Praias de Maceió : Guia Completo

As praias de Maceió estão sem dúvidas entre as mais bonitas do Brasil. Algumas praias de Alagoas como Maragogi e São Miguel dos Milagres são super conhecidas, mas nem todo mundo que vai a Alagoas, aproveita para conhecer as praias de Maceió.

Indo durante as melhores temporadas para viagem em Maceió, é possível aproveitar de excelentes praias e piscinas naturais excepcionais. Alagoas e suas praias certamente vão te surpreender!

De modo geral, todas as praias de Maceió são incríveis. Eu separei algumas para você conhecer, escolhi algumas mais conhecidas e que todo mundo recomenda como a Pajuçara, e algumas outras pouco conhecidas como a Praia da Sereia.

Algumas são mais famílias, outras tem menos estrutura ou tem mais onda, mas sempre vai ter uma praia em Maceió pro seu perfil.

praia pajuçara
foto : Shutterstock por Caio Pederneiras

Praia da Pajuçara

Sem dúvidas, a praia mais popular de Maceió. Uma das melhores praias de Maceió, a Praia da Pajuçara é reconhecida pelo passeio de jangada e pelas suas piscinas naturais. Apesar de não oferecer o melhor calçadão ou a faixa de areia mais bonita, a praia tem:

  • Trajeto de jangada;
  • Visita às piscinas naturais.

Além disso, oferece uma ótima infraestrutura de bares, restaurantes a beira-mar e as feirinhas de artesanato. Esse último é um espaço popular para comprar roupas, rendas, castanhas e artigos de artesanato. Na verdade são dois espaços para artesanato que eu adorei, muitas lembrancinhas com bons preços.

É também em Pajuçara que a maioria dos turistas ficam, e é um bairro excelente. A oferta de hotéis em Pajuçara é provavelmente a maior de toda Maceió.

pajucara

Praia da Ponta Verde

Uma das praias em Maceió mais urbanas, a Praia da Ponta Verde é famosa pelos seus muitos coqueiros, areia fofa e mar em vários tons. Além disso, oferece piscinas naturais e a popular placa “Eu Amo Maceió”.

Por ser bem perto da Praia da Pajuçara, ela é uma praia também popular entre os turistas. Foi a primeira praia que curti em Maceió, com seus coqueiros e barracas cheias de comidas deliciosas. Particularmente ela me agradou mais que a Pajuçara por ser bonita igual, mas um pouco mais tranquila.

praia de alagoas

Praia da Jatiúca

Colada à Ponta Verde, a Praia da Jatiúca também é bastante urbana e, na maré baixa, se torna basicamente uma piscina. A praia é tranquila, e cheia de quiosques e restaurantes nas proximidades. Além disso, oferece um calçadão para caminhadas, corridas, bicicletas ou apenas apreciação da paisagem.

Tanto de dia, como de noite a Praia da Jatiúca é uma excelente opção. De dia a praia é linda, e de noite o calçadão fica bem iluminado também. Andei ali pela orla, e mesmo sendo a noite achei muito mais seguro que a orla de outras cidades.

praia alagoas

Praia de Ipioca/Hibiscus

A mais próxima de praia paradisíaca, a Praia de Ipioca/Hibiscus oferece sossego sem se afastar muito de Maceió. A poucos quilômetros da cidade, carrega águas claras e mornas, além de areias brancas e ótima infraestrutura. Passei uma tarde lá, e fiquei encantada com a cor do mar e a beleza da praia.

Por R$ 30 de entrada, é possível aproveitar do Hibiscus Beach Club que se localiza na praia. Dentro do clube, há cadeiras, redes, espreguiçadeiras, piscina, música ao vivo, banheiros, bar e restaurante – tudo dentro de um preço aceitável.

praia alagoas

Cruz das Almas

Entre as praias em Maceió, a Cruz das Almas é a menos frequentada por turistas. Apesar de não ser assim tão distante, ela não é exatamente o tipo de praia para curtir, já que oferece a menor estrutura e as ondas mais fortes. Claro que isso é um atrativo para turistas que querem pegar ondas altas.

Ela fica um pouco depois da Praia de Jatiúca, ainda numa região um tanto central. Contudo, não é o mais indicado para a família, pois o mar pode ser traiçoeiro ao desavisado. Ela é mais frequentada por surfistas mesmo.

Praia Sonho Verde

Essa aqui fica na região metropolitana de Maceió, a 37km do centro de Maceió, a Praia Sonho Verde conta com águas claras e tranquilas, protegidas por recifes. Na alta temporada, costuma lotar, mas fora dela, é uma praia desértica inebriante.

