Brademburgo e o Tiergarten, fica o Memorial do Holocauto, um memorial ao judeus mortos da Europa. Dificilmente você vai ficar indiferente lá, sim, parece um cemitério com as lápides, e à medida que a gente entra, a sensação de se sentir pequeno, de sufocamento, de dor e tristeza, mais ou menos como em Auschwitz.

Apesar de ser um passeio um tanto difícil, eu recomendo para que a gente nunca esqueça o que eles passaram, para que a gente sempre lembre do que a crueldade humana é capaz, e para a gente não repetir os erros do passado.

10 coisas para fazer em berlim

10 –  Tomar um café em Prezlauer Berg

O bairro de Prezlauer berg me surpreendeu bastante, fomos dar uma voltinha no Mauerpark, e depois fomos explorar um pouco o bairro, com suas fachadas bonitas.

Eu tive sorte de pegar muitos dias de sol em Berlim, e apesar do frio estava super agradável de sair e andar, o bairro tem muitos cafés e diferente de Londres, poucos desses cafés são de rede, na sua grande maioria são comércios independentes, com charme e personalidade.

Prezlauer Berg foi um desses lugares não-óbvios que mais me encantou em Berlim, não é um daqueles lugares cheios de atrações para ver, é mais um lugar para sentir e visitar sem pressa sabe? Andar, parar num restaurante e observar as pessoas passarem, sentir um pouco mais da cidade.

 

O blog Mapa na Mão tem um post interessante com um roteiro de 2 dias em Berlim com algumas opções diferentes de passeios em Berlim.

 

Outros posts sobre Berlim

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Alemanha, Berlim, Europa, Slides
iii encontro europeu de blogueiros brasileiros
III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros.

onde comprar cosméticos em Londres
Onde Comprar Cosméticos em Londres

Fechar