Gotemburgo : O que Fazer e Visitar

gotemburgo

Gotemburgo é a segunda maior cidade da Suécia, e apesar de não ser uma cidade tão turística, eu sempre tive muita vontade de conhecer, Gotemburgo fica na costa oeste da Suécia e é muito conhecida por ser a cidade da Volvo.

Na Suécia eu já tinha ido para Estocolmo e Malmo, e desde criança eu sempre tive muita vontade de conhecer a Suécia. Foi no entanto nos últimos dois a três anos que desenvolvi uma enorme curiosidade com Gotemburgo, e a cada vez que via promoções de passagem para lá eu ficava morrendo de vontade. Numa dessas promoções da Ryanair eu finalmente comprei minha passagem para Gotemburgo para conhecer a cidade.

Gotemburgo é uma cidade onde a gente vê água por todo lado, seja do mar ou dos canais. Eu peguei um dia de sol na cidade e fiquei passeando no centro bem perto dos canais, achei os suecos muito simpáticos e a cidade bem bacana e plana, ótima para ser explorada a pé.

gotemburgo

Gotemburgo possui dois aeroportos internacionais, mas é uma cidade voltada para o mar, e ainda hoje é o porto mais importante de toda a Escandinávia.

Assim como Estocolmo, a cidade de Gotemburgo é um arquipélago ligado entre si por várias pontes, mas a impressão que eu tive (pelo menos no centro) é que essa noção de ilha é bem menor que na capital, eu explico : Quando estive em Estocolmo era quase impossível passar 30 minutos andando sem ter que cruzar uma ponte entre uma ilha e outra, já em Gotemburgo eu tive a impressão de ter menos ilhas no centro.

gotemburgo

O centro é onde estão os principais pontos turísticos da cidade e se você for no verão pode aproveitar para conhecer o Jardim Botânico ou o Lieseberg, um tradicional parque de diversões de Gotemburgo que foi aberto em 1923, por ser antigo (mas os brinquedos são novos!) me fez pensar um pouco no Tivoli em Copenhague.

gotemburgo

Por ser uma cidade com uma importante história marinha, há museus-barcos, museu marítimo e muitos passeios para serem feitos nas ilhas da região, assim como passeios nos canais que infelizmente não pude fazer porquê esses só começariam na alta temporada em maio, e eu fui algumas semanas antes.

gotemburgo

Ponte Alvsborg

Ela é uma ponte suspensa no estilo da Golden Gate de São Francisco. Eu passei por ela enquanto fazia um passeio de barco, na verdade não era exatamente um passeio de barco e sim um barco que funciona como transporte público. A Ponte Alvsborg liga a parte continental de Gotemburgo a ilha de Hisingen.

gotemburgo

Estão vendo vendo essa estátua no meio da praça? É a estátua do rei Gustav Adolf II que é considerado o fundador da cidade, que na época era apenas uma região pantanosa.

O rei encarregou os holandeses para aterrar os pântanos e construir a cidade, acho que de canais e de lugares pantanosos os holandeses entendem como ninguém. Dizem que a cidade tem ares de Jakarta, capital da Indonésia, que também foi construída por holandeses mais ou menos na mesma época.

tulipas suécia
palm house sweden

gotemburgo

Museus em Gotemburgo

Gotemburgo é uma cidade onde não faltam museus, tem museu de história natural, museu marítimo, museus de arte e história e o museu da Volvo que muita gente me recomendou, mas que infelizmente não tive tempo de visitar.

gotemburgo

Eu visitei o museu de arte de Gotemburgo e adorei, são vários andares de muita arte, mas a parte de pintores franceses para mim foi a mais impressionante, muitos quadros do Monet, Cézanne, Renoir e esculturas francesas, em alguns momentos me senti quase como no Louvre.

fika

Fika

Uma das coisas mais suecas que existe, seria uma espécie de pausa para o café e bolo, mas resumir fika a só isso seria muito raso da minha parte.

É um dos costumes mais enraizados, e não é simplesmente você parar seu trabalho e comer e tomar um café, envolve todo um ritual de socializar, de amigos, de colegas de trabalho, fika é algo para ser compartilhado.

Aproveite para fazer fika muitas vezes enquanto estiver na Suécia, eles tem muitos pães e folhados de canela e de cardamomo que são uma delícia!

Onde se hospedar em Gotemburgo

gotemburgo

Eu fiquei hospedada no Hotel Arena que estava a 10 minutos a pé da estação central, e que me permitiu fazer todos os passeios na cidade a pé. Achei o hotel com uma boa relação custo benefício, levando em consideração que a Suécia é um país caro.



Booking.com

tram suécia

Transporte em Gotemburgo

A cidade não possui metrô, mas o sistema de transporte público é super eficiente. Tem ônibus, bonde (tram) e muitas balsas que vão para bairros próximos mas que ficam em ilhas por exemplo. Eu terminei preferindo comprar o cartão de transporte ilimitado e ficar mais tranquila durante meus passeios pela cidade.

tulipas suécia

Melhor época para conhecer Gotemburgo

Gotemburgo fica na Suécia, e quem diz Suécia, diz frio. Se você não gosta de frio ou não é acostumado ao frio nórdico, evite ir para Gotemburgo durante o inverno.

Além do frio, os dias durante o inverno são mais curtos, e em Gotemburgo no auge do inverno, o dia dura apenas sete horas, pois o sol se leva depois das 9h da manhã e as 4h da tarde já é noite, então além do frio, você vai aproveitar menos o dia.

O ideal é viajar para Gotemburgo entre junho a setembro, ou até mesmo entre abril a final de setembro/começo de outubro no máximo, mas já não vai ser tão agradável como durante o verão.

mercado de natal

O que fazer em Gotemburgo no inverno

Se por acaso você só conseguir viajar durante o inverno, uma opção para conhecer a cidade e continuar quentinho, é investir nas visitas aos lugares fechados, museus, mercados fechados e cafés. Uma das maiores vantagens de visitar Gotemburgo no inverno são os preços, os hotéis chegam a ficar pela metade do preço.

Se você estiver lá em dezembro, pode aproveitar para conhecer o mercado de Natal, que apesar do frio vale muito a pena o passeio. Se você gosta do inverno, pode aproveitar para tentar patinar no gelo e fazer outras atividades típicas da época de inverno.

Quanto tempo ficar em Gotemburgo

Dois dias inteiros é o suficiente para conhecer o básico de Gotemburgo, mas eu ficaria tranquilamente mais dias sem problemas. Eu gostei do clima da cidade, e é o tipo de cidade que é grande mas ao mesmo tempo tem um clima mais tranquilo.

Se eu tivesse mais tempo eu certamente visitaria outros museus que terminaram ficando de fora, e visitaria outras ilhas.

Outras cidades para visitar além de Gotemburgo

Gotemburgo não fica necessariamente perto de outras cidades suecas conhecidas, mas ainda assim dá para casar uma viagem a Gotemburgo com Estocolmo, Malmo e mesmo Copenhague, uma vez que de Gotemburgo se chega facilmente a essas cidades seja de trem, navio (Gotemburgo tem um super porto!) ônibus ( a Flixbus tem excelentes preços!), trem ou mesmo avião.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.