O que Fazer em Istambul : Dicas do que Ver e Visitar

O que Fazer em Istambul : Dicas do que Ver e Visitar

o que fazer em istambul

Vira e mexe alguém me pede dicas sobre o que fazer em Istambul, sempre que alguém viaja me pergunta sobre a cidade já que eu nunca escondi que Istambul é minha cidade preferida no mundo, a grande quantidade de posts que eu tenho sobre a cidade certamente revelam um pouco que já fui muitas vezes a cidade e o quanto sou apaixonada por lá.

carta de amor a Istambul

Istambul é um cruzamento de culturas, onde antigo e novo estão sempre lado a lado, onde o oriente encontra o ocidente literalmente. Istambul tem a particularidade de ser uma cidade localizada em dois continentes diferentes : Europa e Ásia.

Eu acho que é essa dualidade que me encantou em Istambul, uma cidade onde tradição vive em meio a modernidade e mesquitas e modernas discotecas com vista para o Bósforo. Istambul é uma grande metrópole europeia que rivaliza com Londres na quantidade de habitantes, e há muito o que fazer em Istambul e muita coisa bonita para visitar.

O que Fazer em Istambul

 

Passear por Sultanahmet

Sultanahmet é a parte mais turística de Istambul, e alguns turistas nem mesmo visitam outros lugares porquê basicamente é onde fica a maiorias dos lugares para visitar em Istambul e as principais atrações da cidade.

 

mesquita azul

Mesquita Azul

Não dá para negar que a Mesquita Azul é a principal atração de Istambul, com seu estilo otomano clássico, a mesquita azul é a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes. Para quem não sabe os minaretes são essas “torres” e cada uma dessas torres hoje em dia tem um alto-falante que é por onde se pode ouvir o chamado para as orações nos horários de orações da religião islâmica.

10 Coisas para Fazer em Istambul

Um fato engraçado é que como ela foi construída com seis minaretes, o Sultão Ahmed pagou para que fosse acrescentado mais um minarete a mesquita principal da Meca que é o lugar mais sagrado do Islamismo e por esse motivo, precisa ter um diferencial.

Tudo começou quando o sultão Ahmed pediu para que construíssem minaretes dourados (altın minareler em turco) mas o arquiteto entendeu seis minaretes (altı minare em turco) e no final o sultão teve que mandar um minarete a Meca.

 

mesquita azul

Como se vestir para ir a mesquita?

No post da Mesquita Azul eu dediquei alguns parágrafos para falar sobre isso, e o post da Mesquita Azul tá bem mais completo mas vou dar umas dicas gerais aqui : Homens precisam estar de calça e mangas longas, e mulheres precisam vestir algo que cubra os braços e ombros e que seja abaixo do joelho, além é claro de cobrir o cabelo.

Leggings e certos tipos de calça não são permitidos porquê até cobre as pernas, mas como molda as formas não é permitido. Na Mesquita Azul eles emprestam umas roupas para você se cobrir, mas eu sempre levei meu lenço na bolsa para cobrir meu cabelo.

hagia sophia

Hagia Sofia

Sempre digo que a Hagia Sophia é o prédio que resume um pouco dessa mistura que é Istambul, é antiga, já foi igreja de duas religiões diferentes, já foi mesquita e hoje em dia é um museu onde dá para ver tudo isso misturado, imagens de santos junto com letras árabes.

hagia sofia

Imaginem um lugar com 1400 anos, que foi transformado com o passar do tempo e hoje tem elementos de religiões diferentes. É impossível não se impressionar com o tamanho do pátio principal, a gente se sente minúsculo lá dentro com o tamanho do prédio.

hagia sofia

Quando me pedem dicas de Istambul, eu sempre digo que a Hagia Sofia é o segundo na lista de o que fazer em Istambul, perdendo apenas para a Mesquita Azul. No geral eu acho muito mais tranquilo de visitar a tarde, nas vezes que fui de manhã eu sempre achei que estava mais cheia.

o que fazer em Istambul

Basílica da Cisterna

Uma cisterna que foi construída no ano de 532! A cisterna foi construída na Época Bizantina para atender a demanda de água da cidade e hoje é uma das atrações de Istambul. A gente pode atravessar a cisterna e seus mais de 300 pilares um pouco no escuro ao som de música erudita, e como é uma cisterna sempre tem uma gota caindo aqui e ali.

