Negra na Alemanha : Experiência como Turista

Negra na Alemanha : Experiência como Turista


10 coisas para fazer em berlim

Como é ser uma turista negra na Alemanha?

Você já foi pra Alemanha? Como é ser negra na Alemanha? Alemães são racistas? Essas são perguntas que recebo com frequência desde quando resolvi contar mais sobre como é ser uma mulher negra viajante, e falar sobre preconceito sofrido durante as viagens.

Eu não lembro exatamente quantas vezes já fui para a Alemanha, várias! Quase umas dez vezes. E não, não posso dizer que coisas como racismo nunca passou na minha cabeça, a Alemanha não tem o melhor passado não é? A gente ainda tem isso na lembrança.

Confesso que a minha primeira vez na Alemanha, senti um certo receio. Eu estive em Frankfurt e tudo correu maravilhosamente bem. A segunda vez também teve apreensão, era uma viagem pelo interior da Alemanha, e além das cidades grandes eu passaria por cidades menores.

Correu tudo bem nessa viagem, fui a cidades bem pequenas e inclusive tive muito contato com os locais, e nas cidades menores que eu estava com receio, fui super bem recebida, como aquela coisa de hospitalidade do interior mesmo.

As pessoas me perguntam muito sobre minha experiência como negra na Alemanha, e a maioria se espanta quando digo que a Alemanha é um dos melhores países para viajar sendo negro, que a Alemanha está na minha lista de países tranquilos.

negra na alemanha

Alemães aprenderam a lição!

Alemães no geral tem muita vergonha do passado deles, muita! E arrisco dizer que eles aprenderam a lição. Das vezes que tive oportunidade de conversar com alemães, eles sempre tiveram conversas abertas sobre temas como imigração, refugiados, racismo, machismo etc…

Lembro de um vídeo que viralizou ano passado, um americano que ousou fazer uma saudação nazista em pleno centro de Berlim, e enquanto ele fazia o gesto, um alemão foi lá e deu um soco nele. Aliás, sobre esse tema a gente pode ver vários vídeos no youtube. Não estou defendendo a violência, mas é para ilustrar que os alemães são pouco tolerantes a esse tipo de coisa hoje em dia.

Depois da Turquia, surpreendentemente a Alemanha é o país que mais recebe refugiados na Europa. Porquê estou falando isso? Eu sempre digo que um país que é aberto para outras questões, provavelmente será um país aberto para outras coisas, menos racista etc.

Negra na Alemanha em cidades diferentes

Eu estive várias vezes na Alemanha, em Berlim, em Hamburgo, Frankfurt, Bremen, Colônia e em cidades bem pequenas, praticamente vilarejos, e minhas visitas sempre foram bem tranquilas. Fui no Portão de Brademburgo, na Catedral de Colônia e em outros pontos turísticos da Alemanha e absolutamente nada de anormal.

Você pode dizer que em cidades grandes é muito mais simples : Há imigrantes, e as pessoas estão mais acostumadas a lidar com minorias. Sim, isso é bem verdade, mas eu fui em cidades menores na Alemanha, e em cidades bem pequenas várias vezes, vilarejos mesmo e sempre fui bem tratada.

Falando em cidade pequena, uma das minhas primeiras vezes na Alemanha, fui conhecer os vários mercado de Natal e passei por vilarejos bem pequenos, daqueles com uma igreja, um bar e duas ruas sabe? Ainda assim me senti super bem por lá, principalmente porquê não esperava que fosse tão tranquilo. Conforme eu fui viajando para a Alemanha, eu fui ficando cada vez mais confiante, e embora tivesse ainda um pequeno pé atrás, eu arrisquei cada vez mais.

Andar sendo invisível

Antes de mais nada, quando falo de invisibilidade, eu na verdade estou falando da “boa” invisibilidade, de ninguém te encarar, de ninguém se virar para olhar você. De ser só mais um no meio da multidão, assim sendo a gente se sente muito melhor passeando nos lugares. Ser uma turista negra na Alemanha não fez de mim um alvo de olhares, assim sendo pude curtir a minha viagem tranquilamente em todas as vezes que estive no país.

Tem negro na Alemanha?

Fiz algumas pesquisas sobre negros na Alemanha, e descobri que não há números oficiais, já que no censo alemão não há separação de etnia. Acredita-se que 2% da população alemã seja negra. Em grandes centros como Berlim, Frankfurt e Munique, esse número é bem maior, não sei exatamente quanto, mas visualmente eu pude comprovar que é bem mais que 2%. Em Berlim por exemplo, vi muitos estrangeiros.

Com toda a certeza, a Alemanha não é um país perfeito em relação a racismo, mas me senti bem por lá todas as vezes que fui. Minha visão de uma turista negra na Alemanha me fez acreditar que as pessoas estão bem evoluídas nesse sentido.

 

Outros posts sobre a Alemanha

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em Aachen, Alemanha, Berlim, Bremen, Europa, Hamburgo, Hannover, Münster, Slides, Viajando sendo Negra
onde ficar em bruxelas
Onde Ficar em Bruxelas : Dicas de Hotéis

Os Melhores Templos de Hong Kong
Os Melhores Templos em Hong Kong

Fechar