Comidas Típicas da Turquia

Comidas Típicas da Turquia

comidas típicas da turquia
De todos os posts sobre a Turquia esse foi o mais difícil de escrever, é uma perdição ter que ver essas fotos e não poder comer nenhum pedacinho.

Antes de ir para Istambul eu já estava me preparando para uma orgia culinária, afinal eu sabia que lá era o país do Kebab, mas o que eu não sabia é que ia sair de lá gostando ainda mais da culinária turca. Aqui perto de casa tem um restaurante turco, já fui várias vezes e sempre no final termino pedindo baklava de sobremesa.

Depois de algumas idas a Istambul, já posso me considerar uma pessoa que conhece um pouco a culinária turca, e hoje decidi falar um pouco mais sobre as comidas típicas da Turquia.

 

As comidas típicas da Turquia

Köfte

Seria o equivalente das nossas almôndegas, carne temperada e geralmente assada no espeto, é muito fácil de encontrar em qualquer lugar da Turquia, tendo inclusive restaurantes especializados nesse tipo de comida, os chamados Koftecisi.

comidas típicas da turquia

Chá

Ele está em todo canto, e é tomado a todo momento, o Çay dos turcos é na verdade chá preto.

Turcos são consumidores vorazes de chá, me lembro que na minha primeira vez em Istambul, assim que cheguei eu ainda estava cansada da viagem noturna que tinha feito e com muitas horas a menos de sono e pensei que estava louca quando ví um homem vendendo chá e gritando chá! chá! Na verdade ele estava gritando çay! Çay! E a pronúncia assemelha-se a “chai” e daí minha confusão.

Vendedores ambulantes de chá estão por todo lugar, e sempre depois das refeições é bem comum os turcos tomarem chá nessas xícaras bonitinhas. Uma amiga que foi para Istambul antes de mim me recomendou que eu não fosse embora antes de tomar o chá de maçã (elma çayi) e eu que não sou muito adepta dos chás, terminei completamente louca pelo chá de maçã que tomei no restaurante.

Perguntei a garçonete onde poderia comprar e ela me explicou que eu acharia fácil no Gran Bazaar, no outro dia sai de lá com nada menos que 1kg de chá de maçã para tomar. O chá na verdade é uma mistura em pó que dissolve na água e não tem nenhum gosto de chá, é como se você tomasse suco de maçã.

comidas típicas da turquia

Gözleme

Seria um “crepe turco” acho que essa é a melhor definição que tenho para o Gözleme, massa fininha, assada num forno especial. Muitos restaurantes vendem como entrada, mas a depender da fome, dá para ser um prato, gözleme é uma delícia, e os sabores mais tradicionais são espinafre com feta, carne e batata, é umas das comidas típicas da Turquia que eu mais gosto.
 comidas típicas da turquia
comidas típicas da turquia

Kebab

O Kebab ou Kebap é bem diferente do que a gente tá acostumado, a gente costuma chamar de kebab aquela carne que gira, mas na verdade aquilo é chamado de döner. Kebab mesmo é a carne grelhada, muitas vezes ela é grelhada no espeto e daí chama Shish Kebab, mas o kebab tem muitas variações. Das comidas típicas da Turquia, o kebab é o mais conhecido nos outros países.
comidas típicas da turquia

Café turco

 Mostrei várias vezes no meu snapchat (nomundodapaula) eu tomando um café turco, a principal diferença entre o café turco e um café normal, é que a versão turca não é coada. Não, você não vai engolir a borra do café!
Quando a gente pede um café turco, o ideal é esperar 1 a 2 minutos para que o pó decante, o pó vai descer todo para o fundo e você toma seu café normalmente, só quando chega no final que você sente alguns grãos, e aí é hora de parar.
Eu também acho o café turco um pouco mais forte que o café comum, geralmente ele é servido com um copo de água, e em alguns lugares vão te oferecer também turkish delights para acompanhar.
comidas típicas da turquia

