Como é Viajar pela Air China : Minha Experiência

Última atualização

Como é Viajar pela Air China

Como é viajar pela Air China

Já começo dizendo que voar com a Air China não é bom. Antes de saber como é viajar pela Air China na primeira vez, eu estava muito apreensiva por causa das coisas horríveis que li a respeito. As pessoas falavam de gases, arrotos, aviões sujos e eu só li resenhas negativas sobre a Air China e como já tinha comprado a minha passagem, não podia fazer muita coisa.

Eu viajei pra Tailândia ano passado com a Air China, e não presenciei nada do que foi relatado, a minha única reclamação é que o voo atrasou na saída de Londres. Ainda assim consegui pegar minha conexão. Esperei então voar com ela mais uma vez pra ter uma impressão melhor sobre como é viajar pela Air China e voei com ela recentemente quando fui para Tóquio.

Check-in na Air China

O check-in foi muito rápido, o pessoal foi muito eficiente e além das máquinas de self check in tem muita gente trabalhando para agilizar o check-in. Eu fui fazer o self check-in mas um funcionário chegou para me ajudar e ele mesmo fez meu check-in.

Depois de passar pela segurança eu olhei na tela e vi que o meu voo que estava marcado para sair as 20:25 só iria mostrar a porta de embarque as 22:36. Sendo assim, ele teria no mínimo 2h de atraso. Eu comecei a me preocupar porque eu tinha escala em Pequim de onde pegaria o voo para Tóquio, onde deveria chegar por volta das 22h (hora local) do dia seguinte.
como planejar uma viagem para china

Primeiro problema com a Air China

Comecei a me preocupar porque se eu perdesse a conexão, talvez eu não conseguisse chegar em Tóquio no dia seguinte e sim dois dias depois. Ao mesmo tempo estava torcendo para que por um momento de sorte eu conseguisse pegar a conexão.
Duas horas depois da hora que a gente deveria decolar, eu fui para a  porta de embarque e eles disseram que apesar do horário de 20:25 o avião só decolaria as 00:00. Fui conversar com um funcionário da Air China e foi aí que eu percebi o show de trapalhadas deles : O cara me diz que eu era um passageiro no show do voo anterior. Pergunto a ele como posso ter perdido um voo que não era meu e ele responde que trocaram meu voo pelo voo mais cedo e eu perdi esse voo!
Gente, eles trocaram meu voo no momento do check in e NINGUÉM me disse absolutamente nada. É verdade que eles mudaram o número do voo no meu cartão de embarque (só percebi depois) mas o horário de embarque continuava igual e eu não tinha notado nenhuma anomalia, por isso estava acompanhando pela tela do aeroporto o meu voo original pelo numero e destino como todo mundo faz, como e que eles podem mudar meu voo sem me perguntar e sem me informar e querer que eu adivinhe e pegue o outro voo?
Apesar dessa atrapalhada do pessoal do check-in, as pessoas que estavam trabalhando na porta de embarque foram muito simpáticos e prestativos. Eles trocaram meu bilhete e tentaram resolver a situação da minha mala que naquele momento só Deus sabia onde estava porque ela deveria ter partido com o voo anterior para Pequim mas como eu não embarquei eles tiraram a mala.
como é voar com a china eastern

Tudo dando errado no meu voo com a Air China

Fui informada que quando chegasse em Pequim eu deveria conversar com alguém sobre minha mala, já que era bem possível que eu perdesse a conexão e tinha que ver com eles para colocar minha mala em outro voo.
Como Murphy resolveu me acompanhar naquele dia, 20 minutos depois aparece outro funcionário e me diz que eles localizaram minha mala mas existe um procedimento de segurança que diz que se uma mala por algum motivo não viajar junto com o passageiro ou não embarcar no voo que deveria, essa mala precisa passar novamente pelo raio-x.
O problema era  que no meu caso era meio impossível porque já era quase meia noite e os funcionários já tinham ido embora, é bem verdade que não tinha mais ninguém no aeroporto só o pessoal do meu voo.
Segundo esse mesmo funcionário, minha mala sairia no dia seguinte em direção a China, e de lá iria para Tóquio. Quando eu chegasse em Tóquio eu deveria aguardar na esteira para ver se eles conseguiram fazer minha mala chegar ao mesmo tempo que eu, do contrário eu deveria abrir o protocolo de malas perdidas.

Embarque na Air China

Era meia noite quando embarcamos. Eu que deveria ter embarcado quase 4 horas antes tinha descoberto que mudaram meu voo sem me perguntar e sem me avisar.
Eu estava pensando que iria perder minha conexão pelo atraso e por ninguém ter me avisado da troca de voo, e o pior : talvez chegasse em Tóquio apenas na terça (era domingo) e nem tinha certeza que poderia sair e dormir num hotel já que não tenho visto para China.
Descobri depois que como estava em trânsito eu não precisava, e tudo isso poderia ser evitado se ao me colocar no voo mais cedo o funcionário da Air China me avisasse.
Como é Viajar pela Air China

Durante o voo com a Air China

O voo em sí foi bem tranquilo e como havia poucos passageiros, eu fiquei com duas cadeiras e pude dormir melhor, os funcionários foram simpáticos durante o voo mas é difícil de apagar a má impressão quando tudo já começou tão errado.

