O que Fazer em Salvador e o que Visitar

o que fazer em salvador

Nascida e criada em Salvador, Terra da Alegria eu acho que sou uma pessoa ideal para escrever sobre o que fazer em Salvador, e o que visitar na cidade. Salvador é um destino que mistura praia, turismo histórico, religioso e muito mais.

Há muito o que fazer em Salvador e para quem gosta de praia pode ainda dar uma esticadinha na Ilha, ou nas dezenas de praias do Litoral Norte, e para quem tem mais tempo pode ir a Morro de São Paulo. Para quem gosta de turismo religioso, Salvador e região é um prato cheio!

onde se hospedar em salvador

O que fazer em Salvador e o que visitar na cidade

o que fazer em salvador

Elevador Lacerda

Por apenas R$ 0,15 você conhece um dos ícones de Salvador. O Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo, e o mais alto quando inaugurado. É um dos cartões postais de Salvador, e mesmo que você não conheça bem a cidade ou não saiba o que fazer em Salvador, provavelmente conhece o Elevador Lacerda.

O Elevador Lacerda não é só um ponto turísticos, ele na verdade foi feito para ligar a parte alta a parte baixa de Salvador. Antes dele, era necessário subir a Ladeira da Montanha a pé, até que em 1873 ele foi inaugurado. Do alto dele dá para se ter uma das mais belas vistas de Salvador, com a Baía de Todos os Santos e o Mercado Modelo embaixo.

o que fazer em salvador

Pelourinho

O Pelourinho é uma das principais atrações de Salvador, e você precisa separar pelo menos meio dia para visitá-lo. Digo meio dia se vocês forem como eu que gosta de visitar igrejas. Falando em igrejas, no Pelourinho tem muitas e já falo mais delas!

o que fazer em salvador

Pelourinho é na verdade só uma parte do centro histórico de Salvador, que passa pelo centro propriamente dito, Santo Antônio, Pilar e outros bairros nas imediações.

O Pelourinho é um grande centro cultural de Salvador, além de ser uma grande área de construção Barroca, tem uma infinidade de museus, casas de cultura e muita música.

Falando em música, não é incomum ver bandas de percussão ensaiando lá, já vi Olodum, Didá e outras. O Pelourinho também é conhecido pelo clipe They don’t care about us do Michael Jackson e outras músicas de artistas nacionais.

o que fazer em salvador

Igrejas no Pelourinho

A gente brinca dizendo que Salvador tem 365 igrejas, uma para cada dia do ano! A verdade é que estima-se que Salvador tenha mais que isso, e é no Pelourinho que você vai ver uma grande concentração de igrejas. A gente meio que sai de uma e tropeça em outra.

o que fazer em salvador

Se você gosta de visitar igrejas, o Pelourinho é o lugar perfeito para isso. Das igrejas do Pelourinho eu gosto da Igreja de Nossa senhora do Rosário dos Pretos e da sua missa cantada, do sincretismo dessa igreja que reúne canções católicas e percussão com atabaques.

igreja sao francisco

Outra igreja muito conhecida é a igreja e convento de São Francisco, também conhecida entre nós baianos como a “igreja do ouro”. O nome claro, vem do fato do altar da igreja de são Francisco ser coberto de ouro. Você pode visitar também a Catedral Basílica, e a Igreja do Passo, que ficou famosa no filme O Pagador de Promessas.

o que fazer em salvador

Farol da Barra

Outro clássico de o que fazer em Salvador! Oficialmente se chama Farol de Santo Antonio, mas como ele fica na Barra, foi o apelido que terminou pegando. Ele foi o segundo farol construído em todo o continente americano, e o mais importante na época.

Não vamos esquecer que Salvador era a capital do Brasil e tinha um fluxo grande de navios que passavam por lá, além do tráfico de escravos, havia ainda a extração de cana de açúcar e pau brasil que era levados para Portugal.

O farol na verdade é só essa torre com luz, por dentro ele sempre foi uma fortaleza ( Forte de Santo Antonio da Barra) que dá para visitar. O Farol da Barra além de ser um ponto do Carnaval ( é ali que começa um dos circuitos!) ele também é famoso ser um dos lugares mais bonitos para ver o pôr do sol em Salvador.

o que fazer em salvador

 Museu Náutico da Bahia

Dentro do Farol da Barra funciona um museu, o museu conta um pouco sobre a navegação local. No museu a gente pode ver réplicas de grandes embarcações, cartas náuticas, artigos de naufrágios que foram recuperados, documentos de época e ferramentas de navegação.

