O que Fazer em Sofia e o que Visitar

o que fazer em sofia

Eu não sabia bem o que fazer em Sofia, a cidade raramente é a primeira opção em se tratando de viagem no Leste da Europa, e ainda menos quando se fala da Europa como um todo, a Bulgária não é um país muito visitado e é uma pena porquê tem lugares lindos, povo hospitaleiro, boa comida e os preços são bem em conta.

o que fazer em sofia

Infelizmente a Bulgária é super mal vista pelos europeus em geral, quando dizia que ia visitar Sofia, muita gente me olhava como se eu estivesse dizendo que ia para o fim do mundo, já que muita gente vê apenas a Bulgária como um país pobre e cheio de ciganos, mas a gente viaja para abrir os olhos, conhecer outras culturas e ver que na maioria das vezes estamos errados e cheios de clichê, não é mesmo?

Como eu disse, eu não sabia muito o que esperar da cidade, e menos ainda o que fazer em Sofia, queria visitar a catedral Alexandre Névsky, mas todo o resto eu ainda não sabia bem, e fui me programando com o meu guia de viagem para aproveitar o máximo da cidade.

O que fazer em Sofia, capital da Bulgária

o que fazer em sofia

Catedral Alexandre Névsky

Com certeza é a principal atração turística de Sofia, e uma das catedrais mais lindas que já vi na vida. Se você já foi para a Estônia, vai perceber que ela tem o mesmo nome da catedral de Tallin, mas é que Alexandre Névsky além de ser um monarca, virou um santo já que ele foi canonizado e é um santo popular na Rússia.

catedral ortodoxa
o que fazer em sofia

Eu cheguei pela frente dela, e a frente não é essa parte ai que estamos já habituados e estranhei um pouco. A frente da catedral é alta, mas sem essa cúpulas que conhecemos, e bem mais simples. Só quando a gente dá a volta na catedral é que vê a beleza que ela é, porquê as laterais e o fundo dela são as partes mais lindas e fotogênicas.

o que fazer em sofia

A entrada é gratuita, mas para tirar fotos é necessário pagar. Vou terminar sendo repetitiva e dizer que por dentro ela é linda e maravilhosa, mas realmente é! Se você tiver tempo, pode programar uma visita a cripta da catedral (fechada às segundas) e conhecer um pouco mais de arte búlgara e afrescos da catedral.

igreja russa

Igreja Russa

Quando entrei nela eu soltei um ” Os russos realmente sabem fazer igreja bonita” porquê todas as igrejas russas que já fui são incríveis por dentro. Talvez um pouco exageradas como é a Catedral de Santo Isaac e do Sangue Derramado em São Petersburgo, mas sempre lindas!

A Igreja Russa em Sofia foi construída a pedido de um diplomata russo, que achava que as igrejas búlgaras não era ortodoxas o suficiente e por isso ele temia por sua salvação, então mandou construir uma nos moldes das igrejas russas e escolheu São Nicolau como santo padroeiro.

A igreja por dentro é pequenina, mas é linda! Não é permitido fotos no interior e por isso não tirei fotos para mostrar pra vocês, mas se passar pela frente não deixe de entrar! O teto é coberto de imagens e termina sendo um pouco confuso porquê tem muita coisa para ver num espaço muito reduzido, voltei encantada com essa igreja!

catedral santa nedelya

Igreja de Santa Nedelya

Meu segundo lugar favorito na minha lista de o que fazer em Sofia, só perde para a Catedral Alexandre Névsky. Foi a primeira atração turística de Sofia que vi, assim que sai do metrô e fiquei encantada com suas formas arredondadas bem típicas das igrejas ortodoxas.

o que fazer em sofia

A igreja foi alvo de um terrível ataque em 1925 para matar o então Tsar Boris III. Em abril de 1925 aconteceu o funeral de um grande general, um funeral de um grande militar claro que seria um grande evento na cidade e teria a presença de importantes membros da política então o inimigo (que até hoje não se tem certeza absoluta de quem foi) conspirou para explodir a a igreja e matar os principais cabeças de Sofia.

o que fazer em sofia

O ataque aconteceu, e matou 150 pessoas e feriu outras 500, matou os principais líderes políticos e militares de Sofia, mas o principal alvo que era o Tsar Boris III não sofreu sequer arranhões, ele deveria estar no funeral mas conta-se que ele terminou se atrasando e por conta disso chegou já depois da explosão.

o que fazer em sofia
o que fazer em sofia

Mesquita Banya

Uma das mesquitas remanescentes da época da dominação otomana na Bulgária e é a única que existe ainda em Sofia. É possível visitar a mesquita, mas exige-se que os visitantes estejam com vestimentas adequadas para um templo religioso, e que as mulheres cubram o cabelo.

