O que Fazer em São Paulo : Dicas de Turismo

Última atualização

são paulo do alto

Não falta o que fazer em São Paulo! São Paulo é a maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo também. Tem sempre coisas para visitar na cidade, sempre surge um point novo ou uma nova atração. Eu poderia morar anos em São Paulo, e mesmo assim não seria capaz de conhecer a cidade toda.

Se você gosta de museus, tem! Gosta de street art?Tem! De comidinhas? Tem! O que eu gosto de São Paulo é que ela é uma cidade diferente para cada pessoa, várias facetas num único lugar. Todos os anos quando vou a São Paulo, faço a minha listinha de coisas para fazer em São Paulo, e essa lista parece não ter fim, sempre tem coisas novas para fazer na cidade.

O que fazer em São Paulo e o que visitar

Avenida Paulista

Se você não sabe o que fazer em São Paulo, simplesmente vá para a Avenida Paulista. Sério, estando lá não vai faltar o que fazer e nem opções do que visitar em São Paulo. A Paulista conta com muitas opções culturais para se aproveitar. Alguns são de graça, e os que não são tem preços bem acessíveis.

Da Consolação ao Paraíso, a Avenida Paulista tem pelo menos uns trinta lugares para se conhecer. Para mim a Paulista é o centro cultural não só de São Paulo mas de todo o Brasil. Tem o Sesc Paulista com uma sacada com vista animal, tem o Instituto Moreira Salles, tem o Itaú Cultural, Conjunto Nacional etc.

A Avenida Paulista é totalmente fechada para carros aos domingos. Entre as 10 e as 19h a maior avenida do Brasil vira um espaço onde famílias vão passear, andar de bicicleta e patins, e fazendo exercícios. É uma delícia ver o pessoal passeando, comprando, e andando pela movimentada Paulista, é meio como se fosse um lugar diferente aos domingos.

Casa das Rosas

Sabe aqueles casarões antigos da Avenida Paulista que existiam antigamente? Um deles existe até hoje e é a Casa das Rosas, um espaço cultural com enfoque em poesia e literatura. A Casa das Rosas tem saraus, exposições, lançamentos de livros, peças de teatros etc…vale a pena dar uma passada lá nem que seja apenas para ver o jardim.

mercado municipal de são paulo

Mercado Municipal

Conhecido popularmente com o nome de Mercadão, o Mercado Municipal de São Paulo é um daqueles lugares que sempre quis conhecer. Para mim, era um daqueles lugares que vende todo tipo de fruta, sabe? Até é, mas não é só isso!

O Mercadão tem de tudo um pouco, além de frutas tem queijos, tem frutas secas e ainda comidinhas, entre eles o famoso sanduíche de mortadela.

mercado municipal de são paulo

E não qualquer um, mas o mais famoso, com 300g de mortadela, sendo difícil de comer para muitos. O único que talvez se equipare seja o pastel de bacalhau, também famoso pela quantidade de recheio. Eu comi, mas aos pouquinhos e com garfo e faca, já que é quase humanamente impossível abocanhar tudo.

o que fazer em são paulo

Ver São Paulo do alto

Quase todo mundo gosta de ter uma bela visão dos lugares que visita, principalmente para fotos. Para conseguir isso, não precisa ir muito longe. Na verdade, precisa ir um pouco mais para cima.

Uma das melhores coisas de São Paulo são seus mirantes gratuitos, como o popular Edifício Altino Arantes, antigo prédio da Banespa. No entanto, é disputado, então garanta que já esteja pronto para ir de manhã.

mirantes em sao paulo

Outras opções são o Edifício Itália, com visita gratuita restrita, mas com um bar de visual impecável – só precisa pedir um drinque. Os clássicos Edifício Copan e Martinelli também são boas pedidas.

No entanto, caso queira aproveitar a paisagem de forma mais regada de bons drinques, o Skye Bar do Hotel Unique talvez seja mais indicado. Seu visual, mais a piscina e a cidade ao fundo, chama qualquer um.

