Torre da Donzela

torre da donzela

Um dos principais cartões-postais de Istambul é a Torre da Donzela, também chamada de Torre de Leandro. A torre fica numa espécie de ilha no meio do Bósforo, a pouco mais de 200 metros da parte asiática da cidade e do bairro de Üsküdar.

A torre da donzela começou a ser construída em 1110, quando Istambul ainda nem sonhava em se chamar assim. A torre era uma espécie de alfândega para os barcos que chegavam do mar Negro (o estreito de Bósforo liga o Mar Negro ao mar de Marmara) e inicialmente era apenas uma estrutura de madeira.

torre da donzela

Apesar de ser uma das imagens mais conhecidas de Istambul, não é um lugar lotado de turistas, e mesmo sendo um lugar pequeno, é bem fácil de visitar e não fica muito lotado. A verdade é que muitas pessoas que visitam Istambul não vão na parte asiática da cidade, e por isso muita gente não sabe onde fica essa torre e acaba não visitando.

torre da donzela

Há várias lendas sobre a Torre da Donzela, mas as duas principais são as que deram o nome da torre. A mais famosa delas é O mito da Torre da Donzela que conta que um famoso imperador recebeu uma profecia de que sua filha seria morta no seu aniversário de 18 anos.

Com medo da morte da filha, ele decidiu construir uma torre no meio do mar, para evitar os riscos que alguém pudesse chegar e fazer algum mal a sua filha, e todos os dias ele pegava seu barquinho para visitar a filha. Um certo dia, a filha já era crescida, durante um das visitas, ela recebeu um cesto de figos e dentro do cesto de figo veio também uma cobra que a picou e ela terminou morrendo. No final nada adiantou a super proteção dos pais..

Lembram que eu contei que essa torre também é chamada de Torre de Leandro? Pois na verdade é errado chamar essa torre de torre de Leandro, o mito de Leandro aconteceu em outro estreito também na Turquia – Estreito de Dardanelos, e não no Estreito de Bósforo, mas para quem está curioso, vou contar a história do mito de Leandro.

Hero, uma sacerdotisa de Afrodite e Leandro se apaixonaram, mas eles viviam em cidades diferentes (cada um em uma margem do Estreito de Dardanelos) e todos os dias Leandro nadava para a outra margem para visitar a sua amada, Hero costumava acender uma vela no alto da Torre onde morava para guiar seu amado.

Uma noite, devido a uma grande tempestade, a vela se apagou e Leandro não conseguiu achar o caminho e terminou morrendo afogado, no dia seguinte quando Hero viu o corpo do amado, se jogou do alto da torre para morrer e encontrar seu amado, e é essa cena que a gente vê na pintura.

torre da donzela

Dentro da torre funciona um restaurante, e um memorial que na verdade são apenas algumas pinturas na parede ilustrando o mito da Torre da Donzela/Torre de Leandro em três versões diferentes, e no último andar há um café com uma vista maravilhosa, dá para ver o Bósforo, a parte asiática e a parte europeia, e muitos pontos turísticos da cidade.. Claro que é um café mais caro que o dos outros lugares, mas a vista linda do lugar compensa demais, e se você conseguir pegar um pôr do sol então…

torre da donzela

Para chegar lá, é necessário ir até Uskudar na parte asiática, e de lá você caminha um pouco até praticamente a frente da torre, lá você vai ver um quiosque vendendo bilhetes para fazer a travessia de barco para a torre. A travessia é bem rápida e demora pouco mais de 5 minutos. Outra opção é pegar o barco que sai de Kabatas diretamente para a torre, mas esse é bem menos frequente que o de Uskudar.

 

Outros posts sobre Istambul

 

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.