Praias de Salvador : Guia Completo

As melhores praias de Salvador

Poderia escrever aqui uma lista com as melhores praias de Salvador, mas acho que sempre vai faltar alguma, uma vez que Salvador tem um litoral gigantesco, e além da cidade ser banhada pelo Oceano Atlântico, ainda tem as praias da Baía de Todos os Santos

Existe muita coisa legal para fazer em Salvador, tem o Pelourinho, tem a Cidade Baixa, mas eu sei que muita gente que visita Salvador que aproveitar para pegar uma praia na capital baiana. Salvador fica na ponta da Baía de Todos os Santos, e é banhada por ela e pelo Oceano Atlântico, sendo assim possui duas áreas de praias distintas.

Quando eu era criança, um dos melhores programas para mim em Salvador era ir pra praia! Eu adorava o domingo de praia, e tenho ótimas lembranças dessa época. Nessa época eu ia mais para as praias da parte atlântica, algumas das melhores praias de Salvador que cito aqui, só conheci mais tarde.

Leia também :

Melhores praias de Salvador para curtir

praia boa viagem salvador
foto : Shutterstock por Joa Souza

Praia da Boa Viagem

Não é só Recife que tem uma praia chamada Boa Viagem. A diferença é que a praia da Boa Viagem em Salvador está longe de ser turística. Localizada na Cidade Baixa, a praia é mais visitada por quem mora na região.

A Praia da Boa Viagem tem águas super tranquilas, ela é uma daquelas praias sem onda e excelente para se ir em família. Ela é muito popular no dia 1 de janeiro, o dia que acontece a procissão de Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem, a praia fica lotada.

Leia também : 3 ilhas perto de Salvador para conhecer

foto : Shutterstock por Antonio Scorza

Praia do Jardim de Aláh

Essa é uma praia excelente para quem quer curtir tranquilidade. Leve um livro, se sente e deixe que o tempo passe calmamente, sem nenhum compromisso. A praia fica localizada no bairro do Costa Azul, a quinze quilômetros do centro da cidade.

As ondas costumam ser fortes, por isso, cuidado. Além disso, você pode curtir um belo visual com os coqueiros que se concentram na região. O Jardim de Aláh fica em uma pequena falésia, servindo como um ótimo mirante para aproveitar as belezas do lugar.

melhores praias de salvador

Praia do Flamengo

Essa é uma das praias mais longas do litoral de Salvador. Fica localizada no norte da cidade, sendo um ponto de encontro para surfistas e jovens que chegam de vários locais do país. 

Além disso, não deixe de tomar um banho de mar na Praia do Flamengo. Porém, é preciso tomar um pouco de cuidado. A praia tem ondas fortes, e eu quase me afoguei uma vez por lá quando era criança.

Se você for passar o dia, a dica é ir até a Barraca do Loro. Eleita muitas vezes como a melhor barraca de praia de Salvador, e tem uma excelente estrutura, além de ter uma infinidade de comidinhas e ser um bom local para experimentar um pouco da comida baiana.

Corais são formados pelo local. Por isso, tenha atenção para não mergulhar no local errado. Caso contrário, você pode sair de lá com alguns cortes bem desagradáveis. Com certeza você não vai querer estragar seu passeio, então, se informe sobre os corais antes de entrar no mar.

melhores praias de salvador

Praia do Porto da Barra

Essa é considerada uma das melhores praias de Salvador, além de ser também uma das mais conhecidas. Se você perguntar a qualquer soteropolitano qual a melhor praia em Salvador, a maioria vai dizer que é a praia do Porto da Barra!

É uma ótima escolha se você quiser tomar um banho de mar refrescante, aproveitando as águas cristalinas do lugar. Na maré baixa você também conta com a formação de piscinas naturais, ótimas para um banho calmo, principalmente se você tiver com crianças.

Por causa da iluminação, o banho na praia Porto da Barra pode ser estendido até depois que o sol se por. Se você quer curtir até um pouco mais tarde, essa é a praia ideal para você. Mas, se a sua intenção for apenas pegar um bronze, a praia Porto da Barra também é indicada. Isso porque o local é bastante tranquilo, especialmente durante a semana, aliás eu sou daquelas que sempre ia durante a semana por ser mais tranquilo.

A praia é meio apertada (tem apenas 600 metros de orla) porém, é lá que você possui uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos. Se você vai até Salvador, não deixe de conhecer essa praia.

Leia também : Praia do Forte

barra

Praia do Farol da Barra

O Farol da Barra é um dos cartões-postais mais famosos de Salvador. Oficialmente se chama Fortaleza de Santo Antônio da Barra, mas claro que todo mundo só conhece (e só chama) por Farol da Barra mesmo.

