O que Fazer em Hamburgo e o que Visitar

Última atualização

prefeitura de hamburgo
Comprei um pequeno guia com o que fazer em Hamburgo para ler no avião. Fui passar o final de semana na Alemanha, e a cidade escolhida foi Hamburgo. Desde quando moro na Europa, a minhas viagens de férias e passeios quase sempre foram condicionadas pelo clima, o que é um erro já que se for assim eu só viajarei na Europa entre os meses de abril e setembro que são quando o tempo não está tão frio.
o que fazer em hamburgo
Esse ano me superei e fui para Dinamarca em janeiro e Estocolmo em fevereiro, claro que viajar no inverno para um país escandinavo é pedir para congelar, mas valeu muito a pena as duas viagens. Em março, no primeiro final de semana de sol em Londres, quando a temperatura chegou a um inacreditável 17ºC em março eu fui para Hamburgo na Alemanha.
Chegando lá peguei dois dias de muito vento, chuva e frio com máxima de 8ºC. A verdade é que estive por pouco mais de 36h na cidade, mas o tempo estava tão ruim que não aproveitei tanto e fiquei muito cansada, afinal andar no frio e com vento é muito mais cansativo.

O que fazer em Hamburgo e o que visitar

o que fazer em hamburgo

Rathaus

O prédio mais charmoso de Hamburgo – Rathaus – Prefeitura em português é um prédio lindo que fica na Rathausplatz (praça da prefeitura). Quando você chegar aqui, está bem no centro histórico de Hamburgo, e essa é  a atração mais fotografada da cidade.

rathaus

Você pode entrar no pátio gratuitamente e tirar algumas fotos, mas também há a possibilidade de fazer um tour e conhecer  prefeitura de Hamburgo por dentro. Não é possível fazer a visita desacompanhado, mas a visita com o guia custa apenas 5 euros, bem pouco pro grau de beleza do lugar.

Confesso que achava que o prédio fosse mais antigo, ele data do final do século XIX e depois entendi que tem um valor bem simbólico. Essa prefeitura foi construída depois do Grande Incêndio de 1842, uma espécie de marco do Renascimento de Hamburgo.

elbphilarmonie

Elbphilharmonie

Com meu não existente alemão, eu imagino que o nome Elb venha de Elb, o rio que corta Hamburgo, e philarmonie de filarmônica. A Elbphilarmonie foi inaugurada em 2017 e deu um visual diferente a antiga área de armazéns. Essa parte de Hamburgo toda tem tons terrosos e a Elbphilarmonie apesar de ter a sua base no mesmo tom, a parte superior é toda de vidro em tons azulados, que para mim parecem uma onda, combinando com a ideia de cidade portuária.

Ela é uma das salas de espetáculos mais modernas do mundo, com tours de visitação todos os dias, se não estiver tendo nenhum espetáculo, claro.

Speicherstadt

A zona portuária de Hamburgo foi revitalizada e hoje dá espaço para muitos teatros, é comum ver vários ônibus de turistas fazendo fila por lá, há muitos musicais em cartaz. Apesar de ser uma parte um tanto afastada do centro vale a pena dar uma esticada até a zona portuária para entender um pouco mais sobre essa cidade que assim como Bremen tem um rio que funciona como elo de ligação entre a cidade e o mar do Norte.

Essa parte dos antigos galpões do porto de Hamburgo foi tombado como Patrimônio da Humanidade, ele tem uma atmosfera própria, e vários  armazéns foram recentemente transformados em apartamentos, outros são atrações turísticas, enquanto alguns ainda preenchem sua finalidade original, armazenando especiarias, chá, café e eletrônicos.

Leia também : Como é ser uma turista negra na Alemanha

o que fazer em hamburgo

Já disse a vocês que Hamburgo é a cidade com o maior número de pontes no mundo? Quase 2500 pontes! Eu não contei, mas é verdade que na antiga área dos armazéns tem uma ponte a cada cinco metros praticamente, e sempre tem uma ponte que liga a outra ponte.

museu maritimo

Museu Marítimo Internacional

Hamburgo é uma cidade tradicionalmente portuária, desde lá dos tempos da Liga Hanseática, e mesmo hoje a cidade ainda tem o terceiro maior porto da Europa, perdendo apenas para Rotterdam e Antuérpia. Claro que uma cidade com uma história dessas tem um museu marítimo.

o que fazer em hamburgo

O Museu Marítimo Internacional de Hamburgo começou com Peter Tamm, o presidente da maior editora da Europa, a Axel Spriner AG, que era uma colecionador de maquetes navais e de tudo que se relacionasse ao tema naval. A hélice gigante na porta e em tamanho real é o que mais me chamou atenção nesse museu.

igreja sao miguel hamburgo

Igreja de São Miguel

Ela é uma igreja bem diferente das igrejas que a gente geralmente vê na Alemanha. Boa parte das igrejas na Alemanha são de estilo gótico, cheio de torres imensas e tals. Essa aqui no entanto é barroca, como as igrejas mineiras e baianas, cheia de ouro, anjos dourados e tal. Dá para visitar a torre e ter uma bela vista da paisagem, mas como eu fui lá num dia de muito vento e chuva, acabei desistindo.

museu em hamburgo
foto : Shutterstock

Kunsthalle

Eu poderia passar quase o dia inteiro lá dentro, adoro museus e o Kunsthalle é um dos maiores museus de arte de Hamburgo.      tem Rembrandt, Canaletto, Rubens, Manet, Gauguin…São três prédios interligados de arte europeia que data da Idade Média até os dias atuais.

