Banho Turco : Minha Experiência num Hamam

Última atualização

hamam-1 ella resort

Banho turco é algo que eu ouvi falar muito, mas só muito tempo depois experimentei de fato. Durante o tempo que eu morei em Paris, eu ouvi falar muito de Hamam (banho turco) mas eu não sabia o que era. O curioso é que só depois de muitos anos é que resolvi provar, eu estava em Istambul pela primeira vez e o hotel onde me hospedei tinha serviço de spa e resolvi testar.

Desde então eu já fui várias vezes num hamam fazer banho turco, tanto em Istambul como no Marrocos, e já fiz no spa do hotel e em hamam tradicional de Istambul, o serviço é basicamente o mesmo nos dois tipos, mas claro que em hotéis e spas tem um pouco mais de luxo, e o serviço termina se ocidentalizando um pouco.

Por outro lado, em hamans tradicionais, a gente tem a oportunidade de conhecer um pouco mais desse costume turco, tem mais contato com gente de verdade.

Banho turco, o que é?

Grosseiramente falando, o banho turco é um parente próximo da sauna e do banho romano, com a grande diferença é que na sauna finlandesa o vapor é seco, e no banho turco e úmido, aliás muito úmido e menos quente, e que termina com uma esfoliação bem intensa do corpo para retirar todas as células mortas e um banho de espuma.

turkish-bath-hamam-experience-in-side-in-side-196415 lonely planet

Os extras variam um pouco de lugar para lugar, mas o serviço é basicamente o mesmo. A gente pode não estar acostumado, mas hamam é um lugar de socialização, lugar de interagir e conhecer outras pessoas, aliás na época do Império Otomano era muito comum a sultana-mãe ir sondar e conhecer pretendentes para o filho no hamam.

Tipos de pacote

Geralmente há vários pacotes quando a gente vai no hamam, tem desde os mais simples que inclui apenas a entrada e o banho turco você mesmo faz, até pacotes mais sofisticados que incluem massagem, tratamento de pele etc…Quer um conselho? Nunca pegue o self service, porque você nunca vai consegui experimentar um real banho turco se não tiver nas mãos de um turco do hamam!

Escolhido o pacote, geralmente a gente vai para um vestiário se trocar, e eles dão o peştemal que é uma toalha típica e é nessa toalha que a gente se enrola. Homens e mulheres ficam separados, e homem é cuidado por homem e mulher por mulher, e essa é a regra.

O que vestir no banho turco

Sobre a roupa, a depender do lugar, eles dão uma calcinha descartável, mas eu sempre vou de biquíni, embora a moça sempre me peça para tirar a parte de cima (regras são regras!) então se você tiver biquini, vista a parte de baixo e já vá ciente que vão pedir para tirar a parte de cima durante o banho turco ( que é sempre feito por alguém do mesmo sexo)

banho turco
Foto : Hamam Comparison

Então enrolada na toalha, a gente vai para uma sala mais ou menos como essa ai, com um pé direito super alto e luz natural que entra pela cúpula, tem varias pias com torneiras com água quente e fria e a ordem é se molhar e relaxar deitado na pedra de mármore e ficar lá por algum tempo, o ideal é você ir se molhando e ficar lá por pelo menos uns quinze minutos, mas isso pode demorar mais ou menos se tiver muita gente para atender.

Depois a gente vai para outra sala que é como uma sauna mesmo, lá dentro é bem quente, mas menos quente que uma sauna e bem úmido, a gente fica lá relaxando por algum tempo até que chega a parte mais importante.

Quando o banho turco começa

Agora chega a parte que o funcionário vai ficar com você, mulheres são cuidadas por mulheres e homens por homens, eu sempre vou de biquíni mas nessa hora elas me pedem para tirar a parte de cima. Elas começam a jogar água, e quando eu digo jogar, é JOGAR mesmo, arremessar ou qualquer outra coisa assim forte mesmo, tipo guerra de água de verdade!

E aí ela vem com uma bucha especial em forma de luva e começa a esfoliar todo o corpo, tudo! Pescoço, orelha, dedo do pé, absolutamente nada passa despercebido, e é o momento da vergonha porquê sai uma quantidade absurda de células mortas e pele, não importa se você toma 5 banhos por dia e usa esfoliante todos os dias, vai sair muita pele morta!

