Bucareste não está no roteiro de quase ninguém quando se decide viajar pela Europa. Poucas pessoas viajam para a Romênia, e menos ainda visitam Bucareste como se deve. Eu passei três dias passeando por Bucareste, e a verdade é que se eu ficasse mais tempo, teria conhecido ainda mais coisas.
Eu não esperava uma cidade tão bonita! Bucareste é sempre deixada de lado, e não goza de uma boa reputação na Europa, então fui com quase zero expectativa. Ano passado eu fui pra Bulgária, e também tinha poucas expectativas e Sofia me surpreendeu muito positivamente, mas com Bucareste eu não esperava absolutamente nada.
O que fazer em Bucareste e o que visitar
Dacu Bere
Eu já tinha falado dessa cervejaria no post de onde comer em Bucareste, mas como ela tem um prédio incrível e é uma atração turística, inclui também no de o que fazer em Bucareste. Uma cervejaria num prédio todo em estilo Art Nouveau que parece ter saído de algum livro, vá nem que seja só para ver a parte de dentro!
Fazer um tour para conhecer melhor Bucareste
Eu adoro fazer tour a pé nas cidades que visito, é uma maneira de conhecer algo mais específico e ter um pouco do ponto de vista de um local. A Romênia é um país que recebeu muitas influências, porquê foi parte do Império Austro-húngaro, Turco-otomano, teve sua própria monarquia, teve comunismo… e claro que tudo deixou marcas no país.
Eu fiz vários tour diferentes em Bucareste, e isso me fez conhecer diversas versões da cidade. Vi a Bucareste com prédios iguais a Paris. Engraçado que toda vez que as pessoas usam nomes como Little Paris, Little Venice para algumas cidades eu termino torcendo a cara, porquê no geral não tem nada a ver com a cidade em questão. Bucareste nesse sentido, tem alguns prédios que são exatamente como aqueles de Paris e no tour.
Museu Nacional de Arte
Quando cheguei em Bucareste, passei pela frente de um prédio lindíssimo e descobri que era um museu. Fiquei com vontade de voltar, e para a minha surpresa eu estava hospedada quase do lado. O Museu Nacional de Arte é uma oportunidade de conhecer mais sobre artistas e arte romenos, mas não só, já que o museu também tem quadros de artistas de outros países.
Arco do Triunfo
Não é só Paris que tem seu Arco do Triunfo, Bucareste tem também um! O Arco do Triunfo de Bucareste não fica exatamente no centro da cidade, ele fica um pouco mais afastado mas super perto de um dos parques mais lindos de Bucareste, o Mihai I, então vale a pena agendar a visita dos dois no mesmo dia.
O Arco do Triunfo de Bucareste foi construído meio que às pressas. Eles correram para construir um arco para celebrar a independência da Romênia, mas esse aqui na verdade é o terceiro a ser construído, um dos arcos que existiram era de madeira e acabou sendo destruído num incêndio.
Carturesti
A livraria mais instagramável da Romênia! Eu já tinha visto essa livraria no Instagram, e queria muito tirar uma foto nela e fui de manhãzinha. Pensei até que tivesse que pagar para entrar ( como é na Livraria Lello no Porto) mas aqui não. Um manhã de novembro e consegui tranquilamente tirar minha foto na escadaria como é tradição no Instagram.
Passajul Victoria
A famosa rua dos guarda chuvas coloridos! Eu já tinha visto essa ruela em vários Instagram por aí e tinha muita vontade de tirar uma foto lá. Mal sabia eu que meu hotel seria quase ao lado, e que essa ruela fica numa das principais avenidas de Bucareste.
Palácio do Parlamento
Uma das poucas coisas que eu conhecia sobre as atrações de Bucareste era que a cidade tinha um prédio do parlamento gigante. Quando eu digo gigante, é gigante mesmo porquê ele é o segundo maior prédio do mundo, perdendo apenas para o Pentágono nos Estados Unidos.
