O que Fazer em Copenhague e o que Visitar

copenhague

Eu já estive em Copenhague duas vezes e em distintas épocas (uma no inverno e outra no verão) e posso dizer que conheci o básico da cidade e um pouco dos arredores já que fiquei mais tempo na cidade que o que a maioria das pessoas costumam ficar.

Copenhague ainda não é uma cidade muito popular entre os brasileiros, principalmente por ser um destino caro e até arrisco dizer que é um pouco desconhecido, por isso resolvi escrever um post sobre 10 coisas para fazer em Copenhague e aproveitar essa cidade linda.

Minha sugestão de Coisas para fazer em Copenhague

10 coisas para fazer em copenhague

Passear em Nyhavn

Nyhavn que era o novo porto da cidade é um lugar que já foi reduto de marinheiros e prostitutas e que hoje é uma das partes mais nobres da cidade com restaurantes, hotéis e várias lojinhas no lugar que funcionava como porto com suas casinhas coloridas na saída para o mar. Mesmo que você não vá comer nos restaurantes de lá, não deixe de passear por Nyhavn e conhecer essa parte da cidade.

É com certeza a parte mais vibrante da cidade, a primeira vez que eu fui a Copenhague era inverno, e mesmo assim Nyhavn tinha turistas. É também nessa parte da cidade que a gente encontra muitos bares e restaurantes, apesar do preço ser mais alto, vale a pena ir nem que seja para tomar um café.

10 coisas para fazer em copenhague

Castelo de Hamlet

A história de Hamlet se passa no Castelo de Kronborg que fica numa cidade próxima a Copenhague que é possível ir e voltar poucas horas. O castelo guarda ainda alguns móveis e conta sobre as apresentações anuais de teatro da peça de Hamlet.

O castelo foi construído num ponto bem estratégico porquê fica na parte mais estreita do canal que separa a Dinamarca da Suécia, apenas 8km separam os dois países aqui e quando você estiver no castelo vai poder ver a Suécia do outro lado, se quiser pode depois da visita do castelo pegar um ferry e em 15 minutos estará na Suécia.

10 coisas para fazer em copenhague

Tomar uma cerveja na antiga fábrica da Carlsberg

Depois de fazer o tour e conhecer mais sobre todo o processo de fabricação da cerveja, os cervejeiros de plantão vão adorar o passeio histórico onde é possível conhecer um pouco mais da história de uma das maiores cervejarias do mundo, de quebra conhecer a coleção de mais de 20 mil garrafas de cervejas com exemplares de todo o mundo. Depois do tour, a dica é aproveitar o bar e tomar uma cerveja junto com alguns petiscos.

Leia também : Como ir do aeroporto ao centro de Copenhague

10 coisas para fazer em copenhague

Palácio de Frederiksborg

Esse aquifica a 1h de Copenhague! Tá certo que o título é o que fazer em Copenhague, mas é tão perto que eu considero como Copenhague, já que dá para ir e voltar em poucas horas.

O Palácio de Frederiksborg é um dos palácios mais bonitos que já visitei, ressalto aqui o Great Hall com um teto maravilhoso e a coleção de roupas usadas pela monarquia dinamarquesa, além dos jardins e da capela que são lindos.

Não deixe de conhecer os jardins do palácio, no dia que eu fui, estava com muita vontade de conhecer os jardins já que era começo do verão, mas assim que terminei minha vista o tempo fechou, e começou a chover e não pude visitar essa parte, tive que me contentar em ver apenas pela vidraça.

A Pequena Sereia

A pequena sereia que é o monumento mais conhecido da Dinamarca é realmente pequena, passaria despercebida se não fosse as pessoas paradas tirando fotos. A história foi escrita por Hans Andersen (que também escreveu o patinho feio e outros contos infantis) em nada tem a ver com a história da Disney exceto pelo fato da sereia se apaixonar por um humano, a real história infelizmente tem um final um tanto triste.

A estátua, que acabou de completar 100 anos foi um presente da fundação Calsberg, e a primeira bailarina do balé de Copenhague foi escolhida para servir de modelo ao escultor, no entanto quando ela soube que deveria posar com o seio nú ela recusou, assim a cabeça da pequena sereia é a da bailarina mas o corpo é o da esposa do escultor.