Como é Viajar pela Air China

Refeições a bordo

Durante o voo foram servidos duas refeições quentes, a primeira foi muffin com bacon e ovos, acompanhado de pão, manteiga frutas e um bolo. A segunda havia uma escolha entre carne e arroz e frango, eu escolhi carne e era preparado a moda chinesa. Eu comi todo mas sei que talvez não seja uma refeição que agrade a todos, tenha em mente que se você não gosta de comida chinesa vai ser um pouco complicado comer.
Como é Viajar pela Air China
Na volta eu não consegui comer porquê eles serviram algo intragável! A passageira que estava do meu lado e recebeu a bandeja ao mesmo tempo que eu fez a mesma cara estranha que eu fiz quando recebi a comida. Minha sorte é que já sabia que a comida não era lá grandes coisas e levei salgadinhos na bolsa.
Como é Viajar pela Air China

Entretenimento de bordo

A quantidade de filmes foi uma coisa que me surpreendeu desde a primeira vez que voei com a Air China. Eles tem uma variedade enorme de filmes, alguns filmes hollywoodianos mas a maioria dos filmes era asiático, e para mim que adoro conhecer coisa nova foi excelente, pude conhecer um pouco mais do cinema asiático durante o voo.
como e viajar pela air china

15 horas em Pequim e o descaso da Air China

Bom, quando cheguei no aeroporto de Pequim ainda tinha esperança de pegar a minha conexão já que chegamos 1h depois do horário de partida do meu voo, e com a neve muitos voos estavam com atraso ou foram cancelados.
Como estava na maré de azar, meu voo pra Tóquio foi um dos poucos que partiram pontualmente e fui informada que o próximo voo para o Japão só partiria dali a umas 15h na manhã do dia seguinte.
IMG_4198.JPG
A atendente me deu um papel para eu entregar no guichê da Air China e eles me dariam hotel e providenciariam tudo, só que claro que nada foi assim fácil né? Sabem aqueles aeroportos cheios de voo cancelados e pessoas cansadas e nervosas que vemos na televisão? A diferença é que aquilo era real e estava acontecendo comigo.
Eu levei quase 2h só na fila da imigração, isso porque eu peguei uma das menores que era uma fila especial para quem podia beneficiar da exceção de 72h sem visto em solo chinês como é o caso para varias nacionalidades (Brasil entre elas) depois de passar na imigração tive que procurar o guichê da Air China pra pedir ajuda.

Como é viajar pela Air China e ter problemas

Claro que foi difícil e começou a juntar com o cansaço e quando finalmente eu encontrei, houve um desencontro de informações e os funcionários não ajudavam muito. Me senti completamente desamparada no momento em que realmente precisava da ajuda e da compreensão da empresa.
Depois de muito rodar e pegar fila errada, eu finalmente consegui encontrar o lugar para esperar pelo hotel que a Air China pagaria, nessa espera eu encontrei três brasileiros que estavam tentando sair da China fazia mais de 30 horas.
viagem ásia

Despreparo da Air China

Sem nenhuma informação de onde a gente ia nem a razão, um funcionário nos colocou no ônibus e 25 minutos depois chegamos no hotel. Enquanto esperava no hotel fui informada que eu não teria um quarto só para mim, tive que dividir meu quarto com uma desconhecida prática que não acredito ser legal, mas eu estava muito cansada para discutir e precisava descansar.
Eu teria apenas 5h para dormir visto que já chegamos tarde e que no dia seguinte meu voo partiria as 8h e por isso eu deveria pegar o ônibus que saia do hotel as 4h. Antes das 4h eu desço e explico a recepcionista que eu estava deixando o quarto, mas que não tinha chave porquê a única chave do quarto estava com a pessoa com quem dividi o quarto. Para minha surpresa a recepcionista não falava inglês e tentou fazer meu check out via google tradutor no telefone!
Sim, a Air China nos colocou num hotel legal, mas eu tive que dividir o meu quarto com uma desconhecida, ter uma chave pra duas e ainda tentar me comunicar com uma recepcionista que só falava chinês!
Outro ponto foi que a Air China não nos ofereceu absolutamente nada além do hotel, nem um copo d’água! Perguntei se havia alguma refeição e a resposta foi não, me indicaram uma pequena loja dentro do hotel onde só tinha doces e batata frita e a aquela hora da noite estávamos todos cansados e com fome.
A recepcionista falou do room service, mas sequer havia menu no quarto e o suposto restaurante do hotel não estava funcionando, ficamos realmente desamparados e Air China não se preocupou em nenhum momento com o nosso bem estar.

