O que Fazer em Roma e o que Visitar

o que fazer em roma

Não falta o que fazer em Roma, a capital da Itália tem milhares de atrações, sendo uma das cidades mais visitadas do mundo. Roma é uma daquelas cidades onde provavelmente uma vida não seria suficiente para conhecer, mas aqui vamos nos concentrar nas principais atrações de Roma, os lugares para você visitar numa viagem para Roma.

Apesar da cidade ser grande, as principais atrações turísticas de Roma são concentradas mais ou menos na mesma área, facilitando muito a vida do turista. O que eu fiz na maioria dos dias era pegar o metrô até o ponto da primeira atração, e de lá ir a pé, já que quase sempre tem algo perto, essa é a grande vantagem das atrações não serem super espalhadas.

o que fazer em roma

Economizando tempo

Para aproveitar ao máximo sua viagem e poder visitar as principais atrações de Roma, você precisará fazer um pouco de planejamento avançado e inclusive reservar os bilhetes com antecedência para as principais atrações – caso contrário, você perderá muito tempo em filas.

Eu fui no verão, e para ir para o Coliseu por exemplo, a fila para comprar estava quilométrica, e eu escapei porquê já tinha comprado pela internet.

coliseu

Coliseu

O lugar que eu mais queria conhecer em Roma era sem dúvidas o Coliseu. Mesmo que você nunca tenha ido a cidade e não saiba o que fazer em Roma, com certeza você conseguiria reconhecer o Coliseu.

Palco de  batalhas de gladiadores, o Coliseu remonta ao ano de 72. O anfiteatro Flaviano (um outro nome para o Coliseu) foi construído para acomodar um público de até 50.000. pessoas.

o que fazer em roma

O local, que foi palco de muitas mortes horríveis, é um lugar histórico e obrigatório para todos os amantes da história e da arquitetura. Altamente valorizado pelos turistas, o Coliseu desafiou o tempo e inspirou o filme Gladiador. É também considerado o maior anfiteatro do Império Romano no mundo: sem dúvida, portanto, é uma referência para visitar Roma.

Curiosidade sobre o Coliseu de Roma

O nome não vem da forma do monumento, mas do fato de ficar na área onde havia uma estátua de Nero. A estátua era o “Colosso de Nero” (que hoje existe apenas a base) e o nome veio dai, ou pelo menos é a teoria mais conhecida dobre a origem do nome do Coliseu de Roma.

Leia também : Tour subterrâneo no Coliseu

Ingresso fura fila

Você sabe quantas pessoas visitam o Coliseu a cada dia? Só em 2018 foram mais de 7 milhões de visitantes. Se você dividir isso por 365, vai chegar numa média de mais de 19 mil pessoas por dia.

Agora imagina pegar a fila para comprar o bilhete para o Coliseu? É por isso que eu sempre recomendo de comprar na internet esses bilhetes fura fila. Foi o que me salvou quando fui para Roma, do contrário teria que esperar pelo menos três horas na fila.

o que fazer em roma

Vaticano

Não tem muito como ir a Roma e não ir ao Vaticano, não é? O menor país do mundo fica dentro de Roma, e você deve separar um dia inteiro se quiser visitar o Vaticano. Independente de religião, o Vaticano é um lugar indispensável na sua visita a Roma, toda a arquitetura e riqueza do lugar vale a pena.

o que fazer em roma

O que visitar no Vaticano

  • Praça São Pedro
  • Visite a Basílica de São Pedro: visitas guiadas de uma hora estão disponíveis todos os dias (exceto quarta e domingo).
  • Conheça Pietà de Michelangelo na basílica.
  • Suba até o topo da cúpula para apreciar a vista.
  • Visite os Jardins do Vaticano.
  •  Museus do Vaticano e a Capela Sistina
vaticano

Existem várias lojinhas católicas no Vaticano, com fotos do Papa, com rosários e vários artigos católicos. São presentes ótimos para sua avó ou para aquela sua tia que sempre vai a missa. Os preços no entanto são mais baratos pelas ruas de Roma, eu comprei lembrancinhas no Vaticano e no final em Roma custava bem menos.