No dia que fui até a estátua estava mesmo muito frio, fazia -5ºC mas com o vento à beira mar a sensação térmica estava de -15ºC, vocês podem ver que na primeira foto tem uma pedra onde a água congelou. Diferente das pessoas que apenas tiram uma foto com a pequena sereia, eu fui lá, toquei nela e fiz um pedido. Dizem que ela atende pedidos de amor e uma ajuda a mais não faz mal não é?

10 coisas para fazer em copenhague

Estreito do Oresund e a Suécia

Em Copenhague você está a menos de 1h da Suécia, e há uma ponte que cruza os dois países e basta pegar um trem na Estação Central de Copenhague que em 40 minutos em média você chegará em Malmo que é a terceira maior cidade da Suécia.

Essa é a ponte da série The Bridge  onde acontece o crime da primeira temporada,  e durante todas as outras temporadas a gente vê um pedaço da ponte nas cenas de investigação entre a Saga e o Martin.

10 coisas para fazer em copenhague

Passeio pelos canais de Copenhague

Se você for para Copenhague na primavera e no verão é uma delícia, dá para conhecer um pouco mais do centro de Copenhague por um outro ângulo, igrejas, museus e muitos prédios históricos estão na rota dos passeios que saem dos canais da cidade, alguns incluem Nyhavn.

10 coisas para fazer em copenhague

Andar pela Stroget

A Stroget é a rua mais comercial de Copenhague, uma rua fechada para pedestres com diversas lojas de roupas sapatos etc…Para quem vai a Copenhague com o objetivo de fazer compras não pode deixar de passar por lá, lojas como Zara, H&M e outras ficam nessa rua e como é a principal rua comercial, você também vai encontrar muitos dinamarqueses passeando por lá.

10 coisas para fazer em copenhague

Visitar o aquário

Quando decidi voltar a Copenhague, conhecer o Aquário da cidade não estava nos meus planos mas fui e adorei! Não deixe de ver a parte externa com os aquários tropicais e os peixes fluviais, tem pirarucus e piranhas, foi a parte que mais me senti em casa nesse aquário apesar de ter adorado também conhecer as várias espécies de tubarão.

Um passeio e tanto principalmente se você estiver em Copenhague com crianças e quiser fazer um passeio mais voltado para eles.

DSC_0624 10 coisas para fazer em copenhague

Se encantar com o Frederiksberg Gardens

Uma surpresa agradável que tive na minha segunda visita a Copenhague foi Frederiksberg Gardens. O Frederiksberg é um palácio que não fica tão distante do centro de Copenhague e pode ser visitado se você comprar os ingressos, eu que fui completamente por acaso fiquei apenas no jardim que é lindo.

Eu tive sorte de ir num dia de sol, e apesar de ser feriado na Dinamarca eu achei o jardim bem vazio, nem de longe lembrava a quantidade de gente que costuma ter nos parques de Londres num dia de sol, então deu para passear, descansar, sentar e apreciar o lago que é cheio de patos e outras aves aquáticas.

Você pode aproveitar para descansar, tomar um sol no verão e até fazer passeio de barco a remo no lago, como o zoológico da cidade fica ao lado, as vezes é possível ver os elefantes do zoológico lá nos jardins.

10 coisas para fazer em copenhague

Troca da Guarda em Copenhague

Um bom programa para quem está em Copenhague. Como não há grades nem nada que separe a frente do Amelienborg Palace, você vai ficar cara a cara com os guardinhas de uniforme preto que asseguram a residência real.

Tudo bem que não é assim como a troca de guarda em Londres mas eu gostei de ver, principalmente pela proximidade que os guardas ficam das pessoas, assim sem grade nem nada separando, achei uma das melhores coisas para fazer em Copenhague.

Nessa praça octogonal fica o palácio real que na verdade são quatro palácios. Não tem toda a grandiosidade do Buckingham Palace por exemplo, o palácio é bem mais modesto, o que para mim é uma boa coisa, um modelo de “simplicidade”.

