Cruzeiro no Bósforo : Passeio Incrível em Istambul

Cruzeiro no Bósforo : Passeio Incrível em Istambul

Última atualização

Cruzeiro no Bósforo

Um dos meus programas favoritos em Istambul é fazer um cruzeiro no Bósforo, eu arrisco a dizer que uma viagem a Istambul sem fazer o cruzeiro pelo Bósforo não está completa, afinal o estreito de Bósforo é uma das “mágicas” da cidade, e a graça é justamente poder ir da Europa para a Ásia em questão de minutos numa travessia de ferry.

Cruzeiro no Bósforo

A grande vantagem para mim é ver um pouco mais da cidade, além das partes turísticas de Sultanahmet e conhecer um pouco de Istambul fora da rota turística tradicional, além de poder ver a cidade de longe, coisa que é extremamente linda principalmente no final da tarde onde a gente vê o sol se pondo nas colinas por detrás dos minaretes.

Cruzeiro no Bósforo

Cruzeiro no Bósforo

Claro que um dos pontos alto do passeio é quando o ferry cruza a Ponte do Bósforo, que além de ser um dos cartões postais de Istambul, liga dois continentes diferentes. Do lado esquerdo da foto fica Ortaköy um bairro na Europa, e do lado direito da ponte o bairro de Beylerbeyi na parte asiática.

Uma simples ponte ligando dois continentes representa bem a minha visão de Istambul, uma cidade de contrastes.

A minha primeira vez na Ásia não foi quando fui para Tailândia mas sim quando estive em Istambul pela primeira vez. Há várias linhas de ferry (vapur como eles chamam) que fazem a travessia para os diferentes pontos do estreito de Bósforo, e funcionam como transporte público, inclusive na maioria das rotas é possível pagar usando o cartão de transporte da cidade.

Cruzeiro no Bósforo

Cruzeiro no Bósforo

O cruzeiro pelo Bósforo ainda passa pelo Palácio de Dolmabahçe, que foi o primeiro palácio em estilo europeu construído em Istambul. O palácio é incrível e eu o visitei nas duas vezes em que estive na cidade, ele foi moradia de alguns sultões do Império Otomano e abriga um dos salões de baile mais bonito que eu já ví.

Também é famoso por ser o lugar onde Atatürk, o primeiro presidente e “pai” da Turquia passou os seus últimos dias.

Cruzeiro no Bósforo

No ferry a gente vê palácios, castelos e ainda conhece um pouco de alguns bairros de Istambul que dificilmente a gente veria se não fosse esse cruzeiro no Bósforo, e ainda dá para ver os pontos turísticos tradicionais como a Torre de Gálata por exemplo de outro ângulo.

Eu adoro fazer passeio de barco em cidades, mas de todos os que fiz eu ho o cruzeiro no Bósforo como um dos meus favoritos.

Cruzeiro no Bósforo

A Torre de Leandro (ou Torre da Donzela) é mais um dos pontos turísticos que a gente pode ver durante o cruzeiro, essa torre foi originalmente construída em 408 A.C. como uma espécie de torre de pedágio para controlar o movimento dos barcos no Bósforo.

A torre viu Bizâncio se transformar em Constantinopla e essa ser tomada pelos Turcos e virar a Istambul que conhecemos hoje. Muitas lendas envolvem a torre onde hoje funciona um restaurante e um café onde é possível ter vistas lindas de Istambul e do Bósforo.

Cruzeiro no Bósforo

Como escolher o passeio de barco em Istambul

Existem muitas opções de cruzeiro no Bósforo, e tenho certeza que assim que um de vocês pisar os pés no pier de Eminönü, uma multidão de vendedores vão se apressar para venderem diversos tipos de cruzeiro.

Eu já fiz quatro diferentes cruzeiros no Bósforo e não recomendo que vocês comprem os cruzeiros com os vendedores, eles vendem cruzeiros em barcos menores (e que balançam mais) nem sempre tem explicações e áudio guia e além de tudo o cruzeiro no Bósforo geralmente é mais curto e vai até a segunda ponte.

cruzeiro no bósforo

O tipo de cruzeiro no Bósforo que eu gostei e recomendo, é feito pela Sehir Hatlari que é a empresa oficial de ferries que operam em Istambul. Essa empresa além de ter os maiores e melhores barcos, ainda tem os percursos mais longos.

cruzeiro no bósforo

Os percursos dependem da época do ano, se é alta ou baixa temporada e mesmo com essa empresa oficial eu já fiz dois passeios diferentes por causa da diferença proposta de acordo com a data.

Dentro do ferry há bastante espaço para sentar, e possui até um café onde é possível comprar bebidas e alguns salgadinhos, além dos vendedores que passam vendendo chá e café.

Cruzeiro no Bósforo

Cruzeiro no Bósforo : Longo ou curto?

A primeira vez que fiz o cruzeiro no Bósforo com eles, era um ferry que saia as 10:30 de Eminönü e terminava por volta do meio-dia, já dessa vez que fui em fevereiro e por consequência na baixa estação, o cruzeiro foi um pouco diferente, ele teve uma parada em Anadolu Kavagi que é praticamente o final do Estreito, o último porto antes do Mar Negro.

cruzeiro no bósforo

A parada em Anadolu Kavagi não foi uma parada banal como outras, foi uma parada de 2h durante as quais todos os passageiros precisam descer do barco. Se você pegar esse cruzeiro de baixa temporada com a parada, vai ser programa para um dia inteiro já que o ferry sai às 10:35 e só volta depois das 16h.

Eu e uma amiga chegamos em Anadolu Kavagi e não sabíamos bem o que esperar, o lugar era como uma vila de pescadores perdida mas que com a chegada do turismo começou a ter restaurantes e lojas.

cruzeiro no bósforo

Se você quiser comprar lembrancinhas para a família, lá é o ideal porquê algumas coisas custam metade ou até mesmo um terço do preço do Gran Bazaar por exemplo.

Anadolu Kavagi não tem um fluxo gigante de turistas como em outras partes de Istambul, então os preços são bem mais baixos. A loja que eu sempre compro se chama Last Shop e como o nome indica, é uma das últimas lojas do pequeno vilarejo

Cruzeiro no Bósforo

Nós passamos as duas horas de pausa do cruzeiro almoçando e tomando chá, com essa vista aí do nosso restaurante, um mar azul sem fim. Para os mais corajosos, há umas ruínas de um castelo no alto da colina mas não é assim de tão fácil acesso e por isso eu desisti de ir.

Informações sobre o cruzeiro no Bósforo :

Horários :  a saída é sempre as 10:35 na alta e na baixa temporada para o cruzeiro longo. O cruzeiro curto ele sai as 14:30.

Local de saída : No Pier de Eminönü, o guichê mais a esquerda quando você estiver de frente para o mar.

Preço : 25 TL ida e volta (longo) e 12 o curto. 10 com o áudio guia (não há opção em português)

 

Procurando hotel em Istambul?

Booking.com

 

Outros posts sobre Istambul 

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

5 Comments

  1. Fernanda Scafi

    Eu tb acho que estando em Istambul tem que conhecer o lado asiático da cidade e fazer um passeio de barco no Bòsforo, um ponto geográfico importantíssimo!!! Aliás, adoro passeios de barco em qualquer lugar! Passeio lindo – certeza que vou fazer quando for a Istambul!

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Barco e Navio., Europa, Istambul, Slides, Transporte, Turquia
café majestic no Porto
Café Majestic no Porto : Tradição e Requinte

como é voar com a turkish airlines
Como é Voar com a Turkish Airlines

Fechar