Achei curioso o nome da mesquita e fui pesquisar, porquê imaginei que pudesse ter um banho turco na região como era comum em muitas mesquitas na Turquia. Seu nome na verdade vem do fato de ter sido construído onde havia uma terma.

Ela fica bem de frente pro metrô Serdika e é engraçado que num raio de 100m tem essa mesquita, uma sinagoga, uma catedral ortodoxa e uma igreja católica.

o que fazer em sofia

Museu Arqueológico Nacional

Um dos meus momentos de orgulho em Sofia foi quando consegui ler o nome “museu arqueológico” escrito em cirílico na frente desse museu, tudo bem que algumas peças na frente do museu me davam pistas que era um museu relacionado a algo de Antiguidade, mas qualquer proeza em uma língua estrangeira e num alfabeto desconhecido é uma conquista.

O museu fica no prédio de uma antiga mesquita de Sofia, e o museu apesar de não ser o principal museu de Sofia, é bem interessante com artigos que mostram como era a vida na região na época dos Trácios, Romanos e Gregos, tem desde ferramentas e utensílios de casa a jóias .

o que fazer em sofia

Estátua de Santa Sofia

Quase impossível não ver essa estátua grande no meio de uma das principais avenidas de estilo soviético na capital da Bulgária. A estátua é da santa padroeira da cidade, e foi colocada exatamente no mesmo lugar onde ficava uma estátua do Lênin.

Sofia significa “sabedoria divina” e se você reparar, a santa tem uma coruja no braço esquerdo, um animal que também é o símbolo da sabedoria.

o que fazer em sofia

Ruínas de Serdika

A principal estação de metrô de Sofia esconde uma das principais ruínas da Época Romana, e que só foi descoberto no anos 2000. Tanto do lado de fora como se você atravessar a estação de Serdika vai ver essas ruínas, que ocupam boa parte da área e foi um anfiteatro romano.

o que fazer em sofia
o que fazer em sofia

Teatro Nacional

O Teatro Nacional de Sofia leva o nome do maior escritor da Bulgária, Ivan Vazov. É o teatro mais importante de toda o país e o prédio foi inspirado em prédios do Neoclassicismo de Viena, aliás as duas torres me fez mesmo lembrar um pouco de alguns prédios de Viena.

Aconteceu uma polêmica com a reforma do teatro, isso porquê na frente onde vocês vem o dourado, há uma figura de um anjo, um querubim para ser exata com o “pipi” de ouro, o que foi considerado no mínimo de “mau gosto” mas mesmo depois de protestos o anjo com o membro dourado continua lá.

banho publico bulgaria

 Banho Público de Sofia

Para nós pode parecer coisa de outro mundo uma casa sem banheiro, né? Mas isso era a realidade de muitas pessoas até o começo do século passado, e para tomar banho em muitas cidades existiam os banhos públicos, e esse aqui era o mais famoso de Sofia.

O prédio é bonitão, e hoje em dia ele já não funciona mais (funcionou até 1986) e hoje ele abriga o Museu de História de Sofia, mas para quem se interessa pela parte de água, na frente ainda há uma pequena fonte com uma torneira de água termal que os búlgaros juram que se você beber, cura quase tudo! O difícil é só tomar água morna com um gosto forte de minerais…

rotunda de sao jorge

Rotunda de São Jorge

É um lugar que a gente nem imagina o tanto de coisa que passou por ali, a rotunda de São Jorge é o prédio mais antigo de Sofia ainda de pé, a rotunda foi construída no começo do século IV na época do imperador Constantino onde antes da rotunda funcionava banhos romanos.

A rotunda meio que foi se adaptando ao meio, ou melhor foi se transformando em função de quem estava no poder por aquelas bandas, começou com uma lugar de ritual usado pelos romanos, depois igreja, na época de dominação otomana ela virou uma mesquita e finalmente voltou a ser uma igreja na mão dos búlgaros.

Boulevard Vitosha

Uma das principais avenidade de Sofia, com certeza você vai passar por lá para comer, Vitosha é uma avenida cheia de restaurantes e lojas, e onde as pessoas costumam sempre se reunir em Sofia.

o que fazer em sofia

Galeria de Arte de Sofia ( city art gallery)

Eu gosto muito de museus, e sabia que minha estadia em Sofia não ia me permitir ver todos os museus que queria ver na capital búlgara, então aproveitei uma manhã chuvosa e fui na galeria que fica bem próxima de meu hotel e adorei.

Qando cheguei eu fiquei surpresa com o preço do bilhete que era apenas 2 Lev, pensei até que a moça da bilheteria tinha se enganado com o preço, mas dai lembrei que a Bulgária é um país mega barato.

Eu adorei os quadros de influência árabe e otomana que vi por lá, no post sobre Plovdiv eu contei da herança turca que a gente vê no país, afinal foram cinco séculos de dominação otomana. Os trabalhos expostos na galeria são temporários, então sempre vão mudando com o tempo.

o que fazer em sofia

Palácio Presidencial

Não é assim uma atração como um todo, mas você provavelmente vai passar pela frente do Palácio Presidencial, e vai reconhecer porquê sempre tem guardinhas na frente.

De hora em hora acontece uma troca de guarda sem a pompa da troca de guarda londrina, não é assim uma coisa super importante o que fazer em Sofia, mas que se você estiver passando pela rua naquele horário, vale a pena parar e tirar umas fotos.

Informações práticas sobre Sofia

o que fazer em sofia

Onde comer em Sofia

Sofia era uma das cidades que antes de chegar eu já estava ansiosa para provar a comida, quando li que a comida búlgara era meio um misto de comida grega e comida turca eu fiquei enlouquecida de vontade porquê os nomes que eu lia eu comecei a ter certeza que eram pratos que eu já conhecia e amava.

Em Sofia você consegue comer bem em um restaurante pelo preço de um sanduíche em uma capital como Paris ou Londres, tudo é bem barato. Para mim conhecer mais da culinária búlgara estava na minha lista de prioridades e coisas para fazer em Sofia.

o que fazer em sofia

Onde se hospedar em Sofia

Sofia é uma cidade muito barata, e a hospedagem segue o padrão de uma das cidades mais baratas na Europa. Como essa minha viagem na Bulgária foi Sofia-Plovdiv-Sofia, eu terminei ficando em dois hotéis diferentes, os dois bem localizados no centro de Sofia.

plovdiv

Eu me hospedei no centro porquê queria explorar e seguir minha lista de o que fazer em Sofia tudo a pé, principalmente porquê fui no começo do outono e o tempo estaria agradável

Day trip saindo de Sofia

Um dos passeios bate e volta mais comuns saindo de Sofia é Plovdiv, segunda maior cidade da Bulgária que fica a duas horas de viagem.

Outro lugar muito visitado e escolhido como day trip é o passeio que vai para o Monastério de Rila, muitas agências de viagem fazem o pacote que inclui transporte e guia.

Eu poderia passar mais dias que sei que sempre descobriria o que fazer em Sofia e iria visitar Sofia melhor, mas infelizmente peguei uma semana de muita chuva

dinheiro bulgaria

Moeda da Bulgária

A Bulgária ainda não faz parte da Zona Euro, e portanto a moeda utilizada lá é o Lev Búlgaro. A Bulgária está entre os países mais baratos da Europa, e mesmo Sofia como capital sendo um pouco mais cara que as outras cidades, ainda assim é tudo muito barato, e tem muito o que fazer em Sofia de graça.

o que fazer em sofia

Transporte em Sofia

Eu usei o metrô para ir do aeroporto ao centro e também para ir para a rodoviária para pegar o ônibus para Plovdiv.

O metrô é limpo, eficiente e muito barato como tudo em Sofia e custa apenas 1,60 LEV. Como eu fiquei hospedada no centro de Sofia, não precisei usar muito o metrô e fiz todos os passeios em Sofia a pé.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Paula, na reserva do hostel que escolhi em Sofia fala que pro metrô devemos comprar 2 tickets, sendo 1 pra mala. Tu fez isso? Estou na duvida se uma mochila de 35-40L seria considerada mala. Ah, adorei teu post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.