Ribeira

O bairro da Ribeira é um bairro antigo de Salvador. A Ribeira é conhecida por suas casas antigas, pela marina de águas tranquilas, belezas naturais e seu ar bucólico. O bairro da Ribeira fica já na Cidade Baixa e é banhado pela Baía de Todos os Santos, numa região mais tranquila de Salvador.

amorino

Sorveteria da Ribeira

É a sorveteria mais tradicional de Salvador! Ela foi fundada em 1931 e tem mais de 70 sabores de sorvetes! Baianos anônimos e famosos sempre estão por lá já que é um lugar bem tradicional da cidade. A sorveteria é simples, mas continua com seu sorvete artesanal e sua receita de mais de 80 anos! Os meus favoritos continuam sendo o de sabores bem locais como tapioca, mangaba, seriguela, milho verde e umbu.

elevador lacerda
o que fazer em salvador

Praça Municipal

O nome oficial é Praça Tomé de Souza (fundador de salvador e primeiro governador-geral do Brasil) mas todo mundo em Salvador chama de Praça Municipal porquê é nessa praça que fica a prefeitura e a câmara municipal. É também nessa praça que fica uma das entradas para o Elevador Lacerda e o Palácio Rio Branco.

Por favor, usem e abusem da Praça Municipal, dá para tirar fotos incríveis de Salvador de todos os cantos da praça. É um dos melhores pontos “Instagram de Salvador, pois você consegue pegar o Elevador Lacerda, a Baía de Todos os Santos, e o Mercado Modelo juntos!

o que fazer em salvador

Palácio Rio Branco

Vou ser sincera e dizer que só o conheci depois de adulta! O palácio Rio Branco fica de frente para a prefeitura e ao lado do Elevador Lacerda. Ele é a antiga sede do governo, e hoje funciona como uma espécie de museu, contando um pouco sobre os governadores da Bahia. Não é assim uma coisa imperdível de fazer em Salvador, mas você já estará ali do lado mesmo…

A entrada é grátis, e mesmo se por dentro ele não é tão bonito quanto por fora, da lateral você tem uma vista incrível. Visite todas as partes abertas do Palácio Rio Branco, ele tem um Memorial dos Governadores, com fotos e artigos de todos os governadores da Bahia.

ponta de humaita

Ponta de Humaitá

A maioria dos turistas vão para o Farol da Barra par ver o pôr do sol, mas baianos sabem que não é o mais bonito. O pôr do sol mais bonito de Salvador está do outro lado da cidade, na Ponta de Humaitá! A Cidade Baixa é cheia de lugares tranquilos, onde nem todos os turistas conhecem.

Durante o final de semana fica um pouco mais cheio, mas a minha sugestão é de você ir a tarde, depois de visitar a Igreja do Bonfim e se refrescar em algum bar por lá. Visite também a Igreja de Monte Serrat que fica lá, e vá curtir o pôr do sol mais lindo de Salvador.

viajar sozinho

Igreja do Bonfim

Outro ponto turístico bem conhecido de Salvador! A igreja do Bonfim é um dos palcos da fé baiana, e é uma igreja bem bonita por dentro. Toda no estilo Rococó e Neoclassicismo, ela diferencia da maioria das outras igrejas famosas na cidade que são barrocas.

Sala dos milagres

Se você curte turismo religioso, não deixe de visitar a sala dos milagres. É onde os devotos voltam para agradecer a graça alcançada, não apenas é um lugar de fé, como um lugar que leva a reflexão. A sala dos milagres agora passou a integrar o museu dos ex votos, que fica na igreja mesmo e por apenas R$ 5 você consegue adentrar o museu e a torre da igreja, que antigamente era fechada.

A fé no Senhor do Bonfim e a Independência da Bahia

Por ser o santo mais popular da cidade, muita gente acha que o Senhor do Bonfim é  padroeiro de Salvador, mas não é! O santo padroeiro de Salvador é São Francisco Xavier, mas é para o Senhor do Bonfim que as preces são pedidas na maioria das vezes! Conta-se inclusive que Senhor do Bonfim ajudou nas batalhas dos baianos contra os portugueses.

Para ser breve : Apesar da Independência do Brasil ter sido em 7 de setembro de 1822, as tropas portuguesas continuaram em Salvador. Depois de muita luta, e de uma revolução liderada pelo povo (e com a ajuda do senhor do Bonfim segundo contam!) as tropas portuguesas finalmente renderam-se em 2 de julho de 1823, dia feriado no estado já que é a Independência da Bahia. (sim, há dois feriados de independência no estado!) Há inclusive um hino ao Senhor do Bonfim, que todo baiano sabe cantar pelo menos o refrão!

o que fazer em salvador

Fitinhas do Bonfim e o jeito certo de amarrá-la

Todo mundo conhece as fitinhas do Bonfim, mas nem todo mundo que amarra no braço sabe sobre o ritual delas. Aproveitem que uma verdadeira baiana vai contar para vocês!

Quando a gente compra, não se amarra de qualquer jeito, não! Tem toda uma tradição. É necessário que a fita dê duas voltas, e daí se faz três nós, a cada nó a gente faz um pedido mentalmente. Não pode tirar a fita do braço depois disso, ela precisa se romper sozinha, e assim você vai saber que seu pedido será atendido.

farol de itapuã

Passar uma tarde em Itapuã

Se além de o que fazer em Salvador, você está procurando o que não fazer em Salvador porquê quer relaxar, vá passar uma tarde em Itapuã. O bairro além da praia cantada por Vinícius de Moraes, tem também muitos barzinhos e é lá que você come um dos melhores acarajés de Salvador.

o que fazer em salvador

Praias em Salvador

Claro que num post sobre o que fazer em Salvador não ia faltar opções de praias! Salvador é tanto banhada pelo Oceano Atlântico como pela Baía de Todos os Santos, por isso praia é o que não falta em Salvador.

Vou dar algumas sugestões de praias dos dois lados da cidade. Existe muita coisa legal para fazer em Salvador, tem o Pelourinho, tem a Cidade Baixa, mas eu sei que muita gente que visita Salvador que aproveitar para pegar uma praia na capital baiana. 

Salvador fica na ponta da Baía de Todos os Santos, e é banhada por ela e pelo Oceano Atlântico, sendo assim possui duas áreas de praias distintas.

As praias mais turísticas são todas as praias do lado do oceano, a maioria das pessoas vão sempre indicar a Praia do Porto da Barra para o banho. O Porto da Barra (não confundir com o farol!) tem uma praia bem tranquila, ideal para adultos e crianças apesar de sempre lotar no final de semana.

Praias em Salvador que eu recomendo :

  • Porto da Barra
  • Farol da Barra
  • Praia do Buracao
  • Praia da Boa Viagem
  • Praia do Flamengo
  • Praia de Inema
praia boa viagem cidade baixa

Ainda do lado oceânico, eu recomendaria as praias da Barra, Jaguaribe, Piatã, Itapuã (tem pedras que formam piscininhas para crianças). Já mais afastado, tem a Praia do Flamengo (com ondas fortes) e a de Stella Mares que são um pouco mais tranquilas.

ilha de maré

O que pouca gente sabe, é que as praias mais bonitas de Salvador na verdade estão meio escondidas. As praias do Subúrbio Ferroviário, banhadas pela Baía de Todos os Santos tem tons de azul incríveis. Uma das mais famosas é a Praia de Inema, que é a praia da Marinha e na última vez que fui por lá, estava “fechada” por conta da visita da presidenta.

o que fazer em salvador

Festas de Largo

Se você estiver procurando o que fazer em Salvador entre o final e o começo do ano, eu recomendo as festas de largo. As festas de largo são festas que inicialmente eram religiosas, mas hoje misturam o sagrado e o profano e pessoas de várias crenças numa só festa.

Duas das maiores festas de largo em Salvador acontecem com duas semanas de intervalo de uma para a outra : Lavagem do Bonfim (na segunda quinta-feira de janeiro) e a Festa de Yemanjá (dia 2 de fevereiro).

As festas de largo é algo que não dá muito para explicar, só para sentir. É uma mistura de missas, procissões, batucada, água de cheiro, festas, e algumas vezes até trio elétrico!

Tem a parte religiosa com missas e procissões, mas tem a parte profana com comida e festas. Nessas festas se reúnem católicos e adeptos do candomblé, ricos e pobres, baianos famosos e anônimos.

Passear no Rio Vermelho

O Rio Vermelho é um dos meus bairros favoritos de Salvador. É um lugar que vou para comer e beber, ouvir música, um bairro tradicionalmente boêmio mas que vem se tornando também um bairro alternativo.

foto : divulgação

Casa do Rio Vermelho

A casa onde Jorge Amado e Zélia Gattai moraram por mais de 40 anos, hoje é um memorial de um dos casais mais amados do mundo das letras. Você pode ver documentos e ítens pessoas que pertenceram aos escritores, inclusive a máquina de escrever usada por Jorge Amado.

carnaval de salvador
foto :shutterstock.com

Carnaval de Salvador

Uma das coisas mais procuradas em Salvador é o carnaval, quem nunca pensou em passar o carnaval em Salvador? Uma das melhores coisa para fazer em Salvador, é pular o carnaval lá! Salvador é uma festa no mês de fevereiro e ter essa experiência em Salvador pode tornar a sua viagem inesquecível.

