Buenos Aires é uma cidade rica em cultura! Os museus em Buenos Aires são parte desse passado histórico, diverso e rico da capital argentina.
Buenos Aires, a belíssima capital argentina é famosa também pelas suas suntuosas cúpulas espalhadas em diversos pontos que indica a riqueza arquitetônica e cultural da cidade, que a transforma em um dos destinos mais interessantes de se conhecer.
E nada melhor do que se inteirar sobre a sua história e cultura através dos museus em Buenos Aires. Embarque comigo em mais uma viagem que promete muito conhecimento.
Museus em Buenos Aires para conhecer
Museu Malba
Também conhecido como “Museu de Arte Latino Americano” ele foi inaugurado em 2001. O museu privado foi criado pelo empresário Eduardo Costantini e conta com uma grande coleção de obras de arte, de todos os museus em Buenos Aires, ele é um dos mais populares.
O espaço possui uma concepção moderna, e seus salões são utilizados para a realização de grandes exposições. Nele você encontra ainda uma coleção permanente de obras de artistas renomados como Tarsila do Amaral, Diego Rivera, Cândido Portinari e Antonio Berni.
Museu Casa Carlos Gardel
A Argentina é o berço do tango e nada mais justo do que ter um museu que homenageia um dos seus maiores nomes da música: o cantor Carlos Gardel. O museu está localizado no tradicional bairro do Abasto onde o artista foi criado.
Até a década de 1980 funcionava no local “A Casa do Tango” e, em 2003, o espaço foi transformado em museu. Não está entre os mais visitados dos museus de Buenos Aires, mas vale a pena conhecê-lo!
Em seu interior há diferentes objetos e documentos que fazem parte do universo, vida e obra do cantor com destaque para a última parte do museu que busca apresentar ao seu visitante a pessoa de Carlos Gardel que existia atrás do grande mito.
Leia também : Precisa de passaporte para viajar para Argentina?
Museu Evita
Em 2002, foi inaugurado o Museu Evita em comemoração ao 50º aniversário de morte de Evita Perón, uma das mulheres mais famosas e importantes da história argentina. No espaço você encontra fotografias, vídeos, entre outros.
Essa é uma grande oportunidade para se conhecer sobre Evita, sua preocupação social e história de seu país.
Mamba
O Museu de Arte Moderna de Buenos Aires teve a sua inauguração em 1956, com o intuito de mostrar à sociedade as tendências artísticas de vanguarda. Vale lembrar que a instalação de hoje foi uma antiga fábrica de cigarros, e o museu foi transferido em 1989.
Em seu interior há uma coleção com mais de 7.000 obras que reportam desde a década de 1920 até o presente momento. Os elementos são variados: diversas coleções de gravuras, desenhos, fotografias, dentre outros.
Museu do Bicentenário
É um museu que foi inaugurado em 2010 em comemoração aos 200 anos da Revolução de Maio. E como ele está localizado no complexo da Casa Rosada também é conhecido como o “Museu Casa Rosada”.
Nesse complexo já foram abrigados dois edifícios importantes da história da Argentina: Fuerte de Buenos Aires, grandiosa edificação do século XVIII; e a Aduana Taylor, que é a segunda construção da cidade a possuir cinco andares e com uma torre que serviu de farol para o porto.
No museu há várias peças, com destaque para o vestido de casamento de Evita Perón e um mural do artista mexicano David Alfaro; além de diversos itens que compõem a história dos governantes da Argentina, cujas galerias são divididas conforme as eras presidenciais.
Museu Nacional de Arte Decorativa (MNAD)
Localizado no tradicional bairro da Recoleta é possível encontrar um museu dedicado à arte e decoração. Tudo é bastante interessante, belo e suntuoso, inclusive a sua fachada que abre as portas para quem deseja adentrar ao passado.
Curiosamente, o museu possui um formato de palácio. Ele foi construído em 1911, e em seu interior há muitos objetos que vieram diretamente da Europa. Estima-se que a sua coleção conta com mais de 4.000 peças, entre elas, móveis, esculturas, pinturas, tapetes e objetos de arte decorativa.
O museu ainda oferece exposições permanentes e temporárias, além de diversas atividades, inclusive cursos, oficinas e até mesmo concertos musicais.
Museu Nacional de Belas Artes
E, por falar na tradicional Recoleta, outro importantíssimo museu de Buenos Aires que está localizado neste bairro é o Museu Nacional.
Nele você tem a oportunidade de conhecer as obras mais expressivas dos pintores argentinos renomados, além de outras obras importantes pertencentes a artistas internacionais.
O museu foi criado no ano de 1895, e o mesmo é organizado em galerias que são distribuídas conforme os períodos artísticos: Arte Antiga e na Ásia; Arte pré-hispânica e Colonial americano; Arte do século XII até o século XVIII; Arte do século XIX; Arte do século XX e Arte do século XX -XXI.
Entre as diversas obras presentes no museu você encontra algumas de Tarsila do Amaral, Marc Chagall, Pierre Auguste Renoir, Rembrandt, Sebastião Salgado e Cândido Portinari.
