Negra na Alemanha : Experiência como Turista


10 coisas para fazer em berlim

Como é ser uma turista negra na Alemanha?

Você já foi pra Alemanha? Como é ser negra na Alemanha? Alemães são racistas? Essas são perguntas que recebo com frequência desde quando resolvi contar mais sobre como é ser uma mulher negra viajante, e falar sobre preconceito sofrido durante as viagens.

Eu não lembro exatamente quantas vezes já fui para a Alemanha, várias! Quase umas dez vezes. E não, não posso dizer que coisas como racismo nunca passou na minha cabeça, a Alemanha não tem o melhor passado não é? A gente ainda tem isso na lembrança.

Confesso que a minha primeira vez na Alemanha, senti um certo receio. Eu estive em Frankfurt e tudo correu maravilhosamente bem. A segunda vez também teve apreensão, era uma viagem pelo interior da Alemanha, e além das cidades grandes eu passaria por cidades menores.

Correu tudo bem nessa viagem, fui a cidades bem pequenas e inclusive tive muito contato com os locais, e nas cidades menores que eu estava com receio, fui super bem recebida, como aquela coisa de hospitalidade do interior mesmo. As pessoas me perguntam muito sobre minha experiência como negra na Alemanha, e a maioria se espanta quando digo que a Alemanha é um dos melhores países para viajar sendo negro, que a Alemanha está na minha lista de países tranquilos.

negra na alemanha

Alemães aprenderam a lição!

Alemães no geral tem muita vergonha do passado deles, muita! E arrisco dizer que eles aprenderam a lição. Das vezes que tive oportunidade de conversar com alemães, eles sempre tiveram conversas abertas sobre temas como imigração, refugiados, racismo, machismo etc…

Lembro de um vídeo que viralizou ano passado, um americano que ousou fazer uma saudação nazista em pleno centro de Berlim, e enquanto ele fazia o gesto, um alemão foi lá e deu um soco nele. Aliás, sobre esse tema a gente pode ver vários vídeos no youtube. Não estou defendendo a violência, mas é para ilustrar que os alemães são pouco tolerantes a esse tipo de coisa hoje em dia.

Depois da Turquia, surpreendentemente a Alemanha é o país que mais recebe refugiados na Europa. Porquê estou falando isso? Eu sempre digo que um país que é aberto para outras questões, provavelmente será um país aberto para outras coisas, menos racista etc.

Leia também : Sites úteis para viajantes negros

Negra na Alemanha em cidades diferentes

Eu estive várias vezes na Alemanha, em Berlim, em Hamburgo, Frankfurt, Bremen, Colônia e em cidades bem pequenas, praticamente vilarejos, e minhas visitas sempre foram bem tranquilas. Fui no Portão de Brademburgo, na Catedral de Colônia e em outros pontos turísticos da Alemanha e absolutamente nada de anormal.

Você pode dizer que em cidades grandes é muito mais simples : Há imigrantes, e as pessoas estão mais acostumadas a lidar com minorias. Sim, isso é bem verdade, mas eu fui em cidades menores na Alemanha, e em cidades bem pequenas várias vezes, vilarejos mesmo e sempre fui bem tratada.

Falando em cidade pequena, uma das minhas primeiras vezes na Alemanha, fui conhecer os vários mercado de Natal e passei por vilarejos bem pequenos, daqueles com uma igreja, um bar e duas ruas sabe? Ainda assim me senti super bem por lá, principalmente porquê não esperava que fosse tão tranquilo. Conforme eu fui viajando para a Alemanha, eu fui ficando cada vez mais confiante, e embora tivesse ainda um pequeno pé atrás, eu arrisquei cada vez mais.

Leia também : Cidades negras na Europa para conhecer 

Escolha aqui seu hotel nas principais cidades alemãs

Berlim Hamburgo Munique Frankfurt
Colônia Stuttgart  Dusseldorf Dortmund
Nuremberg Leipzig Bremen Dresden

Andar sendo invisível

Antes de mais nada, quando falo de invisibilidade, eu na verdade estou falando da “boa” invisibilidade, de ninguém te encarar, de ninguém se virar para olhar você. De ser só mais um no meio da multidão, assim sendo a gente se sente muito melhor passeando nos lugares. Ser uma turista negra na Alemanha não fez de mim um alvo de olhares, assim sendo pude curtir a minha viagem tranquilamente em todas as vezes que estive no país.