Leia também : Como ver o Papa no Vaticano

cupula sao pedro

Vista do topo da cúpula da basílica de São Pedro

Roma não é um cidade com arranha-céus então não tem tantos lugares assim para ter uma vista incrível da cidade. Uma das melhores vistas de Roma fica na cúpula da basílica de São Pedro – um panorama deslumbrante. É aqui no Vaticano, e mais especificamente na basílica de São Pedro que você vai ter a  vista mais espetacular de Roma na minha opinião. Ele mostra a Praça de São Pedro, a Via della Conciliazione, o Castelo de Santo Ângelo e o Rio Tibre. Em outras palavras, seria uma pena perdê-lo.

A má notícia é que há sempre uma fila gigantesca para chegar ao elevador que vai até o primeiro nível da cúpula (e depois precisa subir as escadas para chegar ao topo). Mas ainda assim vale muito a pena subir.

Dicas para visitar o Vaticano

  • Visitar o Vaticano de manhã, quanto mais cedo, melhor. Assim você evita as multidões na praça e na Basílica de São Pedro.
  • Visite o Vaticano fora dos feriados católicos, quando há menos turistas.
  • Reserve seus ingressos com antecedência para visitar a Capela Sistina sem filas.
 

o que fazer em roma

Palatino e Fórum Romano

Ainda na região fica o Palatino, espremido entre o Coliseu e o Fórum Romano. Como é tudo bem perto, é excelente para visitar, assim a gente faz essas atrações todas a pé. Na minha ignorância, a primeira vez que cheguei eu achei que era tudo uma coisa só.

O Palatino é um dos meus lugares favoritos para visitar em Roma. Segundo a lenda, esta colina é onde os gêmeos Rômulo e Remo foram criados por uma loba e onde Rômulo, depois de matar seu irmão, fundou a cidade que mais tarde se tornou Roma.

Um conselho : Estudem um pouco antes de ir no Palatino e de preferência façam uma visita guiada. Eu cheguei lá e fiquei um tanto perdida, afinal são ruínas! Depois, já no hotel eu vi o mapa explicando mais ou menos o que era cada coisa e minha visita seria muito mais interessante se eu tivesse estudado ANTES ou ter ido com um guia.

o que fazer em roma

O Fórum Romano é uma das melhores coisas para fazer em Roma, e está localizado ao lado do Coliseu – assim a maioria das pessoas visitam no mesmo dia. O ingresso que você compra para o Coliseu, ele dá acesso ao Palatino e Fórum Romano, então se você for ao Coliseu primeiro, não jogue seu bilhete fora!

Pantheon

É o monumento antigo mais conservado de Roma! Um templo de mais de 2 mil anos (reformado várias vezes, claro!)  que hoje em dia é uma igreja com a tumba de personagens importantes da história italiana como Rafael e os reis Humberto I e Emanuel II.

o que fazer em roma

Quando a gente entra, não tem como ficar indiferente a gigante cúpula cinza. Essa que já foi a maior cúpula do mundo até o século 16, é também uma dos símbolos de Roma. com seus quase 44m. A cúpula é aberta, deixando passar a luz natural que dá um efeito bem bonito por dentro.

Leia também : Onde comprar cosméticos na Itália

o que fazer em roma

Piazza Navona

Uma das praças mais conhecidas de Roma! Este tem sido um espaço público designado desde o século 15, e é cheio de arquitetura barroca deslumbrante. A característica mais famosa é, sem dúvida, a fonte de Bernini, que fica no centro – a Fonte dos Quatro Rios, que data de 1651.

o que fazer em roma

A Piazza é um lugar divertido para se estar, e muitas vezes apresenta artistas e mercados de rua, dependendo da hora do dia e da semana que você visita.

Há também muitas opções aqui para comer e beber também, embora tenha em mente que você sempre paga mais em Roma nos locais mais populares, especialmente se eles têm um terraço ou vista.