O que fazer em São Paulo : Visitar museus!

pinacoteca sp

Pinacoteca

Esse lugar é a Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos melhores espaços destinados à arte na cidade. Com um prédio de século XIX, todo em tijolo, possui uma grande riqueza cultural em seu exterior e interior.

Obras como os quadros de Portinari e Anita Malfatti recheiam seu interior. Acho a Pinacoteca um daqueles lugares super importantes, é um dos poucos lugares que podemos ter tantos quadros de artistas brasileiros reunidos.

MASP

Outro que dispensa explicações, não é? O Masp é um dos símbolos de São Paulo, você certamente já viu ele muitas vezes em fotos de São Paulo. Ele é um dos museus mais importantes da América Latina, e onde você consegue ver pinturas de grandes nomes não só nacionais como internacionais.

Eu fiquei surpresa quando descobri que o Masp não tinha só quadros, e apesar de basicamente ter muita coisa de artistas latinos e europeus, tem também arte africana e arte asiática. Ahhh! Apesar da entrada do Masp custar R$ 40 em dias normais, às terças o museu tem entrada gratuita.

Leia também : Cidade de São Roque

o que fazer em são paulo

Museu do Futebol

Esse era um dos museus que eu mais queria visitar e que estava no topo da minha lista de o que fazer em São Paulo. O museu fica dentro do Pacaembu, e é super legal. Tem toda a parte histórica do futebol, números e recordes, e jogadores. A parte que achei mais interessante no entanto foi a Sala das Copas.

A Sala das Copas explica um pouco sobre todas copas até o momento, e o que achei mais legal é que não só fala da copa em geral, mas traça um paralelo com o que se passava no Brasil e no mundo na época. Esse museu é quase uma visita obrigatória para quem gosta de futebol e para quem quer fazer um roteiro de futebol em São Paulo.

Outros museus para conhecer em São Paulo

Leia também : Museu Afro Brasil em São Paulo

Liberdade

O bairro mais asiático de São Paulo! Um bairro com lanternas japonesas na rua fazendo ofício de poste! Os japoneses que se instalaram em São Paulo, ficaram na sua maioria no bairro e hoje podemos ver que boa parte das lojas nas ruas principais são de lojas asiáticas.

São restaurantes, lojinhas de presentes, lojas de produtos tecnológicos e o bairro que já foi japonês, hoje tem imigração chinesa e coreana. É inclusive na Liberdade que é feita a maior comemoração do Ano Novo Chinês da América Latina. Eu já estive na Liberdade antes e depois de me mudar pra Ásia, e posso dizer que hoje tenho um apreço maior pelo bairro.

o que fazer em são paulo

Beco do Batman

Arte não existe só em museu e algumas das ruas de São Paulo podem provar isso, principalmente o bairro Vila Madalena. Deleite para quem curte traços coloridos das ruas, possui um cantinho especial: o Beco do Batman. A lenda diz que a fama veio do desenho do herói estampado nas paredes, virando ponto de referência nos anos 80. Desde então, virou um dos espaços mais democráticos para a arte urbana de São Paulo.

Além disso, é uma boa para quem quer continuar a comprar, agora nos descolados antiquários e brechós. Também não falta opção de bebida e comida nos famosos botecos. Tudo na Rua Gonçalo Afonso.

Vila Madalena

A Vila Madalena pra mim é aquela São Paulo de bares e botecos, sabe? Posso não ser a pessoa mais especialista de São Paulo, afinal sou apenas uma turista na cidade, mas toda vez que me pedem dica de o que fazer em São Paulo, e de onde encontrar bares em São Paulo, eu sempre indico ir para a Vila Madalena.

São diversos bares e casas noturnas na Vila Madalena, inclusive bares específicos para gêneros musicais, mas a Vila Madalena vai além. O bairro também tem muitos restaurantes, lugares de comidinhas, food truck e alguns brechós e feirinhas.

catedral da sé sp

Conhecer o centro de São Paulo

O centro reúne muitos prédios históricos, coisas que remontam da fundação de São Paulo, até os anos 70 quando a região ainda era o centro financeiro da cidade. Eu costumava achar o centro de São Paulo caótico e perigoso, mas algumas voltas e visitas guiadas pela região me fizeram mudar de opinião.