O forte é um dos pontos turísticos históricos de Salvador. Atualmente, o forte abriga o Museu Náutico da Bahia, com várias fotos de embarcações, documentos e histórias sobre a vida da Marinha brasileira no local.

farol da barra

A praia é excelente para banho, com águas calmas e formação de piscinas naturais quando a maré está baixa, sempre tem famílias por lá. O local também conta com restaurantes e bares no seu entorno, que agitam tanto pela manhã como a noite. Assim, se torna excelente para você desfrutar das comidas locais sem precisar ir longe.

A Praia do Farol da Barra se estende até o Morro do Cristo (divisa com Ondina), onde há uma imagem do Cristo Redentor. Se programe para passar o dia inteiro pela região, assim você pode aproveitar para curtir o pôr do sol do local que é deslumbrante.

itapuã

Praia de Itapuã

Essa é nossa quarta dica, mas não se engane: se esse post fosse um ranking, a Praia de Itapuã ocuparia fácil a primeira ou segunda posição. Essa é uma das melhores praias de Salvador, além de ser uma das mais famosas, como a praia Porto da Barra.

A praia fica localizada no litoral norte de Salvador, composta por areias claras, águas verdes, coqueiros, pedras e um farol incrível. Esses são apenas alguns dos motivos para você ir até Salvador e conhecer a Praia de Itapuã. Caymmi não poderia estar errado né?

A água verdinha do lugar é ótima para banho e também tem formação de piscinas naturais. Já o Farol de Itapuã conta com jangadas e barquinhos para completar a beleza do local no fim da tarde.

O local conta ainda com uma orla, ciclo faixa, parque infantil e mirante. Além disso, há uma escultura do compositor baiano, Dorival Caymmi, em bronze para você admirar e fazer lindas fotos.

A Praia de Itapuã tem uma excelente infraestrutura, atraindo vários turistas com muitos bares e quiosques. Com certeza, essa é uma praia que você não pode deixar de conhecer quando for para Salvador.

Praia de Stella Maris

Stella, como é conhecida informalmente, é uma praia que fica já no norte de Salvador, já quase perto do aeroporto. Stella é um bairro mais afastado do centro de Salvador, mas com muitas casas de veraneio, hotéis e restaurantes, numa parte mais tranquila da cidade.

A praia de Stella é um point de Salvador bem agitado, um lugar bem popular entre os jovens da cidade e tem barracas de praia famosas como : Cabana Doce Vida e Honolulu. Ótimo para quem quer aproveitar um pouco de diversão.

Caso decida visitar a praia, se programe para passar o dia inteiro pela região. A paisagem é composta por coqueiros, dunas e águas transparentes. Na maré baixa também há formação de piscinas naturais.

Minha única ressalva é que em alguns pontos, a praia de Stella tem ondas fortes. Nesses pontos, você consegue observar surfistas e pescadores aproveitando a praia.

praia de ondina
 foto : Shutterstock por Ines Sacramento

Praia de Ondina

Uma frase que pode definir bem a Praia de Ondina, é que tamanho não é documento. Apesar de pequena, a praia conta com várias barracas e quiosques para comer e beber. Ela tá perto da Barra, mas não tem a fama da sua vizinha e por isso é mais tranquila.

A região é repleta de resorts e hotéis, permitindo que os turistas se hospedem pelo local e curtam a tranquilidade e o conforto da região. Se estiver pensando em tomar um banho de mar, veja como está a maré.

Normalmente, as ondas são fortes e pode ser fundo até mesmo na beirada. Por isso, tome cuidado antes de se aventurar. Mas, se você tiver sorte de pegar um dia tranquilo, a Praia de Ondina se tornará excelente para banhos porquê nunca está muito cheia.

Na maré baixa há formação de piscinas naturais pelas rochas que ficam próximas a orla. As águas são cristalinas e refrescantes, porém, tenha cuidado depois das pedras. A água fica mais turva e afunda mais rápido, por isso é necessário atenção. Aproveite para curtir o sol e apreciar a paisagem.

melhores praias de salvador

Praia do Buracão

A maioria das praias de Salvador levam o nome do bairro onde estão, mas essa é diferente! Apesar do nome, ela fica no Rio Vermelho. A praia oferece uma paisagem rústica e não tem muita infraestrutura. Por isso é recomendada para quem quer calmaria e sossego. É pouco movimentada, já que para chegar até o local, é necessário passar por uma estrada de terra.