Uma curiosidade, é justamente na Piazza Navona que fica o consulado brasileiro em Roma! Eu estava lá no meio da praça e vi uma bandeira enorme do Brasil. Cheguei perto para olhar e descobri que era o consulado.

fontana de trevi

Fontana de Trevi

Foi um dos lugares que eu mais queria visitar em Roma. Eu estava caminhando e em algum momento entre um sorvete e outro eu vi uma placa que indicava a Fontana de Trevi e segui. O detalhe das esculturas é simplesmente maravilhoso e toda a fachada da fonte são uma verdadeira obra de arte.

A Fontana de Trevi foi construída em 1762 por Nicola Salvi, a fonte presta homenagem ao deus romano Netuno que pode ser visto montando sua carruagem puxada por tritões e cavalos. É uma fonte bem grande, maior do que eu imaginava, e cheia de detalhes.

Eu fui a tarde, e claro que estava lotada de gente, principalmente porquê fui para Roma em pleno verão, no mês de agosto. Para tirar a foto com a Fontana de Trevi sozinha, tem que ir bem cedinho de manhã, de preferência antes das 8h. Mais tarde que isso já começa a lotar de turistas.

Fonte dos desejos

Virou tradição ir a Fontana de Trevi e fazer um pedido. Dizem também que se você jogar uma moeda lá, você volta para Roma. Por via das dúvidas eu joguei uma moeda de pequeno valor. Nem o meu pedido foi realizado, nem voltei para Roma ainda, mas esperança é a última que morre!

o que fazer em roma

Monumento a Vittorio Emanuele II

No meu primeiro dia em Roma, sai andando meio sem rumo, e a primeira coisa que vi foi  um enorme monumento branco no centro da Piazza Venezia é Vittorio Emanuele II Monument. Foi construído para comemorar o primeiro rei Vittorio Emanuele II, que desempenhou um papel importante para a unificação da Itália.

Ver Roma do alto!

Por ficar bem no alto, o Monumento a Vittorio Emanuele é outro lugar legal para ver Roma do alto! Antigamente, só se podia subir por uma escada, mas há poucos anos o elevador foi construído e agora você pode ir até o terraço facilmente em poucos segundos!

Quando você chega no topo do elevador de vidro, você pode em breve admirar um panorama de 360 ​​graus de Roma. O Coliseu, o Fórum Romano e a Basílica de São Pedro estão à sua frente. É possível ver quase toda a  cidade de Roma. Roma é cercada por muitas colinas e este lugar seria o melhor local entre os outros pontos altos.

o que fazer em roma

Castel Sant’Angelo

Originalmente construído como um mausoléu para o imperador Adriano, o Castel Sant’Angelo está sentado às margens do rio Tibre há quase dois mil anos.

Naquela época, evoluiu de seu papel inicial de tumba, tornando-se uma fortaleza, um castelo e, finalmente, um museu. Hoje é aberto ao público, e você pode subir até o topo, para ter uma das vistas mais deslumbrantes da cidade.

o que fazer em roma

É quase impossível de não passar por ele quando você vem do Vaticano. Ele é um monumento arredondado nas portas do Vaticano, guardado por dois anjos. O Forte de São Marcelo em Salvador foi inspirado nele, e nessa forma arredondada. O castelo é uma das principais atrações de Roma.

o que fazer em roma

Quantos dias ficar em Roma

Eu diria que pelo menos quatro dias. Assim você conhece o básico da cidade, mas claro que quanto mais tempo você tiver, melhor!

Eu passei seis dias e ainda assim não consegui visitar tudo que queria. Roma é daquelas cidades que nem morando lá você consegue visitar tudo, então tem muito o que fazer em Roma.

o que fazer em roma

Onde se hospedar em Roma

Eu fiquei hospedada no Esposizione Roma, um hotel simples mas com tudo que eu precisava. Ele tem uma localização excelente, e eu poucas vezes andei de metrô em Roma, ia para quase todas as atrações principais de Roma a pé.

o que fazer em roma

Eu fui pra Roma em pleno verão com uma amiga, e a gente ficou bem surpresa com o hotel. O quarto era bem grande, algo bem importante já que a gente ia dividir o quarto. A varanda tem uma vista bem legal de Roma, e dá para tirar umas fotos bem bonitas. O custo benefício foi bom, mesmo a gente estando na alta temporada em Roma.

