Como é Viajar Sozinha para a Turquia.

Como é Viajar Sozinha para a Turquia.

carta de amor a Istambul

Uma pergunta que recebi muito nos últimos meses foi “Como é viajar sozinha para a Turquia ?”Não é segredo nenhum para quem me acompanha aqui no blog que eu amo a Turquia, só esse ano estive em Istambul três vezes, e passei um mês sozinha por lá.

Não era a minha primeira vez viajando sozinha, tenho uma certa experiência nisso, e não era a minha primeira vez sem um homem na Turquia, tinha ido em fevereiro com uma amiga, e apesar de Istambul ser uma cidade relativamente moderna, e que eu conhecia, estava com um pouco de receio.

como é viajar sozinha para a turquia

Meu receio se intensificou porquê estaria em Istambul durante o Ramadã, que é o mês sagrado do Islamismo, um espécie de mês de reflexões, onde os mais religiosos tentam tentam passar um mês mais voltado para a espiritualidade.

Como se vestir em Istambul

Além do Ramadã, se juntaria ao fato de ser verão, estar quente e eu ter mais preocupações com vestimenta, já que até então eu só conhecia Istambul na primavera e inverno, sempre com casaco e roupa de manga.

como é viajar sozinha para a turquia

À medida que a data da minha viagem se aproximava, fui pensando em como driblar o problema da vestimenta, e resolvi levar batas leves de manga 3/4 que poderiam ser usadas sem problemas, pro resto seriam camisetas tipo essa da foto acima, e eu usaria um lenço por cima para cobrir, fazendo sempre sobreposições com lenços. Do resto, usaria calça, estava quente mas teria que usar calça jeans, já que poucas vezes ví mulheres usando short por lá.

como é viajar sozinha para a Turquia

Quando cheguei em Istambul, percebi que o calor estava grande demais (média de 30 graus em junho) para usar manga 3/4 e também percebi que as turcas usavam todas camisetas, e resolvi fazer o mesmo, comecei a usar as minhas camisetas e senti que não havia nenhum problema com isso, essa foto eu tirei durante a visita ao Museu de Arte Moderna de Istambul. Durante a minha viagem, muitas mulheres entraram em contato me perguntando como é viajar sozinha para a Turquia, muitas queriam ir mas estavam receosas.

como é viajar sozinha para a turquia

Eu sei que não dá para ver muito nas fotos, mas em todas estou usando camiseta, me senti super a vontade andando em Istambul de camiseta, não estava fora do contexto da cidade, estava usando as mesmas roupas que as turcas.

Em bairros mais religiosos como Fatih por exemplo, onde há menos turistas eu senti que haviam mais olhares, é que além de tudo eu sou negra e bem diferente da população turca, mesmo entre os turistas é raro ver um negro por lá, e eu sempre terminava chamando um pouco mais atenção, mesmo quando fui com uma amiga, ela conseguia se camuflar entre os locais e eu não.

como é viajar sozinha para a turquia

Precisa usar véu na Turquia?

Muita gente imagina que como a Turquia é um país muçulmano, as mulheres precisam usar véu! A Turquia é um país laico, e muito mais moderno do que a maioria de nós acredita, a venda de bebidas alcoólicas é liberada, alguns supermercados vende carne de porco, o aborto é legal etc…e não há nenhuma necessidade de usar véu, aliás o uso de véu entre as turcas mais jovens não é tão comum, arrisco a dizer que menos de 20% das turcas jovens o usam (pelo menos em Istambul!).

como é viajar sozinha para a turquia

Voltando ainda sobre a obrigatoriedade do véu, você só precisa usar véu quando for nas mesquitas! As mulheres precisam cobrir a cabeça quando forem visitar mesquitas, e também é necessário usar roupas mais “comportadas” que seja abaixo do joelho, cubra o colo e os ombros.

Em mesquitas turísticas como é o caso da Mesquita Azul por exemplo, eles costumam emprestar lenços para cobrir o cabelo e saia/bata para cobrir as partes descobertas.

como é viajar sozinha para a turquia

Para terminar de falar sobre as roupas : Em Taksim, onde eu fiquei é uma parte bem animada e moderna da cidade, muitas vezes ví turcas de barriga de fora, sim! E o engraçado é que a maioria das meninas de barriga de fora usavam piercing no umbigo!

Outra coisa que preocupa muito as mulheres que viajam sozinha para a Turquia é o assédio, recebo muitas perguntas sobre como é viajar sozinha para a Turquia e como são os homens lá, se eu disser que os homens turcos não vão tentar nada eu estou mentindo, mas geralmente é algo do tipo “hello, where are you from?” “you are pretty” e basta ignorar que eles param. Nunca tive nenhum tipo de problema quanto a isso, nem viajando apenas com mulher e nem durante um mês sozinha em Istambul.

como é viajar sozinha para a turquia

Sim, os homens turcos vão olhar para você, e se você assim como eu tiver um físico que em nada se parece ao povo turco, claro que será mais visada por ser turista, mas não tenho nenhuma experiência traumática, simplesmente ignore e saia andando.