Não sei se alguém assistiu, mas lá pelo anos de 2005 foi lançado um fime (comédia romântica) chamado “Um príncipe em minha vida” que conta a história do príncipe herdeiro da Dinamarca que foi para os Estados Unidos tentar ser anônimo e encontrar alguém que o ame não por quem ele é, mas por ele mesmo. Ele se apaixona por sua colega de faculdade, que claro não sabe que ele é um príncipe.

Por coincidência o príncipe herdeiro da Dinamarca – Freiderik – teve uma história muito parecida, ele conheceu sua atual esposa durante  as Olimpíadas de Sydney em 2000 e só muito tempo depois é que ele contou a sua amada que ele era um príncipe, mas segundo os diretores o filme não foi inspirado no casal real, muita coincidência não acham?

Onde ficar em Copenhague

Na minha primeira vez em Copenhague, eu fiquei no Generator Hostel, um hostel bacana que além de dormitórios, ele possui também quartos individuais. O Generator tinha uma localização excelente, super central e eu consegui andar bastante em Copenhague. É uma opção excelente para quem procura hospedagem mais em conta em Copenhague.

Se você procura algo um pouco mais confortável e ainda assim super central, eu selecionei alguns dos melhores hotéis em Copenhague :

Ver todas as hospedagens em Copenhague

Melhor época para visitar Copenhague

Sem sombra de dúvidas é o verão! Eu fui para Copenhague duas vezes : Uma em janeiro, no meio do inverno e outra em julho, em pleno verão e as minhas duas experiências em Copenhague foram muito diferentes.

Quando fui a primeira vez em janeiro, não pude aproveitar muito da cidade, uma vez que fazia MUITO frio. Eu cheguei a pegar -12C e claro que fica quase impossível sair para turistar ao ar livre. Usei bastante o ônibus de turismo para apenas ver as coisas e não precisar sair. Não era o ideal, mas a sensação térmica fazia parecer ainda mais frio.

Um outro detalhe é que por ser inverno, o dia era muito mais curto. Amanhecia por volta das 9h da manhã, e 4h da tarde já era praticamente noite novamente. Então as horas de visitas e de turismo em geral ficaram bem reduzidas.

Minha segunda visita foi no verão, e apesar de eu precisar usar um casaco leve na maioria dos dias, foi bem melhor. Copenhague parecia uma outra cidade, renovada e mais alegre. Eu sempre digo que se você conheceu uma cidade (principalmente na Europa!) durante o inverno, volte durante o verão para conhecê-la novamente!

As ruas estavam mais cheias, as pessoas passeavam nos parques e eu pude conhecer os dois castelos e andar bastante pelas ruas de Copenhague. A temperatura estava super agradável e eu aproveitei a cidade infinitamente mais. Ir para Copenhague durante o verão, fez eu gostar muito mais da cidade.

Quanto tempo ficar em Copenhague

Acho que três dias dá para visitar bem a cidade. Nessa contagem eu estou excluindo os passeios dos castelos, e uma possível ida até Malmo por exemplo. Copenhague tem museus interessantes, restaurantes legais e coisas para encher três dias de passeio bem rápido. Eu passei 5 dias em Copenhague e não me arrependo.

DSC_0457 ed 10 Coisas para Fazer em Copenhague

Roteiro de viagem incluindo Copenhague

Copenhague combina com uma viagem maior pelos Países Nórdicos ou ainda pelo Norte da Alemanha. Dá para combinar com uma viagem para Hamburgo por exemplo. Ou fazer ainda Copenhague e Gotemburgo, ou até incluir outras capitais como Estocolmo, Oslo ou até mesmo Helsinque já na Finlândia.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

13 COMENTÁRIOS

  1. Que demais Paula! A cidade parece ser uma delícia! Amei a dica do passeio pelos canais e pela região de Nyhavn, do castelo do Hamlet e do Palácio Frederiksborg. Eu amo palácios e como você disse que esse foi um dos mais bonitos que você já visitou, quero ir também!

  2. Paula, irei sozinha a um congresso em Copenhagen e já estou gostando muito da idéia pelo que você conta. Mas meu hotel (Osterport hotel) está localizado em um local sem transporte público para o Bella Centre onde será o congresso, até onde pude saber. É muito caro ir e voltar de taxi? São uns 8 km, e será que é perigoso ir a pé?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.