Bazaar em Istambul

carta de amor a Istambul

Grand Bazaar

Uma das principais atrações de Istambul se chama Kapaliçarsi em turco e é um mundo a parte! São mais de 60 ruas cobertas onde estima-se que mais de 20 mil pessoas trabalhem (quase todos homens) e é possível comprar absolutamente tudo no bazar, de artesanato turco a roupas de couro.

carta de amor a Istambul

No Grande Bazar não dá para usar aquele “na volta a gente compra” porquê é impossível você lembrar onde era a loja na volta, são ruas e mais ruas de lojas todas parecidas umas com as outras e a gente se perde fácil, então se você estiver interessado tem que comprar logo.

o que fazer em istambul

A questão é que o Grande bazar é um daqueles lugares que o preço nem sempre é o preço real, e é preciso negociar tudo, coisa que eu detesto e não tenho o menor jeito, então para evitar esse tipo de coisa eu só compro em lojas que tem preço fixo, sem a plaquinha com o preço eu raramente compro.

carta de amor a Istambul

Bazar Egípcio

Atrás da Mesquita Nova fica um outro bazar menor e mais tranquilo, é o bazar egípcio ou bazar das especiarias que é a grande especialidade do lugar. Os preços são ligeiramente mais baratos que no Grand Bazaar, e por ele ser menor é mais simples de comprar as coisas lá.

carta de amor a Istambul

Torre de Gálata

A Torre de Gálata é um dos símbolos de Istambul, ela foi construída por genoveses em 1348 quando Istambul ainda se chamava Constantinopla, no lugar onde já existia uma antiga torre de madeira que era usada para controlar os navios no Bósforo.

o que fazer em istambul

A Torre de Gálata hoje é uma torre de observação com vista 360º graus da cidade, um dos lugares com as melhores vistas de Istambul. Dentro da torre tem um café e um restaurante e se você for na Torre de Gálata pode aproveitar e comer ou tomar café lá, eu almocei no restaurante duas vezes, e apesar de não ter a melhor comida de Istambul, tem uma vista incrível e vale a pena conhecer.

Viajar para Istambul Após um Atentado Terroista

Cruzeiro no Bósforo

O Bósforo é a essência de Istambul, e sempre recomendo incluir um cruzeiro no Bósforo para qualquer pessoa que me pergunta o que fazer em Istambul. Há cruzeiros mais curtos e mais longos e os horários dependem basicamente da época que você vai se é baixa ou alta temporada.

o que fazer em istambul

Meu cruzeiro favorito é o longo que dura quase um dia inteiro e faz uma parada no vilarejo de Anadolu Kavagi que é o último porto antes do Mar Negro. O vilarejo é pequeno e possui uma torre e ruínas de um castelo e alguns restaurantes, tem vários lugares para comer com uma vista linda. Se você quiser comprar lembrancinhas, aproveite para comprar lá porquê é mais barato que em Istambul.

torre da donzela

Torre da Donzela

A Torre da Donzela é conhecida por esse nome por causa da lenda de uma donzela que foi trancada na torre, e hoje essa ilhota artificial no meio do Bósforo já na parte asiática. Na parte de cima tem um café com uma varanda onde você provavelmente vai tomar o café mais caro de Istambul, mas que vai também ganhar uma das melhores vistas da cidade!

A torre também é conhecida erroneamente pelo nome de Torre de Leandro, que é uma outra legenda mas que se passa em outro estreito na Turquia, no estreito de Dardanelos e não no Bósforo e por isso mesmo não era em Istambul.

Palácios em Istambul

Istambul não é a capital da Turquia, apesar de ser a maior cidade do país a capital da Turquia é Ankara, mas Istambul era a capital durante o Período Otomano, e quando se fala de reis (ou sultões no caso) se fala de corte e de moradias suntuosas e palácios.

