Ano Novo Chinês : O que é, Costumes e Tradições

Ano Novo Chinês : O que é, Costumes e Tradições

Última atualização

ano novo chinês

O Ano Novo Chinês ou o ‘Festival da Primavera’ é a festa mais importante do calendário chinês, seria o equivalente ao nosso Natal. Tradicionalmente, o ano começa agora, depois do Ano Novo Chinês. Claro que os chineses hoje usam o mesmo calendário que nós, mas no passado usavam o calendário lunar e a tradição da festa do Ano Novo Chinês persiste, apesar de ter sofrido algumas modificações ao longo dos milênios.

o que fazer em macau

Quando é o ano novo chinês?

O Ano Novo Chinês tem uma data variável no período de 21 de janeiro a 20 de fevereiro. Como é uma festa de acordo com o calendário lunar, todo ano tem uma data diferente, assim como o carnaval ou a Páscoa por exemplo. Esse ano o Ano Novo Chinês cai na terça-feira, 5 de fevereiro de 2019, e no próximo ano será sábado, 25 de janeiro.

É o Ano Novo Lunar, o dia 1 do calendário lunar da China, que está dentro de um dia da segunda lua nova antes da fase da lua do equinócio da primavera. Eu nunca entendi porquê o Ano Novo Chinês é chamado de Festival da Primavera, já que apesar de ter datas diferentes, nunca é na primavera e sim no inverno.

Horóscopo chinês e o ano do porco

Se você gosta de astrologia e de signos, deve ter ouvido falar da astrologia chinesa. Na nossa astrologia, cada mês é regido por um signo, assim que nasce no começo de janeiro (eu!) é capricórnio. Na astrologia chinesa, não é o mês de nascimento que decide o seu signo, e sim o ano. São doze signos também e cada um é representado por um animal com características próprias, e cada ano é regido por um animal/signo diferente, e o ano de 2019 será o ano do porco.

Como o Ano Novo Chinês é celebrado

Embora existam algumas diferenças regionais nas festas de Ano Novo Chinês, algumas coisas são padrão em todos os lugares como a decoração das casas, jantar em família, fogos de artifício e envelopes vermelhos. Aliás os famosos envelopes vermelhos são um dos símbolos dessa época.

ano novo chinês

Festas nas ruas e decoração

Nos dias próximos do Ano Novo Chinês você vai ouvir muita música, várias performances de danças do dragão, dança do leão e muita decoração nas ruas, lojas e todos os lugares que a gente passa. Aqui no meu prédio eles decoraram toda a entrada com os enfeites vermelhos e os mini pés de tangerina que também fazem parte da decoração do ano novo.

ano novo chinês

Como esse ano é o ano do porco, em quase todas as decorações a gente vai ver porquinhos sorridentes e de bochechas rosadas, porco aqui não tem essa conotação de sujeira, porco é relacionado com riqueza aqui. A Disney de Hong Kong aproveitou que esse ano é o ano do porco e tem muitas coisas com Os Três Porquinhos, eles ganharam um lugar de destaques nas comemorações agora no mês de janeiro.

Escolha aqui seu hotel nas principais cidades chinesas

Shanghai Pequim Nanjing Hangzhou
Tianjin Chengdu  Wuhan Qingdao
Dalian Shenyang Kunming Guangzhou

 

Jantar com a família

Lembram que eu falei que o Ano Novo Chinês é um pouco como o Natal? Na véspera do ano novo é onde acontece a parte mais importante da celebração que é o jantar em família. Todo mundo passa com sua família e essa é considerada a refeição mais importante do ano, e eles esperam dar meia noite para ver os fogos nas ruas.

Aqui em Hong Kong por exemplo os fogos de artifício (de uso pessoal) são proibidos, mas há uma queima de fogos gigantesca organizada pelo governo, muito parecida com essas que vemos no reveillon. Em cidades com Pequim, Shanghai e outras tem sempre fogos de artifício quando dá meia noite, exatamente como no nosso ano novo.

onde comer dim sum em hong kong

Comidas típicas do Ano Novo Chinês

Assim como a gente costuma comer peru no Natal, os chineses também tem as comidas que tipicamente são comidas no Ano Novo Chinês, com a diferença é que tem muito mais superstição e simbolismo no cardápio. Apesar das variações regionais, quase sempre você vai encontrar peixe, dumplings e o tal macarrão da longevidade, uma massa bem longa (que não pode cortar) que representa a longevidade.

Na China as pessoas estão se tornando menos supersticiosas, mas os chineses tradicionalmente acreditam que o início do ano afeta todo o ano, então o Festival da Primavera chinês é uma temporada de superstições. Acredita-se que a aparência de algo (cor, forma) e seu nome soe como propriedades auspiciosas ou malfadadas.

ano novo chinês

Envelopes vermelhos

Os presentes aqui são envelopes com uma quantia em dinheiro, tradicionalmente as pessoas casadas da família ofereciam para os mais velhos e as crianças. Era uma forma de abençoar e trazer sorte para aquela pessoa, e hoje já se dá a amigos e algumas pessoas que trabalham com você. Hoje os mais jovens também usam aplicativo como o wechat para enviar dinheiro.

Na real os envelopes vermelhos além de ser como os presentes de Natal, ainda tem um quê das caixinhas de Natal também. Você dá para o porteiro, para faxineira e outras pessoas que prestaram serviço para você. O valor não é tão importante, mas a ideia de distribuir a sorte sim, por isso é sempre bom ter em mente quanto você coloca porquê os números tem um significado, e para resumir o quatro é um número de mau agouro e o oito o número da sorte, então nunca coloque uma quantia que termina com o número quatro, e se você quer arrasar no presente, oitenta e oito é a quantia ideal!

 

Viajar durante o Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês cai no inverno, e o inverno é uma boa época para visitar a China por estar mais vazia, mas a época do Ano Novo é  exceção. É nessa época que todo mundo viaja e acontece o maior fluxo migratório do mundo! Apesar de ser uma época interessante da gente poder ver mais aspectos culturais, também é a pior época para viajar dentro da China.

Os aeroportos ficam lotados e sempre tem atrasos e cancelamentos, as estações de trem nem se falam, sem contar que os bilhetes costumam esgotar bem antes. Se essa for a sua primeira vez na China, e você não for uma pessoa acostumada com a China pode ser em complicado, eu recomendaria viajar uma semana antes ou depois. Se você não tiver muito como escapar, minha dica é não viajar na véspera do ano novo, já que é um dos piores dias, se programe para chegar um pouco antes na cidade e não precisar passar por aeroportos ou estações de trem nos dias de maior movimento.



Booking.com

https://youtu.be/8bg4Y8zy8bA

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Ásia, China, Hong Kong, Slides
como planejar uma viagem para china
Mitos e Verdades sobre a China

como planejar uma viagem para china
China no Inverno : Vale a Pena Viajar para a China no Inverno?

Fechar