Eu fui durante a semana, eu eu fiquei encantada como a praia era linda, um sonho mesmo! Areia fininha, coqueiros e um mar azul sem fim, na maré baixa surge umas piscinas naturais com peixinhos. Apesar da praia incrível, ela não oferece uma infraestrutura muito forte.

alagoas-praia

Praia de Pratagi

Localizada a 18km do centro de Maceió, a Praia de Pratagi é outro local tranquilo para a família.

De aparência quase selvagem, apresenta um rio que desemboca na praia e alguns quiosques acomodados entre coqueiros. O Rio Meirim é um daqueles rios de água salobra (pela proximidade com o mar) onde muita gente costuma tomar banho. Apenas uma fina faixa de areia separa o mar e o rio aqui.

Mesmo sendo perto de Maceió, é incrível como ela é uma daquelas praias com pouco movimento. Se você pretende passar mais tempo lá, é na Praia de Pratagy que você vai encontrar um dos melhores resorts da região.

Praia da Sereia

Outra praia pouco conhecida entre os turistas que visitam Maceió. Ela fica já afastada do centro de Maceió, e eu só descobri essa praia pela dica de uma moradora de Maceió. Ela é bem mais tranquila que as praias como Pajuçara e Ponta Verde por exemplo.

A atração da praia é a estátua de uma sereia, que fica no meio do mar como você pode ver no vídeo. A estátua foi construída a mando dos pescadores da região do bairro de Riacho Doce. Há alguns bares e restaurantes mais simples, preço bom e atendimento simpático.

A Praia da sereia tem areia branca e fininha e uma água cristalina linda. A praia é protegida por uma barreira de corais, e durante a maré baixa, forma-se uma grande piscina natural no lugar.

prias de maceio

Costa Brava

É uma praia com mar lindo e uma larga faixa de areia estilo terra batida. É uma praia mais natural e com quase nenhuma estrutura, então se você quiser conhecer, precisa levar guarda-sol, comidas e bebidas.

A Praia de Costa Brava é popular entre as pessoas que querem praticar esportes como o kitesurf por exemplo. Durante os finais de semana, é que costumamos encontrar pessoas que vão para Costa Brava praticar esportes.

praias em maceio

Praia do Jacarecica

Localizada a 9km do centro de Maceió, a Praia do Jacarecica é reconhecida por sua mata nativa preservada, o que rende ótimas fotos. Contudo, é também popular por seus frequentadores: surfistas e praticantes de pesca com anzol.

Praia da Garça Torta

Localizada a apenas 13km do centro de Maceió, a Praia da Garça Torta é a que mais destoa, sendo a praia mais rústica. É um ambiente tranquilo que conta com biroscas ao redor, conhecidas pelas cervejas geladas.

Praia de Guaxuma

Por fim, a Praia de Guaxuma é outra opção conhecida por sua tranquilidade, sendo mais frequentada por moradores locais. Conta com um mar agitado, ótimo para surfistas, e uma boa infraestrutura, mas cujos quiosques e restaurantes fecham após as 18h.

Outras praias nos arredores

As melhores praias de Maceió já são bastante atrativas, mas caso queira aproveitar das outras praias de Alagoas nos arredores, as indicações são:

  • Praia do Francês;
  • Barra de São Miguel;
  • Praia do Gunga;
  • Praia de Paripueira;
  • Praia de Maragogi;
  • Praia do Carro Quebrado.

Onde ficar em Maceió

Para aproveitar melhor as praias de Maceió, eu recomendo que você fique hospedado em algum hotel na orla. Eu recomendo muito se hospedar em Pajuçara ou na Ponta Verde. A Pajuçara é onde fica as principais atividades, restaurantes e hotéis em Maceió. Ponta Verde é também um excelente lugar para se hospedar em Maceió.

Vou deixar aqui algumas sugestões de hospedagem em Maceió para vocês :

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Maceió

Quando ir

Maceió é uma daquelas cidades onde dá para ir pra praia o ano quase todo. Antes de ir, é importante informar-se sobre a tábua de maré. Todo o ano faz sol em Maceió, mas entre março e julho é forte a chance de chuva. Com isso, há também chance de uma maré alta sem piscinas naturais.

Por isso, a melhor época é entre setembro e março, período do alto verão e de uma Maceió bastante movimentada com festas.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

8 COMENTÁRIOS

  1. Para mim o litoral de Alagoas é o mais lindo do Brasil, e sem dúvidas as praias de Maceió são de fazer inveja a muito destino caribenho!

    Estive na cidade no ano passado e adorei ter tantas praias lindas e paradisíacas pertinho da área urbana.
    A Praia da Garça Torta foi uma das minhas favoritas!

    Ótimas dicas!

    Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.