Bremen na Alemanha : O que Fazer e Visitar

bremen

Bremen era a minha última cidade na minha viagem de verão, ela não estava no roteiro mas encontrei um vôo barato da Ryanair e decidi incluir a cidade dos “animais músicos” no meu roteiro e não me decepcionei, Bremen é uma cidade de médio porte no norte da Alemanha que é extremamente charmosa e tem um centro histórico bonito, quase todo em estilo gótico. 

bremen

A cidade repousa nos louros da fábula dos músicos de Bremen escrita pelos Irmãos Grimm, como toda fábula ela traz uma lição de moral e nesse caso ela fala sobre o valor das pessoas e da velhice, afinal não é porquê a pessoa está velha que ela não serve para nada, a fábula traz essa reflexão.

bremen

Na real a estátua é muito fotografada e em qualquer lugar que você vá tem lembrancinhas e cartões postais do animais, em vários pontos da cidade é possível ver versões menores e diferentes dos músicos de Bremen.

bremen

A lenda diz que tocar nas patas do burro dá sorte, mas que é necessário tocar com as duas mãos, do contrário seria um burro cumprimentando o outro! Depois de ver a versão da estátua em Riga, foi a vez de conhecer a original em Bremen.

bremen

bremen

Fiz um passeio de barco em Bremen que muito sem graça, já que a beira do rio Weser só há fábricas e nada de interessante a ser visto, mas o interessante é que aprendi um pouquinho do passado de Bremen que tem onze séculos de história e que apesar de hoje ser apenas a 10ª cidade mais populosa da Alemanha.

bremen

Bremen já foi uma cidade muito importante durante a Liga Hanseática já que o rio ligava a cidade até a cidade portuária de Bremenhaven que é banhada pelo Mar do Norte que era a principal via de escoamento da produção já que naquela época o transporte marítimo era o mais importante.

bremen

bremen

O centro histórico de Bremen me surpreendeu, eu achava que teria apenas os músicos de Bremen, uma catedral e alguns prédios bonitos, mas a cidade é encantadora e nota-se que foi muito rica no passado.

bremen

Até então Hamburgo era a única cidade que eu conhecia da Alemanha e embora Hamburgo seja uma grande cidade (a 2ª maior da Alemanha) eu não achei Hamburgo tão bonita e interessante quanto Bremen com o seu centro extremamente bem cuidado e cheio de histórias.

bremen

bremen

A prefeitura de Bremen é um exemplo perfeito do chamado “Renascimento de Weser” que é o estilo arquitetônico do Renascimento mas de forma já tardia que é muito comum no norte da Alemanha. Originalmente ela tinha um estilo gótico mas foi renovada lá por volta dos anos de 1700.

bremen

bremen
A catedral de São Pedro fechou por dois dias no mês de agosto, e adivinhem? Bem nos dias em que eu estava na cidade! Não pude conhecer a catedral por dentro mas sei que é possível subir na torre e ter uma vista panorâmica da cidade.
bremen
bremen

Na frente da câmara municipal fica a estátua de Rolando que é uma figura muito celebrada em todo o Norte da Alemanha, que é um personagem da literatura medieval e renascentista inspirado num conde que foi herói numa das batalhas para expulsar os mouros da Península Ibérica.

A estátua de Roland é considerada como a mais antiga estátua da Alemanha já que ela data de 1404 e mede mais de 5m de altura.

bremen

Schnoor : O Bairro fofo de Bremen

bremen

bremen

Outra atração é o bairro de Schnoor, são casinha bonitinhas em ruas um tanto estreitas. É um excelente local para tomar um café, e passear displicentemente entre suas ruelas, uma das ruas por onde passei é tão estreita que tive que passar aos poucos e de lado, tenho certeza que tinha menos de 1m de largura!

bremen

bremen

Charmoso não é? Achei um excelente lugar também para lembrancinhas, tinha bastante peças de artesanato e lembrancinhas diferentes como casinhas de estilo gótico feitas de chocolate e até os músicos de Bremen também feitos de chocolate.

Leia também : Como é ser uma turista negra na Alemanha

bremen

bremen

Bem no centro histórico eu passei por duas feirinhas, além de poder comprar frutas e legumes, é uma boa opção para provar um pouco da comida regional, haviam várias barraquinhas vendendo especialidades alemãs, e tinha até mesinhas para a gente sentar e poder comer, uma opção bem mais barata que nos restaurantes turísticos do centro da cidade.

bremen

bremen

Bremen possui uma rua para pedestres cheia de lojas, é a principal artéria comercial da cidade com as principais lojas, nessa mesma rua tem algumas estátuas bem diferentes, sempre de homens com animais ou animais dançando.

bremen

Bremen me deixou com mais vontade ainda de conhecer o restante da Alemanha que é um país que conheço bem pouco. Fiquei bem feliz de ter incluído a cidade no meu roteiro de férias, não esperava muita coisa e acabei me surpreendendo com a beleza de Bremen.

o que fazer em bremen

Onde se hospedar em Bremen

Eu fiquei hospedada no Ibis Bremen City, um hotel simples, mas que me atendeu bem. Como ele fica no centro de Bremen, eu consegui visitar todo o centro histórico a pé mesmo. O Ibis estava com uma promoção quando eu reservei, e ficou com uma relação custo-benefício ainda melhor.

bremen

Alemanha além de Bremen

Essa é a estação central de Bremen que não fica muito distante do centro histórico. Dessa estação partem trens para várias cidades do norte da Alemanha como Hamburgo, Bremenhaven e Hannover e até para cidades mais distantes como Berlim, Munique, Dortmund e Colônia. Além de destinos na Alemanha, é possível pegar trem em Bremen que vão para a Suíça : Basel e Zurique

Dentro da estação tem mil e uma lojas, desde farmácia onde a gente pode comprar produtos de beleza até uma livraria passando por todas as lanchonetes, fast foods e padarias possíveis.

Se você já estiver na Alemanha, dá para chegar de ônibus com a Flixbus que tem passagens a partir de 1 euro saindo de Hannover. Se você tiver paciência, a Flixbus tem rotas para as principais cidades alemãs e mesmo cidades pequenas que não conhecemos. Inclusive saindo de Bremen para Paris, Budapeste, Bucareste, Praga e outras capitais europeias.

Outras cidades na Alemanha :



Booking.com

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

3 COMENTÁRIOS

  1. Que cidade linda!!!!!
    Eu sou suspeita porque adoro a Alemanha, mas conheço mais cidades do sul, da bavária e floresta negra, até pela proximidade de onde moro. Quero conhecer Bremen. Fiquei encantada!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.