Palácio de Dolmabahçe

O Dolmabahçe foi o primeiro palácio de estilo europeu na Turquia, por fora ele parece simples mas por dentro em muitos momentos me lembrou o Palácio de Versalhes, principalmente a escadaria de cristal e o salão cerimonial com um  lustre incrível que é o lustre mais pesado do mundo.

O Palácio de Dolmabahçe também é conhecido por ser onde o Atatürk passou os seus últimos dias de vida e você passa pelos aposentos dele. A visita só é feita com guia local, e você pode escolher entre o palácio, ou o palácio e o harém que eu acho menos luxuoso que o do Topkapi mas que ainda assim vale a pena conhecer.

o que fazer em istambul

Palácio de Topkapi

O Topkapi foi construído logo após a Tomada de Constantinopla, ao invés de um palácio único (como é o Dolmabahçe) o Palácio de Topkapi é tem vários pavilhões separados, e é incrível! Infelizmente não se pode tirar fotos na partes principais do palácio e eu tenho poucas imagens de lá.

o que fazer em istambul

Quando você compra o bilhete, sempre peça palácio e harém porquê o harém é uma das partes que eu mais gosteis, com suas salas luxuosas onde viviam as concubinas do sultão e seus filhos.

Uma coisa que eu não sabia é que no Palácio de Topkapi muitas vezes os irmãos do sultão ficavam presos, o sultão temia uma guerra de sucessão e geralmente colocavam os irmãos na prisão por medo, mais ou menos como no filme O homem da máscara de ferro.

Museu de Artes Turcas e Islâmicas

Museus para visitar em Istambul

Com tanta atração histórica, as pessoas geralmente deixam os museus de Istambul meio de lado quando programam um roteiro em Istambul, eu mesma não fui em nenhum museu na minha primeira visita a cidade, mas depois da terceira vez eu sempre coloquei um ou outro museu na minha lista de o que fazer em Istambul.

museu de arte moderna de istambul

Os meus museus favoritos em Istambul são o Museu de Arte Turca e Islâmica com seus tapetes, Museu de Arte Moderna e o Museu Arqueológico que fica dentro do Parque de Gülhane e é um desses lugares pouco visitados de Istambul.

comidas típicas da turquia

comidas típicas da turquia

Onde comer em Istambul

Eu adoro comida turca e quando estou em Istambul eu fico que nem pinto no lixo porquê gosto de absolutamente tudo que fazem por lá, e quando eu digo tudo é T-U-D-O mesmo, uma vez comi um sanduíche chamado kokoreç que nada mais é que miúdos de cordeiro assado, e acredite estava muito bom!

o que fazer em istambul

Restaurantes em Istambul não são caros, e alguns deles tem vistas incríveis. Se você é chegada a carne assada e a carne de cordeiro, vai se deliciar em Istambul, mas mesmo se não for muito a sua praia, você vai encontrar restaurantes internacionais com muita facilidade também.

onde comprar cosméticos em istambul

Compras em Istambul

Istambul é uma cidade com preços bons e além de tapetes, narguilé, cerâmicas e artesanato turco, a cidade oferece compras para quem gosta de comidas, roupas, acessórios. Cuidado com as imitações, nos arredores do bazar você vai ver muitas barraquinhas vendendo bolsa e roupa “de marca” mas quando a esmola é demais…você não acha que eles venderiam original fora da loja da marca ou de uma grande loja de departamento, né?

10 coisas para fazer em istambul

Se seu interesse é roupas, sapatos e cosméticos, o melhor endereço é a famosa Avenida Istiklal com suas lojas das principais fast fashion da Europa (Zara, H&M, Stradivarius, Mango etc..) eu acho meio fraco em se tratando de sapatos, mas as lojas de roupa são as mesmas de qualquer grande cidade da Europa.