Clique aqui para ver todos os hotéis em Roma

metrô em roma

Transporte em Roma

Roma tem  3 linhas (A, B, C) cruzando em uma parada (Termini) O metrô de Roma funciona diariamente das 5h30 às 23h30 e na sexta e sábado fecha às 0h30. Existem 240 linhas de ônibus, algumas das quais são noturnas. Para chegar aos locais de interesse de Roma, você pode pegar as linhas 118 e 910.

No que diz respeito às tarifas dos transportes públicos em Roma, os bilhetes são válidos para todos os transportes urbanos (autocarro, eléctrico e metro) e os preços variam de 1,50 € por bilhete único, 6 € por bilhete por dia ( 16,50 € por 3 dias), 24 € o cartão por uma semana inteira.

como funcionam os trens na itália

Além do transporte público, eu também usei trens interregionais. Depois de Roma eu fui a outras cidades da Itália de trem mesmo. De Roma, como você está no centro da Itália, dá para ir para quase toda a Itália de trem. Você pode continuar a viagem pra Florença, Bolonha, Nápoles e praticamente pra toda Itália.

Leia também : O que fazer em Turim

Como chegar em Roma

Apenas Rio de Janeiro e São Paulo possuem voos diretos para Roma. A Latam e a Alitalia fazem a ligação direta entre São Paulo e Roma, enquanto no Rio de Janeiro apenas a Alitalia opera. Das outras cidades, é possível fazer várias ligações com uma escala, inclusive parando em outras cidades europeias e africanas.

Para quem mora no Nordeste por exemplo, uma saída pode ser pegar um voo da Air Europa ou da Tap e parar na Europa, e de lá pegar um voo pra Roma. Ou para quem é do eixo Rio-São Paulo, a Royal Air Maroc costuma ter preços em conta, fazendo apenas uma parada em Casablanca.

Leia também : Onde deixar as malas no aeroporto de Roma

o que fazer em roma

Melhor época para visitar Roma

Eu fui no mês de agosto e não é uma época que eu recomendo. Deu tudo certo no final, mas a cidade estava insuportavelmente quente, filas em todo canto, muita gente, é a temporada alta nas principais cidades europeias. Quem diz alta temporada diz também hospedagem mais cara.

Se eu tivesse que voltar, iria preferir ir entre abril e junho, ou setembro até começo de novembro quando ainda não está tão frio. Roma é extremamente quente no verão, e um dos meus rituais era passar em uma das melhores sorveterias de Roma para suportar o calor que fazia.

Passeio bate e volta saindo de Roma

Existe uma porção de bate e volta saindo de Roma possíveis. Os mais populares são Villa d’Este, Villa Adriana, Ostia Antica etc. Particularmente, só recomendo esses bate e volta se você tiver pelo menos uma semana em Roma, até 6-7 dias você tem muito o que visitar, já que não faltam atrações em Roma.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu me perguntei se tinha acontecido alguma coisa, porque você sumiu mesmo, mas que bom que foi por uma causa boa, viagens! Sabia que eu morro de vontade de visitar Roma? Fiquei com essa vontade depois de assistir Para Roma com Amor.

    beijos

  2. Catia

    Eu tenho lido alguns blogs de pais que viajam com crianças, tudo de maneira segura e “normal” vou tentar colocar em prática as dicas desses blogs quando tiver meu baby também =)

  3. Bah

    Não me lembro de valores exatos, até pq eu não controlei nada. Não fiquei em hostels, fiquei em hoteis simples, como estava com uma amiga dividir quarto sairia o mesmo valor quase que hostels com a vantagem que teriamos banheiro só pra nós

  4. Paula, a Itália é uma paixão que eu nunca conheci pessoalmente, hahaha! Roma, sem dúvidas, é imperdível. Sobretudo pelo Vaticano, ali no meio da cidade, tão incrível! Seu post é ótimo, muito completo e cheio de informações sobre o que fazer. Ano que vem pretendemos ir para a Itália. E já estamos reunindo as informações. Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.