Onde Comer em Istambul : Dicas de Restaurantes

Última atualização

Onde Comer em Istambul

Onde comer em Istambul era algo que eu já tinha planejado antes mesmo de comprar minha passagem para Turquia, ví esse post da Margarida do blog As viagens de Margarida sobre comida turca e fiquei encantada com as opções. Eu adoro comida turca e já tinha até montado um mapinha com os restaurantes onde comer em Istambul.

Dicas de onde comer em Istambul

Haci Abdullah Lokantasi

Meio escondido numa rua lateral da famosa Avenida Istiklal fica esse restaurante, comi um dos melhores pratos de cordeiro na minha vida, com um purê de couve-flor que era divino, a comida em geral é muito boa, e o atendimento achei bom também.

onde comer em istambul

Massa Bistro

Comida boa e preços honestos, e um atendimento muito caprichado como é de costume em Istambul. Ele fica em Sultanahmet mas não na rua principal, numa daquelas ruas meio escondidas. Comi uma porção de almôndegas (köfte) que estava maravilhosa, e foi no Massa Bistro que comi o melhor hummus da minha vida, com gostinho de alho.

onde comer em istambul

Öztürk Pide

Entrei nesse restaurante totalmente por acaso, tinha subido a Torre de Gálata e fiquei por ali comprando lembrancinhas e resolvi comer por ali mesmo. O lugar é simples mas a comida é muito boa, pedi um Adana Kebab que estava delicioso e foi bem mais barato que alguns restaurantes de Sultanahmet por exemplo.

Onde Comer em Istambul

Pasazade Ottoman Cuisine

Fica na região de Sultahnamet, próxima já de Gülhane. Ao redor tem vários restaurantes no estilo “pega turista” mas esse é diferente, a cozinha é requintada e o serviço muito bom, além da simpatia dos turcos ele tem uma boa relação custo x benefício.

Onde Comer em Istambul
O interior dele parece mais uma vila com várias casinhas, e luminosidade reduzida do lugar cria todo um clima especial. Quando eu fui tinha uma fila longa de espera e muita gente ficou esperando então recomendo que reservem uma mesa se quiserem comer lá, principalmente se for no jantar. Podem pedir a alguém da recepção do hotel para ligar e reservar mas no geral todos falavam inglês.

Onde Comer em Istambul

Fuego Restaurant

Quando ví esse nome pensei que era um restaurante mexicano e tive que olhar o cardápio no site deles para ter certeza que era turco mesmo.
Fica também em Sultanahmet, num lugar cheio de outros restaurantes, o serviço foi o melhor de toda a minha estadia em Istambul, mais uma vez tive um prazer culinário e ainda no final a garçonete ofereceu um digestivo, mas como não bebo nada alcoólico ela me ofereceu um cházinho.
Onde Comer em Istambul

Kasap Döner

Seria um “fast food de Kebab” e por kebab aqui me refiro a aquela carne que gira e é cortada em tiras finas. Na verdade Kebab ou Kebap é feito no espeto, e a carne que gira é na verdade o döner, que pode ser comido de várias maneiras, quando ele vem enrolado assim no pão, como uma espécie de wrap é chamado de dürüm.
Eu comi muitas vezes no Kasap Döner, é prático, rápido e gostoso, não é o lugar onde você vai comer o kebab mais barato, mas é bem fácil de achar e de escolher, eles tem lojas em vários pontos de Istambul e ainda dá para escolher se você quer carne ou frango (que é mais barato) além do tamanho, indo do menor ao maior com 250g.
Onde Comer em Istambul

The Han

Foi um dos restaurantes com melhor decoração que já fui, eles tem aqueles sofás que ficam no chão, tão tradicionais por essas bandas, e tapetes em todo lado, então é necessário tirar o sapato quando estiver sentado.

Tem também mulheres fazendo gözleme na frente do cliente, o gözleme é uma espécie de massa/pão turco bem típico e recheado, o recheio mais tradicional continua sendo espinafre feta. Também foi nesse restaurante que eu comi o “kebab no pote,” (Testi Kebab) que vem dentro de um pote de barro que o garçom quebra pra você usando uma espada.