Catedral da Sé

A primeira coisa que remarquei na Sé foram as torres pontiagudas que me lembraram logo as igrejas que conheço na Europa, e mais especificamente na Alemanha. Por dentro, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o órgão, que inclusive é tocado em algumas missas. Há a possibilidade de fazer uma visita guiada e conhecer um pouco mais da história da catedral e ainda conhecer a cripta, onde importantes personagens de São Paulo estão enterrados.

pátio do colégio sp

Conhecer o centro de São Paulo é como mergulhar no passado da cidade. Muitos dos prédios históricos estão aqui, e um dos que recomendo a visita é o Pátio do Colégio. Tem ainda o Solar da Marquesa de Santos, Igreja do Carmo, Palácio de Justiça, Igreja de Santo Antônio,Edifício Matarazzo entre outros.

Teatro Municipal

Eis um dos principais responsáveis por e fazer mudar de ideia sobre o centro de São Paulo. Quando visitei o Teatro Municipal eu fiquei impressionada, e fiquei pensando : “Como eu não sabia que isso existia?”. A visita guiada do teatro é incrível e você vai ter a oportunidade de conhecer a escadaria maravilhosa que eles tem e as pinturas em ouro.

o que fazer em são paulo

Cruzamento da Avenida Ipiranga com a Avenida São João

Claro que não dá para ignorar esse cruzamento especial de São Paulo. Ele virou quase um ponto turístico da cidade, e muita gente quando procura o que fazer em São Paulo, quer conhecer o famoso cruzamento cantado por Caetano Veloso na música Sampa. Se você estiver passeando pelo centro de São Paulo, vale a pena passar pelo cruzamento nem que seja para apenas cantarolar a música e colocar uma foto no Facebook.

parque do ibirapuera

Parques de São Paulo

Parque do Ibirapuera

Começando pelo amplamente divulgado Parque do Ibirapuera ( Ibira pros íntimos!), com amplo espaço verde, e bem cuidados, além de inúmeras atrações gratuitas. É lugar para correr, pedalar, andar de skate ou fazer piquenique.Também é um bom point cultural: Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil, Fundação Bienal, Auditório Ibirapuera, Planetário Prof. Aristóteles Orsini, até mesmo o vizinho Museu de Arte Contemporânea entra nessa.

Mas não só de Ibirapuera é feita a cidade, há também o igualmente popular Villa-Lobos, Parque do Povo, da Água Branca, Parque da Aclimação e o Buenos Aires.

Jardim Botânico

Jardim Botânico é interessante pelos seus jardins variados e espaço para passeio. Além dele, o Horto Florestal é uma boa combinação com o Parque da Cantareira para ser uma boa visão de SP nas trilhas. Para terminar o dia, por que não curtir um pôr do sol na praça? A Praça do Pôr do Sol proporciona uma das melhores vistas da cidade e é um bom momento para fazer um piquenique.

cachoeira sp

Ecoturismo em São Paulo

Todo mundo sabe que São Paulo é uma cidade cinza e cheia de arranha-céus, mas o que poucas pessoas sabem é que tem também muito lugar de natureza. Ficava surpresa ao ver as pessoas falarem de trilhas, cachoeiras e parque naturais em São Paulo e arredores até que pude conhecer.

cheiro de pizza salvador

Onde comer em São Paulo 

Afinal, assim como você quer sair pela cidade, você também quer comer – e comida é algo que São Paulo entende bem. Pela cidade se encontram uma das melhores pizzas do mundo, para todos os gostos e bolsos, nas pequenas pizzarias de bairro até as mais populares. E no caso de você acordar de manhã na capital paulista, não se preocupe com o café da manhã paulista, pois as opções são calorosas. Muitas vezes você vai querer sair do hotel onde está hospedando e dar uma passada na padaria.

Comida étnica em São Paulo

Como a cidade recebeu muitos imigrantes, podemos ver isso também na quantidade de restaurantes de países diferentes que existem em São Paulo. Uma infinidade de pizzarias nos bairros italianos, comida japonesa e oriental como um todo na Liberdade, comida árabe e mesmo comida africana.