Alguns lugares como o Gran Bazaar pode ser um pouco mais chato, foi um dos lugares onde eles eram mais insistentes, principalmente porquê queriam vender qualquer coisa a qualquer custo, mas assim não diria que não voltaria lá.

como é viajar para a turquia sozinha

Depois de um tempo, aprendi que olhar é algo comum da cultura turca, todo mundo olha todo mundo! Enquanto em lugares como Londres onde é quase proibido fazer contato visual, em Istambul todo mundo olha todo mundo, e eu por ser diferente era ainda mais olhada, homens, mulheres,velhos e crianças, notei que todo mundo olhava todo mundo, e não apenas a mim.

carta de amor a Istambul

Sobre segurança, em nenhum momento senti medo, Istambul é uma cidade segura e não é comum crimes por lá, o que pode acontecer é no máximo pequenos furtos, ou golpes contra turistas. Eu andava com a minha câmera pendurada no pescoço sem problemas.

Não posso dizer sobre sair a noite porquê não fui pra balada sozinha ou coisa do tipo, mas cansei de andar pela Avenida Istiklal e por Taksim durante a noite sozinha sem me sentir insegura, essa região de Istambul está sempre cheia de gente a qualquer hora do dia e da noite, e eu cansei de ver a polícia rodando por lá e em civil fazendo revistas.

Como é viajar sozinha para a Turquia

Afinal, como é viajar sozinha para a Turquia?

Não é nenhum bicho de sete cabeças! Para quem vai em época quente, sugiro um pouco de cuidado na escolha das roupas, nada muito curto e decotado e você vai estar ok.

A Turquia é um país lindo, e não me senti insegura em nenhum momento em Istambul, mesmo saindo a noite. Assédio existe, mas nada que chegue a ponto de tornar a sua viagem impossível. A minha conterrânea Cyntia Campos tem um post sobre Viajar Sozinha para Istambul que vale a leitura.

Outros posts sobre Istambul

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

8 Comments

  1. Joao

    Morei um tempo na Alemanha e tenho amigos Turcos, também visitei a Turquia (Somente Izmir). Apesar de ser uma cultura muito diferente, notei que os turcos são muito mais parecidos com os latinos, do que os povos europeus do norte, como os alemães. Em Izmir, vi muito poucas mulheres de véu, inclusive mulheres mais velhas. Achei, em geral, os Turcos bastante cabeça aberta (conheço brasileiros que são muito mais conservadores e cabeça fechada que os turcos que conheci, mas claro, isso varia de pessoa pra pessoa). Em relação a segurança, ouvi falar que muita gente viaja de carona lá, sem medo nenhum, as casas também tem menos grades e muros que as brasileiras.Notei que levam a sério o fato de não comer porco e derivados, como banha(muitos bebem álcool, mas não comem porco). Como não sou muito fã de carne de porco (gosto, mas fiquei meio enjoado depois de morar na Alemanha), não senti falta disso na Turquia.

    Reply
    1. Paula Augot

      João

      Sim, as suas observações são bem parecidas com as minhas! No geral é bem assim mesmo, mas infelizmente algumas pessoas ainda tem medo de ir, uma pena pq os turcos são muito hospitaleiros, não é verdade?

      Reply
  2. Alyssa

    Tinha um conceito completamente diferente sobre viajar sozinha na Turquia, achava que o assédio deixava a viagem impraticável.. Legal saber que não é o caso (:

    Reply
  3. Cristiane Lisboa

    Olá Paula..

    Acho linda a cultura turca ,gostaria muito de ir conhecer stambuo sou casada mais meu marido tem medo de ir para a Turquia por causa dos estupros, ele leu muitos relatos na internet de homens sendo mortos e suas músicas sendo estupradas, fora que ele pensa muito no terrorismo…..fazer o que né 🙄🙄rsrsr…mais disse que se eu mesmo assim quizer ir que ele não vai me impedir que posso ir ….minha dúvida é o seguinte como escolher hotéis ,hospedagens , onde seja seguro uma mulher dormir sozinha??

    Reply
    1. Paula Augot

      Cristiane

      De onde seu marido tirou isso? Praticamente qualquer lugar da Turquia é mais seguro que no Brasil, vc já viu a taxa de estupros do Brasil e da Turquia? Eu já fui inúmeras vezes para Istambul sozinha, e sempre me senti segura. Claro que é preciso tomar cuidados como em qualquer lugar, mas é bem tranquilo.

      Sobre hoteis : https://goo.gl/NFHjGg nesse link tem muitos hotéis de confiança, boa viagem!

      Reply
  4. Rita

    Olá, Paula! Ainda bem que encontrei o seu blog, mais concretamente os artigos sobre a Turquia. Estava mesmo a precisar de encontrar algo assim. Será que me pode enviar um mail de modo a fazer-lhe algumas perguntas mais concretas? (Não dá muito jeito fazê-las através dos comentários, mas é acerca da minha estadia em Istambul, fui colocada num programa da faculdade para estudar lá por 5 meses 🙂 ) Obrigada!

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Dicas de Viagem, Estilo de Viagem, Europa, Istambul, Slides, Turquia, Viajando sendo Negra, Viajando Sozinha
o que fazer em ljubljana
O que Fazer em Ljubljana

como ir de trieste para liubliana
Como Ir de Trieste para Liubliana

Fechar