Se você quiser visitar um shopping mesmo, o mais perto fica na estação Levent, o shopping fica na saída do metrô e tem muitas lojas.

o que fazer em istambul

Passeio bate e volta

Mesmo sabendo que as opções de o que fazer em Istambul são enormes, muita gente tira um dia para fazer um bate e volta. O passeio bate e volta saindo de Istambul mais comum é para a Ilha dos Príncipes, a ilha parece mais um vilarejo perdido no tempo onde a gente faz passeios de charrete. Algumas pessoas também vão a Bursa que é a quarta maior cidade da Turquia, ou ainda a Iznik que é uma boa opção de passeio se você curte azulejos e cerâmica.

Istambul na prática

o que fazer em istambul

Voos, vistos e formalidades

Brasil

Há voos diretos entre São Paulo e Istambul pela Turkish Airlines  todos os dias, e brasileiros não precisam de visto para viagens de turismo de até 90 dias, também não é necessário nenhum tipo de vacinação específica para visitar a Turquia.

Portugal

Há voos diários e sem escala entre Lisboa e Istambul também pela Turkish Airlines, e quatro voos semanais saindo do Porto. Portugueses podem entrar na Turquia apenas com um bilhete de identidade/cartão cidadão no entanto precisam pagar por um visto na chegada, e segundo o consulado esse visto pode ser solicitado e pago com antecedência.

o que fazer em istambul

Moeda

A lira turca é a moeda oficial da Turquia, e os brasileiros tem vantagem pelo fato dela ter uma cotação bem próxima do Real, sendo a lira turca um pouco mais alta mas facilita muito na hora de calcular, por exemplo 10 liras turcas corresponde a 11 reais aproximadamente.

o que fazer em istambul

 

Transporte

A melhor maneira de usar o transporte na cidade é comprar uma Istanbulkart que é o cartão de transporte público, você coloca 10TL e ganha um cartão com 4 de crédito, e a partir dai sua viagem vai custar bem mais barata que se você não tiver o cartão.

o que fazer em istambul

A maioria das atrações de Istambul estão concentradas em Sultanahmet, e se você estiver hospedado na área vai pegar transporte poucas vezes, mas há muito o que fazer em Istambul fora dessa parte mais turística e você provavelmente vai precisar usar o transporte público.

o que fazer em istambul

Onde se hospedar em Istambul

Minhas estadias em Istambul sempre foram um misto de hotéis e apartamentos, na minha primeira vez que fui a cidade fiquei no Holiday Inn em Fatih, que apesar de não ficar bem na parte mais turística de Istambul, fica relativamente perto, e tem uma parada de bonde bem na frente do hotel.

o que fazer em istambul

Qual a melhor época para ir a Istambul

Eu já fui a Istambul em todas as estações, e acho que a melhor época é sempre primavera/outono ou até mesmo no inverno, já que Istambul raramente faz muito frio como em outras cidade da Europa.

Eu acho o verão muito quente, quando eu fui no verão eu acabei cortando algumas coisas o que fazer em Istambul porquê o sol tava muito quente, e eu preferia descansar ou ficar em algum lugar fechado já que ao ar livre tava bem quente.

Durante o verão tem acontecido o Ramadã, mas que não tem muita diferença se você for apenas um turista num hotel/apartamento em algum lugar turístico de Istambul, para ser sincera é capaz de você nem perceber se não souber, já que não muda muito o que fazer em Istambul e nem os horários de funcionamento dos lugares.

 

O que fazer em Istambul : Mapa

Outros posts sobre o que fazer em Istambul

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

3 Comments

  1. Jeverson Ribeiro

    Olá. Obg pelo excelente post. Muito esclarecedor. Tenho vontade de conhecer Istambul e pintou uma passagem num ótimo preço, contudo estou um pouco receoso devido o que se noticia nos jornais. O que você poderia me dizer sobre a segurança para turistas por lá? Grato pela atenção

    Reply
    1. Paula Augot

      Jeverson

      Eu nunca senti nenhum tipo de insegurança, Istambul mesmo com os problemas que teve é muito mais segura que qualquer grande cidade brasileira, eu entendo o receio, mas a cidade é muito bonita e mesmo com acontecimentos tristes ela continua segura.

      Reply
      1. Jeverson Ribeiro

        Muito obrigado por sua resposta. Seu relato é encorajador. Passagens compradas! 🙂
        Grande abraço e sucesso!

        Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *