Comida Baiana em Salvador : Restaurante Ki-Mukeka

Comida Baiana em Salvador : Restaurante Ki-Mukeka

Última atualização

Comida Baiana em Salvador

Um dos meus programas favoritos é comer comida baiana em Salvador! Como menina baiana que sou, adoro uma “comida de azeite” como a gente diz. Não aguento ver uma mariscada, uma moqueca de siri mole ou qualquer outra iguaria local. Quando vejo aquela panela de barro fumegante e os outros acompanhamentos, eu lembro o quanto sou fã de comida baiana.

Todos os anos quando volto pra Salvador, além de comer muita comida baiana em casa ( vocês acham que mãe baiana prepara o quê pro filho que mora fora? rs) eu ainda saio muito pra comer fora, e um dos restaurantes de comida baiana em Salvador que eu mais frequento é o Ki-Mukeka.

O Ki-Mukeka é um dos restaurantes de comida baiana mais tradicional de Salvador, é daqueles restaurantes onde todo mundo já foi algum dia com família, com amigos, num domingo de praia ou num almoço durante a semana. Com garçonetes vestidas de baianas, e um arsenal de moquecas, bolinhos e cocadas, o Ki-Mukeka é um dos primeiros restaurantes que vem à cabeça quando o assunto é onde comer comida baiana em Salvador.

Comida Baiana em Salvador

O restaurante tem ambientes legais, nada muito luxuoso mas com decoração inspirada em motivos de mar/Bahia. Apesar do Ki-Mukeka ter várias filiais em Salvador, a minha favorita é a de Itapuã. O restaurante de Itapuã fica numa rua sem saída, e tem uma vista privilegiada, o fundo do restaurante é a praia e se você tiver a sorte de pegar uma mesa perto da janela, vai ter uma vista legal pra praia de Itapuã que é uma das melhores praias de Salvador.

Comida Baiana em Salvador

Comida baiana no Ki-Mukeka

A especialidade do Ki-Mukeka é mesmo comida baiana, peixes, frutos do mar de todo tipo, e preparado de toda forma : escabeche, frito, moqueca, ensopado e outros. De entrada, pode pedir porção de acarajé ou abará, vem com vatapá, salada e camarão. Tem também bolinhos (bacalhau e peixe) e entradas variadas de frutos do mar, minha favorita é a casquinha de siri que quase sempre peço.

A variedade dos pratos é grande : peixe, mariscos e outros frutos do mar preparados das mais variadas formas, eu sempre escolho moqueca, mas também há opções diferentes. Para quem não come peixes e fruto do mar, tem algumas poucas opções de carne, mas realmente esse não é o forte do lugar, para mim o Ki-Mukeka é o lugar para comer comida baiana em Salvador.

onde comer em salvador

Moqueca ou ensopado?

No Ki-Mukeka quase tudo vem em opção moqueca ou ensopado, claro que eu sempre peço moqueca, mas já ví que algumas pessoas de outro estado não sabem a diferença, e basicamente a diferença é azeite de dendê! Se leva azeite, é moqueca! Se não leva azeite, é ensopado! Em outros termos, moqueca tem azeite, e ensopado seria a moqueca capixaba por exemplo, sem azeite de dendê.

cocada ki mukeka

                                Foto : Paulo Vilela por Shutterstock

Sobremesas

Lógico que o forte do Ki-Mukeka são as cocadas de vários tipos, afinal num restaurante de comida baiana em Salvador que se preza não pode faltar cocada! Além das cocadas, o Ki-Mukeka tem outras sobremesas como pudim de leite, mousse de maracujá e outros para fechar com chave de ouro a refeição se você ainda tiver espaço. Todas as vezes que vou, gasto entre R$ 30 a 50 por pessoa, sempre pegando moquecas e todo mundo comendo super bem.

Filiais do Ki-Mukeka

Eu quase sempre vou na filial de Itapuã por causa da vista maravilhosa que tem, e também por ser mais perto para mim. Em Salvador tem outras filiais nos bairros de Boca do Rio, Armação, Pituba, além do restaurante de Vilas do Atlântico. Sei que tem também um em Feira de Santana e em Brasília.

Informações práticas sobre o Ki-Mukeka Itapuã

Endereço : Rua do Vento Sul QD 3, lote 5 Itapuã  (Um pouco depois ali da estátua de Vinicius de Moraes)

Aos domingos a casa sempre está cheia e quase sempre eu tenho que esperar um pouco por uma mesa, mas não me lembro nunca de ter esperado mais que 20 minutos, mesmo não reservando mesa. Se você for com crianças, tem um parquinho no restaurante para elas brincarem.

 

Minha seleção de hotéis em Salvador separados por bairros

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Américas, Bahia, Brasil, Comidas e Bebidas, Restaurantes, Salvador, Slides
priority pass vale a pena
Priority Pass Vale a Pena? Visitando Lounges Pelo Mundo

o que fazer em nakhon phanom
Experiências de Viagem ao Redor do Mundo

Fechar