Cidade Baixa em Salvador : Roteiro de 1 Dia

roteiro cidade baixa

Você conhece a Cidade Baixa em Salvador? Muita gente sabe que o Elevador Lacerda em Salvador liga duas partes da cidade : a Cidade Alta (Pelourinho ) a Cidade Baixa ( Mercado Modelo) mas muitos turistas nao sabem que a Cidade Baixa vai além das redondezas do Mercado Modelo e continua por vários quilômetros depois dali.

 

Cidade Alta ou Cidade Baixa?

Esses dois nomes se refere a duas regiões bem distintas em Salvador, bairros mais antigos e que foram desenvolvidos ainda na época que Salvador era a capital da colônia. A Cidade Alta, como é de se esperar eram os bairros que ficavam no alto : Pelourinho, centro, Campo Grande, o Corredor da Vitória etc…

Já a Cidade Baixa, é a parte mais baixa de Salvador,  dali do Mercado Modelo a Ribeira e todo o Subúrbio Ferroviário hoje é considerado Cidade Baixa. Boa parte dos bairros da Cidade Baixa são litorâneos, banhados pela Baía de Todos os Santos e tem algumas das praias mais bonitas da cidade, embora pouco conhecidas. As praias do subúrbio ferroviário são tranquilas e tem tons de azul incríveis

Eu aproveitei minha última visita ao Brasil para curtir um pouco mais de minha cidade, e passei um dia inteiro na Cidade Baixa e resolvi escrever esse roteiro de 1 dia na Cidade Baixa já que sei que nem todos os turistas conhecem bem essa parte. Algumas partes da Cidade Baixa não é conhecida nem mesmo por quem mora em Salvador.

Leia também : Melhores praias de Salvador

 

Roteiro Cidade Baixa em Salvador

 Mercado Modelo

 

Comece pelo Mercado Modelo, além das lojas para a compra de artesanato, ainda há restaurantes e apresentações de capoeira no local. Se você passar por lá na hora do almoço, vale a pena olhar algum dos restaurantes que ficam no primeiro andar, alguns tem vista para a Baía de Todos os Santos

Visite também o subsolo do Mercado Modelo, é um lugar pouco falado e de difícil acesso, lembra um pouco catacumbas. Esse é o lugar onde os escravos eram armazenados antes de serem comercializados, vale a pena conhecer esse lugar que apesar de triste, mostra como um pouco da realidade histórica do lugar.

Forte de São Marcelo

Quando você tiver no Pelourinho, ou no Mercado Modelo, vai ver essa construção ai em plena Baía de Todos os Santos. Trata-se do Forte de São Marcelo, um forte que fica dentro da água, e tem um formato diferente da maioria dos fortes – ele é redondo!

Infelizmente agora está fechada para visitação, mas era possível pegar uma das pequenas embarcações ali na frente do Mercado Modelo mesmo, e visitar o Forte de São Marcelo. Construído no começo do século 17, a intenção era proteger a capital colonial. O formato redondo foi inspirado do Castello de Sant’Angelo em Roma.

Leia também : 3 Ilhas perto de Salvador para conhecer

igreja conceicao da praia
foto : Shutterstock

Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Pertinho do Elevador Lacerda, na Cidade Baixa, essa é uma das igrejas mais importantes de Salvador. Ela faz parte de uma das paróquias mais antigas de Salvador, uma vez que a construção da antiga igreja foi feita a mando de Tomé de Souza, que era o capitão-geral do Brasil.

Nossa Senhora da Conceição da Praia é a padroeira da Bahia, inclusive no seu dia – 8 de dezembro – há uma grande festa na Cidade Baixa, sendo inclusive feriado em Salvador. É uma das mais tradicionais festas de largo da cidade.

Foto : Shutterstock

Feira de São Joaquim

A maior feira livre de Salvador também fica na Cidade Baixa. É um lugar bem popular, onde as classes mais baixas ainda costumam frequentar por causa dos preços bem mais baixos que nos supermercados.

roteiro cidade baixa

Ribeira

Depois do Mercado Modelo, seguimos em direção a Ribeira, o bairro da Ribeira é um bairro bem tranquilo em Salvador, as vezes parece mais uma cidade do interior, banhada pela Baía de Todos os Santos, a Ribeira tem águas tranquilas e é um bairro muito popular na região. Ribeira fica bem na Península de Itapagipe, e é um bairro famoso pelas suas escolas de Remo.

roteiro cidade baixa

 Aproveite para conhecer a Sorveteria da Ribeira, a mais tradicional sorveteria de Salvador com mais de 70 sabores de sorvete, fica dificil ate escolher com tantos sabores de frutas exóticas.

A praia da Ribeira é uma praia mais familiar, como não tem ondas, as crianças se divertem com mais tranquilidade, a região tem muitos bares e restaurantes de comida baiana nos arredores da Avenida Beira Mar, é um dos meus lugares favoritos para passar a tarde na calmaria e vendo o ma

Leia também : Onde comer em Salvador

 
fitinha do bonfim

Igreja do Bonfim

Depois de um sorvete e uma volta pela Ribeira, a próxima etapa é subir a Colina Sagrada, ou ir para a Igreja do Bonfim, sim aquela igreja das fitinhas que é conhecida no Brasil inteiro.

A Igreja do Bonfim é o palco de uma das festas mais tradicionais da cidade, a Lavagem do Bonfim. Sempre acontece na segunda quinta-feira do mês de janeiro, numa celebração que envolve a fé católica e o sincretismo religioso.

Apesar de ser o santo mais popular e querido entre os baianos, Nosso Senhor do Bonfim não é o padroeiro de Salvador, cabendo esse título a São Francisco Xavier. O Senhor do Bonfim é, no entanto aquele que tem a maior festa na cidade.

Leia também : Onde ficar em Salvador

 

Como amarrar a fitinha do Bonfim

Você escolhe a fita que quer usar, e faz 3 pedidos e não pode cortar a fita, tem que esperar ela cair por si mesma, o que pode demorar muitos anos! Para dizer a verdade, eu nunca fiquei muito tempo com uma no braço, vai ver que por isso meus pedidos não foram atendidos, hahaha!

igreja do bonfim

A visita da igreja é interessante, não deixe de passar na sala dos milagres! Parece um pouco macabro, mas é o lugar onde os fiéis voltam para agradecer pelas graças alcançadas, eles costumam reproduzir em cera a parte do corpo que foi curada, entao a sala tem pernas, braços, cabeças e outras partes penduradas, assim como há muitas fotos e cartas de pessoas que alcançaram uma graça

roteiro cidade baixa

Ponta de Humaitá : Melhor pôr do sol na Cidade Baixa

Perto do Bonfim, fica a Ponta de Humaitá, que depois do Farol da Barra, é um dos melhores lugares para apreciar o por do sol em Salvador. A Ponta de Humaitá é bem apreciada pelos baianos que costumam ir no final da tarde, para relaxar, comer alguma coisa.

Na região fica o Forte de Montesserat e a igreja de mesmo nome, além da Praia da Boa Viagem. Essa região tem praias tranquilas e sem ondas, bem diferentes da orla banhada pelo Oceano Atlântico.

 Mapa com pontos de interesse na Cidade Baixa

 

Outros posts sobre Salvador

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.