Turkish Delight

Também conhecido pelo nome de Lokum, os turkish delights são como uma goma recheada com frutos secos, sendo na maioria das vezes de pistache, avelã, nozes ou amêndoas, é uma delícia! Geralmente são compridos, mas quando servidos são cortados em pedações menores e revestido em açúcar de confeiteiro.
Vocês vão ver muitas caixas de turkish delight vendendo em lojas de lembrancinhas, mas as que são compradas em docerias especializadas são bem melhores, como tem uma duração infinitamente melhor que a baklava, é também uma boa opção de lembrancinha de viagem, já que em alguns casos podem durar até 3 meses.
comidas típicas da turquia

Ayran

Ayran era uma das coisas que eu mais me surpreendi na Turquia, e hoje sou completamente viciada! Ayran é na verdade um iogurte…salgado! Sim, um iogurte salgado e muito bom por sinal, os turcos tomam o tempo todo, principalmente durante as refeições, substituindo os refrigerantes, beba como se fosse um suco.

comidas típicas da turquia

Baklava

São diferentes tipos de doces (como esses da foto) geralmente feitos com uma massa folhada e com mel e nozes ou pistache, é de lamber o prato de tão bom! Em Istambul é muito comum ver casas que vendem souvenir e que ao mesmo tempo vendem baklavas e turkish delight, mas eu sempre prefiro as casas especializadas e as baklavas frescas.

doce turco

Meu lugar favorito para comprar baklavas em Istambul é uma doceria chamada Hafiz Mustafa que tem pontos de vendas em várias partes de Istambul, funciona como uma casa de doces, e além de comprar, ainda dá para tomar um café por lá.

comidas típicas da turquia

Dürüm

Dürüm é o que a gente chama de Kebab, já falei que a carne que gira é na verdade chamada de döner, e quando ela é enrolada no pão fininho como se fosse um wrap é que é chamado de dürum. Dürüm é algo bem fácil de achar, em todo canto da Turquia você vai encontrar alguém vendendo, e geralmente a preços bem módicos.

Acho uma excelente opção de refeição para quem está fazendo uma viagem econômica, mas ainda assim quer experimentar alguma comida típica da Turquia

No post sobre onde comer em Istambul eu falo um pouco sobre o Kasap Döner, uma rede especializada em döner onde comi muitas vezes. Minha última estadia em Istambul foi de um mês, e pude provar dürüm em seus vários tipos.

Simit

Em toda a Istambul eu via carrinhos onde os vendedores vendiam uma espécie de pretzel com gergelim em cima e terminei comprando. O nome é Simit, e eu achei um pouco seco, há de diversos tipos mas os mais comuns é o simples e o com Nutella, meu marido terminou comendo um inteiro, custou 1 lira turca e o engraçado é que em Atenas ví que eles vendem também esse mesmo “simit”.
comidas típicas da turquia

Börek

Um salgado de massa folhada, vendido com algumas formas diferentes, as vezes é enrolado, pode ser quadrado, redondo etc… Assim como o gözleme, os sabores mais comuns são espinafre com queijo feta, queijo feta e batata, custa bem barato é uma boa opção de lanche.

Outros posts sobre Istambul :

 



Booking.com

 

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

3 Comments

  1. Dani Reis

    Pelo pouco que provei de comida turca já virei fã! E essas fotos me deixaram “aguando” como diria minha prima. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    Reply
  2. Vilma

    São 1:08 da manhã aqui e eu olhando essas fotos. Água na boca total! Como é pra ser comunicar na Turquia, pra quem não fala turco? O pessoal local manja inglês é isso?

    Reply
    1. Paula Augot

      Vilma

      Muito tranquilo, todas essas pessoas que trabalham em restaurantes e lojas na parte mais turistica falam inglês, uns 90% dessas pessoas, nunca tive problema de comunicação por lá! Boa viagem!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Comidas e Bebidas, Istambul, Turquia
banho turco
Banho Turco : Minha Experiência num Hamam

onde comprar cosméticos em istambul
Onde Comprar Cosméticos em Istambul

Fechar