Istambul Durante o Ramadã : Minha Experiência

Istambul Durante o Ramadã : Minha Experiência

viajar para istambul após um atentado terrorista

Quem lê esse blog com alguma frequência já sabe, mas se essa é a sua primeira vez aqui, eu vou te contar um segredo : Eu sou apaixonada pela Turquia!

Esse amor pela Turquia, me levou a Istambul três vezes apenas esse ano, e uma dessas vezes eu fiquei um mês inteiro na cidade, e enquanto eu estava programando as datas eu percebi que estaria em Istambul durante o Ramadã.

istambul durante o ramadã

Para quem não sabe, o Ramadã é o mês sagrado do Islamismo, o nono mês do calendário islâmico, o mês em que acredita-se que o profeta Maomé recebeu a revelação da parte de Alá.

É também um mês de recolhimento espiritual, uma espécie de purificação, onde as pessoas fazem mais caridade, e durante o dia se abstem de “coisas impuras” e jejuam, por isso meu receio de estar em Istambul durante o Ramadã!

carta de amor a Istambul
Em Roma, faça como os romanos! Eu já tinha me preparado psicologicamente para não comer ou beber em público durante o dia, almoçaria sempre em casa.

Também levei algumas blusas de mangas compridas e mangas 3/4, apesar de Istambul ser uma cidade bem liberal, eu nunca tinha estado em Istambul durante o Ramadã e isso me preocupava um pouco.

carta de amor a Istambul

O que muda em Istambul durante o Ramadã :

No primeiro dia do Ramadã, saio de casa com minha blusa de mangas 3/4 e já embaixo do apartamento que aluguei, vi os mesmo senhorzinhos bebendo chá, andei poucos metros e cheguei na Avenida Istiklal que é uma das mais movimentadas da cidade, e vi gente fumando, tomando chá etc…

istambul durante o ramadã

Absolutamente nada havia mudado! Pessoas tomando chá, comendo, praticamente tudo como dantes no quartel de Abrantes, e depois de alguns dias eu também relaxei, e voltei a usar camisetas depois que vi varias turcas de barriga de fora.

Por estar viajando sozinha, eu naturalmente tive mais reservas, mas percebi que pouquíssima coisa até o momento havia mudado.

carta de amor a Istambul

Para nós turistas, praticamente nada muda! Tanto em Taksim como em Sultanahmet, os restaurantes funcionam normalmente, as atrações turísticas também, a um ponto que se você não souber que é Ramadã, dificilmente perceberá algo diferente.

istambul durante o ramadã

Se você estiver hospedado em algum bairro que não seja turístico, ai sim pode encontrar um ou outro restaurante fechado para o almoço, geralmente abrem para o Iftar que é o jantar de desjejum do pôr do sol, geralmente celebrado, mas mesmo em bairros não turísticos, vai ter muitos restaurantes abertos, e lugares onde você pode comprar comida.

carta de amor a Istambul

Para ser sincera, a maior diferença que notei durante o Ramadã em Istambul, foi que alguns bares e discotecas estavam um pouco mais vazios, como é um momento de retiro espiritual, as pessoas costumam sair menos e beber menos, e passar mais tempo em família, então aconteceu de eu ir em bar frequentado na sua maioria apenas por turcos e ele estar meio vazio.

Em lugares como Sultanahmet, Taksim, ou Ortakoy há jantares de Iftar e qualquer pessoa pode participar mediante pagamento, eles organizam uma mesa comunitária gigante e todo mundo celebra a quebra do jejum. Há também em vários outros bairros de Istambul, e em Taksim também havia concertos e apresentações.

carta de amor a Istambul

Não há muita diferença entre Istambul em meses normais e Istambul durante o Ramadã, principalmente para nós turistas, exceto se você estiver hospedado em uma casa com uma família turca e que eles sejam praticantes, então nesse caso talvez seja melhor viajar numa outra época.

istambul durante o ramadã

Eu sai com amigos turcos, gente jovem na casa dos vinte e tanto a trinta e poucos, e como muitos jovens de Istambul, eles não são praticantes do Islamismo, aliás muitos dos meus amigos são agnósticos ou ateus, e até riram quando eu falei que estava preocupada com isso, eles sempre me disseram que em Istambul é “de bouas” principalmente por eu ser turista, e realmente foi essa a experiência que tive.

 

Outros post sobre Istambul :

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Europa, Istambul, Slides, Turquia
tate britain
Tate Britain : Museu de Arte Britânica

kingston-upon-thames
Kingston-upon-Thames

Fechar