São João em Salvador

Em junho, a pedida em Salvador  é o forró! Tradicionalmente Salvador fica vazia na época do São João já que as pessoas costumam viajar para cidades do interior. Quando eu era criança, ficar em Salvador no São João era sinônimo de não ter absolutamente nada para fazer, mas desde o início do programa chamado de São João no Pelô, isso mudou.

Durante a época junina, o Pelourinho vira um grande arraiá, com muitas bandas, trios tradicionais de forró, artistas consagrados e outros. O Pelourinho vira uma pequena cidade do interior com música, comidas juninas, decoração e muita festa para quem não pôde ir para as cidades do interior.

onde comer em salvador

Onde comer em Salvador

Salvador possui uma variedade de restaurantes, mas o que faz sucesso mesmo entre baianos e turistas são os restaurantes de comida baiana. Fiz uma seleção de restaurantes novos e tradicionais para quem vai visitar Salvador. Não deixe de experimentar as delícias locais. Um dos restaurantes que vira e mexe eu acabo sempre indo é o Ki-Mukeka.

onde ficar em bruxelas

Onde ficar em Salvador

Muita gente tem dificuldade em saber onde se hospedar em Salvador, já que a cidade possui mais de um centro turístico. Se eu tivesse que escolher dois lugares para se hospedar em Salvador, escolheria Rio Vermelho ou Barra, pelas proximidade com outras atrações e a facilidade de transporte.

Melhores bairros onde se hospedar em Salvador

BarraCentro HistóricoItapuãRio Vermelho
Ondina PitubaPraia do FlamengoStella Maris
AeroportoVitóriaArmação Santo Antônio Além do Carmo

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Salvador

Como chegar em Salvador

A maneira mais comum de chegar em Salvador é pelo aeroporto se você vem de longe. O aeroporto fica já na saída de Salvador, em Lauro de Freitas.

Outra possibilidade é chegar de ônibus se você chega do interior do estado, ou de cidades dos estados vizinhos, como por exemplo Aracaju que é bem tranquilo fazer o trajeto para Salvador.

Como ir do aeroporto de Salvador ao centro

Ônibus

Existem ônibus coletivos que saem do aeroporto para os principais pontos turísticos como Barra, Pelourinho e toda a orla. Apesar de baratos, não é o que recomendo porquê podem demorar muito e não são adaptados para quem vai carregando uma mala.

Uma alternativa mais confortável, são os ônibus executivos, que tem ar condicionado e são mais confortáveis. A linha que vai para Praça da Sé é ótima para quem precisa ir pro Pelourinho por exemplo. Os ônibus sem do terminal fora do aeroporto.

Metrô

É uma forma também barata, e mais confortável (ar condicionado e trens novos) se você for para algum lugar atendido pelo metrô, o que não é muito provável, a menos que você vá para a rodoviária diretamente.

Táxi e uber

Há uma fila de táxi logo na saída do aeroporto, não vai ter maiores problemas com isso. Se preferir um taxi executivo, tem també, a Coometas, empresa de táxi executivos no aeroporto. Uber funciona também normalmente.

Traslado

Uma possibilidade é contratar uma empresa para o transporte, principalmente se você tiver em grupo. Dividindo o custo fica bem mais econômico e é ideal se do aeroporto você for já diretamente para lugares como Praia do Forte ou Sauípe.

Clique aqui para ver várias opções de traslado saindo do aeroporto

o que visitar em salvador

O que fazer em Salvador em mais dias : Opções de bate e volta saindo de Salvador

Se você tiver mais dias em Salvador, pode considerar fazer um bate e volta para alguma praia ou lugar nas redondezas. O bate e volta mais clássico de Salvador e mais conhecido é sem dúvidas a Praia da Forte. Existe no entanto, muitas outras praias no Litoral Norte da Bahia que podem servir como bate e volta de Salvador

Além do Litoral Norte, já na parte da Baía de Todos os Santos, não poderia deixar de citar a Ilha de ItaparicaIlha de Maré, Ilha dos Frades e todo o Recôncavo Baiano com cidades com um grande patrimônio histórico como é o caso de Cachoeira, São Félix e Santo Amaro. Salvador pode ser também a porta de entrada de uma viagem pelo Nordeste, dá para combinar Salvador com outras capitais como Aracaju e Maceió.