Mesmo sendo um pouco mais complicada para chegar até a Praia do Buracão, a tranquilidade e as belezas naturais compensam. Principalmente se você quer fugir da movimentação de outras praias como a do Porto da Barra ou Itapuã por exemplo.

O mar possui uma correnteza forte, por isso não é muito recomendado para banho de crianças e idosos. Mas, se você pratica esporte, o mar é ideal, basta que você tenha cuidado ao se aventurar.

Se você quiser estender o seu passeio até a noite, aproveite para saborear os famosos acarajés da capital baiana. O Rio Vermelho é um dos melhores lugares para aproveitar a noite em Salvador.

melhores praias de salvador

Praia do Rio Vermelho

Essa é uma praia que fica na mesma região da Praia do Buracão. Não é a melhor praia de Salvador para tomar banho, mas ainda assim sempre tem banhistas por lá. Se você prefere apenas curtir um bom visual, a Praia Rio Vermelho é excelente.

Se você quer curtir aproveitar a noite de Salvador, a Praia Rio Vermelho também é recomendada. O local conta com vários bares e quiosques que são administrados por baianas. Excelente para provar um bom acarajé e desfrutar de uma badalação noturna.

Praia de Piatã

Essa é outra praia localizada no litoral norte da capital baiana. Oferece uma beleza natural e encantadora, com suas águas claras e calmas, além de bares com música ao vivo e coqueirais. É a praia perfeita para quem quer aproveitar um dia de lazer, com belezas naturais e sossego.

A Praia de Piatã é uma das praias que eu mais conheço em Salvador, era a praia que costumava ir quando era criança. O banho é ideal quando a maré está baixa. Na maré alta você vai ver vários praticantes de surf e windsurfe tomando conta da paisagem. Na orla, você também consegue aproveitar o lugar.

Há ciclo faixas, mirantes, parques infantis, esculturas artísticas e iluminação agradável. Por isso que a Praia de Piatã está entre uma das melhores praias de Salvador.

Praia de Jaguaribe

Essa praia , vizinha da Praia de Piatã. A praia fica na foz do Rio Jaguaribe, por isso o mar é bem agitado, com ondas fortes e constantes. Quando eu era criança, tinha vontade de ir para a Praia de Jaguaribe, mas minha mãe preferia levar eu e meus irmãos em praias mais tranquilas.

Por conta disso, os surfistas estão sempre presentes pelo local. Inclusive, a Praia de Jaguaribe é cenário para alguns campeonatos de surf no Brasil. Na parte mais central da praia, o banho é liberado já que o mar fica mais tranquilo.

A faixa de areia é bem larga, sendo bastante disputada nos dias de sol. Além disso, o calçadão é bem frequentado pelos praticantes de esportes, contanto também com barracas oferecendo excelentes petiscos.

foto : Shutterstock por Ines Sacramento

Praia de Amaralina

A Praia de Amaralina não possui águas próprias para banho durante o ano inteiro, mas mesmo assim entra na lista das melhores praias de Salvador. Isso porque a orla da praia é bastante movimentada.

O destaque da Praia de Amaralina está para a sua orla. Há barracas, bares e restaurantes que agitam o local tanto durante o dia, como durante a noite. Petiscos, bebidas e comidas gostosas fazem a diversão do lugar. Um dos locais mais populares é a praça das baianas, um local com várias baianas de acarajé reunidas.

Além disso, essa é outra praia que diverte os surfistas, por causa do mar com ondas fortes e agitadas. Por isso o banho se torna bastante perigoso, especialmente porque o local conta ainda com várias pedras.

O calçadão costuma ser bastante frequentado pelos praticantes de esportes, que gostam de caminhar, pedalar e correr curtindo o visual maravilhoso da praia. Por isso, vale a pena separar um dia para conhecer a praia. Aproveite e fique até o fim da tarde por lá. Vale muito a pena.

praia dos artistas salvador

Praia dos Artistas

Para finalizar nossa lista das melhores praias de Salvador, eu decidi colocar a Praia dos Artistas. Quando era criança, achava esse nome fabuloso, e minha mãe me explicou que é porquê nos anos 70 era a praia frequentada por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e outros artistas renomados.

A Praia dos Artistas foi a primeira a ser uma praia LGBT+ friendly em Salvador, e ainda hoje é a praia referência nesse quesito. Para tomar banho, ela é um pouco agitada, mas o ambiente da Praia dos Artistas é um dos melhores de Salvador. Boa estrutura, boa música e bom público faz com que ela entre na minha lista de melhores praias de Salvador.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.