Achei esse restaurante muito melhor para ver que para comer, não é que a comida seja ruim, mas também não está entre os melhores lugares onde comer em Istambul, mas acho que vale a pena pela experiência e o espetáculo.
Onde Comer em Istambul

Galata Tower Restaurant

 Esse ganha o prêmio de restaurante com melhor vista! Quando fomos visitar a Torre de Gálata vimos que havia um restaurante lá e como na hora que saímos já era hora de almoço eu quis almoçar lá mesmo. Esse restaurante não estava no post da Margarida, e não tinha lido sobre ele mas quando vi a vista resolvi ficar por lá mesmo.
O menu tem várias opções de pratos turcos, e alguns pratos internacionais para quem não é muito fã da cozinha turca, o serviço é bom, e em todas as vezes que fui o restaurante estava quase vazio, o que te possibilita de pegar uma mesa com uma super vista.
Onde Comer em Istambul

Olhem a vista do restaurante, é de babar ou não é?

Teve um momento da minha viagem que pensei que ia começar a balir de tanto comer carne de cordeiro! Não, não tive nenhum problema com a comida da Turquia e a overdose de carne de cordeiro foi voluntária mesmo, e eu adoro carne de cordeiro, e comi todos os dias durante as minhas 6 noites em Istambul, comi das mais variadas formas mas para quem não gosta tem peixes e frutos do mar, carne de boi, frango…em alguns restaurantes também é possível encontrar pizza e massas. Já a carne de porco por ser considerada impura no Islamismo é quase impossível de achar.
doce turco

Hafiz Mustafa

Esse não é restaurante mas é um lugar para comer doces turcos e tomar café turco, esse café é na verdade uma tradicional rede com mais de 100 anos de existência, e eu não consigo voltar de Istambul sem me empanturrar de baklavas e trazer uma caixinha na mala porquê em se tratando de onde comer em Istambul, o Hafiz Mustafa ganha na categoria doces.
onde comer em istambul

Taksim Myhouse Café

Esse é o tipo de restaurante para “inciados” porquê é quase impossível de saber que tem um restaurante alí, de tão escondido que ele fica, apesar de estar a poucos metros da Praça de Taksim, ele tem uma entrada que você pode passar batido, mesmo porquê o restaurante é no primeiro andar.
Ele é um misto de restaurante italiano e turco com alguns pratos mexicanos, eu achava que era um restaurante de qualidade duvidosa, mas me surpreendi com a qualidade dos pratos, tanto que fui duas vezes na minha última estadia na cidade, e sem contar que tem uma vista excelente.
Onde Comer em Istambul

The House Café

Fica em Ortaköy, e eu ví pela primeira vez quando fiz um cruzeiro pelo Bósforo  e achei lindo o lugar. É bem na beira do Bósforo mesmo, tá eu sei que restaurantes com vista não faltam em Istambul, mas além da vista tem também Ortaköy que é um bairro fofo. A verdade é que a comida não é a melhor e nem a mais tradicional, mas a vista incrível compensa qualquer coisa.
comidas típicas da turquia

 Simit Saray

Eu sou apaixonada por börek que é essa massa folhada ai com recheio de queijo (pode ter outros recheios também!) e um dos lugares mais fáceis de achar é no Simit Saray, que é uma rede de padaria que você acha em vários bairros de Istambul. Além do börek ainda há outros salgados e doces turcos, além do tradicional chá e outras bebidas.
Se você como eu se apaixonar pelo börek e pelo chá turco, pode visitar as padarias de outros países, claro que nem sempre o preço é mesmo mas vale a pena de vez em quando. Eles tem padarias aqui em Londres, e em países como Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Bélgica, Jordânia, Suécia etc…

Mapa de lugares onde comer em Istambul

 

Outros posts sobre Istambul



Booking.com

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu também adorei a comida turca! Acho que se ficasse mais uns dias ia ter problema com o excesso de peso no avião…rsrs
    Não chegou a ir ao outro restaurante de que eu falava no post, o “Imbat” ? Tem uma vista incrível também…
    O da Galata Tower também parece muito bom!
    Bjs

  2. Ola Paula. Adorei o teu post. Estive em Istanbul a 7 anos durante 8 dias com uma familia turca e eu amei a gastronomia de lá. Este ano irei voltar lá de novo, aquela cidade não me sai da cabeça, por isso como vou apenas com a minha irma ando a fazer uma pesquisa de restaurantes. O teu post veio mesmo a calhar. Ha alguma forma de saber mais ou menos os preços? Esses restaurantes tem tipo alguma especie de menu no website do mesmo? Obrigada desde já pela atenção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.