Museu da Imigração e Centro de Arte Contemporânea
A Argentina conta com a presença de imigrantes que chegaram ao país vindos da Europa e da África durante o século XIX.Por isso mesmo é um dos mais importantes museus em Buenos Aires a ser visitado para conhecer a história da cidade.
O museu da imigração foi criado em 1974, e o Centro de Arte Contemporânea em 2012. O museu destaca-se pela sua importância histórica, social, econômica e cultural. Nele você encontra diversos documentos históricos, testemunhos, fotografias, filmes e várias relíquias com destaque especial para os livros de registro de todos os imigrantes que chegavam a Argentina.
No museu você ainda encontrará intervenções artísticas itinerantes como o de Graciela Sacco e de Carlos Trilick, já no Centro de Arte Contemporânea há diversos eventos de artistas argentinos e internacionais. Para se ter ideia, a exposição do artista francês Christian Boltanski registrou a visita de mais de 300 mil pessoas.
Museu River
Assim como os brasileiros, os argentinos também são apaixonados pelo futebol. Tanto que existe um espaço todo dedicado a um dos maiores times do país: o River Plate. Como torcedora do River, coloco ele entre os melhores museus em Buenos Aires!
O Museu do River Plate foi fundado em 2009, e nele você encontra diversas preciosidades do clube em seus mais de 110 anos de história. O museu está localizado ao lado do Estádio Monumental.
Em seu interior você encontra a trajetória do time que é retratada de forma cronológica em espaços temáticos com diversos recursos audiovisuais. É possível ainda observar as camisas adotadas pelo clube, além dos principais jogadores que defenderam a Seleção Argentina. Quem gosta de futebol não pode deixar de conhecer esse museu.
Museu Boca
Assim como o River Plate outro importante time argentino é o Boca Juniors, o qual também preserva a sua história através do espaço “Museu da Paixão”, que se encontra dentro do Estádio do clube: o Estádio Alberto J. Armando ou mais conhecido “La Bombonera”.
Ao fazer um passeio pelo Museu do Boca Juniors, você terá a oportunidade de conhecer mais de 100 anos de história do clube. O ambiente é repleto de muita paixão e sonho. Em seu espaço, são retratadas a vida de vários jogadores e toda a história de glória do time, além de diversos vídeos, fotografias e troféus expostos. Aproveite a oportunidade e visite também o colorido estádio.
Leia também : Estátua da Mafalda em Buenos Aires
Museu Argentino de Ciências Naturais
Este museu possui cerca de 200 anos de história e nasceu através da idealização do secretário de governo da época e admirador das ciências, Bernardino Rivadavia.
Neste espaço você tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do nosso planeta através de diversos fósseis de dinossauros e outros animais, além de elementos de botânica e minerais, ou seja, uma verdadeira aula que pode ser contemplada em forma de exposição.
O museu conta com diversas salas temáticas, entre elas: a Sala de Aves; de Anfíbios e Répteis, Antárctica e o Bar Temático. Além do museu há também um espaço dedicado ao Centro de Pesquisa Científica, que é considerado um dos mais avançados de Buenos Aires.
Apesar de não ser o mais popular entre os museus em Buenos Aires, é uma oportunidade tanto para crianças quanto para adultos entenderem um pouco mais não só sobre a Argentina, mas também sobre a história e evolução do nosso planeta Terra.
Margem do mundo
Este é um museu diferente de tudo que você já viu até hoje, pois ele é totalmente dedicado ao jornalismo realizado na Argentina. O museu partiu da iniciativa do jornalista Luis Majul e conta com várias seções.
No primeiro setor é retratado a história da Argentina nos últimos 40 anos através de vídeos. No segundo setor encontra-se as microbiografias “Vidas de jornalistas” sobre os 40 jornalistas considerados mais influentes das últimas décadas pelos argentinos.
Já no salão “Multiespacios” você poderá brincar de jornalista lendo notícias como os profissionais através do teleprompter.
O museu conta uma biblioteca com livros que foram escolhidos pelos curadores especializados que reuniram os melhores títulos (crônicas e reportagens jornalísticas) e que, se desejar, poderá comprar os que mais te interessar.
Leia também : Como planejar uma viagem para Argentina
Centro Cultural Nestor Kirchner
O Centro Cultural está localizado no Antigo Palácio do Correio de Buenos Aires que possui mais 100.000 metros quadrados e é considerado o maior da América Latina. Nele você encontra o Salão de Caixas que possui mais de 5.000 caixas de correio pertencentes ao antigo edifício.
Outros destaques são: o escritório preservado de Eva Perón (Salão Eva Perón), sala de concertos (Baleia Azul) que possui uma excelente acústica e um órgão com aproximadamente 3.500 tubos e o espaço vanguardista de arte contemporânea (Lâmpada), cuja estrutura de 2 toneladas em vidro permanece pendurada no teto.
Então, o que achou desse tour pelos museus argentinos? Opine nos comentários abaixo
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.