 

shopping sp

Compras em São Paulo

São Paulo é uma cidade incrível para quem quer fazer compras. A cidade é um pólo para vários tipos de compras e para todos os bolsos, desde os precinhos da 25 de março até as grifes da Oscar Freire, passando ainda pelas lojas de roupas do Brás e lojas asiáticas da Liberdade. Tem compras em São Paulo para todo mundo.

Dois lugares se destacam como pólo de compras em São Paulo : a Rua 25 de março, já aproveitando a ida ao Mercadão (fica quase ao lado). No entanto, é lotado no Natal, na Páscoa, Dias das Mães, dos Pais, das Crianças… acho que deu para entender que é lotada o ano inteiro. Mas pela quantidade de produtos diferentes e economia garantida, com certeza é um local que vale a pena a passada.

Outro canto é a Oscar Freire, muito comumente relacionada com lojas caras para pessoas que se esbanjam. Ledo engano, também espaço para aqueles que não querem gastar muito, como a loja-conceito da Kibon, a Magnum Store. Para quem quer comprar cosméticos e produtos para salão de beleza, não pode deixar de ir na Ikesaki da Liberdade, são sete andares dedicados a cosméticos e tudo que envolva o universo da beleza.

o que fazer em são paulo

Para encerrar, é bom umas comprinhas no Shopping – e o que não falta é isso na cidade. Há opções para todos os gostos e bolsos, com dezenas espalhadas pela cidade.

  • Centro: Pátio Paulista, Rua 13 de maio, 618, Higienópolis / Cidade São Paulo, Avenida Paulista, 1230, Bela Vista
  • Zona Leste: Anália Franco, Avenida Regente Feijó, 1739, Tatuapé
  • Zona Oeste: Bourbon, Rua Palestra Itália, 500, Perdizes / Eldorado, Avenida Rebouças, 3970, Pinheiros / Iguatemi, Avenida Brg. Faria Lima, 2232, Jardim paulistano
  • Zona Norte: Center Norte, Travessia Casalbuono, 120, Vila Guilherme
  • Zona Sul: JK Iguatemi, Avenida Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi

Quantos dias ficar em São Paulo?

Para conhecer o básico da cidade eu recomendaria pelo menos três dias. Três dias daria para visitar o básico de São Paulo, mas eu posso dizer com certeza que mesmo que você passe um mês na cidade, você sempre vai encontrar o que fazer em São Paulo. Eu vou para São Paulo uma vez por ano, e mesmo fazendo minha listinha de o que fazer em São Paulo, sempre tem coisas novas e coisas que ainda não consegui visitar.

hotel em varsovia

Onde ficar em São Paulo

Há várias opções, podendo atender ao seu bolso e ao seu gosto. Na maioria das minhas viagens para São Paulo eu fiquei hospedada nos arredores da Avenida Paulista, e algumas vezes na região do Paraíso que são duas áreas que acho boa para visitar a cidade e muito tranquilo para visitar em São Paulo.

Leia também : Ibis Budget São João



Booking.com

metrô de são paulo

Transporte em São Paulo

São Paulo tem um serviço de transporte público relativamente bom. Lógico que tem lá seus problemas como qualquer grande cidade brasileira, mas atende não só a São Paulo como a região metropolitana. Dá inclusive para ir para lugares nos arredores com os trens da CPTM que atendem lugares como Jundiaí e Paranapiacaba.

Mapa com o que fazer em São Paulo

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Promo: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. O mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto alguns problemas. Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

6 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas de o que fazer em São Paulo. Tem tanta coisa que é difícil escolher!!!! Os museus são incríveis. O MAS e a Pinacoteca imperdíveis, assim como a gastronomia paulistana. Não dá para fazer dieta nessa cidade! Post salvo para futuros passeios em Sampa!

  2. Ótimas dicas do que fazer em São Paulo, da próxima vez que for na cidade, vou no Theatro Municipal com certeza. Na última visita passei na frente, mas o tempo ficou curto pra fazer a visita guiada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.