A parte que eu mais gosto é a  galeria moderna e a de arte contemporânea, com artistas com :  Picasso, Francis Bacon, passando por Warhol, Tracey Emin e Joseph Beuys. Esse museu em partes me lembrou três museus de Londres diferentes : O Tate Britain, o Tate Modern e a National Gallery.

passeio de barco hamburgo

Passeio de barco

Hamburgo é uma cidade com muitos canais, mas apesar disso eu não pude aproveitar porquê o vento estava tão forte que muitos barcos decidiram não funcionar naquele dia. Foi um final de semana curto e o clima prejudicou muito os passeios, mas fiquei feliz de conhecer um pouco de Hamburgo.

barcelo hotel hamburgo

Onde ficar em Hamburgo

Eu fiquei no Barceló Hamburg, um hotel super moderno e com decoração contemporânea, quase escandinava, sabe? Quartos grandes, cheios de comodidades. Esse hotel fica bem localizado, perto da estação de trem por onde cheguei do aeroporto, e perto também do centro histórico. Se você ficar hospedado lá, não vai precisar usar transporte e pode fazer tudo a pé mesmo.
Vou ser sincera e dizer que achei os hotéis em Hamburgo mais caros que em várias outras cidades na Alemanha, mesmo fora da alta estação. Então peguei um bem localizado, assim poderia facilmente economizar com os transportes.
Booking.com

o que fazer em hamburgo

Quanto tempo ficar em Hamburgo

Dois dias inteiros é o suficiente para conhecer o básico da cidade. Hamburgo é o tipo de cidade que dá para conhecer num final de semana, sabe? Se quiser ficar mais dias, pode conhecer mais atrações da cidade, visitar com menos pressa e ainda fazer um bate e volta para Lübeck.

Melhor época para visitar Hamburgo

Eu fui em fevereiro e peguei frio e muito vento e chuva. Como boa parte da Europa, a melhor época para visitar Hamburgo é entre abril e junho e entre setembro a outubro que já começa a esfriar. Novembro a março eu evitaria por causa do frio. Abro um capítulo para falar de dezembro, mês dos mercados de Natal na Alemanha e que apesar do frio, pode ser um atrativo a mais para visitar Hamburgo.

Cidades para casar numa viagem com Hamburgo

As cidades que você pode conhecer na Alemanha e que ficam perto de Hamburgo são : Lübeck 67 km, Hannover 135 km, Bremen 95 km,  Berlim 288 km, Dresden 477 km, Nuremberg 608 km, Munique 775 km, Colônia  426 km, Heidelberg 574 km.

lufthansa

Como chegar em Hamburgo

Avião

Não há voos diretos saindo do Brasil para Hamburgo. O mais próximo seriam voos com a Lufthansa ou a Latam fazendo uma escala em Frankfurt ou voando com outras companhias aéreas e fazendo escala em outras cidades da Europa. Saindo de Portugal tem voos de Lisboa com a Tap e com a Lufthansa. Saindo do Porto, há voos algumas vezes por semana com a Ryanair.

como ir do aeroporto de schoenefeld para berlim

Trem

A estação de Hamburgo é a mais movimentada da Alemanha, e a segunda mais movimentada da Europa, perdendo apenas para Gare du Nord em Paris. De Hamburgo é possível pegar trem para várias cidades importantes sem precisar fazer baldeação, inclusive trens internacionais para Copenhague na Dinamarca.

flixbus

Ônibus

Como Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha, a oferta de ônibus também é consequente. De Hamburgo dá para ir de ônibus com a Flixbus para as principais cidades alemãs. Tem passagens de ônibus de Hamburgo para Berlim começando em 4,99 euros. Tem também destinos internacionais, incluindo outras capitais europeias como Varsóvia, Paris, Bratislava, Praga e Bucareste.

 

Mapa de atrações em Hamburgo

4 COMENTÁRIOS

  1. Paula, meu marido, mais do que eu até, tem muita vontade de conhecer Hamburgo e sempre comenta de irmos. Mas ele diz que só vai no verão, exatamente por causa do vento frio e forte do norte que sopra por lá em uma grande parte do ano. A cidade parece mesmo ser linda! Ainda quero conhecer. Bjss

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.