Outros posts sobre o que fazer em Salvador

Perguntas frequentes sobre Salvador

Quantos dias ficar em Salvador?

Eu sugiro três dias apenas para Salvador. Adicione mais dias se você quiser por exemplo ir para Praia do Forte ou Morro de São Paulo.

Qual o melhor bairro para se hospedar em Salvador?

Sem dúvidas a Barra. Fica perto da maioria dos lugares e é fácil ir pra outros locais também. Tem quem prefira ficar no Pelourinho ou em Itapuã, mas ainda acho a Barra melhor.

O que fazer em Salvador a noite?

Existe uma infinidade de bares todo ao longo da orla, principalmente no Rio Vermelho. Outra opção são os diversos ensaios de bandas que acontecem, principalmente no verão.

Qual a distância de Salvador para Aracaju?

Apenas 320 km separam as duas capitais.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

26 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas, Paula!!!

    Há tempos que tento me organizar pra fazer uma bela viagem pela Bahia, mas sempre adio porque quero passar pelo menos um mês pra conhecer bem essa região incrível do nosso país.

    Mas pelo jeito acho que vai ser melhor eu ir fazendo várias viagens menores… hahaha

    Salvador deve ser um prato cheio, literalmente. Além da comida deliciosa, praia e história em uma mesma trip é pra viajante nenhum botar defeito!

    Abração!

  2. Que achado o seu blog, Paula!! Adorei as dicas! Estou indo com meu filho para Salvador em julho, ficaremos de 17 a 25. Pensei em conhecermos Morro de São Paulo tbm. Acha que vale o tempo de deslocamento em 9 dias de viagem? Quantos dias vc nos aconselharia a ficar em Salvador? Meu filho gosta de fazer tudo com calma, sem correria, intercalando tempo para descanso. Obrigada!!

    • Danielle

      Acho que vale a pena sim, Morro sempre vale a pena! Se vcs querem fazer tudo com calma, eu diria quatro dias em Salvador, e podem fazer bate volta pra Praia do Forte e outros lugares nos outros dias

  3. Paula, obrigada pelas dicas!! Estou indo para Salvador agora em setembro pela primeira vez e sozinha. Estou um pouco apreensiva quanto a cidade ser perigosa, teria algumas dicas quanto a segurança?

    • Ana

      Eu não acho Salvador mais perigosa que outras grandes capitais, o negócio é vc saber onde não ir a noite. Eu não andaria no centro a noite sozinha, ou pelos becos do Pelourinho nas partes menos movimentadas, esse tipo de coisa

  4. Quanta coisa pra se fazer em Salvador!
    Ainda não conheço a cidade. Na verdade, bem pouco da Bahia. Mas quero muito poder voltar ao estado e explorar um pouco melhor. Você mostrou muitas coisas que eu nem imaginava, como a quantidade de igrejas. Mais de 365?? Uau! Muitas mesmo!

  5. Adorei suas dicas. Estarei indo para Salvador agora em 3 de maio. Irei com alguns amigos visitar a mansão do caminho e não sabíamos o que fazer nos outros dias. Valeu.

  6. Ótimas dicas do que fazer em Salvador. Estive apenas uma vez na cidade e não tive uma experiência tão boa. Preciso superar e voltar para mudar a minha impressão. Fiquei babando na foto do sorvete da Sorveteria da Ribeira (já quero) e tem muita coisa nesse post que preciso voltar e conhecer. Ah! E lendo esse post descobri que nunca amarrei uma fitinha do Bonfim corretamente.

  7. Salvador é incrível. Todas as vezes que fui para a cidade foi a trabalho e fui conhecendo aos poucos, de toda a sua lista só nao conheço a igreja do Bonfin e Itapuã.
    Quero voltar e conhecer as praias que tem perto, São lindas.
    Ótimas dicas

  8. Ainda não conheço Salvador, eu sempre quero ir para um Estado e fazer o máximo que puder dele, mas acho que a Bahia precisará de várias viagens. Achei seu post mega completo, com tantas opções sobre o que fazer nessa cidade tão vibrante. Vou utilizar de guia para meu roteiro, com toda certeza. Espero visitar ano que vem!

  9. Que bom que agora já sei o que fazer em Salvador, pretendo ir pra lá até o final do ano! Amei, especialmente, o post sobre as comidas típicas baianas, já está devidamente salvo hehehe

  10. Muito bom suas dicas de Salvador. Estou de viagem marcada para dezembro e feliz de saber que escolhi o melhor lugar pra me hospedar, que é a Barra. Já estou ansiosa, só de ver tudo o que colocou. Obrigada por suas dicas, foram de grande importância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.