Confesso que na primeira vez que eu fiz, eu estava esperando até algo mais forte, uma amiga que fez disse que era algo de arrancar o couro, não achei não! A esfoliação é vigorosa, certo, mas nada que a gente não aguente, aliás todos o ritual apesar de relaxante, as vezes tem momentos um pouco um pouco mais bruscos como esses.

banho turco
foto : Hamam Waschung

Esfrega esfrega

Depois de você perder quase 1kg de células mortas, vem a parte da massagem com espuma, a pessoa vai molhar uma espécie de toalha e fazer meio que malabarismos com a toalha e ela vai soltando espuma, uma coisa bonita de se ver, e essa espuma ela vai espalhando pelo seu corpo e massageando tudo.

Daí geralmente elas lavam o cabelo, como eu não queria lavar o cabelo com um shampoo qualquer, eu pedi a ela para que não lavasse meu cabelo, muitos hamams aceitam que o cliente leve seus produtos, então se você quiser usar seu próprio shampoo, pergunte antes que talvez seja possível.

Depois é mais arremesso de água, quente, fria, morna e elas te enrolam na toalhinhas e fazem um turbante no seu cabelo e você está livre! Geralmente elas dizem para você voltar a sala com o mármore central e ficar lá relaxando o quanto puder, curtindo um pouco mais a experiência.

hammam istambul

Banho turco e a tradição

De modo geral, o banho turco em hamam histórico é muito mais autêntico e simples, enquanto o hamam de hotéis são um pouco mais ocidentalizados e mais luxuosos. Eu sempre prefiro a atração mais autêntica e o máximo de cultura local que puder, mas isso fica a critério de cada um, afinal é uma experiência um tanto diferente mesmo.

Ahhh, as vezes a gente tem impressão que o hamam é meio como uma linha de produção, o que termina perdendo um pouco do encanto do banho turco, principalmente se você for num hamam lotado, então por esse motivo eu sempre prefiro ir em horários mais vazios, e pelo que eu li os horários de pico são sempre no final da tarde e a noite mesmo, e por isso eu sempre prefiro reservar uma manhã ou começo de tarde para ir no hamam tomar meu banho turco.

Onde fazer um banho turco em Istambul

Em Istambul, há uma enorme variedade de banho turcos, e alguns hammam que existem faz séculos! Um dos mais populares é o Çemberlitas, que existe a quase 500 anos. Outro que eu também recomendo é o Kiliç Ali Pasa hamam que eu já fui muitas vezes.

Outros posts sobre Istambul :

 



Booking.com

12 COMENTÁRIOS

  1. Olá Paula, tudo certo?

    Foi esse ano que você foi lá? Conseguiu dar uma falar um poquinho de turco lá? hahah =)

    Bacana a dica mas fiquei com uma dúvida, quantos morre esse banho turco ai? Deu uma pesquisada aqui, vi que é algo entre R$ 100 e R$ 150?

    Ah, pergunta meio boba, a umidade ajuda a hidratar o cabelo?

    Abraços 😉

    • Vinicius

      Eu vou a Turquia com uma certa frequência, esse ano fui 2x e acabei de voltar de lá no domingo.Consegui dizer uns obrigados, oi e bom dia hahahaha

      Olha, o preço é nessa base mesmo, o último que eu fui se chama aga hamam que custou 70 liras turcas o pacote mais simples, o que dá um pouco menos de 100 reais.

      Né pergunta boba não, rs o vapor úmido ajuda sim, então coloquei uma máscara no meu cabelo antes de ir pra lá, e quando a moça veio lavar meu cabelo, eu disse que não rs

  2. Oi, Paula!

    Estou adorando seus posts sobre a Turquia! Quero muito ir para lá e seus artigos estão me ajudando muito a planejar a viagem. O banho turco era algo que eu tinha curiosidade em saber como era e agora depois de saber mais, entrou na lista de coisas para fazer lá.

    Abraços,

    Raquel

  3. Vou para istambul em Julho proximo. Queria muito saber o que aconselha sobre o local onde fazer o hammam . tenho um pouco receio do calor (até onde pode chegar) e gostava de fazer alguma massagem e que o preço não fosse excessivo. também gostaria de um que não misturasse homens e mulheres. Acho que não me sentiria à vontade.
    Se me puder ajudar agradeço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.