O palácio pode ser visitado, mas não é dos mais fáceis de se visitar. Há tours em romeno, alemão e inglês, e você deve fazer um tour com um guia, já que não é possível se visitar individualmente. No site há um número para ligar e marcar uma visita, ou você pode também ir e ver a que horas é a visita no idioma escolhido.
Igrejas Ortodoxas
Eu sou uma pessoa apaixonada por igrejas ortodoxas. As igrejas ortodoxas romenas tem a parte exterior um pouco mais simples que as russas, mas por dentro são tão lindas quanto! Eu queria muito ter podido visitar mais igrejas ortodoxas, uma das que eu mais queria era a igreja russa que fica no centro histórico de Bucareste, mas que infelizmente estava fechada para reformas.
Monastério Stravopoleos
Foi um dos lugares que amei visitar, mesmo estando no centro da cidade o lugar é um dos mais tranquilos de Bucareste, e tem um claustro muito bonito. O jardim do claustro é um lugar que dá para tirar fotos lindíssimas mas infelizmente eu fui a noite, então não ficou legal. Aproveite para ver o teto do monastério por dentro, é incrível!
Parque Carol
Eu fui para Bucareste durante o outono. Uma das coisas que eu mais gostei foi de curtir o outono lá, Bucareste tem parque bem grandes, e ver a folhagem com cores outonais foi sensacional. Dentro desse parque há vários monumentos, mas o que mais me chamou atenção foi a tumba do soldado desconhecido, representando todos os soldados romenos mortos nas guerras.
O parque tem alguns lagos, esculturas, e é daqueles parques que mesmo que você ande um tempão, não vai conseguir ver tudo dele. Na parte central, e no alto a gente sobre uma escada e de lá tem uma vista bonita de Bucareste, dá para entre outros ver um pedaço do Palácio do Parlamento.
Onde comer em Bucareste
A Romênia passou pelo Império Austro-húngaro, pelo Império Turco-otomano, pelo Comunismo e apesar de ser um país latino, está cercado por países eslavos de todos os lados, e isso claro tem influência na culinária romena. Eu tenho um post com dicas de onde comer em Bucareste, mas se você não lembrar das dicas, basta ir para Strada Smardan e aproveitar porquê é uma rua basicamente só de restaurantes.
Onde se hospedar em Bucareste
Durante quase toda a minha estadia eu fiquei no Hotel Novotel, ele fica super bem localizado e em menos de 10 minutos a pé eu estava no centro histórico de Bucareste. A parte que eu mais recomendo para se hospedar em Bucareste é no centro histórico e arredores para poder aproveitar mais. Fiz um post com dicas de onde se hospedar em Bucareste.
Transporte em Bucareste
Como eu fiquei hospedada bem perto do centro histórico, eu fui a pé para a maioria dos lugares. Bucareste é uma cidade boa para andar, e como a temperatura estava ainda agradável ( apesar de ser outono!) eu andei bastante na cidade. Peguei também o metrô que é super barato, rápido e prático para ir para lugares um pouco mais distantes se você precisar.
Leia também : Trem na Romênia
Como chegar em Bucareste
Não há vôos diretos entre o Brasil e a Romênia, é necessário passar por algum país europeu (eu voei com a Lufthansa e fiz escala em Frankfurt). Já de Portugal eu sei que a Tap e a Blue Air voam saindo de Lisboa, e muitas cidades da Europa tem voos para Bucareste seja com a Ryanair ou com a Wizzair.
Leia também : Como planejar uma viagem pra Romênia
Passeios em Bucareste
Booking.com
Eu estive em Bucareste a convite do #ExperienceBucharest mas todas as opiniões são minhas e imparciais
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Meu próximo destino, aliás quero fazer junto Bulgaria e Romenia . E qto a segurança?
Nelma
Achei Bucareste muito segura, tinha um certo receio, mas foi muito seguro!