Mais problemas para voar com a Air China

De volta ao aeroporto quase 12h após minha chegada, foi outro sacrifício encontrar o local certo para trocar meu bilhete por um novo, e o voo que me avisaram na véspera que eu ia pegar. Claro que não seria de primeira, né?
Simplesmente não tinha mais vaga e ao invés de ir para o aeroporto de Haneda, eu iria num voo um pouco mais tarde mas para o aeroporto de Narita que é bem mais distante do centro de Tóquio mas naquele momento eu estava era feliz por poder finalmente ir embora de Pequim.
IMG_4193.JPG
Os problemas foram causados por causa da neve.
Na hora do check in eu expliquei minha situação a funcionária, e falei da minha mala que deveria ser transferida também, afinal eu estava indo para um aeroporto diferente e ela me confirmou secamente que estava tudo ok. Claro que eu desconfiei, mas não havia muito a fazer a não ser torcer para que a minha mala chegasse.

Chegada em Tóquio

Finalmente em Tóquio, quase 20h depois do horário previsto para a minha chegada, vou para a esteira com esperança que minha mala tivesse conseguido chegar, afinal teve tempo de sobra com os atrasos, mas como azar pouco é bobagem a minha mala não estava lá e fui eu tentar resolver isso com o pessoal da Star Alliance que é o grupo o qual a Air China participa.
Finalmente alguém simpático! Porquê depois do meu embarque em Londres, ainda não tinha cruzado um funcionário simpático e eficaz.  A moca registrou minha queixa de bagagem desaparecida, conseguiu localizar minha mala e viu que a mesma estava em Pequim.
Ela disse que naquele dia mesmo ela chegaria em Tóquio. Fiquei muito feliz pois imaginei que no dia seguinte pela manhã eu estaria com minha mala (e com roupas limpas!) mas apesar disso fui informada que dificilmente teria minha mala antes de 36h.

Mala atrasada na Air China

Recebi 5 000 Yen de compensação para poder comprar alguma coisa para vestir, mas sinceramente? Com essa quantia e impossível comprar roupa para passar mesmo um dia e eu tive que tirar do meu bolso, já que a quantia que eles me deram era insuficiente para comprar mais de duas peças.
E a minha mala? Apesar de eu ter chegado em Tóquio na terça a tarde e de minha mala já estar em Pequim na terça a tarde, eu só recebi minha mala na sexta pela manha, e até o presente momento nenhum pedido de desculpas da Air China.

Impressões finais sobre como é viajar pela Air China

Nunca tive uma viagem tão difícil. Eu tive uma péssima experiência voando com a Air China, e não tenho como recomendar ela.

Minha experiência com outras companhias aéreas

 



Booking.com

13 COMENTÁRIOS

  1. Eu já viajei pela Air China também e não tive problemas de atrasos. Acho que por isso, tenho uma boa impressão deles, mas pelo seu relato, vou pensar duas vezes antes de comprar alguma passagem da companhia. Que gente bagunçada! 😉

  2. Ainda não viajei pela Air China, mas duas vezes a Tam mudou o meu voo sem me avisar! Na mais recente, fiz o check in normal, funcionario supersimpatico, peguei no cartão de embarque e passei o controle, foi na hora de verificar o horario do embarque que vi que teria que esperar horas e horas, pois não correspondia ao voo que eu tinha comprado! reclamei, me diseram que até poderiam me colocar no voo inicial, mas que a minha mala chegaria no outro voo, não tinha como voltar atras!!!
    E na primeira vez foi diferente, cheguei no aeroporto e fui fazer checkin, o meu voo não existia mais. Ele tinha sido mudado de numero e o horario era mais cedo (com a antecedência que comprei), mas nunca recebi e-mail nenhum me avisando. E então me disseram que eu não poderia embarcar, muito tarde e voo lotado, teria que esperar o dia seguinte!!!

  3. Ao retornar para o Brasil, no aeroporto de Nápoles, com o bilhete adquirido meses antes e data conferida, o funcionário da Alitália informou que meu voo foi transferido para ONTEM e que eu teria sido avisado por e-mail. Sem mais explicações, o estúpido passou a fazer o check-in do próximo da fila… O transtorno foi incomensurável, pois tomaríamos outro avião em Roma e em Guarulhos para foz do Iguaçu. Dois anos passados ainda estamos aguardando o pedido de desculpas da Alitália. Nesta companhia nunca mais.

  4. Paula boa tarde!
    Minha nossa, não foi uma viagem, e sim uma via crucis! Eu encontrei, ainda pouco, passagens para Madria, via Air China. Como manda a prudência vim verificar “quem voou e não gostou! Muito perrengue!
    Seu relato me deu uma ideia , da péssima escolha que eu faria.
    Obrigada.
    Abraços.
    Ana Silvia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.