Tem negro na Alemanha?

Fiz algumas pesquisas sobre negros na Alemanha, e descobri que não há números oficiais, já que no censo alemão não há separação de etnia. Acredita-se que 2% da população alemã seja negra. Em grandes centros como Berlim, Frankfurt e Munique, esse número é bem maior, não sei exatamente quanto, mas visualmente eu pude comprovar que é bem mais que 2%. Em Berlim por exemplo, vi muitos estrangeiros.

Com toda a certeza, a Alemanha não é um país perfeito em relação a racismo, mas me senti bem por lá todas as vezes que fui. Minha visão de uma turista negra na Alemanha me fez acreditar que as pessoas estão bem evoluídas nesse sentido.

Outros posts sobre a Alemanha

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

12 COMENTÁRIOS

  1. Nossa! Tive uma experiência totalmente contrária! eu não era nem um pouco invisível lá e as pessoas nem se quer disfarçavam quando me viam, algumas até trocaram de calçada… foi horrível!! não sei se quero voltar tão cedo!!!

  2. Olá! Estou em Munique no momento. Meu marido e estamos em lua de mel e passamos 3 dias em Berlim e em seguida viemos a Munique para Oktoberfest. Nossa experiência também foi totalmente diferente da sua. Não fomos nem um pouco invisíveis, recebemos muitos olhares o tempo inteiro ao andar pela cidade e também passamos por algumas situações constrangedoras por alemãs que nos atenderam na Oktoberfest. Uma pena.

  3. Meu marido é Oriental, todas as vezes que estamos lá percebemos as pessoas olharem para a gente (uma branca com um oriental é no mínimo diferente para eles). Mas os olhares são mais de curiosidade e sempre querem saber de onde viemos e trocam longas conversas…O alemão é curiosos para o diferente deles. E também sou JUDIA não percebo nenhum tipo de aversão. Além da curiosidade pelo diferente, temos que aprender que a cultura deles é DIFERENTE da nossa, eles são meio “grosseiros” por natureza e talvez o que para nós não é costume, para eles é o normal….

    Adorei seus artigos. Parabéns….PS: vc é linda independente de “cor” pois todos temos nossas cores 🙂

  4. A experiência tá sendo contrária também! Eu tenho um black power (já faz uns 6 anos, então e grande) e toda hora tem olhares. Já observei algumas risadas, gente falando com família e amigos e de repente olham pra mim e até numa loja uma vendedora ficou me observando e fingindo tá organizando algo! Mas tenho sangue nos olhos e encaro fortemente. Porém as vezes cansa né? Mas nada nos derruba, só fortalece!

  5. Bruno

    Sinto muito, de coração! Eu tb geralmente encaro, afinal não estamos fazendo nada de errado, né? Mas tem dias que cansa mesmo, desejo que corra tudo bem com vc!

  6. Fui a Londres e estou voltando nesse momento com escala em Frankfurt para o Brasil… e a experiência que passamos foi triste, meu filho é deficiente visual,avisei como de costume para ficar próxima a ele…para minha tristeza nos afastaram e o revistaram de forma quase bruta…além de apalpar até os pés dele(estava de meia) queriam saber a origem de suas tatuagens ( homem aranha e uma tribal sobre uma ficção) , não sei se enfrentaria uma viagem aqui…triste mesmo

  7. Nem preciso ir pra alemanha pra saber que eles são uns bandos de preconceituosos, convivo com eles, a família do meu marido são todos alemães e minha família por parte de mãe é toda negra, tive um bebê com meu marido que nasceu moreno e eles chamam meu filho de neguinho, e sim eles tem muito preconceito, todos no interior são assim, infelizmente mas é a verdade, nada mudou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.